Samsung Smart Tag: como funciona o dispositivo que localiza objetos
A Samsung Smart Tag está disponível em duas versões; compare e conheça o produto

A Samsung Smart Tag é uma etiqueta inteligente da fabricante sul-coreana. Este gadget permite rastrear objetos via conexão Bluetooth com um smartphone da marca, e o controle da localização é feito pelo aplicativo SmartThings.
A vantagem da Galaxy Smart Tag é localizar no dia a dia coisas importantes ou que perdemos com frequência, como chaves, bolsas e malas. Saiba mais sobre a etiqueta inteligente a seguir e conheça outras opções no mercado.
O que é e para que serve a smart tag da Samsung?
À primeira vista, a smart tag parece um chaveiro ou uma chave de carro. Ela é leve e pequena, e traz um furo para facilitar seu transporte e fixação a objetos. A Samsung Smart Tag não é muito resistente à água: ela tem certificação IP53, que a protege apenas de respingos e poeira.
O controle do gadget acontece pelo aplicativo SmartThings, no celular Samsung. Ele serve para configurar a etiqueta e consultar o mapa de localização, além de personalizar a ação do botão físico da etiqueta inteligente.
Os comandos são ativados ao apertá-lo brevemente ou mantê-lo pressionado por mais tempo. É possível usar a smart tag para controlar dispositivos inteligentes da casa, executar cenários de rotina smart, ou enviar uma notificação a contatos no caso de emergência.
Perdeu as chaves em casa? A funcionalidade “Tocar” do aplicativo SmartThings faz com que a tag emita um barulho para ajudar na localização do objeto. O usuário pode ajustar o volume deste toque entre “baixo” e “alto” pelo app, e escolher diferentes variações de som.
Como ativar a smart tag da Samsung?
Para ativar a Galaxy SmartTag e começar a utilizá-la, você primeiro deve baixar e configurar o app SmartThings no celular. Este é o aplicativo da Samsung responsável por administrar dispositivos smart, incluindo as etiquetas inteligentes. Depois, siga as seguintes instruções:
Passo 1. Ligue o Bluetooth e Wi-Fi do celular;
Passo 2. Pressiona o botão central da Galaxy SmartTag;
Passo 3. Selecione a tag no menu de dispositivos disponíveis no celular para pareá-los;
Passo 4. Use o aplicativo SmartThings para configurar o nome da etiqueta, comandos, etc.

Como funciona a conexão da smart tag da Samsung?
A Galaxy SmartTag usa o Bluetooth 5.0, com alcance de até 120 metros, sem contar com obstáculos. Caso a etiqueta esteja numa distância além, o usuário pode consultar seu histórico de localização no SmartThings ou ativar a Galaxy Find Network.
Esta rede de comunicação é composta por outros Samsung Galaxy, que enviam sinais uns aos outros até detectar a smart tag procurada e enviar sua localização ao celular. Além disso, a etiqueta também passa a emitir um sinal sonoro caso você entre no raio de 120 metros durante a sua busca.
Segundo a Samsung, os dados da Galaxy Find Network são criptografados, então ninguém pode ter acesso à localização a não ser pela própria pessoa dona da smart tag.
O Bluetooth da etiqueta tem baixo consumo de energia, então a bateria tem estimativa de duração de até 300 dias – ou seja, praticamente um ano de uso. Ela é do tipo CR2032, e pode ser substituída pelo próprio usuário ao fim da carga.
O percentual de energia da bateria pode ser consultado no aplicativo SmartThings.
- Falando em conectividade, confira nossa seleção de celulares com NFC, e de modelos Samsung compatíveis com 5G!
Qual a diferença entre SmartTag e SmartTag+?
As duas etiquetas inteligentes da Samsung se diferem justamente pelo tipo de conexão utilizada. Enquanto a Galaxy SmartTag usa Bluetooth 5.0 para rastrear objetos, a Smart Tag Plus funciona com UWB (ultra-wideband) – a mesma tecnologia utilizada pela AirTag, da rival Apple.
A Galaxy SmartTag+ é compatível apenas com Samsungs com Android 8.0 ou superior. Sua tecnologia de banda ultralarga é mais rápida e precisa do que o Bluetooth, o que garante localização mais certeira e menor intervenção de obstáculos no rastreamento.
Ela é mais eficiente em locais fechados, o que é ótimo na hora de procurar suas chaves em casa, por exemplo.
A Galaxy SmartTag+ tem outro diferencial, que é a busca por realidade aumentada. Com ela, você pode usar a câmera do smartphone para rastrear o objeto perdido num raio de até 15 metros com a ajuda de indicações na tela do celular. Porém, ela é compatível apenas com aparelhos com Android 11 ou superior.
- Alguns dos melhores celulares Samsung têm Android 11, conheça!
Quais são as outras tags no mercado?

A AirTag da Apple talvez seja a smart tag mais conhecida do mercado. Ela funciona com UWB, então sua concorrente direta seria a Galaxy SmartTag+, e não a primeira smart tag da Samsung com conectividade Bluetooth.
A etiqueta da Apple sai na frente em alguns pontos, como o certificado IP67 com resistência a água e poeira, e a função Busca Precisa para orientar a distância e direção até o objeto perdido.
A chinesa Huawei anunciou ano passado o lançamento da Huawei Tag, etiqueta inteligente com tecnologia de banca ultralarga. Porém, o produto está disponível para compra apenas na China no momento.
Ferramentas Buscapé
Em busca de uma smart tag ou de um Samsung barato? Então não deixe de economizar com a sua compra e instale a extensão do Buscapé no seu navegador! Ela traz algumas funções que podem te ajudar, como o histórico de preços para dizer se o produto está realmente barato, e o alerta de preços para fazer sua compra apenas quando ele estiver naquele valor ideal para você.
- Quer economizar ainda mais? Dê uma olhada na nossa seleção de celulares com custo-benefício, e dos melhores modelos por até R$ 1.500
Aprenda a usar nossa extensão no vídeo abaixo!


