Logo Buscapé
Logo Buscapé

Você sabe o que significa o termo "megapixels" na câmera do celular? Muitas pessoas acabam utilizando essa informação de forma equivocada para medir a capacidade da câmera em entregar fotos com boa qualidade.

Na prática, não é porque um sensor tem mais megapixels que ele faz, necessariamente, a melhor imagem. Isso acontece porque ele não é o único fator que determina isso.

Para entender melhor o impacto no resultado final das suas fotos e por que existem smartphones com sensores de alta resolução (como 108 MP, por exemplo), montamos este artigo explicativo que trata o tema de uma forma completa e fácil de entender.

Megapixels não são os únicos recursos que ajudam a tirar boas fotos, como é o caso dos iPhones(Imagem: Shutterstock)

O que é megapixel?

O termo “megapixel” nada mais é que a medida usada para determinar 1 milhão de pixels. Ou seja, se uma câmera tem 12 megapixels significa que seu sensor consegue capturar 12 milhões de pixels.

Primeiro, o básico: você sabe o que é pixel?

Toda imagem digital é composta por milhões de pontos luminosos, pequenos quadradinhos que ficam um do lado do outro. Esses são os famosos pixels.

Pixels são pontos luminosos que compõe a imagem (Titima Ongkantong/Shutterstock)

Ao aproximar uma imagem o máximo possível, você consegue vê-los, mas, dependendo da resolução, eles não são vistos a olho nu sem nenhum tipo de zoom.

Aqui está um exemplo: uma imagem com a resolução Full HD é composta de 1.080 linhas de 1.920 pixels, totalizando 2.073.600 pixels na imagem, aproximadamente 2.1MP

Então, se você tiver uma câmera com essa quantidade de megapixels, já consegue capturar uma imagem em Full HD.

O que determina a qualidade de uma foto?

Apesar de muitas pessoas julgarem uma câmera pela sua quantidade de megapixels, esse não é o fator determinante para uma foto de qualidade.

Uma câmera com pouco mais de 2MP já é suficiente para se ter uma imagem em Full HD.

Vamos considerar uma excelente resolução presente em muitos celulares, a 4K. Ela tem 8.294.400 pixels, ou seja, uma câmera com 9MP já seria suficiente para tirar uma foto desse tamanho.

É claro que estamos falando de imagens que serão exibidas em meios convencionais. Se você é profissional de fotografia que precisa tirar fotos para serem impressas em um outdoor, por exemplo, irá precisar de um sensor que capta mais megapixels, para que a imagem fique bem grande e continue com qualidade.

A importância dos sensores para a imagem

Câmeras do iPhone 11 têm sensores de "apenas" 12 megapixels (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Um dos principais fatores que determinam a qualidade de uma imagem é o tamanho do seu sensor: quanto maior ele for, maior é a quantidade de luz que cada pixel será capaz de absorver, o que influencia diretamente na nitidez das fotos.

Por isso, um celular intermediário com um sensor de 13MP não faz fotos melhores do que um iPhone 11 com câmera principal de 12MP, por exemplo. O sensor presente no smartphone da Apple é maior e consegue captar mais luz, entregando imagens com melhor definição.

Outro ponto importante a se considerar é o pós-processamento das fotos, que é todo o trabalho que o software do aparelho faz na imagem antes de te entregá-la.

Ter imagens grandes, com muitos detalhes e luz, faz a diferença sim. Porém, o um pós-processamento também tem um altíssimo impacto. É possível fazer verdadeiros milagres com um bom software.

Ter um celular com câmera de 108MP é exagero?

A prova de que megapixels não são o fator mais importante em uma câmera é que muitos celulares avançados têm sensores de 12MP e conseguem fotos excelentes, como o iPhone 13.

Essa quantidade já é mais que suficiente para fotos e vídeos em 4K. Por isso, as empresas apostam em criar bons softwares de pós-processamento e sensores que conseguem captar mais luz, gerando fotos melhores.

Galaxy S20 Ultra tem câmera de 108 megapixels (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Mas, se 12MP já é suficiente, então, um celular com sensor de 108MP é um exagero? Não necessariamente. É claro que vai depender do seu uso, mas um dos trunfos do Galaxy S20 Ultra, por exemplo, é poder fazer recortes de partes específicas da foto sem grande impacto em qualidade.

Além disso, existem celulares que agrupam esses pixels em apenas um para captar mais luz, entregando uma imagem menor, mas com mais detalhes.

O Motorola One Vision, por exemplo, trouxe para o segmento intermediário uma câmera de 48 megapixels capaz de fazer fotos com ótima definição. Isso se deve ao sensor de 48 megapixels que usa a tecnologia Quad Pixel para oferecer maior sensibilidade à luz.

Enquanto isso, há modelos com ainda mais MP. É o caso do Galaxy S23 Ultra, um dos celulares que oferece a melhor câmera dos últimos tempos. Isso acontece graças ao seu conjunto de câmeras com sensor de 200MP e com tecnologia que une 16 pixels em 1.

Ou seja, no fim das contas, muitas empresas só estão usando caminhos diferentes para chegar em um mesmo tamanho de foto, buscando entregar a melhor qualidade possível.

Chegamos ao fim do texto. Porém, uma diquinha a mais: se quiser economizar no smartphone com uma câmera bacana, vai lá no nosso artigo de celular com câmera boa e barato para comprar!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!