O Galaxy S21 FE 5G é primeiro smartphone da Samsung lançado no Brasil em 2022. O modelo chega com a missão de substituir o Galaxy S20 FE, que foi um grande sucesso de vendas em 2021 e, inclusive, ficou entre os smartphones mais vendidos aqui do site. A linha FE reúne os recursos preferidos da família Galaxy S em um celular premium, mas com preço um pouco mais acessível.

Para conquistar o público, a fabricante apostou em algumas mudanças e inovações, como conexão 5G, tela com tecnologia mais avançada e processador mais poderoso, entre outras. A seguir, nós te mostramos quais são as principais novidades do Samsung Galaxy S21 FE em relação ao seu antecessor, o Galaxy S20 FE.

Galaxy S21 FE trouxe novidades e melhorias para manter sucesso do S20 FE (Foto: Shutterstock)

Compatibilidade com 5G

Essa é uma das principais novidades do Galaxy S21 FE 5G em relação ao Galaxy S20 FE. Como o próprio nome já diz, o smartphone é compatível com internet 5G. A nova geração de redes móveis deve começar a funcionar no Brasil ainda este ano, no próximo semestre. Por isso, é interessante já ter um celular preparado para esse tipo de conexão, que pode ser até 100 vezes mais rápida do que o 4G.

Se quiser entender mais sobre a próxima geração de redes móveis, confira este artigo que explica tudo sobre o 5G no Brasil.

Painel AMOLED Dinâmico 2X

O Samsung Galaxy S21 FE 5G tem uma tela levemente menor que a do S20 FE: são 6,4 polegadas contra 6,5 polegadas. No entanto, a principal diferença está no tipo de painel utilizado no display. O modelo mais recente usa a tecnologia AMOLED Dinâmico 2x, enquanto seu antecessor tem um painel Super AMOLED. Na prática, o S21 FE tende a proporcionar maior precisão de cores, contraste mais bem definido e um brilho mais alto.

De resto, as telas dos celulares são iguais e vão oferecer imagens de alta qualidade, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz.

Galaxy S21 FE tem painel AMOLED Dinâmico que oferece maior qualidade (Foto: Shutterstock)

Design mais leve

Outra mudança que pode ser percebida no Samsung Galaxy S21 FE está no design. O aparelho mantém o corpo de plástico do antecessor, algo que ajuda a baratear os custos. No entanto, está mais fino e leve e, por isso, deve proporcionar uma pegada mais confortável. A nível de comparação, o S21 FE tem as seguintes dimensões: 155,7 x 74,5 x 7,9 mm e 177 gramas. Já o S2 FE possui 159,8 x 74,5 x 8,4 mm e 190 gramas.

A Samsung também trouxe novidades nas cores. O S20 FE chegou em azul, lavanda, verde, vermelho, coral e branco. Já o S21 FE 5G está disponível em verde, violeta, preto e branco. De resto, ambos os aparelhos contam com proteção IP68, contra água, e Gorilla Glass, para evitar arranhões.

Galaxy S21 FE está menor e mais leve em relação ao antecessor (Foto: Shutterstock)

Android 12 de fábrica

O Samsung S21 FE já vem com Android 12, a versão mais recente do sistema operacional do Google. Além disso, roda a interface One UI 4.0, da própria Samsung, que oferece alguns recursos exclusivos de personalização e segurança. Já o S20 FE, por ser mais antigo, foi lançado ainda com Android 10. Meses depois, recebeu a atualização para o Android 11 e, agora, a Samsung vem liberando o update para o Android 12.

O que vai fazer diferença, porém, é a quantidade de atualizações futuras. Por ser mais recente, o Galaxy S21 FE tem mais três updates de sistema garantidos pela Samsung. Ou seja, vai receber os Androids 13, 14 e 15. Além disso, o aparelho terá quatro anos de atualizações de segurança. Isso faz sentido, porque se trata de um modelo recém-lançado. Já o S20 FE deve ter apenas mais um update no sistema por vir.

Apenas com processador Exynos no Brasil

Como já é de costume, a Samsung utiliza processadores diferentes em seu celulares premium, que variam conforme o mercado. O S21 FE foi anunciado em dois modelos: com processador Exynos 2100, melhor chipset da própria Samsung atualmente, e com Snapdragon 888, um dos mais avançados da Qualcomm.

O mesmo aconteceu com o S20 FE, em 2020. Na ocasião do lançamento, o aparelho chegou ao Brasil apenas com o chip Exynos 990. Contudo, a versão com processador Snapdragon 865 começou a ser vendida por alguns meses depois e fez grande sucesso.

No caso do S21 FE, ao contrário do que aconteceu na geração passada, a empresa não tem planos de vender a versão com Snapdragon por aqui. Durante o evento de lançamento do smartphone no Brasil, a fabricante confirmou aos jornalistas a decisão. Ainda assim, vale ressaltar que os processadores são equivalentes e que ambas as versões devem apresentar ótimo desempenho.

Apenas a versão com processador Exynos 2100 do Galaxy S21 vai chegar ao Brasil (Foto: Shutterstock)

Vendido em versão única

O Galaxy S20 FE é vendido no Brasil em versões com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento ou 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Depois, o aparelho ainda ganhou a opção com processador Snapdragon, como falamos acima.

Com o Galaxy S21 FE 5G, porém, a Samsung decidiu lançar apenas uma versão. O modelo vem com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão. A quantidade é suficiente para garantir bom desempenho e espaço para guardar diversos aplicativos e arquivos.

Galaxy S21 FE está disponível em versão única sem carregador na caixa (Foto: Shutterstock)

Sem carregador na caixa

Uma das mudanças da geração Galaxy S21 foi a retirada do carregador da caixa. A linha mais recente de celulares da Samsung vem acompanhada apenas de um cabo USB-C para USB-C, e assim acontece com o Galaxy S21 FE. O Galaxy S20 FE, por sua vez, vinha com carregador e fones de ouvido.

De qualquer forma, vale ressaltar que a Samsung está com uma ação em que oferece o adaptador de tomada de graça para os usuários. Para isso, fazer o pedido no site samsungparavoce.com.br em até 30 dias após a compra.

Semelhanças entre o S21 FE e o S20 FE

Como vimos, o Samsung S21 FE trouxe diversas novidades em relação ao seu antecessor, mas vale citar aqui algumas características que permaneceram iguais. A primeira delas é a bateria, que tem capacidade de 4.500 mAh nos dois aparelhos. A Samsung promete autonomia para um dia de uso. Além disso, os telefones são compatíveis com carregamento rápido e sem fio.

Em câmera, também não há mudanças significativas no conjunto de lentes. Ambos os smartphones têm câmera traseira tripla, com sensor principal de 12 MP, lente ultra-wide de 12 MP e lente teleobjetiva de 8 MP. Na câmera frontal, são 32 MP para selfies. No caso do S21 FE, as principais novidades estão relacionadas à otimização do software e, por isso, o aparelho tende a proporcionar imagens melhores em comparação com o antecessor.

Design do Galaxy S20 FE, lançado em 2020 (Foto: Shutterstock)

Outro ponto de semelhança que vale citar é o preço. A Samsung anunciou o Galaxy S21 FE em janeiro de 2021 pelo mesmo valor de lançamento do Galaxy S20 FE, que chegou ao Brasil em novembro de 2020: R$ 4.499.

Muitas pessoas podem considerar esse um preço alto, mas vale ressaltar que os valores dos smartphones têm subido constantemente por conta de diversos fatores, como a alta do dólar e a crise dos chips de celulares. Então, é interessante que, mais de um ano depois, a Samsung tenha conseguido manter o valor.

Se você curtiu as novidades do lançamento da Samsung e quer conhecer mais detalhes do aparelho, aproveite para conferir também a análise de ficha técnica do Galaxy S21 FE 5G. Por outro lado, se você prefere apostar na geração anterior, que deve ficar mais barata agora, veja esse artigo com seis motivos para apostar no Galaxy S20 FE.

Confira as melhores ofertas para o Galaxy S21 FE 5G e para o Galaxy S20 FE:

Leia mais sobreCelular+