Sem dúvidas, o Galaxy S21 Ultra 5G é a estrela da linha S da Samsung. Não à toa ele ocupa essa posição de realeza. As configuração são surpreendentes e fazem dele um dos melhores celulares disponíveis no mercado. Esse celular é completo e oferece uma tela de alta qualidade, câmera potente e bateria muito mais econômica que em versões anteriores.

Por se tratar de um investimento alto, muitos consumidores ficam na dúvida no momento da compra. Você está buscando um celular premium, mas ainda não tem certeza se esse poderoso da Samsung é pra você? Confira nossa lista com 7 motivos para apostar que o Samsung Galaxy S21 Ultra é o melhor celular de 2021.

Quer um smartphone novo, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas na hora de escolher um celular.

Galaxy S21 Ultra tem tela com resolução 2k e qualidade de cinema

Supertela do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é equipada com Dynamic Amoled 2x (Foto: Shutterstock)

Sem dúvidas, o Galaxy S21 Ultra tem uma das melhores telas do mercado. Equipado com o Dynamic Amoled 2x, o smartphone entrega brilho e alta definição de cores. A fabricante fala em 1.500 nits, recurso visto em Smart TVs de ponta e que dá um brilho intenso ao display.

Essa luminosidade de alto nível também é responsável por cores vibrantes e nítidas. Também por conta disso, a tela consegue se comportar bem mesmo exposta à claridade de um dia ensolarado, por exemplo. Esses recursos são acompanhados da alta resolução em 2k, cerca de duas vezes mais definição que o Full HD.

Apesar de todo o brilho, fique tranquilo quanto ao uso desse smartphone durante a noite ou em ambientes escuros. O Samsung Galaxy S21 Ultra 5G tem uma proteção como se fosse um filtro para os olhos. A luz azul é ajustada durante a noite para evitar que a vista fique “cansada” olhando para a tela.

Samsung Galaxy S21 tem desbloqueio de digital na tela ainda mais rápido que no S20 Ultra (Foto: Shutterstock)

A taxa de atualização chega a até 120 Hz, garantindo a fluidez das imagens em vídeos e até jogos mais pesados. Esse índice varia entre 10 Hz até 120 Hz quando o modo adaptável está ativado. O celular se ajusta de forma inteligente conforme o tipo de atividade que você esteja realizando no S21 Ultra. Mais adiante, veremos que esse atributo também ajuda na economia de bateria.

Essa supertela ainda está equipada com outro item que chama a atenção: o Gorilla Glass Victus. Esta é a versão mais atual do Gorilla Glass entre os modelos da linha Galaxy S e oferece proteção contra arranhões e riscos tanto na parte da frente quanto na parte de trás.

Por último e não menos importante, o desbloqueio do S21 Ultra é feito por digital na própria tela. Esse recurso funciona bem rápido e é mais um ponto positivo desse smartphone. Essa função já existia no prévio S20 Ultra, mas aparece ainda mais aprimorada no S21 Ultra.

Ainda vale apostar na linha S20? Confira 6 motivos para apostar no Galaxy S20 FE.

Processador Exynos 2100 e até 16 GB de memória RAM

Galaxy S21 Ultra tem processador Exynos 2100 e roda até games mais pesados, como Call of Duty (Foto: Shutterstock)

Um celular top de linha também deve estar equipado com um bom chipset e com o Galaxy S21 Ultra não é diferente. O processador Exynos 2100 tem chip de oito núcleos e memória RAM com versões em 12 GB ou 16 GB. Em ambos os casos, mesmo os aplicativos ou jogos mais pesados entregam uma experiência de ponta.

O Exynos 2100 tem chip de oito núcleos e memória RAM com versões em 12 GB ou 16 GB. Em ambos os casos, mesmo os aplicativos ou jogos mais pesados entregam uma boa experiência. A versão do S21 Ultra com 16 GB de memória RAM vem com 512 GB de armazenamento. Já o modelo com 12 GB de RAM tem versões em 256 GB e 128 GB de memória interna. Veja as ofertas abaixo!

Há uma diferença entre o processador dos aparelhos do Brasil e dos Estados Unidos. Nos celulares internacionais, o processador aplicado é o Snapdragon 888. No modelo anterior, o Galaxy S20 Ultra, o Exynos perdia em termos de qualidade de desempenho para o Snapdragon.

Mas, desta vez, ambos os chipsets estão bem equilibrados e prontos para entregar uma experiência premium. Certamente esse detalhe só conta para quem queira saber milimetricamente sobre testes desempenho e não deve alterar na decisão dos usuários em geral.

Outra propriedade do Exynos 2100 está na economia da bateria. Isto porque o processador está otimizado para somar aos 5.000 mAh da bateria a recursos como taxa de atualização adaptável e fica mais tempo longe das tomadas. Dependendo do tipo de uso, pode chegar a até dois dias sem precisar de carga.

Se você acredita que o Samsung Galaxy S21 Ultra vá ultrapassar o seu orçamento, veja 5 celulares com bom custo-benefício e preço mais enxuto.

Câmera de 108 MP com Buscapé podesroso e vídeos em 8k

Samsung Galaxy S21 Ultra tem sensor principal de 108 MP (Foto: Shutterstock)

Para os apaixonados por fotos, o Galaxy S21 Ultra surpreende na câmera com sensor principal de 108 MP. A quantidade de megapixels sozinha não significa, necessariamente, uma boa câmera. Nesse caso, porém, os 108 MP realmente refletem a qualidade da câmera. Isso porque o conjunto de lentes entrega estabilização óptica, zoom poderoso e teleobjetivas que dão suporte para imagens nítidas.

O zoom pode chegar até 10 vezes sem perder a qualidade com ajuda da lente de suporte de 10 MP. Mas se ainda quiser chegar mais perto, o zoom óptico é combinado com o digital e entrega até 100 vezes de aproximação. A estabilização óptica ajuda a encontrar o foco e a não deixar as imagens tremidas.

Além das fotos de ótima qualidade, o Galaxy S21 Ultra ainda grava vídeos com resolução 8K. Isso só é possível por conta do processador Exynos 2100, visto anteriormente, que dá suporte para essa gravação mais robusta. Caso queira economizar na memória interna, é possível fazer vídeos no modo 4K e escolher entre 30 ou 60 FPS. Quanto maior o FPS, mais rápida é a taxa de quadros do vídeo. Consequentemente, maior é a sensação de realismo e fluidez do material.

O conjunto de câmeras leva duas teleobjetivas e uma lente ultrawide de 12 MP para imagens mais abertas.  Esta última é um ótimo recurso para quem queira explorar cliques em paisagens ao ar livre, por exemplo

Quer fazer boas fotos sem gastar muito? Confira nossa lista de celular com câmera boa e barato.

Suporte à caneta S Pen

Galaxy S21 Ultra é compatível com a S Pen, caneta inteligente da Samsung (Foto: Shutterstock)

A caneta inteligente foi exclusividade dos Galaxy Note durante um bom tempo. Com a aposta da Samsung nos modelos dobráveis a linha Note foi descontinuada, pelo menos por enquanto. Quem ganhou nessa troca foi a linha S, que agora tem suporte para a S Pen em modelos como Samsung Galaxy S21 Ultra.

Ter suporte não quer dizer que o S21 Ultra venha com a S Pen na caixa. Porém, é possível usar desde o modelo do S20 Ultra até o mais atual como acessório. Esse recurso é exclusividade da marca e ainda não foi replicado na Apple, maior concorrente no quesito top de linha.

O Galaxy S21 não conta com um slot dedicado à S Pen, diferente dos modelos da linha Note. Para encaixar a caneta inteligente ao celular é preciso de uma capa que contenha esse compartimento.

Mas o que a S Pen faz? Com a caneta inteligente é possível desenhar em aplicativos próprios, escrever em blocos de notas e criar atalhos. Pode se configurar para passar slides de uma apresentação, disparar uma foto ou até iniciar/pausar uma gravação. Há várias possibilidades de atalhos, embora nem todos tenham chegado ao suporte do S21 Ultra ainda.

Já conhece a linha dobrável da Samsung? Veja o review completo do Galaxy Z Fold 3.

Android: liberdade no sistema operacional

Android tem boa compatibilidade com acessórios e dispositivos da Samsung conversam entre as gerações (Foto: Shutterstock)

Uma das principais vantagens para quem prefere o Android é a liberdade oferecida pelo sistema operacional. O Galaxy S21 Ultra vem equipado com Android 11, mas deve receber a última versão Android 12 em breve.

Além da liberdade de customização oferecida pelo Android e o layout próprio, a compatibilidade de acessórios chama a atenção. Para quem busca outros devices e gosta de ter um ecossistema completo, os dispositivos da Samsung conversam entre as gerações sem maiores problemas.

Além disso, quem compra o S21 Ultra tem garantido, pelo menos, mais 3 anos de atualização e 4 anos de vida útil plena do aparelho. Dessa forma, esse modelo premium ainda vai te atender durante um bom tempo até precisar fazer o próximo investimento.

Se você ainda não tem certeza se a Samsung é o ideal para você, veja as opções de marca de celulares do mercado.

Design refinado com certificação IP68

Samsung Galaxy S21 Ultra tem design de câmeras diferente do Galaxy S21, modelo mais básico da linha S (Foto: Shutterstock)

Um smartphone do tamanho, literalmente, do Galaxy S21 Ultra precisa de acabamento mais refinado para não soar tão bruto. O celular tem 6,8 polegadas, tela grande o suficiente para assistir vídeos em alta qualidade. A Samsung consegue dar esse toque de requinte ao smartphone por meio de detalhes importantes como o acabamento fosco na parte traseira.

Outra característica do S21 Ultra 5G é a disposição das lentes da câmera. Diferente do modelo antecessor, o S21 Ultra traz um conjunto de câmera mais integrado ao design do aparelho. As lentes ainda saltam um pouco da parte traseira, mas a organização delas é mais concisa e delicada, dentro do possível. As cores disponíveis são as básicas preto e prata.

A certificação IP68 é mais um recurso desse smartphone, protegendo de poeira e água.  O S21 Ultra pode ficar submerso até 1,5m durante 30 minutos. Mais um detalhe em termos de design é que o S21 Ultra é o único da nova geração com design de bordas curvas. Nada mal para deixar o modelo principal da família com um ar mais refinado do que os demais.

Galaxy S21 Ultra tem preço mais acessível em relação ao maior concorrente

Quando falamos de melhor celular de 2021, é inevitável a comparação entre o Samsung Galaxy S21 Ultra e o iPhone 13 Pro Max. Ambos são premium e têm suas qualidades, mas a diferença de preços é gritante. Então, para completar os motivos de fazer o S21 Ultra o melhor celular de 2021 entra o quesito custo-benefício.

Para comprar um iPhone 13 Pro Max é preciso desembolsar, no mínimo, R$ 10.000. Por outro lado, já é possível encontrar ofertas do Galaxy S21 Ultra na faixa de R$ 6.000*. É claro que os dois demandam um investimento alto, mas se você não tem uma preferência entre iOS ou Android, o S21 Ultra acaba sendo sua melhor opção.

*Dados coletados em 12 de janeiro de 2022

Se você ainda não tem certeza de qual desses top de linha é melhor para você, confira o nosso comparativo entre Galaxy S21 Ultra ou iPhone 13 Pro Max.

Leia mais sobreCelular+