O Galaxy S21 5G é um celular top de linha da Samsung lançado em 2021. Ele conta com uma ficha técnica robusta com câmera tripla, processador Exynos 2100 e memória RAM de 8GB. Apesar da marca ter lançado aparelhos mais recentes, o Samsung Galaxy S21 5G ainda é uma excelente opção para quem busca um celular premium, mas não quer desembolsar mais de R$ 3.000. Para saber todos os detalhes sobre o smartphone, confira o review completo a seguir.

Prós e Contras do Galaxy S21 5G

Prós

A beleza do Galaxy S21 5G não passa despercebida. A Samsung conseguiu fazer um design moderno e elegante. O celular agrada tanto a quem gosta de modelos mais discretos quanto a quem preza pelo estilo, visto que as opções rosa e violeta são bem marcantes.

Durante os testes o Samsung Galaxy S21 5G não decepcionou. Ele foi capaz de rodar todos os apps e jogos sem engasgar e de uma forma bem rápida. Apesar de ser uma opção inferior a um Snapdragon 8 Gen 1, por exemplo, o Exynos 2100 não faz feio.

Depois do design, a primeira coisa que eu reparei no Galaxy S21 5G foi a qualidade da tela. A fidelidade de cores e o contraste equilibrado deixa as imagens mais bonitas e brilhantes. Perfeito para quem gosta de assistir a vídeos, por exemplo.

As redes 5G devem chegar ainda esse ano ao Brasil, então, se você pensa em comprar um celular agora, é imprescindível que ele seja compatível com a conexão. Com o Galaxy S21, você conseguirá ter acesso a isso assim que o 5G estiver disponível no país, e isso impacta mesmo até na vida útil do aparelho

As câmeras do S21 5G também impressionaram. São dignas de um celular top de linha e garantem qualidade mesmo em ambientes mais escuros. Se você procura um celular para arrasar nas redes sociais, esse pode ser uma boa escolha.

Contras

A bateria do Galaxy S21 5G conta com 4.000 mAh. Ela dura um dia inteiro? Sim, mas se você for um heavy user pode ter que precisar carregar o celular no meio do dia. Apesar disso, se você tiver um uso mais equilibrado, ela pode acabar durando mais.

Falando em carregar o celular, o S21 5G não acompanha carregador na caixa. O modelo vem apenas com um cabo USB-C, sem o adaptador de tomada. Apesar disso, você pode solicitar gratuitamente o seu no site Samsung Para Você.

Apesar de ter um bom desempenho, o Galaxy S21 5G esquenta um pouco ao executar tarefas mais pesadas. No tópico dedicado eu falarei mais sobre isso, mas em pouco tempo com jogos mais pesados eu senti a diferença de temperatura do aparelho.

Ficha técnica do Galaxy S21 5G

O que vem na caixa do Galaxy S21 5G

São poucas coisas que vêm com o S21 5G (Foto: Mosaico)
  • Celular Galaxy S21 5G
  • Cabo USB-C
  • Chave para abrir bandeja de chip

Design elegante sem abrir mão do estilo

O Galaxy S21 é lindo, mas pode não agradar alguns usuários (Foto: Mosaico)

O Samsung Galaxy S21 5G é um dos celulares mais bonitos que eu já vi. Ele é todo feito em plástico com as laterais e a parte que abriga as câmeras em metal, o que dá um toque elegante ao modelo.

A parte em metal faz jus ao celular premium, mas quem compra um smartphone a esse preço acaba esperando um pouco mais. Apesar de muito bonito e resistente, fico me perguntando se não seria melhor um acabamento de vidro, como no Galaxy S20 FE. De qualquer forma, acho que o policarbonato fosco acaba harmonizando bem com o metal.

A tela tem bordas bem finas, o que dá maior imersão ao conteúdo. Os botões power e de volume ficam na lateral direita. Já o auto-falante fica na parte de baixo, junto à entrada USB-C. O Galaxy S21 5G não conta com entrada para fone de ouvido

O Galaxy S21 5G tem apenas uma entrada (Foto: Mosaico)

O smartphone está disponível nas cores cinza, branco, rosa e violeta. Se você não for fã das cores clássicas e gosta de ousar, eu indico fortemente a última. A Samsung conseguiu fazer uma ótima combinação roxo/rosé que até eu, que não sou fã de rosa, amei e certamente escolheria esse modelo. Isso com certeza deu um toque bem estiloso ao aparelho.

Uma novidade que a redação do Busca pensou em trazer foi o teste do bolso. Por mais que algumas pessoas levem os celulares na bolsa, sempre tem um momento em que nós vamos botar o smartphone no bolso. O Galaxy S21 5G é um celular grande, ele tem 15,1cm de altura. Isso faz com que ele possa acabar caindo se o seu bolso não for tão grande assim.

Sobre a ergonomia, apesar de a sensação no início ser de um telefone pesado, as 169g não fizeram muita diferença no dia a dia. Não tive aquela sensação de peso ou cansaço ao usar o celular por horas a fio.

O S21 5G tem uma tela de qualidade impactante

Além do design, o que me impactou mais foi a qualidade da tela. Ao ligar o telefone eu já vi a enorme diferença quanto ao meu celular pessoal, um iPhone XS. A tela do Galaxy S21 tem 6,2”, resolução Full HD+ (2400 x 1080) e tecnologia AMOLED Dinâmico 2x. Todo esse conjunto faz com que as cores tenham um aspecto brilhante e bastante fidedigno. O que é ótimo para quem gosta de assistir vídeos em geral e até mesmo jogar.

Outro fator importante para a qualidade da tela é a taxa de atualização de 120 Hz. Essa característica faz com que o display atualize as imagens com frequência, deixando a experiência mais fluida. Isso é importante principalmente para quem gosta de jogar com frequência.

A tela do Galaxy S21 é de alta qualidade (Foto: Mosaico)

Quanto ao brilho, o S21 tem um recurso que faz com que a tela se ajuste automaticamente ao ambiente em que você está. Isso ajudou bastante quando o usei fora de casa, em ambientes mais claros. Isso evitou que eu precisasse ficar forçando os olhos ao ficar exposta ao sol.

Conjunto de câmeras que fazem jus a um celular premium

O Samsung Galaxy S21 5G conta com um conjunto triplo de câmeras de alta qualidade. Tanto o sensor principal ultrawide quanto wide contam com 12 MP, e a câmera teleobjetiva tem 64 MP. O sensor frontal conta com 10 MP.

O Galaxy S21 5G conta com um conjunto triplo de sensores na traseira (Foto: Mosaico)

Se você busca um celular para tirar fotos, veja também a nossa lista dos celulares com as melhores câmeras.

Na prática, o Galaxy S21 5G tira fotos de alta qualidade, dignas de um celular premium. Nesta primeira foto podemos ver como ele capta com perfeição o degradê de cores do entardecer.

Essa é uma das fotos mais bonitas que eu já tirei do pôr do sol (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Já o zoom é bom, mas com ressalvas, se você tentar captar algo com muitos detalhes em uma distância muito grande, o resultado não fica muito bom. Ainda é possível reconhecer o objeto, mas acaba ficando um pouco pixelado.

No caso da Igreja, a imagem não ficou muito boa (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Entretanto, se o objeto em foco não tiver muitos detalhes, o resultado pode ser satistafório. Nesse caso, um passarinho estava no topo de uma árvore, consideravelmente distante, mas o resultado foi bem legal.

A olho nu era difícil ver, mas o zoom do Galaxy S21 5G conseguiu capturar bem (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Os celulares mais atuais da Samsung contam com o "modo food", que destaca o objeto principal, deixando o fundo mais desfocado. Uma espécie de modo retrato. Você pode fazer o mesmo movimento de pinça com os dedos usado para ajustar o zoom para selecionar a área em que deseja que o foco da imagem seja. Acabou que funcionou muito bem como meu almoço.

Salada de alface com cenoura ralada, frango ao molho branco e alho torrado. Servidos? (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Mesmo se você quiser focar em um objeto sem usar o "modo food", o resultado é bem legal. O sensor capta bem o item escolhido e acaba desfocando o restante do cenário.

O Galaxy S21 5G é ótimo para tirar fotos de objetos específicos em foco (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Apesar da baixa iluminação, as fotos tiradas à noite ainda apresentam bastante qualidade, e elas ficam ainda melhores se você ativar o modo noturno. Dá só uma olhada na diferença.

A primeira foto é sem o modo noturno. Já na segunda, o recurso estava ativo (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Já na câmera frontal, o resultado são ótimas selfies. Com destaque para o modo retrato que cumpre bem o seu papel e destaca o fundo respeitando o contorno até mesmo dos fios de cabelo.

O Samsung Galaxy S21 5G tira selfies de ótima qualidade (Foto: Thayna Cruz/Mosaico)

Por último, o Galaxy S21 5G conta com recursos como filtros, Modo Pro, foto panorâmica e gravação dupla simultânea. Já quanto aos vídeos, a câmera traseira filma em resolução UHD 8K (7680 X 4320) a 24 fps.

O S21 5G consegue rodar qualquer app ou jogo

O Samsung Galaxy S21 5G conta com o processador Exynos 2100, um modelo octa-core com velocidade. Apesar de ser inferior ao Snapdragon 888, chip presente nos celulares de maior performance da marca, ele não faz feio no dia a dia. Além disso, o smartphone conta com 8GB de memória RAM. Esse conjunto faz com que o Galaxy S21 5G execute qualquer tarefa sem travamentos, mesmo com diversos apps abertos ao mesmo tempo.

Além dos apps de mensagem como WhatsApp e Telegram, eu também testei o desempenho com jogos como Coin Master, Mario Kart e Genshin Impact e ele não decepcionou. Até durante o Genshin, que é um jogo que exige mais do aparelho, o S21 5G não apresentou nenhum problema de desempenho.

Se você gosta de jogar no telefone, confira a nossa lista com os melhores celulares para jogar.

O ponto negativo, porém, fica para o fato dele esquentar um pouco quando faz um esforço maior. Ao jogar, notei que a temperatura do telefone ficou um pouco mais elevada. Inclusive, percebi que o mesmo aconteceu ao assistir uma série no Star+ por cerca de 20 minutos, mas o celular não apresentou outros problemas além desse.

Quanto ao armazenamento, o Samsung Galaxy S21 5G conta com 128 GB. Isso é o suficiente para baixar diversos apps e guardar arquivos, fotos e vídeos. Vale lembrar que o smartphone não vem com entrada para cartão microSD, ou seja, não é possível expandir o armazenamento.

O Galaxy S21 5G vem com o sistema operacional Android 11. É possível atualizar para o 12, a versão mais atual.

Na parte de conectividade, o Samsung Galaxy S21 5G não faz feio. Além de ter suporte às redes 5G, que devem estar disponíveis no Brasil ainda esse ano, ele é dual chip. Outras vantagens são o Bluetooth 5.0 e NFC.

Bateria para o dia todo, e é isso

A bateria do Galaxy S21 tem 4.000 mAh. Sendo sincera, achei pouco para um celular premium, principalmente porque existem celulares intermediários que têm muito mais que isso. A carga durou um dia e meio em uso moderado, o que é bom para quem fica fora de casa o dia inteiro, mas poderia durar mais. Se você é do tipo que gosta de celulares que não precisam ser carregados por uns dois dias, vai acabar se decepcionando.

Ao usar um jeito mais intenso, com apps de mensagens, redes sociais e até mesmo alguns jogos sem parar, precisei ligá-lo a tomada cerca de seis horas depois. A verdade é que, quando você exige um pouco mais dele, como em videochamadas, por exemplo, o S21 acaba consumindo bastante energia, o que faz com que a bateria acabe durando pouco.

O Samsung Galaxy S21 não acompanha carregador na caixa, apenas o cabo USB-C, mas é possível acessar o site da Samsung e solicitar o adaptador da tomada. A parte boa foi que, ao usar um carregador turbo, a bateria foi de 0 a 100 em uma hora e meia. Isso me impressionou. Uma vez, eu precisava sair de casa, mas tinha esquecido de carregá-lo, em meia hora ele chegou a 60%. Isso já foi o suficiente para aguentar até voltar para casa.

Os melhores acessórios para o Galaxy S21 5G

Carregador por indução

O carregador wireless pode ser uma opção para os mais práticos. Apesar do preço um pouco mais salgado, você não precisa se preocupar com quebras de fio, por exemplo. Sem falar que, por ser um carregador compatível com diversos celulares, se você já tiver um, ao trocar de celular não será necessário adquirir mais um adaptador de tomada.

Fone de ouvido

Além de não vir mais com carregador e fone de ouvido, o Galaxy S21 5G também não tem entrada P2 para fones convencionais. Além de ser Bluetooth, o Galaxy Buds 2 tem um som bem equilibrado e cancelamento de ruído. O modelo é uma ótima opção tanto para ouvir músicas quanto para reuniões online.

Não gostou do modelo? Então dê uma olhada na nossa lista com os melhores fones Bluetooth!

Capa

Apesar da traseira do Galaxy S21 ser mais resistente, é importante ter uma capa para evitar problemas com possíveis quedas. A case com proteção nas laterais pode ser uma boa opção para manter o celular protegido.

Película

Além da capa, a película também ajuda bastante na hora de proteger o seu Samsung Galaxy S21! Com ela, é possível evitar arranhões e até mesmo que a tela do seu celular quebre. Aqui, nós indicamos a película Nanoshield, que absorve bem os impactos na tela.

Se quiser saber mais, confira o nosso artigo sobre películas para ver qual é a melhor do mercado!

Produtos similares

Samsung Galaxy S21 FE

O Galaxy S21 FE foi desenvolvido com base nos feedbacks dos usuários dos celulares da linha, por isso tem o nome de "Fan Edition". Ele conta com bom desempenho, conjunto triplo de câmeras e um design bastante parecido com o S21 5G.

Veja também o review completo do Galaxy S21 FE. E se quiser saber quais são as diferenças entre os dois modelos, confira o comparativo entre o S21 e o S21 FE!

Samsung Galaxy S22

O Galaxy S22 é um modelo mais atual. Ele conta com o processador Snapdragon 8 Gen 1, duperior ao Exynos 2100 e garante um desempenho mais fluido. Além disso, o carregamento turbo promete ser mais rápido que o do Galaxy S21 5G.

Quer saber mais? Então dá uma olhada na análise de ficha técnica do Galaxy S22. Se quiser se aprofundar mais, confira o nosso artigo sobre as diferenças entre o Samsung Galaxy S21 e o Galaxy S22.

iPhone 12

Se você, assim como eu, é fã dos produtos Apple, o iPhone 12 pode ser uma boa opção. Atualmente, o smartphone é o melhor custo-benefício da marca. O processador é o Apple 14 Bionic e ele conta com um conjunto de câmeras que impressiona. São dois sensores de 12 MP, e o de selfies também conta com 12 MP. Se quiser ver mais detalhes, confira o review do iPhone 12.

O Galaxy S21 5G vale a pena?

Sim! O Galaxy S21 é um ótimo celular premium 5G. Ele é ideal para quem não quer gastar fortunas com um smartphone de última geração. Ele tem um ótimo desempenho e câmeras com boa resolução, boas para registrar todos os momentos. Os pontos negativos ficam por conta de não vir com carregador na caixa e o fato dele esquentar um pouco ao executar apps mais pesados. Fora isso, é uma ótima opção de celular top de linha.

Apesar de ser usuária de iPhone, eu recomendo bastante o Samsung Galaxy S21 5G. Principalmente se você está cansado dos aparelhos da maçã e quer experimentar um celular premium com Android.

O Buscapé te ajuda a comprar um Galaxy S21 5G

O Busca conta com ferramentas que podem te ajudar a comprar o Samsung Galaxy S21 5G com a melhor condição. Com o Histórico de Preços, você consegue acompanhar a variação dos valores nos últimos 40 dias ou seis meses. Já com o Alerta de Preço, você pode indicar o precinho que cabe no seu bolso, e aí o Buscapé te avisa por e-mail e WhatsApp quando ele chegar no valor estipulado.

Aqui no Busca, você também conta com uma curadoria especial de cupons para conseguir o melhor desconto. Outro recurso interessante é o cashback, onde parte do dinheiro investido no produto volta para o seu bolso. Incrível, não? Com o Buscapé, é economia de verdade!