É possível ligar restrito pelo celular de forma simples, basta apenas inserir um código no discador do celular. O procedimento pode ser útil para empresas que buscam candidatos a alguma vaga ou até para pessoas que desejam fazer ligações surpresas, sem serem identificadas. Dessa forma, o número aparece como "restrito", "desconhecido" ou "privado" no aparelho que recebe a ligação.

O passo a passo de como ligar restrito varia conforme a operadora. Os clientes da Oi, Tim e Vivo podem fazer o procedimento de diferentes formas, seja direto no discador, na hora de ligar, ou pelas configurações do Android ou iPhone. Já os donos de celulares Claro só conseguem fazer esse ajuste pelo aplicativo da própria operadora. Para te ajudar, preparamos um tutorial de como ligar restrito em smartphones Vivo, Tim, Oi e Claro.

Veja o passo a passo de como ligar restrito Claro, Oi, Vivo e Tim (Foto: Shutterstock)

Como ligar restrito na Vivo, Tim e Oi

Se você quer saber como ligar privado de forma fácil e transformar seu número em restrito, basta colocar #31# na frente do telefone para o qual gostaria de ligar, no discador do celular. Por exemplo, se o telefone for (21) 99999-9999, para fazer uma ligação restrita, será preciso discar #31#21999999999.

Esse código funciona em celulares Android e no iPhone (iOS), para as operadoras Vivo, Tim e Oi.

Como ligar restrito Vivo, Tim e Oi: código permite ocultar número de telefone (Foto: Arte/Mosaico)

Como fazer ligação restrita no celular Android

Os celulares com sistema do Google oferecem outra possibilidade de ligar restrito, no caso das operadoras Oi, Tim e Vivo. Para isso, você deve abrir o discador e tocar no ícone de três tracinhos para abrir as configurações relacionadas às ligações.

Então, selecione "Configurações avançadas" e, por fim, toque em "ID da chamada" para ocultar seu número. Vale ressaltar que o procedimento pode ser um pouco diferente conforme a interface utilizada pela fabricante do seu smartphone.

Ação de como ligar restrito Android (Foto: Arte/Mosaico)

Como fazer ligação privada no iPhone

No iPhone, também é possível fazer o procedimento de como ligar confidencial pelas configurações. A dica é útil porque vai ocultar seu número em todas as ligações que você fizer até desativar o recurso.

Para isso, basta abrir os Ajustes do iPhone e rolar a tela até "Telefone". Depois, toque em "Mostrar Meu Número". Na tela que abrir, é só desativar a opção.

Mais uma vez, esse passo a passo de como ligar restrito só é válido para as operadoras Oi, Tim e Vivo.

Como ligar confidencial: ação pode ser feita pelos ajustes do iPhone (Foto: Arte/Mosaico)

Como ligar confidencial na Claro

Para a operadora Claro, nenhuma das dicas anteriores funcionam. Nesse caso, o procedimento de como ligar restrito deve ser feito pelo aplicativo "Minha Claro Móvel". Primeiro, você deve baixar o app e fazer login com seus dados. Então, role a tela para baixo até encontrar a aba "Gerenciar meu Pós, Controle ou Pré (de acordo com o seu plano)". Depois, desça até o item "Preferências da linha" e ative a opção "Sigilo de Chamadas".

Ação de como ligar restrito Claro (Foto: Arte/Mosaico)

Viu como ligar restrito é simples? Dessa forma, é possível fazer ligações anônimas para celulares ou telefones fixos.

Se você está em busca de um celular novo, vale aproveitar para dar uma olhada nas nossas listas com os melhores smartphones do momento e os aparelhos que se destacam pelo custo-benefício. Para que está em busca de um modelo mais barato, a dica é olhar os melhores intermediários.

Confira algumas das melhores ofertas para smartphones Android e iPhone:

Leia mais sobre