Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Com a chegada da temporada de chuvas, muita gente se pergunta se celular atrai raio ou se é perigoso usar o aparelho durante tempestades. Muitas pessoas acabam não usando o aparelho e até o desligando durante tempestades.  Mas, afinal, é verdade que usar celular atrai raio?

Neste texto, vamos esclarecer os principais mitos e verdades sobre o uso de celulares enquanto chove, inclusive se mexer no celular com raio ou deixar o celular no carregador representa algum risco real durante tempestades.

É verdade que celular atrai raio? Veja se isso acontece ou é apenas mais um mito (Imagem: ShutterStock)

Celular atrai raio?

O celular atrai raios? Não. Diferente do que muita gente acredita, o celular não atrai raio, seja na mão, no bolso ou em uso. Esse é um mito já desmentido por diversos especialistas, como os da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA).

Se uma pessoa for atingida por um raio com o celular em mãos, o aparelho pode queimar ou explodir — mas isso acontece pela descarga elétrica e não porque o celular atraiu o raio. O mesmo risco vale para qualquer eletrônico portátil.

Publicidade

Celular no carregador atrai raio?

Celular no carregador não atrai raio, mas o usuário deve evitar deixá-lo carregando enquanto estão caindo raios. Embora o celular não atraia raios, o perigo está na condução da corrente elétrica pela rede doméstica. Uma descarga elétrica pode atingir a rede e se espalhar pelos fios, danificando qualquer aparelho conectado à tomada — inclusive o celular.

Posso usar o celular enquanto está trovejando?

Veja os riscos de usar celular enquanto está trovejando (Imagem: ShutterStock)

Você pode usar o celular enquanto está trovejando se ele não estiver na tomada. O maior risco está em usar eletrônicos ligados na tomada enquanto chove ou troveja, por causa das variações na rede elétrica.

Durante trovoadas, raios podem atingir a fiação externa e causar picos de energia, danificando equipamentos conectados. Por precaução, sempre que possível, retire aparelhos da tomada. Se sua casa tiver aterramento e dispositivos como DPS ou filtro de linha, o risco é reduzido, mas não zerado.

Como evitar danos ao celular durante tempestades?

Para evitar danos ao celular durante tempestades, evite deixá-lo ligado na tomada ou carregando. Use apenas com a bateria, longe de cabos e fios expostos. Isso reduz o risco de danos causados por variações na rede elétrica.

Mesmo que celulares não atraiam raios, a energia da descarga pode ser conduzida pelos fios e atingir aparelhos conectados. O ideal é retirar da tomada todos os eletrônicos e manter o uso do celular longe de janelas ou áreas abertas durante as trovoadas.

Uso de nobreak e filtro de linha ajudam ao celular não queimar durante tempestades?

Ter um bom aterramento elétrico é essencial para evitar danos ao celular durante tempestades. Ele é a base para o funcionamento correto de dispositivos como DPS, nobreaks e filtros de linha, que ajudam a proteger contra surtos de energia.

Filtros de linha têm fusíveis que podem bloquear picos elétricos leves, mas nem sempre são eficazes contra raios, que geram descargas muito rápidas. Nobreaks, por sua vez, mantêm os aparelhos ligados por um tempo em caso de queda de energia, mas sua função principal não é proteger contra descargas atmosféricas intensas.

  • Gosta de jogar no celular? Veja as melhores opções de celular Gamer!

O que é DPS e como ele protege seu celular?

O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é um equipamento essencial para quem quer evitar que variações ou picos de energia danifiquem aparelhos eletrônicos durante tempestades, inclusive o celular enquanto estiver carregando.

Ele detecta sobretensões na rede elétrica e desvia a descarga para o sistema de aterramento em milésimos de segundo, protegendo os equipamentos conectados. Quando combinado com um bom aterramento, o DPS é uma das formas mais eficazes de proteger o celular de raios indiretamente.

Mitos e verdades sobre celular atrair raios

Veja os mitos e verdade sobre celular atrair raios (Imagem: Divulgação/ShutterStock)

A verdade é que muitos mitos são criados sobre celulares atrair raios. Muitas informações são passadas por gerações como forma de “segurança”, e por isso abaixo vamos falar quais são verdades e quais já foram comprovadas serem falsas.

É verdade que usar celular atrai raio?

Não. O celular não atrai raios, mesmo durante seu uso. O perigo está em usá-lo conectado à tomada, pois a descarga elétrica pode atingir a rede e danificar o aparelho.

Pode usar celular quando está relampejando?

Sim, desde que o celular esteja fora da tomada. Evite usá-lo em locais abertos, perto de janelas ou com fones com fio durante tempestades.

É possível cair um raio no celular?

Sim, mas não porque o celular atrai o raio. Se a pessoa for atingida, o aparelho pode queimar ou explodir por estar no caminho da descarga elétrica.

Mexer no celular com raio é perigoso?

Somente se o celular estiver na tomada. Se estiver usando com bateria, o risco é mínimo. Ainda assim, o ideal é evitar o uso em áreas expostas.

Celular ligado atrai raio?

Não. Estar com o celular ligado ou no bolso não aumenta o risco. O problema está em aparelhos conectados à rede elétrica durante tempestades.

Celular na mão atrai raio?

Não. Segurar o celular não atrai raios. O risco está em estar em locais abertos durante uma tempestade, não no uso do aparelho em si.

Está em busca de um celular novo? Veja os melhores de 2025!

Quer ficar antenado nas novidades? Veja os últimos celulares lançados em 2025!

Redmi Note 14 - Um custo-benefício bom e barato da Xiaomi

Galaxy A35  - Barato com proteção IP67 contra água

Galaxy S23 Ultra - O melhor custo-benefício top de linha!

iPhone 14 - O melhor iPhone custo-benefício

Galaxy S25 Ultra - O melhor celular Android do momento

iPhone 16 Pro Max - O melhor iPhone para comprar em 2025

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade