Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

O celular Alcatel foi uma marca do segmento que tinha como destaque o seu preço acessível. Com nome de Alcatel One Touch, a empresa fazia parte da corporação chinesa TCL.

O grupo atua em mais de 50 países e é dono de outras companhias, como a SEMP. Em 2019, contudo, os celulares Alcatel deixaram de ser vendidos no Brasil. A mudança teve como objetivo reduzir as empresas do conglomerado no país.

A partir deste ano, a TCL passou a investir mais na produção no país de celulares SEMP e da própria marca (TCL), embora eles nunca tenham sido disponibilizados no país.

Com isso, a escolha por um celular Alcatel não é boa, já que estão defasados.

Agora, confira o material que preparamos para te ajudar a conhecer tudo sobre a marca e entender porque o celular Alcatel não é bom, além de conhecer excelentes alternativas.

Conheça os celulares Alcatel

O celular Alcatel era produzido pela empresa chinesa TCL (Foto: Shutterstock)

Os celulares Alcatel, como dissemos anteriormente, fazem parte da Alcatel One Touch, empresa da TCL. Os números da corporação chinesa, atuante em 50 países, realmente impressionam.

São mais de 50.000 funcionários, mais de 20 fábricas, 18 centros de pesquisa e desenvolvimento, e mais de 1.600 engenheiros especializados na criação de celulares.

Aqui no Brasil, a Alcatel One Touch começou o seu trabalho na cidade de São Paulo, em 2007.

A TCL era a responsável por fabricar os celulares Alcatel no país (Foto: Shutterstock)

O celular Alcatel foi descontinuado no Brasil em 2019. Isto aconteceu com o objetivo de diminuir o número de marcas do conglomerado em território nacional.

Quem detém o direito de de uso da marca Alcatel no país é a SEMP, empresa do grupo TCL. A SEMP, que de acordo com informações da época, passou a ser responsável pela venda de smartphones de entrada.

Já a TCL ficou com as linhas de smartphones intermediários e intermediários premium. No entanto, em 2025, apenas a TCL comercializa celulares por aqui, mas smartphones mais básicos, abaixo dos R$ 1000.

Os celulares Alcatel já não existem mais no país (Foto: Shutterstock)

Celular Alcatel ainda vale a pena?

Se você está se perguntando se o celular Alcatel é bom e se ainda vale a pena a sua compra, a resposta é não.

Como a linha de celulares foi descontinuada, são raríssimas as opções disponíveis no mercado. Além disso, as tecnologias que já eram básicas hoje estão super defasadas, ao ponto de não rodar mais apps simples como o WhatsApp.

Pelos mesmo valores, atualmente é possível encontrar celulares de outras marcas tradicionais, mas com recursos mais avançados.

Fabricantes como a Samsung, Motorola e Xiaomi contam com linhas muito completas, para agradar a todos os tipos de usuários.

Um bom modelo básico da Motorola com recursos mais interessantes que o dos celulares Alcatel é o Moto G35. Ele apresenta câmera dupla e bateria potente.

Mas, se você prefere um celular da Samsung de entrada, uma boa opção é o Galaxy A16. O modelo tem câmera tripla, bateria de 5.000mAh e bom desempenho para um celular básico.

Já se o que busca é um celular Xiaomi nessa mesma faixa de básicos, a dica é o Redmi 13C. O celular tem câmera tripla e boa bateria.

Carregando comparador...
Leia mais sobreCelular+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade