Como jogar Truco? Conheça regras, ordem das cartas, variantes e mais
Aprenda regras do Truco, variantes de Truco Mineiro e Paulista e mais detalhes
Truco é um dos jogos de baralho mais populares no Brasil, o qual pode ser jogado com apenas um baralho. O jogo exige pensamento estratégico, atenção e uma boa habilidade de blefar. Vem aprender com a gente como jogar Truco, quais as regras do Truco, como funcionam as variantes mais populares, como Truco Paulista e Truco Mineiro, e mais.
Para jogar truco é preciso ter pelo menos um baralho, porém na hora de comprar baralhos é sempre recomendável comprar dois do mesmo tipo caso futuramente o jogador queira se aventurar em jogos de baralho que exijam dois deles, como Buraco ou Canastra.
- Jogo de baralho: jogos de cartas para jogar com amigos e família
- Regras do Uno: aprenda como jogar Uno de várias maneiras!
- Como jogar dominó? Aprenda as regras do jogo clássico
O que é truco?
O Truco é um jogo de baralho supostamente com origem europeia, nascido de países como Inglaterra, Espanha e França, o qual ganhou uma grande popularidade no Brasil. Uma curiosidade é que as diferenças regionais brasileiras do Truco são numerosas, ao ponto de não haver realmente um consenso universal sobre o jogo, o que normalmente exige que as partes conversem e concordem sobre as regras do Truco que irão jogar.
As variantes mais populares são o Truco Paulista e o Truco Mineiro, mas mesmo dentro delas é possível variar o número de cartas, quais são as cartas mais fortes, qual a ordem de jogadores e até se é "permitido" roubar na partida e quais punições se for pego.
Regras do truco
O número de jogadores de Truco pode variar de 2 a 12 pessoas, com as modalidades mais populares contando com 4 integrantes divididos em 2 duplas. Nas modalidades com mais pessoas é possível jogar em até 12 participantes, sempre dividindo o grupo em duas equipes. Há também partidas em trios. No truco Paulista, até 2 a 6 pessoas competem individualmente, enquanto o Truco Mineiro é jogado com 2 a 4 pessoas, 2 participantes individuais ou 2 duplas.
Em cada partida, os jogadores recebem 3 cartas e devem jogá-las, uma por rodada, em sentido anti-horário visando ter a maior carta da rodada. Quem tiver a maior carta da rodada leva 1 ponto para si ou para sua dupla e começa a próxima rodada. O objetivo do jogo é obter 12 pontos no total para vencer a partida, às vezes valendo uma melhor de 3.
O primeiro a jogar sua carta é o participante ao lado direito de quem distribui as cartas. Este primeiro jogador é chamado de "Mão", enquanto quem distribui as cartas é o último a jogar, chamado de "Pé". Quem distribui as cartas pode também entregá-las para o jogador à sua esquerda para cortar o baralho antes de distribuir as cartas.
Como preparar o baralho
O baralho em Truco não utiliza todas as 52 cartas do baralho tradicional, apenas 40. A primeira coisa a se fazer é prepará-lo ao remover as cartas 8, 9 e 10 de todos os naipes, além dos Coringas. Este é conhecido como o "Baralho Espanhol".
Caso os jogadores desejem, é possível jogar também com o "Baralho Limpo", retirando além dos Coringas, 8, 9 e 10 também as cartas 4, 5, 6 e 7 de todos os naipes. No Truco Mineiro são deixados o 4 de Paus, 7 de Copas, Ás de Espadas e 7 de Ouros, por motivos que falaremos no tópico seguinte sobre "Manilhas".
Ordem das cartas e Manilhas
Como mencionado, durante uma rodada, cada jogador irá depositar uma carta na mesa para ver quem tem a carta mais alta. A ordem da "força" das cartas no Truco é um pouco incomum e pode levar algum tempo para novos jogadores se acostumarem. A ordem das cartas, da mais forte para a mais fraca, é:
- Ordem das cartas: 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4
Esta é a contagem para o Baralho Espanhol, no Baralho Limpo não haverá cartas abaixo da Rainha (Q). Um ponto que jogadores devem se atentar é que a Rainha (Q) é mais "fraca" que o Valete (J), diferente da ordem tradicional de cartas que a colocaria abaixo do Rei (K).
No Truco, existem cartas especiais que são mais poderosas que as outras, como se fossem trunfos, chamadas de "Manilhas". No Truco Paulista, as manilhas são decididas no início da Partida, enquanto no Truco Mineiro elas são fixas, as cartas: 4 de Paus, 7 de Copas, Ás de Espadas e 7 de Ouros, nesta ordem de força. Estas cartas são mais potentes que todas as outras e possuem apelidos.
- 4 de Paus: Zap, Gato, Zorro
- 7 de Copas: Copilha, Copas, Copeta
- Ás de Espadas: Espadilha, Espada
- 7 de Ouros: Pica-Fumo, Mole, Bebinhos
Na variante do Truco Paulista, as Manilhas variam a cada partida. No início do jogo, após distribuir as cartas, é retirada uma carta do baralho e virada para cima, ação chamada de "Vira". As Manilhas serão definidas como a carta de valor logo acima da carta virada, de todos os naipes. Por exemplo, ao virar um 5 de Paus, as cartas 6 de todos os naipes se tornarão Manilhas. Ao virar um 7 de Espadas, todas as Rainhas (Q) serão as cartas mais fortes e assim por diante.
Em caso de empate com cartas de mesmo valor na mesa, o desempate depende da situação. Ao empatar na 1ª rodada, quem vencer na 2ª rodada leva os pontos. Ao acontecer na 2ª ou 3ª rodada, levam os pontos quem venceu a 1ª rodada. Caso mais de uma rodada empate, como a 1ª e 2ª, leva os pontos o vencedor da 3ª rodada. Se as 3 rodadas empatarem, os pontos vão para o jogador que distribuiu as cartas.
- Jogos para jogar com amigos: confira 10 opções divertidas
- Como jogar Imagem e Ação: aprenda o jogo de desenhar
- Aberturas de xadrez: estratégias para dominar o jogo no início
Truco, Seis, Nove e Doze
Normalmente as rodadas no Truco valem 1 ponto no Truco Paulista e 2 pontos no Truco Mineiro (em algumas regiões valem 1 ponto também). No entanto, é possível aumentar o valor da rodada. A qualquer momento, um jogador pode gritar "Truco", que significa uma aposta para que esta rodada passe a valer mais pontos, 3 no Truco Paulista e 4 no Truco Mineiro.
A equipe adversária pode aceitar a aposta, recusar ou ainda aumentar a aposta, de 3 para 6 pontos ou 4 para 8 pontos. É possível aumentar também de 6 para 9 e de 9 para 12 no Truco Paulista e de 8 para 12 no Truco Mineiro. Estes desafios precisam sempre estar em ordem, escalando passo a passo. Não é permitido apostar diretamente 6, 8, 9 ou 12. Também não é permitido Trucar em duas rodadas seguidas.
Após o pedido de Truco, Seis, Nove e outros a equipe adversária pode recusar a aposta. Neste caso, a dupla que pediu o aumento de pontos recebe a pontuação da rodada atual. Por exemplo: Se a Dupla A pedir Truco e a Dupla B recusar, a Dupla A ganha 1 ponto. Porém se a Dupla A pedir Truco, a Dupla B aceitar o Truco (3 Pontos) e aumentar a aposta para Seis (6 pontos), levando à desistência da Dupla A, a Dupla B ganha 3 pontos.
A mão de 11 ou 10
Quando uma das duplas chega em 11 pontos no Truco Paulista ou 10 pontos no Truco Mineiro a partida passa a valer 3 pontos. A dupla que chegou a 11 pontos pode ver as cartas de seu parceiro e decidir se jogam ou não a rodada. Caso decidam não jogá-la, a dupla adversária ganha 1 ponto e cartas são distribuídas novamente.
Na mão de 11 ou 10 não é permitido Trucar e caso um jogador esqueça e peça Truco, a dupla adversária recebe automaticamente 3 Pontos no Truco Paulista e 4 Pontos no Truco Mineiro. Se acontecer das duas duplas chegarem a 11 ou 10 pontos a rodada final é realizada em "Mão de Ferro". Nesta rodada os jogadores não veem suas cartas e jogam às cegas.
Alguns jogadores diriam que trapacear faz parte do Truco, porém para evitar desentendimentos é de bom grado conversar com os outros competidores sobre isso. Se todos concordarem, há algumas partidas de Truco nas quais é permitido trapacear, porém há também uma punição para o jogador caso seja pego.
Caso um dos participantes acredite que outro esteja trapaceando e possa provar pode acusá-lo dizendo "Tento" e se confirmado, sua dupla receberá 1 Ponto. Algo fácil de provar poderia ser uma acusação de cartas escondidas ou jogar com mais que 3 cartas na rodada. Já algo difícil de provar seria acusar o jogador de ter espiado cartas do adversário ou ter feito sinais para seu companheiro de dupla.
Como é que se joga truco?
Para jogar Truco é preciso entender qual tipo de baralho é usado, qual a ordem das cartas, o que são as "Manilhas" e como funciona a pontuação do jogo. As regras podem variar de acordo com a região, como no Truco Paulista e Truco Mineiro.
Qual é a carta mais forte do truco?
No Truco Mineiro e outras variantes a carta mais forte é o 4 de Paus, chamado também de "Zap" ou "Gato". No Truco Paulista as cartas mais fortes de cada rodada são sorteadas no início da partida em uma ação chamada de "Vira".
Qual a ordem das cartas no truco?
A ordem de força das cartas no Truco é: 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4. Existem cartas mais fortes chamadas "Manilhas", sorteadas no Truco Paulista, enquanto no Truco Mineiro são: 4 de Paus, 7 de Copas, Ás de Espadas e 7 de Ouros.
Quem é mais forte, J ou Q?
No Truco é importante ficar atento a um detalhe: o Valete (J) é mais forte que a Rainha (Q) na ordem de força das cartas. Isto pode ser confuso para participantes acostumados com jogo de baralho, pois é algo diferente da ordem tradicional das cartas (K) > (Q) > (J).