Aspirador vertical vale a pena? Confira os prós e contras desse tipo de aspirador de pó
Veja os prós e contras de um aspirador de pó vertical e decida se o modelo vale a pena para a sua casa
Publicado 02/02/2021 e atualizado 05/07/2021 às 21:15 min. de leitura
Afinal de contas, vale a pena ter um aspirador vertical? Ter um aspirador de pó em casa auxilia na rotina de limpeza da casa, dispensando o uso da tradicional vassoura e acelerando o processo ao sugar toda a sujeira, até as menores que quase não conseguimos ver. Outra vantagem é que o aspirador de pó alcança lugares de difícil acesso, limpa com mais precisão e também serve para limpar diferentes objetos da casa, como carpetes, sofás e tapetes.
Entretanto, com um aspirador tradicional é preciso, muitas vezes, se abaixar para limpar a casa - o que não é nada favorável para a nossa coluna. Para evitar isso, o modelo vertical adequa-se à nossa altura e é mais compacto e fácil de guardar. Confira os prós e contras desse eletrodoméstico!
Aspirador de pó vertical é bom?
Se você está em busca de um eletrodoméstico prático, definitivamente esse modelo é um ótimo aliado para você. Além de oferecer potência e agilidade na limpeza, o aspirador vertical é mais fácil de usar e guardar, já que ocupa um espaço muito pequeno. Além disso, muitos modelos, como o Philco Rapid 1000 e o Britânia Dust Off são 2 em 1, isto é, eles podem ser usados no formato vertical ou no formato portátil, ideal para sofás e automóveis. Você pode encontrar mais modelos aqui. E existem também, os modelos que sugam pó e água, como o Acqua Mob.
O aspirador de pó vertical não fica para trás no quesito potência. Muitos deles possuem a mesma potência dos aspiradores tradicionais, variando de 100w a 1000w. Alguns chegam até mesmo a 2000w de potência e se igualam a aspiradores profissionais, como o caso do Philco Upright. E ainda, alguns modelos são sem fio, como o Samsung PowerStick.
No quesito consumo, os aspiradores verticais também se assemelham aos tradicionais. Além de serem mais silenciosos, eles possuem baixo consumo de energia e são amigos da sua conta de luz.
O ponto negativo do aspirador de pó vertical é a capacidade de armazenamento. Enquanto um aspirador tradicional consegue armazenar acima de 10 litros de sujeira, os verticais conseguem armazenar, no máximo, 2 litros.
Potente e com baixo consumo de energia, o aspirador portátil tem bom custo benefício
No quesito preço, o aspirador vertical custa tem uma grande variação, apresentando modelos entre R$130 e R$3.700. Ou seja, ele atende todos os bolsos! Por ser um eletroportátil prático, muito fácil de usar e compacto, podendo ser armazenado em pequenos lugares, o aspirador de pó vertical é ideal para quem não pode perder tempo na limpeza de casa e para quem tem espaços limitados para armazenas os produtos em casa.
Além disso, para quem tem animais de estimação que soltam muito pelo e para quem tem alergia à poeira, o aspirador de pó vertical é um grande aliado.
A durabilidade desse tipo de aspirador costuma ser alta, entretanto, devido aos frequentes impactos com cantos e frestas, e possíveis quedas, o material pode ser danificado.
Se você está em busca de um eletroportátil que te auxilie na hora da limpeza e seja fácil de limpar lugares mais difíceis e até mesmo, fazer limpezas de última hora, o aspirador de pó vertical vale a pena e é um bom investimento para você.
Prós
- Portátil
- Fácil de armazenar
- Sem fio
- Econômico
- Silencioso
Contras:
- Baixa capacidade de armazenamento
- Material de alguns modelos não é resistente
- Alguns modelos são bem mais caros
Leia também:
- Como escolher um bom aspirador de pó
- Melhor aspirador de pó vertical: confira opções para comprar em 2020
- Como limpar o aspirador de pó: confira o nosso passo a passo