Nos momentos de calor, muitas pessoas procuram soluções para diminuir um pouquinho a temperatura em casa e se refrescar. O ar-condicionado é a melhor opção para garantir o seu conforto térmico, mas se você não quer - ou não pode - ter um aparelho de ar-condicionado, alguns truques prometem ajudar a fugir do calor. Como esse é o meu caso, eu vivo procurando alternativas para os dias mais quentes.

O ar-condicionado caseiro é uma das opções para quem tem um ventilador de mesa ou de coluna em casa, mas quer deixar o vento mais geladinho. A ideia é simples: colocar garrafas com gelo em frente ao ventilador para receber um vento mais gelado ao ligar o aparelho. Fácil, né? Mas será que o truque realmente funciona? Eu testei o ar-condicionado caseiro e conto como foi a experiência.

Se você é fã de truques caseiros, veja como limpar ventilador com saco plástico e descubra se a técnica é eficiente.

Como fazer ar-condicionado caseiro com ventilador?

Fazer o ventilador caseiro com garrafas PET é bem fácil, confira o passo a passo (Foto: Gabrielle Nunes)

O passo a passo é mais simples do que parece. Para fazer o ventilador caseiro, você só precisa de um ventilador e de algumas garrafas PET. Pode ser daquelas de refrigerante de dois litros ou até maior. Você que decide o tamanho da garrafa, desde que ela caiba no seu congelador. Agora, vamos ao passo a passo:

Passo 1. Encha duas ou mais garrafas PET com água e leve ao congelador. Lembre-se de não encher completamente as garrafas, pois a água dilata ao congelar!

Passo 2. Quando a água nas garrafas congelar completamente, já pode tirá-las do congelador

Passo 3. Agora, é só posicionar as garrafas com gelo em frente ao seu ventilador e curtir o vento fresquinho. Simples, né?

Precisa de um ventilador novo? Confira os melhores modelos de ventilador barato para comprar!

Afinal, o ar-condicionado caseiro com garrafas PET funciona?

O gelo derrete bem rápido em frente ao ventilador, mas será que ele funciona? (Foto: Gabrielle Nunes)

Para decidir se o truque funciona ou não, precisamos considerar alguns fatores. De fato, o vento saindo do ventilador ficou um pouco mais fresco ao passar pelas garrafas congeladas. Mas a diferença foi bem pequena. No dia que eu fiz o teste, a temperatura não estava tão alta - apesar de ser verão -, então eu imagino que, num dia de calor intenso, essa diferença na temperatura do vento não seja tão relevante. Afinal, num calor de 40 graus, refrescar um ou dois graus vai continuar sendo muito quente, né?

Isso nos leva ao segundo ponto. Com o ventilador apontado diretamente para as garrafas PET congeladas, o gelo derreteu bem rápido. Mesmo no calor ameno de 25 graus, em apenas 40 minutos mais da metade do gelo já tinha derretido. Eu precisei até colocar panos de prato embaixo das garrafas para não danificar minha mesinha, de tanta água que escorria pelo móvel. Imagino que, em um dia mais quente, o derretimento seja ainda mais rápido. Ou seja, mesmo que o truque funcione, você só vai ter um ar-condicionado caseiro por poucos minutos.

A parte boa é que o ar-condicionado caseiro é muito fácil de fazer. Se você já tem um ventilador em casa - e acho que todo mundo tem! -, você só precisa colocar água em garrafas e congelar. Por isso, se você ainda está em dúvida se o ar-condicionado caseiro com ventilador funciona, vale a pena testar em casa. Mas vá com as expectativas baixas, ok? Porque, na minha experiência, o truque não ajuda a fugir muito do calor!

Aproveite para conferir alguns modelos de geladeira duas portas para congelar suas garrafas PET.

Conheça outros produtos que podem ajudar a fugir do calor

Se você quer encontrar produtos que realmente ajudem a amenizar o calor nos dias de verão, preparamos uma seleção com alguns eletros que vão além do ventilador e do ar-condicionado. Alguns deles ajudam a reduzir a temperatura no ambiente, enquanto outros vão, pelo menos, diminuir o desconforto com o calor.

Climatizador Philco PCL1F

3 em 1, esse aparelho funciona como climatizador, umidificador e purificador de ar. O climatizador Philco PCL1F tem reservatório de água de 4,5L e utiliza essa água para reduzir a temperatura no ambiente. Ele tem três velocidades, modo swing, para espalhar o vento pelo cômodo, e timer.

Mini ar-condicionado portátil Elgin Magic Air

Se você procura um produto mais portátil, que possa ficar na mesa de cabeceira ou escrivaninha de trabalho, o mini ar-condicionado portátil é a opção certa. Ele funciona da mesma forma que o climatizador, com reservatório de água. O Elgin Magic Air FGF tem reservatório de 750mL, conta com três velocidades e é bivolt.

Entenda melhor como funciona o mini ar-condicionado portátil e conheça boas opções para comprar.

Umidificador de ar Black&Decker AIR1000-BR

Por fim, usar um umidificador pode não reduzir muito a temperatura, mas ajuda a deixar o ambiente mais agradável nos dias de calor, principalmente na hora de dormir. O umidificador de ar Black&Decker AIR1000-BR tem reservatório de 2,5L de água e promete até 20 horas de duração, além de ser bivolt.

Confira, também, algumas opções de umidificador ultrassônico para comprar.