Aprender como conectar o celular na TV Samsung é uma tarefa mais fácil do que parece. Independentemente do smartphone que você tem, saber como fazer isso é importante para a hora que você quiser espelhar o celular na TV. Atualmente, existem cinco maneiras de fazer essa conexão, por isso, reunimos as formas de transmitir a tela do celular para TV Samsung. Os métodos valem para smartphones Android, iPhone e até em TVs que não são smart. Quer aprender? Então veja, a seguir, como espelhar celular na TV Samsung.

Vai comprar uma TV nova? Confira algumas dicas para escolher a melhor smart TV.

Veja as principais formas para conectar o celular na TV Samsung (Foto: Shutterstock)

Com Tap View

Nos aparelhos mais novos da marca, como na Samsung AU8000 - aparelho 4K de entrada com inteligência artificial - ou na Samsung Q70A - aparelho QLED intermediário da marca - é possível conectar o celular na TV Samsung de forma prática e simples. Isso é ainda mais verdade se o seu aparelho móvel for da mesma marca do televisor.

Isso porque, para deixar todos os aparelhos da fabricante ainda mais conectados, a Samsung lançou a opção Tap View, que faz com que celulares Android sejam espelhados na tela da TV com apenas um toque na borda. Para utilizar tal método, é necessário ter o aplicativo SmartThings, próprio da marca, instalado no celular.

Imagem mostra o passo a passo de como ativar a opção Tap View no smartphone (Foto: Reprodução/Samsung)

Confira como espelhar o celular na TV com o uso do recurso Tap View:

Passo 1. No smartphone Android, abra o aplicativo SmartThings e clique na opção Menu, representado por três linhas horizontais.

Passo 2. Agora, entre em Configurações, deslize até a opção Tap View e clique em ativar.

Passo 3. Feito isso, encoste o celular na borda da TV e, assim que aparecer uma notificação na tela do aparelho móvel, clique em Permitir.

Ponto de atenção: esse método de espelhar celular na TV só funciona em celular com Android 8.1 ou superior e o aplicativo SmartThings, da marca, precisa estar atualizado nas versões 1.7.45 ou superior.

Você conhece todas as funções de uma smart TV? Confira o nosso artigo com funções da Smart TV que você precisa conhecer.

Screen Mirroring

Em aparelhos mais antigos, é possível aprender como espelhar celular na TV Samsung através do recurso Screen Mirroring.

Vale dizer que, em modelos mais novos de TVs Samsung esse método já não é mais utilizado. Portanto, se você tem um modelo de televisor mais antigo, aposte nessa opção. Uma das vantagens do Screen Mirroring é que você não precisa baixar nenhum aplicativo.

Passo 1. Conecte a TV Samsung e o smartphone na mesma rede Wi-Fi.

Passo 2. Feito isso, pressione o botão “Source” no controle remoto da sua TV.

Passo 3. Agora, escolha a opção Screen Mirroring.

Ao usar o Screen Mirroing, aparecerá uma solicitação na tela da TV (Foto: Divulgação/Samsung)

Passo 4. No seu smartphone, vá em Configurações e selecione a opção Conexões.

Passo 5. Feito isso, selecione a opção Screen Mirroring. O celular fará a busca das TVs disponíveis. Aguarde a sua aparecer, selecione e espere o aviso de “Conectado”.

Pronto! Você aprendeu em poucos passos como conectar celular na TV.

Está com problemas para abrir algum app? Confira como resolver o problema quando a Globoplay não carrega.

Smart View

Essa opção de conexão permite, inclusive, que o smartphone funcione como um controle remoto para a sua TV. Mas fique atento, porque esse método também só funciona nas TVs mais antigas. Confira o passo a passo a seguir:

Passo 1. Baixe o aplicativo Smart View na sua loja de apps.

Passo 2. Feito isso, abra o app e clique em “Connect to TV”.

Passo 3. Escolha o seu aparelho de TV na lista de opções.

Pronto! A conexão já está estabelecida e você aprendeu como espelhar celular na TV em poucos passos.

Como conectar o celular na TV que não é smart

Existem duas formas de como conectar o celular na TV que não é smart. Para isso, você precisará da ajuda de um cabo ou de um aparelhinho extra.

Você sabe reconhecer o seu tipo de TV? Confira como saber se a TV é smart.

Com cabo USB

Uma maneira bastante tradicional de conectar o celular na TV Samsung é através da conexão via cabo USB. Essa opção é válida se você tem uma conexão de internet lenta ou se a sua TV não é um modelo smart.

Passo 1. Para isso, basta conectar o cabo que você usa para carregar o seu smartphone na entrada USB da TV.

Passo 2. Feito isso, toque na notificação que irá aparecer indicando o espelhamento.

Você pode conectar o celular na TV Samsung com cabo USB (Foto: Shutterstock)

Passo 3. Siga as instruções da tela para concluir a configuração do seu dispositivo. Pronto! A TV começará a espelhar o seu smartphone.

Vale lembrar que o espelhamento de tela iniciará automaticamente em alguns modelos.

Com Chromecast

Apesar de ser uma opção útil para quem não tem TV smart, o Chromecast também pode ser usado nos modelos smart. Ele permite espelhar qualquer conteúdo do seu smartphone - seja Android ou iPhone - para a tela da televisão em poucos passos. Para usar o Chromecast, você só precisa que a TV tenha uma entrada HDMI.

Para fazer a conexão pela primeira vez, é só baixar o app Google Home no seu celular e seguir o passo a passo do aplicativo para conectar o Chromecast à internet. Depois, é só se certificar que o smartphone esteja ligado à mesma rede de Wi-Fi e pronto, você pode transmitir conteúdos para a TV apenas apertando o botão de transmissão em vídeos, fotos e outros aplicativos.

Ainda não conhece o aparelho direito? Conheça as principais funções do Chromecast.

E quem tem smartphone Apple?

Se você tem um iPhone, pode ficar tranquilo! As novas TVs Samsung lançadas a partir de 2019 já chegam com o recurso Apple AirPlay 2. Com ele, você vai ser capaz de transmitir na TV vídeos, músicas e fotos diretamente de um iPhone, ou de qualquer outro produto Apple, como um iPad ou Mac.

Esse método é bem fácil. Basta abrir a parte de notificações do iPhone e clicar em Espelhar a Tela. A seguir, você escolhe qual a TV Samsung que você está querendo espelhar e clica no nome. Assim que ambos os aparelhos se reconhecerem, um código vai aparecer na tela da TV. Coloque-o no celular e, pronto!

Passo a passo de como conectar iPhone na TV Samsung (Foto: Reprodução/Apple)

Tem um iPhone? Confira como conectar o celular na TV Samsung.

Confira opções de TVs Samsung no nosso site

Separamos três modelos de TV Samsung que valem a pena comprar. A AU8000 é um modelo 4K de entrada com ótimo custo-benefício e tecnologias que garantem ótima qualidade de imagem e som, como o HDR e o Dynamic Crystal Color, que proporciona cores puras e reais. Ela é a sucessora da Samsung TU8000, smart TV que foi queridinha aqui no site em 2020.

A Q70A é uma TV QLED com 120 Hz de frequência, o que faz com que seja uma ótima opção para gamers. Ela também tem recursos que ajudam a melhorar a experiência com games, como o Motion Xcelerator Turbo+ e o FreeSync Premium Pro. A Samsung Q70A é uma ótima escolha para quem busca um modelo mais potente e faz questão de excelente qualidade de imagem.

Já a Samsung The Frame é indicada para quem, além de ótima qualidade de imagem, busca uma TV que contribua para a decoração da casa. Essa TV premium conta com Modo Arte, que exibe obras de arte na tela, transformando o aparelho em um quadro na parede. Sua tela QLED garante imagens com excelentes níveis de brilho e contraste, além de cores super reais.

Em dúvida de qual modelo comprar? Confira as diferenças entre os modelos AU8000 e AU7700.