Samsung Crystal BU8000 de 43": uma smart TV para quem não tem vídeo game e quer jogar sem gastar muito
Confira o review completo sobre o modelo de TV de entrada da Samsung

Não é nenhuma novidade que, atualmente, a Samsung é uma das melhores marcas no mercado de smart TV no Brasil, e a cada ano seus modelos de entrada ficam mais competitivos pelos recursos apresentados em uma smart TV dessa categoria.
Mas a BU8000, modelo 2022 da linha Crystal UHD, é sem dúvida a smart TV de entrada que traz o melhor custo benefício para quem quer jogar bem em uma TV 4K sem precisar investir em um modelo com recursos específicos para jogos.
Quer saber os motivos? Então confere abaixo minha análise completa, ou para os fãs do tl;dr, pula direto para minha conclusão no final do artigo.
Se quiser conferir mais opções que valem a pena, confira nossa lista de TVs com bom custo-benefício.

Prós e contras da Samsung Crystal BU8000:
Prós:
- Resolução 4K
- Muito fina e quase sem bordas
- Sistema operacional fácil de usar
- Variedade grande de apps compatíveis
- Assistente virtual integrada com comando de voz pelo controle remoto
- Conexão Bluetooth e WiFi dual-band
- Gaming Hub - recursos que permite jogar na TV sem a necessidade de um console ou computador
- Controle remoto SolarCell, que não precisa de pilha
Contras:
- Vazamento de luz aparente em imagens muito escuras
- Não é a melhor opção da categoria para ambientes bem iluminados
- O controle demora a carregar na energia solar
Encontre no Buscapé as melhores ofertas para a Samsung BU8000 de 43”:
Ficha técnica da Samsung Crystal BU8000:
- Tipo de tela/painel: LED/VA
- Resolução: 4K
- Sistema Operacional: Tizen 2022
- Frequência nativa: 60 Hz
- Potência de som: 20 W
- Conexões: 3x HDMI 2.0, 2x USB, 1x ETHERNET, 1x Saída de Áudio Digital (Óptica)
- Comando de voz: Sim, no controle remoto
- Inteligência Artificial: Sim, SmartThings
- Dimensões (LxAxP): 96,55 x 55,99 x 2,57 cm (com base)
- Extras: Wi-Fi dual-band, Bluetooth 5.2, controle remoto SolarCell
Design e acabamento
A Samsung BU8000 é visivelmente uma TV que preza pela qualidade do que pela beleza, e seu design é uma prova disso. Inteiramente na cor preta, a BU8000 tem um design simples mas funcional, destacando suas dimensões enxutas, como espessura fina (2,57 cm) e tela quase sem bordas.
Outro ponto interessante são seus pés, que possuem duas opções de altura, uma com a TV rente ao móvel, e outra 2,5 cm maior, que deixa um espaço entre o móvel e a TV, permitindo posicionar aparelhos abaixo da TV, como uma barra de som, um decodificador de TV por assinatura ou um console de videogame.

Embora não tenha canaletas específicas para esconder os fios, esse modelo acompanha uma presilha para encaixar nos pés e discretamente organizar os fios e cabos.
Por ser um modelo de 43”, é indicado para quem tem uma distância de mais ou menos 1,83 metro do sofá para a televisão. Mas se você precisa de uma tela maior, não tem problema, já que a BU8000 foi lançada no Brasil nos tamanhos 43, 50, 55, 60, 65, 70, 75 e 85 polegadas.
Se você é fã da marca, aproveite para conhecer mais opções de TV Samsung para comprar em 2022.
Imagem
Com resolução 4K, a BU8000 entrega imagens nítidas e com qualidade para uma TV de entrada. Além disso, conta com a tecnologia HDR10, que ajuda a reproduzir imagens com uma maior gama de cores e maior contraste, o que ajuda muito ao assistir conteúdos com imagens escuras, como alguns episódios de Game of Thrones e A Casa do Dragão da HBO.
Dois pontos importantes quando falamos de imagem são o tipo de painel e a frequência/taxa de atualização da tela.
Para o primeiro ponto, a BU8000 tem um painel VA, padrão para quase todas as TVs da Samsung. Esse tipo de painel entrega um contraste maior, mas não lida bem com reflexos em ambientes bem iluminados, além de não ter um grande ângulo de visão, por isso é indicada para cômodos com pouca ou nenhuma luz.


Quanto ao segundo ponto, a BU8000 tem taxa de atualização padrão para aparelhos de entrada, 60 Hz de frequência nativa, mas em alguns conteúdos consegue emular uma frequência maior usando o recurso Auto Motion Plus.
O ponto negativo vai para o vazamento de luz, que em algumas cenas muito escuras, e em alguns momentos que a tela fica totalmente preta, é perceptível o vazamento de luz em alguns espaços da tela.
Quer mais fluidez na tela? Vem ver a lista com as melhores TVs 120Hz do momento.
Posso dizer que o desempenho da BU8000 foi uma grata surpresa. A versão 2022 do sistema operacional Tizen é muito mais rápida, fluida e amigável de usar.
Assim como em suas versões anteriores, a versão 2022 tem suporte a uma grande variedade de apps de streaming, como Netflix, Prime Video, Globoplay, HBO Go, Apple TV, Disney+ e Star+, além da Twitch e Paramount+, duas ótimas novidades. Também vale destacar o Samsung TV Plus, que traz conteúdo de TV gratuito com diversos canais para todos os interesses.
Outra novidade é o recurso Video Call App, que é compatível com a câmera do celular ou com uma câmera Logitech. Ele proporciona a conexão de vídeo chamada à TV, ideal para reunião em uma tela grande.
Como a grande maioria das smart TVs atuais, a BU8000 conta com espelhamento de tela, e sempre que o símbolo de transmissão estiver disponível, é possível transmitir para a tela da TV, o que estiver sendo reproduzido na tela do seu smartphone, tablet ou computador.
O controle remoto SolarCell é fácil de usar e conta com 4 botões de acesso rápido, para Netflix, Samsung TV Plus, Prime Vídeo e Globoplay. Mas o grande diferencial desse controle é que ele recarrega com energia solar, então adeus pilhas!

Quer conhecer os melhores aparelhos do momento? A gente preparou uma lista com as melhores TVs para comprar em 2022!
Áudio
A BU8000 conta com áudio de 20 WRMS de potência, divididos em dois canais, além de alguns recursos que melhoram a qualidade do áudio, como Sincronia Sonora e Som em Movimento (virtual).
Infelizmente não tenho uma barra de som compatível com a Sincronia Sonora para testar o recurso, mas no papel parece muito interessante, já que o recurso tem a função de distribuir o áudio para reproduzir tanto na TV, como na barra de som, sem precisar escolher qual dos dois você quer usar.
Quanto ao Som em Movimento, fiquei um pouco decepcionado com a versão virtual já que não senti muita diferença, ao contrário do recurso Som em Movimento de modelos superiores, que realmente funcionam uma vez que contam com mais saídas de áudio para reproduzir o som de pontos diferentes da tela.
No geral, apesar de não ser ruim, o áudio foi o mais decepcionante nesse modelo. Ele é baixo e senti que faltou um pouco de vida.
Não deixe de conferir mais opções para a sua casa na nossa lista de melhor TV de 43 polegadas do momento.
Conectividade
A BU8000 de 43” possui 3 portas HDMI, sendo 1 delas eARC, mas infelizmente todas são versão 2.0, padrão nos modelos de entrada.
Além disso, conta com 2 portas USB, 1 porta Ethernet (LAN), 1 saída (óptica) de áudio digital e 1 entrada de RF/coaxial.
Para conexões sem fio ela conta com Wi-Fi dual-band, que conecta nas redes sem fio 2,4 e 5 GHz, além de Bluetooth 5.2 com protocolo de áudio que permite conectar fones de ouvido Bluetooth e outros dispositivos, como barras de som/home theaters.

Gaming Hub
Sinceramente, esse é o ponto que mais me deixou curioso para testar, e também o que mais me surpreendeu.
A ideia é simples e efetiva. O recurso Gaming Hub traz uma loja de aplicativos, só que com apps de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now.
Em ambos os casos você joga sem precisar de um console, usando a própria nuvem do serviço para rodar o jogo.
No caso do Xbox Cloud Gaming é necessário uma assinatura mensal para usar o streaming, e você tem direito a uma biblioteca com vários jogos atuais disponibilizados pela própria Xbox/Microsoft.
Já no caso do GeForce Now (GFN) não é necessário uma conta paga, mas você precisa ter adquirido o jogo em uma conta na Steam, Epic Games ou Ubisoft e linkar seu usuário de um desses serviços ao seu usuário na GFN.
Para jogar você pode conectar alguns controles compatíveis com conexão Bluetooth, como o Dualshock da Sony/Playstation, o controle do próprio Xbox/Microsft, ou alguns outros controles disponíveis no mercado.
Quanto ao desempenho, os jogos rodaram bem, quase nenhum lag ou travamento, mesmo jogos pesados Forza Horizon 5, o que me traz ao ponto de custo-benefício.
Agora, se o que você procura é uma TV para usar com seu console de videogame, conheça nossa seleção de TV gamer e encontre a ideal para você!
Conclusão
Se você busca uma TV de entrada para assistir a conteúdos no dia a dia, a Samsung BU8000 é realmente uma opção interessante no mercado atual, mas pode não ter o melhor custo benefício, já que atualmente, é o modelo mais caro entre as opções lançadas em 2022.
Agora, se como quase todo brasileiro, você está com um orçamento apertado mas queria comprar uma TV nova e um console de videogame, principalmente um Xbox, a BU8000 é uma opção com bom custo-benefício. Isso porque ela vai atender às duas funções sem pesar tanto no bolso.


