Você sabe como baixar aplicativos na TV Sony? Se a resposta for não, você chegou ao lugar certo, pois vamos te ensinar. A marca parou de fabricar TVs no Brasil, entretanto muitos usuários ainda têm modelos da fabricante em casa, como a famosa Sony Bravia, por exemplo. Caso você seja uma dessas pessoas, é fundamental que você aproveite ao máximo as funcionalidades que a televisão oferece. Portanto, não perca mais tempo e aprenda de uma vez por todas como baixar e baixar apps na TV Sony.

Procurando um televisão grande? Conheça as melhores TVs 4k de 50 polegadas de 2022.

Como baixar aplicativos na TV Sony?

Controle remoto da smart TV Sony já vem com botões de rápido acesso para a Home, Netflix e Google Play Store (Foto: Shutterstock)

Como você já deve saber, uma smart TV tem um funcionamento parecido com o de um computador. Ela tem, por exemplo, um espaço de memória definido para você guardar seus aplicativos preferidos. Outra semelhança é a presença de um sistema operacional. No caso da Sony, a maioria dos modelos utiliza o popular Android TV, muito similar ao sistema utilizado em smartphones.

O mais bacana é que ele é bem fácil de usar, mesmo se você for um iniciante no mundo das smart TVs. Alguns apps já vêm até baixados de fábrica na tela, como a Netflix. Se você quiser mais opções, é preciso ter uma conexão com a Internet e uma conta do Google para acessar a Google Play Store, a loja de serviços do Google. Depois, é só seguir esse passo a passo de como instalar aplicativos na TV Sony:

  • Passo 1. Pressione o botão “Home” no controle remoto;
  • Passo 2. Agora selecione o ícone “Apps” do menu inicial que aparecer na televisão e selecione Google Play Store da lista de aplicativos;
  • Passo 3. Selecione um aplicativo para ser instalado;
  • Passo 4. Na página do aplicativo, clique em instalar. O download e a instalação serão feitos automaticamente;
  • Passo 5. O ícone do app agora vai aparecer na lista de aplicativos instalados. É só selecionar e curtir o novo conteúdo. Pronto! Você aprendeu como baixar aplicativos na smart TV Sony.

Atenção! Alguns aplicativos são pagos e para instalá-los é preciso de um código de vale presente do Google Play pré-pago (que pode ser comprados em diversas lojas) ou informações do seu cartão de crédito. Oriente bem as crianças para não ter surpresas na hora de pagar a fatura.

Se você ainda não está familiarizado com as funcionalidades de uma smart TV, aprenda como assistir Prime Video e como sair da Netflix na televisão.

Como instalar aplicativos incompatíveis com a TV Sony?

O fato da Sony não fabricar mais TVs no Brasil quer dizer que os modelos existentes não terão o software atualizado. Ou seja, muitos aplicativos e serviços de streaming recentes podem ser incompatíveis com o sistema Android rodado na tela. Então, se você entrou na Play Store e não achou o app que procurava, é bem provável que este seja o caso. Mas não desanime, nós temos uma dica: investir em um Chromecast ou em uma TV box.

Estes aparelhos transformam a televisão em smart, oferecendo uma nova interface e um novo sistema operacional para a sua TV. Nesse artigo, explicamos como funciona o Chromecast e, nesse outro, como funciona a TV box. Para conhece-los ainda melhor, confira ofertas:

Aprenda como conectar o celular na TV e tenha mais uma alternativa para colocar apps na sua TV Sony.

Como desinstalar apps na TV Sony?

Muitas vezes um app pode não agradar ou pode ser preciso liberar espaço da memória para outros aplicativos. Se você estiver nesta situação, não se preocupe, desinstalar um programa da TV Sony também é muito fácil. Agora que você já aprendeu como instalar aplicativos na smart TV Sony, é hora de aprender a como desinstalar. Para isso basta seguir os passos:

  • Passo 1. Pressione o botão “Home” no controle remoto;
  • Passo 2. Selecione o ícone “Apps” do menu inicial e selecione Google Play Store na lista de aplicativos;
  • Passo 3. Escolha a opção “Meus Apps”;
  • Passo 4. Selecione o app que você quer desinstalar e clique nele;
  • Passo 5. Agora, selecione “Desinstalar” e o processo será completado. Ah! Não se esqueça que alguns apps fazem parte do sistema operacional da TV e não podem ser excluídos.

5 TVs que valem a pena em 2022

Já que a Sony não fabrica mais TVs no Brasil e, como vimos, o sistema operacional pode acabar se tornando obsoleto com o passar dos anos, que tal investir em uma televisão novinha? Pensando em te ajudar nessa missão, separamos algumas das melhores TVs de 2022 e também algumas listas que podem te ajudar. Confira: