Logo Buscapé
Logo Buscapé

Com diferentes opções de suplementos no mercado, para objetivos e de valores diversos, chega a ser difícil escolher qual deles se adequa mais ao nosso organismo. Um dos mais conhecidos é a L-carnitina, que, apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo e estar presente em uma série de alimentos, pode ser suplementada – sempre com a orientação de um médico especialista, é claro.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse suplemento, nós convidamos a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela) para explicar tudo sobre o uso e os benefícios reais da L-carnitina para o corpo. A seguir, você entenderá o que é, para que serve, quem pode e quem não pode usar o suplemento, a melhor forma de ingeri-lo e 5 opções das melhores L-carnitinas do mercado. Vamos lá?

Aproveite para conferir a nossa lista dos melhores Whey Protein!

Entenda o que é e para que serve a L-carnitina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é e para que serve a L-carnitina?

Também conhecida como vitamina B11, a L-carnitina é produzida naturalmente pelo corpo, bem como adquirida no consumo de determinados alimentos, especialmente os de origem animal. Por isso, o suplemento, segundo a nutricionista, é uma opção para quem prioriza uma alimentação mais natural.

“A L-carnitina é formada por dois aminoácidos encontrados nos músculos, porém a quantidade necessária deve ser adquirida via alimentação (facilmente encontrado). As fontes de L-carnitina são de origem animal, como carnes, peixes, produtos lácteos e soja. Por isso, para pessoas vegetarianas/veganas, a suplementação pode ser um aliado”, explica Bruna.

Para quem a L-carnitina é indicada e para quem não é?

Popularmente conhecido como um suplemento que ajuda no emagrecimento, a L-carnitina pode até auxiliar na busca por menos quilos na balança, mas não faz nenhum milagre. A nutricionista Bruna Ribeiro alerta para a importância de o consumo ser feito orientado por um profissional adequado, além de estar aliado a outras boas práticas na busca por resultados satisfatórios.

“Pode ser utilizado com o foco em emagrecimento, porém, sempre de forma individualizada e orientado por um nutricionista. E claro, sempre associado a uma alimentação equilibrada e saudável e práticas regulares de atividade física. Sozinho, esse suplemento não terá funcionalidade”, alega.

A nutricionista explica que a L-carnitina aumenta a beta oxidação, ou seja, auxilia no transporte de ácidos graxos até as mitocôndrias, favorecendo a oxidação e, junto com esse transporte, auxilia na melhora da concentração. A L-carnitina é considerada, portanto, um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo.

Procurando termogênico? Conheça 15 opções para comprar!

Quais os benefícios do uso do suplemento L-carnitina?

O uso da L-carnitina deve ser aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. Segundo a nutricionista Bruna Ribeiro, alguns benefícios reais da suplementação são o aumento da performance e resistência nos treinos, e auxílio na queima de gordura. Confira abaixo:

  • Auxilia na queima de gordura;
  • Melhora a concentração;
  • Reduz os riscos de doenças cardíacas;
  • Aliado no ganho de massa magra;
  • Retarda a fadiga;
  • Menos dor pós-treino;
  • Melhora a capacidade cognitiva e as funções cerebrais;
  • Atenua os efeitos do envelhecimento.

Quando a L-carnitina deve ser ingerida?

O uso e a forma de consumo da L-carnitina devem ser prescritos por um profissional, que irá considerar a dieta, intensidade e regularidade dos treinos para a recomendação. A nutricionista Bruna Ribeiro alerta que o momento ideal para ingerir o suplemento depende do objetivo e individualidade do paciente e, por isso, a importância da orientação especializada.

Ela ainda traz um alerta para quem se alimenta de substâncias animais e vegetais:

“Pode ser utilizado como pré-treino ou intra-treino, associado ao estilo de vida (jejum), como melhora de performance ou até emagrecimento. Importante: pessoas que possuem uma alimentação onívora devem se atentar à quantidade utilizada, por ser um nutriente facilmente encontrado nos alimentos”.

Creatina líquida, em capsulas ou em pó: saiba como tomar o suplemento!

Como escolher e qual a melhor L-carnitina?

Com o auxílio da nutricionista Bruna Ribeiro, e de olho nos produtos mais buscados no site, nós criamos uma lista com 5 opções de L-carnitina com qualidade reconhecida pelo nosso time de especialistas. Abaixo, você encontrará produtos com excelente custo-benefício e, também, os melhores do mercado, com as características de cada suplemento, para escolher aquele que melhor se encaixa no seu bolso e objetivo final.

1. L-carnitina NewNutrition

Uma das opções com melhor custo-benefício do mercado, a L-carnitina NewNutrition não tem ingredientes ou vitaminas adicionais, sendo mais pura. O uso recomendado pelo fabricante é de quatro cápsulas por dia, sendo duas pela manhã e duas antes da principal refeição do dia, acompanhadas da ingestão de líquidos.

Características da L-carnitina NewNutrition:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 120 cápsulas
  • Dose: 500mg por cápsula
  • Não tem sabores

2. L-carnitina 2000 Cromo

Disponível em tabletes, a L-carnitina 2000 Cromo é ideal para quem busca praticidade na hora de tomar o suplemento. Um dos seus diferenciais é a presença de outros nutrientes por dose, como vitaminas B1, B2, B5, B6 e picolinato de cromo. Está disponível em dois tamanhos: 60 e 120 tabletes.

Características da L-carnitina 2000 Cromo:

  • Tipo: Tablete
  • Quantidade: 60 ou 120 tabletes
  • Dose: 500mg por tablete
  • Outros nutrientes: vitaminas B1, B2, B5, B6 e picolinato de cromo
  • Não tem sabores

Conhece o óleo de melaleuca? Veja os benefícios do tratamento natural.

3. L-carnitina 2000 Probiótica

Disponível em quatro sabores, a L-carnitina 2000 Probiótica tem uma fórmula mais completa, uma vez que entrega outros benefícios, como vitaminas B1 e B5, na sua composição. Por ser líquido, o suplemento facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo, além de ter um excelente custo-benefício.

Características da L-carnitina 2000 Probiótica:

  • Tipo: Líquida
  • Quantidade: 400ml
  • Dose: 2g em 30ml
  • Outros nutrientes: vitaminas B1 e B5
  • Sabores: açaí com guaraná, laranja, morango e pêssego

4. L-carnitina Vitafor

Fonte de vitamina B6, que auxilia no funcionamento do sistema imune, no metabolismo energético e no metabolismo de proteínas, a L-carnitina Vitafor é recomendada para quem pretende iniciar o uso do suplemento, devido à baixa dosagem sugerida pelo fabricante.

Características da L-carnitina Vitafor:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 60 cápsulas
  • Dose: 500g por cápsula
  • Não tem sabores

5. Acetil L-carnitina Now Foods

Isento de qualquer ingrediente de origem animal, o suplemento Acetil  L-carnitina Now Foods é um dos tops de linha da categoria e recomendado para quem busca reforçar a energia celular, além de ser ideal para vegetarianos e veganos. Possui três tamanhos: 50, 100 ou 200 unidades.

Características da Acetil L-carnitina Now Foods:

  • Tipo: Cápsula
  • Quantidade: 50, 100 ou 200 cápsulas
  • Dose: 500g por cápsula
  • Não tem sabores

Proteína vegana: conheça seis opções do suplemento natural.

Ficou interessado? Nós te ajudamos a comprar!

Agora que você já tem mais informações sobre o suplemento L-carnitina, o Buscapé, seu assistente de compras, ajuda a fechar essa compra. Caso o valor ainda esteja acima do que você pode pagar, é possível criar um Alerta de Preço para ser avisado por e-mail ou WhatsApp quando o preço do produto couber no seu bolso.

E mais: com o Buscapé, você tem Cupons de Desconto e Cashback. Esses e outros benefícios podem ser usados em milhares produtos, claro!

Quer saber como aproveitar todas as vantagens do Buscapé? Confira tudo aqui no guia!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!