Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

A placa-mãe H61 é um modelo custo-benefício para quem não tem um grande orçamento para montar um setup.

Esse componente de entrada conta com a plataforma LGA 1155, um soquete voltado para processadores antigos, mas que ainda dá conta do recado. O principal destaque dessa placa lógica é o seu preço mais acessível no mercado.

Além do suporte aos processadores de gerações passadas, a placa-mãe Intel H61 também conta com gráficos simples. Na conectividade, é possível encontrar um menu variado e que consegue dar conta dos principais periféricos necessários para o PC.

Nas linhas a seguir, você encontra as principais características do modelo.

A placa-mãe H61 é um modelo mais antigo, mas sua plataforma consegue trabalhar operações mais simples (Foto: Shutterstock )

Um dos modelos encontrados no mercado é a placa-mãe H61 da Easy Memory. O modelo conta com memória RAM DDR3 e tem suporte para até 16GB. Sua expansão conta com slots PCI-e e também quatro conectores SATA 3Gb/s de armazenamento.

Para quem a Placa-Mãe H61 é indicada?

A placa-mãe H61 é um modelo mais antigo, com isso, é possível encontrá-la no mercado com um preço mais acessível.

Quem está com o orçamento apertado e deseja adquirir uma placa de circuito impresso capaz de oferecer um bom suporte aos demais componentes do computador, pode optar pelo produto.

Esse modelo, no entanto, tem suas limitações. Com isso, é necessário compreender que o seu uso está associado a tarefas mais básicas. Mais adiante, conheça as principais especificações do modelo e entenda os benefícios e limitações de seus componentes.

Soquete e chipset

O Intel H61 Express, da placa-mãe H61, é um modelo descontinuado pela fabricante, mas que ainda apresenta performance suficiente e suporte a uma boa quantidade de interfaces.

Esse chipset é conhecido no mercado e um dos seus principais destaque é a promessa de boa performance. Mas é necessário estar atento que o bom desempenho não está ligado somente a este componente.

Assim, é preciso escolher os demais componentes com boa qualidade.

O processador escolhido para montar o seu setup é alocado no soquete da placa-mãe. No caso da Intel H61, o soquete da CPU é um LGA 1155. Esse modelo possui um perfil de entrada e também é um pouco antigo no mercado.

Com isso, é possível justificar o seu preço mais acessível. Porém, é necessário ter em mente que optar por um modelo com orçamento de melhor custo-benefício, estará abrindo mão de um alto desempenho.

Processadores suportados

O soquete LGA 1155 da placa-mãe H61 é baseado nas arquiteturas Sandy Bridge e Ivy Bridge. Com isso, há suporte aos processadores Intel Core i3, i5 e i7 de segunda ou terceira geração.

Além da família Core, Pentium e Celeron, mas atenção que o soquete deve ser compatível ao da placa-mãe. Outro fator que justifica o seu preço acessível é a compatibilidade com componentes de desempenho mais antigos.

Para efeito de comparação, a Intel já está, até então, em sua 12ª geração.

Gráficos de processador

A placa-mãe Intel H61 é capaz de sustentar gráficos simples. O seu suporte é ao HD Graphics 2000/3000, da segunda geração Intel, e HD Graphics 2500/4000 da terceira geração. Possui suporte ao ATX 11, Quick Sync Video, Clear Video HD Technology e Insider.

Conectividade

Conectores são importantes para quem usa muitos periféricos (Foto: Shutterstock)

Na parte de conectividade, a placa-mãe H61 não deixa a desejar. Mesmo com o seu perfil simples, o painel traseiro da placa-mãe apresenta um menu completo com dez conexões que são distribuídas em saídas de vídeo, áudio, porta de rede e entradas USB.

A placa-mãe trabalha com um combo jack completo de áudio, sendo uma conexão line-in, de entrada, uma line-out, de saída, e um mic-in para o microfone.

Na parte de vídeo, há duas portas: uma VGA e uma HDMI. Na conexão de rede há uma RJ-45. Por fim, suas conexões USB, que são seis no total, são compatíveis com USB 2.0.

Conectores on-board

Uma série de conectores compõem a placa-mãe Intel H61. Entre os encaixes de energia é possível encontrar um 24-pin ATX, sendo o principal, e um 4-pin ATX 12V. Na parte USB há dois conectores, sendo que um é 2.0 e o outro 1.1.

No armazenamento, há quatro conectores Sata. O on-board ainda é composto por um encaixe de áudio, um para o painel frontal, um conector speaker, uma conexão para o CPU fan e um conector de depuração LPC DEBUG.

Expansão

A arquitetura da placa-mãe H61 possui dois slots PCI-E. O componente trabalha com um PCI Express X16 Gen 3.0 e um PCI Express X 1 Gen 2.0.

As gerações dos barramentos dessa placa-mãe são um pouco antigas, o que pode tornar a experiência de uso um pouco limitada. Isso porque o barramento mais atual, até então, está na geração 5.0.

Assim, é necessário ter atenção na hora de escolher uma placa de vídeo que seja compatível com esses slots.

Áudio

Na parte de áudio, a placa-mãe Intel H61 trabalha com seis canais de áudio com o driver Realtek ALC662. Na prática, essa configuração atende aos requisitos para desempenhar um bom papel.

Os seus canais suportam o formato PCM de 16/20/24 bits para solução de áudio de 5.1 canais. Isso significa que é possível obter uma boa experiência em jogos.

Arquitetura

A arquitetura de uma placa-mãe define o tamanho do componente. Consequentemente, é uma informação que define o tamanho do gabinete usado para montar o PC. A placa-mãe H61 é construída no padrão MicroATX, ou seja, tem um tamanho compacto.

Esse modelo de placa lógica possui tamanho ideal para gabinetes menores. Apesar do tamanho reduzido, isso não interfere em sua funcionalidade e processamento das informações dos demais componentes.

Para manter uma boa ventilação na placa-mãe Intel H61, o ideal é usar apenas um dos slots PCI-E.

Vale a pena comprar a Placa-Mãe H61 1155?

Por ser uma opção que oferece compatibilidade com gerações muito antigas dos processadores da Intel, a placa-mãe H61 pode não ser uma opção muito interessante de compra.

Isso porque suas especificações técnicas acabam limitando o uso, mesmo para operações básicas. O soquete 1155 baseado nas arquiteturas Sandy Bridge e Ivy Bridge está defasado.

Mesmo com o valor mais acessível, o produto entrega baixa performance para a atualidade, pensando nos principais programas e jogos de PC. Isso se dá também devido a DDR3 compatível com a placa.

Essa opção de memória RAM não alcança eficiência para executar os trabalhos de armazenamento de arquivos e descompactação de documentos no PC com velocidade.

Com isso, podemos concluir que a placa-mãe Intel H61 não é uma boa opção de compra. O ideal é que o consumidor busque por modelos que sejam compatíveis com opções mais recentes de processadores.

  • Para te ajudar nessa, conheça uma alternativa de preço semelhante logo abaixo!
Carregando comparador...
Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Carregando artigos...
Publicidade