Com o aumento do preço dos eletrônicos e peças de computadores, os consumidores passaram a buscar peças de gerações anteriores como boa opção de custo-benefício, e entre essas temos a placa de vídeo RX 5700 XT, da AMD.

Na época em que foi lançada, a GPU era uma das melhores do mercado, e, mesmo em 2021, ainda consegue rodar vários jogos com configurações gráficas altas. Por isso, é uma boa opção de compra para aqueles consumidores que não veem necessidade de investir em GPUs da última geração.

Confira a seguir a nossa análise técnica da RX 5700 XT e veja sua ficha técnica, desempenho em jogos e melhores preços para comprá-la aqui no Brasil.

Especificações técnicas da RX 5700 XT

Design da RX 5700 XT é bem simples (Foto: Reprodução/AMD)

A RX 5700 XT é uma placa de vídeo indicada para rodar jogos em 1440p com excelente qualidade gráfica. Ela possui 8GB de memória VRAM e interface de 256 bits. Sua velocidade de memória é de 14Gbps e a largura de banda é de 448GB/s, requisitos que a colocam como uma das melhores GPUs do mercado.

Ao todo, a placa tem 19,51 Tflops de potência, com cerca de 160 unidades de textura, 40 unidades computacionais e uma frequência que chega a 1905Mhz no modo boost. É uma ficha técnica excelente que faz jus à toda a potência da placa de vídeo.

A fabricante destaca que a RX 5700 XT tem compatibilidade com o PCI Express 4.0, que alcança o dobro de largura de banda comparado a versão 3.0. Além disso, a memória em formato GDDR6 garante ainda mais desempenho nos jogos, enquanto o processador busca entregar toda essa performance aliada a menos gasto de energia.

Desempenho da RX 5700 XT em jogos

5700X XT tem tecnologias para melhorar a qualidade gráfica do jogo (Imagem: Reprodução/AMD)

Nos jogos, a RX 5700 XT não decepciona. Conforme já citado, ela foi feita pensando em rodar jogos na resolução 1440p. A placa possui tecnologia Radeon Image Sharpening, que usa a função de contraste adaptativo (exclusivo da GPU) para deixar os gráficos ainda mais nítidos. Isso sem impactar no desempenho!

Outra tecnologia que melhora o gráfico dos jogos é o FidelityFX, um pacote de efeitos de pós-processamento que servem para “aliviar” a carga da GPU ao renderizar alguns elementos. Já com o AMD FreeSync, a RX 5700 XT tem seu desempenho sincronizado com a taxa de atualização do monitor, evitando tremidos e cortes na imagem.

Falando do desempenho da placa, temos que considerar que o restante das peças do computador também impactará na performance. Usando como base um PC que possui um processador AMD Ryzen 5 3600, por exemplo, tem SSD e conta com 16GB de memória RAM, o FPS médio que a GPU consegue em jogos com gráficos no alto ou ultra é o seguinte:

  • Assassin’s Creed Valhalla: aproximadamente 75 FPS
  • Battlefield 5: aproximadamente 100 FPS
  • PUBG: aproximadamente 140 FPS
  • Star Wards Jedi Fallen Order: aproximadamente 110 FPS
  • Metro Exodus: aproximadamente 75 FPS
  • Red Dead Redemption 2: aproximadamente 60 FPS
  • Death Stranding: aproximadamente 130 FPS
  • Horizon Zero Dawn: aproximadamente 80 FPS
  • Watch Dogs Legion: aproximadamente 60 DPS

Desempenho da RX 5700 XT em renderização

A RX 5700 XT também é uma excelente placa para renderização (Foto: Reprodução/AMD)

Além de boa para jogos, a RX 5700 XT é uma excelente placa de vídeo para trabalhos de renderização, e inclusive conta com um plugin da AMD para o Blender, um dos softwares mais famosos da área.

Apesar do desempenho excelente, testes do site GPU Benchmark mostram que ela apresenta performances um pouco inferiores à RTX 2070, por exemplo, uma placa premium da Nvidia lançada em 2018.

Consumo de energia da RX 5700 XT

A placa 5700 XT da AMD tem um consumo de 350W (Foto: Reprodução/AMD)

A RX 5700 XT tem um consumo médio de 350W, conforme citado pela fabricante, mas é recomendado que a fonte seja de pelo menos 600W para aguentar a placa e o restante das peças do computador. Claro, a potência certa da fonte também depende do restante da configuração do PC. Os 600W são o mínimo recomendado para evitar problemas.

A fabricante não informa a temperatura máxima suportada pela placa, mas, em testes de desempenho com jogos pesados e gráficos altos, o calor pouco passa dos 60°, mostrando que a AMD fez um ótimo trabalho na refrigeração da RX 5700 XT.

Conclusão

A RX 5700 XT foi lançada em 2019, mas em pleno 2021 consegue rodar vários jogos em configurações altas, e ainda é uma busca constante dos consumidores que querem um bom custo-benefício no mercado de GPUs premium da geração anterior.

Sua principal concorrente é a RTX 2070, mas geralmente o modelo da AMD tende a ser encontrado em preços mais “camaradas”, e até entrega um desempenho melhor em vários jogos. No entanto, o modelo da Nvidia leva a melhor em renderização, além de contar com a tecnologia de Ray Tracing. Veja o comparativo entre as duas opções.

Como todos os componentes eletrônicos, a placa da AMD teve um aumento considerável de preço, e um dos motivos dos altos preços das placas de vídeo é a febre da mineração. Com isso, mesmo sendo uma opção custo-benefício entre as GPUs da geração passada, ainda espere preços consideravelmente salgados para ela.

Algumas opções mais baratas são a RX 5500 XT e a RX 570, enquanto a RX 580 pode ser uma boa alternativa, já que o desempenho é quase igual. Veja a nossa lista com as melhores placas de vídeo da AMD para 2021. Se você também está aberto a opções da Nvidia, veja as nossas indicações das melhores GPUs Nvidia de 2021.