Antes de adotar um cachorro, é fundamental que você esteja preparado para recebê-lo, seja ele um cachorro filhote ou um cachorro adulto. Entre os itens essenciais para o enxoval do cãozinho estão a coleira, ração, comedouro, bebedouro, tapete higiênico, dedeira, pasta de dente, shampoo, condicionador, toalha, escova para pelos, brinquedos, caminha, casinha e caixa e transporte. Parece muito, né? Mas não é!

Para te ajudar a não esquecer nada, preparamos uma lista com tudo o que você precisa comprar antes de ter um cachorro. Afinal, o novo integrante da família merece, além de amor, conforto. Dá um Busca e confira!

Leia também: 10 produtos para cachorro que todo dono deve ter

Veja o que é preciso para ter um cachorro! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Coleira para cachorro

A coleira é o primeiro item do enxoval para cachorro

A coleira é um dos itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um dos primeiros itens para comprar ao montar um enxoval para filhote de cachorro, ou mesmo para um cachorro adulto, é a coleira para cachorro. Atualmente, é possível encontrar com facilidade opções fabricadas em diversos materiais, modelos e estampas. Sua seleção, entretanto, deve levar em conta a funcionalidade.

O ponto fundamental para fazer a escolha mais assertiva diz respeito à indicação e à função da coleira, já que cada porte, raça e comportamento dispõe um tipo específico. Após isso, você pode optar pela estampa que mais lhe agrade. Os principais tipos encontrados no mercado, são a coleira plana ou tradicional, o enforcador, a peitoral e a anti-puxão ou easy-walk.

Veja mais: Coleira para cachorro: veja os principais modelos e entenda para que servem

Ração para cachorro

A ração é um item obrigatório do enxoval para cachorro

A ração é um dos itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A ração para cachorro é presença obrigatória na lista do enxoval para cachorro. A cada dia que passa, elas estão diversificadas no mercado e, por isso, é preciso ter atenção para escolher o melhor tipo para o seu cão. O ideal é optar pela ração que seja recomendada para a idade, o porte e a raça do pet.

Também existem opções indicadas para animais com necessidades especiais, como aqueles com problemas renais ou diabetes, por exemplo. É fundamental estar atento ao valor nutricional, aos ingredientes e se o produto possui substâncias nocivas em sua fórmula, como corantes e conservantes artificiais ou transgênicos. Hoje em dia, as rações para cachorro estão divididas em Standard, Premium e Super Premium.

Leia também: Ração para cachorro: confira as 9 melhores rações para cães

Veja mais: Sachê para cachorro: qual é a melhor ração úmida?

Comedouro e bebedouro para cachorro

O comedouro e o bebedouro são itens importantes do enxoval para cachorro

O comedouro e o bebedouro são itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ao se pensar em o que comprar antes de ter um cachorro, o comedouro e o bebedouro devem ser lembrados. Como existe uma grande variedade desses produtos no mercado, é importante ter cuidado com alguns pontos, como o material com o qual o modelo é feito, o tamanho e sua funcionalidade.

Sobre o material, o comedouro e o bebedouro podem ser encontrados em inox, plástico, alumínio e cerâmica. Quanto ao tamanho, devemos ter atenção à altura, diâmetro e a capacidade. Já sobre a funcionalidade, existem opções automáticas, lentas, interativas, elevadas e ergonômicas. Fique atento, também, à altura dos potes e ao local onde eles devem ser colocados.

Veja mais: Comedouro para cachorro: qual é o melhor para cães?

Leia também: Bebedouro para cachorro: qual é o melhor para cães?

Tapete higiênico para cachorro

O tapete higiênico é um item fundamental do enxoval para cachorro

O tapete higiênico é um item do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O tapete higiênico para cachorro é um item fundamental na casa de tutores de pets, especialmente para quem vive em apartamento ou em casas sem espaço adequado eles fazerem suas necessidades. Ele é prático, além de ser fácil para ensinar ao cão, pois alguns contam com aroma atraente aos animais.

Atualmente encontrado em duas versões, uma lavável e outra descartável, o aconselhado é optar por um modelo que consiga absorver o máximo de líquido possível, pois de nada adianta um tapete vaze com apenas um xixi. Você também deve estar atento às dimensões e em como o tapete deve ser higienizado, no caso dos modelos laváveis.

Leia também: Tapete higiênico para cachorro: vale a pena comprar?

Veja mais: Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico?

Escova e pasta de dente para cachorro

A escova e a pasta de dente são itens de higiene do enxoval para cachorro

A escova de dente e a pasta são itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Muitos podem considerar exagero, mas a escovação dos dentes do cachorro é indicada por todos os veterinários, além de ser indispensável para uma boa saúde bucal. E não é só por conta do mau hálito, mas pela formação de placas e tártaros, que podem causar problemas mais sérios, como até mesmo a perda dos dentes.

Existem tipos diferentes de escova de dente e pasta para cachorro. As escovas podem ter cabo longo, indicadas para cachorros maiores e mais agitados, dedeiras, para cães pequenos e dóceis, ou ter formato de brinquedo. Também existem vários tipos de pastas, que variam de acordo com o sabor, os ingredientes e as necessidades especiais.

Shampoo, condicionador e toalha para cachorro

O shampoo, o condicionador e a toalha são itens para o banho do enxoval para cachorro

O shampoo, o condicionador e a toalha são itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Dar banhos no cachorro regularmente previne problemas de saúde, além de ser parte do tratamento para cães alérgicos. O shampoo para cachorro é essencial na manutenção do pelos e nascimento de novos, mantendo, inclusive, a pele em boas condições. Já o condicionador hidrata os pelos, especialmente em cachorros de pelo comprido.

É importante que esses produtos não tenham cheiro forte e sejam produzidos com materiais hipoalergênicos. Atualmente, existem opções variadas no segmento, com produtos para todos os tipos de pelagem. As toalhas, por último, devem ser produzidas com material suave, para que não prejudiquem a pele e o pelo do cachorro.

Escova para pelos de cachorro

A escova para pelos é um item importante do enxoval para cachorro

A escova para pelos é um item do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Escovar os pelos do seu cachorro é uma forma de cuidar da saúde do seu melhor amigo, pois o ato desembaraça e remove os pelos mortos, melhorando a respiração da pele do pet. A escovação ainda evita a proliferação de fungos e bactérias e estimula o nascimento de novos pelos. E como existem cachorros de portes e raças diferentes, existem escovas que se adaptam aos pelos diversos.

Os tipos mais comuns de escova para cachorro são as de cerdas, de aço, de pino, as rasqueadeiras e os pentes. Cada um desse tipo apresenta modelos indicados para diferentes tamanhos de pelos, dos curtos aos mais longos, dos mais finos aos mais grossos, dos lisos aos ondulados. Nesse sentido, é importante que o tutor saiba escolher a melhor escova de acordo com a pelagem do pet.

Veja mais: Escova para cachorro: qual é a melhor para cães?

Brinquedos para cachorro

Os brinquedos são itens de lazer do enxoval para cachorro

Os brinquedos são itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Cachorros que ficam sozinhos têm tendência a ficarem ansiosos. Uma forma de evitar esse problema é com o uso de brinquedos para cachorro. Eles são ótimos para entretê-los, além de deixá-los mais ativos e, com isso, mais felizes. Portanto, os brinquedos não são itens supérfluos, mas indispensáveis para a qualidade de vida do cão.

Os brinquedos ainda atuam estimulando os sentidos cognitivos do cachorro, estimulando-o física e mentalmente. Os mais comuns encontrados atualmente são as bolinhas, discos, bichos de pelúcia, cordas, mastigadores e, ainda, os interativos, que são os mais indicados.

Leia também: Brinquedo para filhote: qual é o melhor para cachorro?

Veja mais: Brinquedo para cachorro: qual é o melhor modelo?

Confira aqui: Brinquedo para cachorro hiperativo: confira as 10 melhores opções

Caminha e casinha para cachorro

A caminha ou a casinha são itens para o conforto do enxoval para cachorro

A caminha e a casinha são itens do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando você pensa no que precisa para cuidar de um cachorro, a caminha e a casinha para cachorro vêm logo ao pensamento. Elas são fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida do pet. Por isso, é preciso comprar os modelos mais adequados para que o seu amigo descanse com conforto e segurança.

Nesse caso, deve ser levado em consideração fatores como o tamanho, já que elas precisam ter espaço para que o cão fique em pé e dê uma volta sobre o corpo, o formato, o modelo e o material em que são produzidas, além do porte e da idade do animal.

As caminhas podem ser encontradas em modelos de almofadão, ninho, iglu, divã, e podem ser impermeáveis ou não. Já as casinhas são encontradas em plástico, madeira ou tecido. Antes de comprá-la, é importante ter em mente o local em que ela vai ficar, pois alguns materiais não são bons para ficarem expostos ao sol e à chuva, como o tecido, por exemplo.

Leia também: Caminha para cachorro: como escolher o melhor modelo?

Veja mais: Casinha de cachorro: qual é o melhor modelo?

Caixa de transporte para cachorro

A caixa de transporte é um item para viagens do enxoval para cachorro

A caixa de transporte é um item do enxoval para cachorro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Item obrigatório em transportes coletivos, como ônibus e avião, a caixa de transporte para cachorro é essencial para a segurança do pet. Ela é encontrada em modelos indicados para todos os tipos e tamanhos de cães, dos menores aos maiores, dos filhotes aos idosos.

Existem modelos, inclusive, que trazem acessórios que facilitam o transporte, como pote de água e alça ergonômica. É fundamental prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar a caixa para transporte, como o tamanho (altura, profundidade e diâmetro), o material de produção, o conforto e, principalmente, se ela é segura.

Veja mais: Caixa de transporte para cachorro: como escolher a melhor para cães?

Leia também: O que é preciso para viajar com um cachorro?

Leia também: