Saber o que é backup é mais do que uma necessidade. Deveria, na verdade, ser considerado um conselho de ouro para todas as pessoas. Se todo mundo soubesse a real importância em fazer backup de maneira regular, muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas. Afinal, esse processo consiste em uma cópia de segurança de arquivos e documentos armazenados em seus dispositivos.

Esse termo em inglês é usado não somente por empresas, mas também por pessoas que guardam arquivos de imagens, vídeos e uma série de outros documentos que podem estar não apenas no computador, como também na nuvem ou hospedados em redes online como no caso do Google Drive e Dropbox, por exemplo. Dá um Busca para entender o que é o backup e as alternativas para confirmar o processo de maneira satisfatória.

Se você está procurando informações sobre backup porque sua máquina já tá no fim da sua vida útil, temos algumas listas que podem te ajudar a escolher um notebook novo. Dá uma olhada!

Afinal, o que é backup?

O backup permite que você faça uma cópia de segurança de dados (Foto: Shutterstock)

Antes de colocar a mão na massa e manter seus documentos seguros, é importante entender o que é o backup de uma maneira geral. Ele nada mais é do que uma cópia de segurança de suas informações a partir de um dispositivo de armazenamento. Ou seja, tudo aquilo que você guarda em seu celular, tablet e notebook para estudar, trabalhar e outros! O mesmo vale para sistemas, como aplicativos, jogos e demais softwares.

O processo consiste em fazer uma cópia de segurança, de maneira que esses dados possam ser devidamente restaurados, evitando eventuais perdas de conteúdos originais por acidente, por exemplo – e, também evitar muito sofrimento e lágrimas por perder àquelas fotos que você tanto gosta das férias passadas. E, acredite: isso pode acontecer até mesmo nos melhores notebooks do mercado e melhores celulares!

Onde fazer o seu backup?

O backup pode ser feito em diferentes locais físicos ou na nuvem (Fonte: Shutterstock)

Existem muitos caminhos interessantes para que você faça backup dos dados que considere importantes em notebook ou outros dispositivos. Ou seja, ele pode ser feito por meio do uso de mídias físicas, (como CDs, DVDs e até mesmo pendrives). Outra alternativa bastante usada nos dias de hoje, até mesmo pela facilidade de acesso posteriormente, são ambientes na nuvem. Além disso, o backup é um processo comum em determinados aplicativos: um bom exemplo é o backup no WhatsApp. Isso sem contar a realização de backup no Windows, IPhone e processos para armazenamento seguro de fotos e vídeos que estejam em seu smartphone!

Temos um artigo aqui no Buscapé que ensina como fazer backup, se quiser conferir.

O backup na nuvem

A cópia de segurança na nuvem permite facilidade para acesso dos dados (Foto: Shutterstock)

É possível fazer uma cópia de segurança na nuvem e facilitar bastante não apenas sua vida como garantir boas práticas de segurança! Nesse caso, é necessário enviar os dados para um determinado servidor remoto que, posteriormente, poderá ser facilmente acessado pela internet. Ou seja, é uma solução que permite usar o espaço de armazenamento de outro dispositivo. Boas opções para realizar o backup na nuvem são o Google Drive, Dropbox, One Drive, iCloud e outros. Para que o processo seja bem sucedido, é interessante que o backup seja realizado do notebook conectado a uma rede Wi-Fi ou outros dispositivos.

Backup no Windows

O Windows possui diversos recursos de backup (Foto: Shutterstock)

Aqui, o termo comumente usado é cópia de segurança do Windows. Há várias maneiras de fazer isso como a confirmação do backup manual (onde o usuário decide os arquivos e configurações que são enviados para uma mídia removível ou rede local), o backup por meio do recurso de transferência fácil do próprio Windows, o Centro de Backup e Restauração (geralmente presente em versões anteriores do sistema operacional) ou optar pelo Assistente do Windows para transferência dos arquivos e configurações (opção existente no Windows Server 2003/2000 e XP).

Backup de iPhone

O iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem desenvolvido pela Apple (Foto: Shutterstock)

Outra opção de backup que pode fazer toda a diferença é no sistema operacional iOS. Aqui é válido lembrar que todo o processo de armazenamento terá como destino o serviço do iCloud, que é o serviço de nuvem desenvolvido pela Apple. Outra alternativa é recorrer ao uso do iTunes em seu iPhone ou iPad.

Backup de fotos e vídeos em seu dispositivo móvel

Fazer uma cópia de segurança no celular permite liberar espaço e preservar arquivos importantes (Foto: Shutterstock)

Se você não quer passar pelo trauma de perder suas fotos e vídeos prediletos ou quer liberar espaço em seu celular, o backup é um processo mais do que necessário! Nesse caso, o serviço mais usado é o Google Fotos – mas, a má notícia é que em 2021 o serviço passará por mudanças. Nesse caso, todas as fotos e vídeos em backup que tenham qualidade elevada ficarão restritos ao armazenamento gratuito de 15GB disponível pela conta do Google.  As mudanças passarão a valer a partir de 1º de julho de 2021 e, a alternativa é recorrer à assinatura do Google One se houver necessidade de maior espaço.

Alguns softwares indicados para fazer backup

Alguns softwares permitem tornar o processo de backup mais intuitivo e ágil (Foto: Shutterstock)

Não sabe exatamente como fazer backup em seus dispositivos? Uma boa alternativa é recorrer aos softwares que tornam esse processo mais intuitivo, bem como optar pelos assistentes nativos que pertencem aos diferentes sistemas operacionais do mercado. A recomendação de usar essas ferramentas é que eles oferecem criptografia, agendamento e até mesmo automatização na hora de sincronizar com a nuvem e os mais variados dispositivos. Confira abaixo algumas sugestões:

  • EaseUS Todo Backup
  • Ferro Backup System
  • Macrium Reflect
  • Cobian Backup
  • AOMEI Backupper Standard
  • Paragon Backup & Recovery
  • Acronis Backup
Leia mais sobre