O Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR traz o processador Intel Core i5 de 11ª geração, além de SSD de 256GB, memória RAM de 8GB DDR4 2666MHz e placa de vídeo integrada Intel Iris Xe Graphics G7, formando assim um excelente conjunto focado em produtividade. Mas, além de toda a performance, o que me chamou atenção nesse notebook foi a tela Full HD de 15,6”, excelente para assistir a filmes.

O Samsung Book X30 NP550XDA apresenta traços retos e bom acabamento (Imagem: Mosaico)

O Samsung Book X30 NP550XDA traz o equilíbrio ideal para quem não possui necessidade de uma placa de vídeo dedicada. Ou seja, ele tem boa performance, aguenta bem o uso do dia a dia, com diversas abas abertas no Chrome e programas rodando em paralelo. Mas não é um notebook indicado para jogos pesados e aplicativos que demandam alta performance, como Autocad, Revit e outros do gênero.

Quem busca um notebook para estudos ou para trabalho vai ficar satisfeito com esse Samsung. Ele possui trackpad espaçoso e que não irrita a ponta do dedo ao usar, seu teclado apresenta teclas grandes, no padrão ABNT-2 e conta com teclado numérico. A tela Full HD é espaçosa, com ótima definição e brilho. Ao utilizar documentos e tabelas, o conteúdo é nítido, com letras bem definidas e que agradam a visão.

Sua construção adota o padrão que a Samsung já vem implementando em alguns outros modelos, como o X50. Corpo todo em plástico, com acabamento cinza metálico, sua traseira é lisa com o logo da Samsung inserido ao lado direito e bordas razoavelmente finas em torno da tela. O notebook é muito fino e surpreende pela leveza, pesando apenas 1,81kg.

E, como de praxe na linha atual da Samsung, esse modelo agrada pela praticidade na hora dos upgrades. Ele possui slots independentes na parte inferior que podem ser facilmente acessados para inserir um pente extra de memória RAM no primeiro slot, ou um HDD ou SSD do tipo SATA no segundo slot. A Samsung até mesmo entrega uma case para o SSD com parafusos inclusos, para facilitar a instalação.

O Samsung Book X30 possui slots independentes na parte inferior que podem ser facilmente acessados (Imagem: Mosaico)

Agora vamos elencar uma nota para este Samsung Book X30. Antes de começar, é importante mencionar que nosso processo de avaliação é transparente e você pode conferir quais são os critérios que adotamos ao analisar produtos. Sendo assim, confira aqui como avaliamos notebooks no site!

Prós e contras

Prós

O primeiro e mais chamativo ponto positivo do Samsung Book X30 é a tela, que entrega resolução Full HD e ótimo ângulo de visão mesmo sendo um painel do tipo TN. A tela possui bom balanço de cores, mas, por ser um painel antirreflexo, ainda possui um pouco do aspecto lavado.

A bateria também é um destaque positivo. Em testes realizados, o notebook demorou aproximadamente quatro horas para entrar em modo de economia de energia, mesmo com uso intenso. Tornando-se assim uma boa opção para quem passa bastante tempo longe da tomada.

Como já mencionado, o design das portas inferiores para expansão de memória e armazenamento são também um destaque positivo. Este modelo já vem de fábrica com SSD de 256GB, o que ajuda muito a torná-lo mais rápido, principalmente ao iniciar o sistema. Mas caso você queira inserir mais armazenamento, poderá fazer isso por conta própria de maneira simples e sem afetar a garantia.

Contras

Embora eu tenha mencionado anteriormente que este modelo é bom para o consumo de mídias, há um ponto negativo nesse aspecto. A tela é muito boa, porém as saídas de som são abafadas e o áudio não é limpo. Ele possui aspecto metalizado, típico de componentes de baixa qualidade. Mesmo no volume máximo, o som decepciona, sendo melhor optar por utilizar fones de ouvido.

Outro ponto negativo é a webcam de resolução VGA. Mesmo com softwares de aprimoramento a qualidade em videochamadas é muito ruim, a imagem é escura e passa a impressão de pertencer a um notebook de dez anos atrás.

A construção dele, embora seja muito bonita, decepciona por ser totalmente em plástico. Quem tem a mão mais pesada terá que se ponderar ao digitar, pois o teclado apresenta leve balanço. Em poucos dias de teste isso não passou de um incômodo, mas meu medo é que ao longo do tempo isso possa acabar afundando teclas ou prejudicando algum componente interno.

O que vem na caixa?

Conteúdo da caixa do Samsung Book NP550XDA (Imagem: Nicollas Bento)
  • Notebook Samsung Book NP550XDA-KF2BR
  • Fonte e cabo de força
  • Manual do usuário e termo de garantia
  • Case para instalação de HDD ou SSD com parafusos

Design e Construção

Este é um modelo clean, com traços retos, um notebook fino e que consegue passar uma sensação de elegância e novidade, embora seja totalmente construído em plástico.

Aparência externa do Samsung Book NP550XDA (Imagem: Mosaico)

Ele possui cor cinza, de aspecto metálico e seu teclado, assim como a fina moldura em torno da tela são na cor preta. Seu trackpad é grande e proporciona um bom espaço de apoio para as mãos ao digitar.

O notebook possui as seguintes medidas:

Espessura: 1,8cm / Largura: 35,9cm / Profundidade: 24,1cm / Peso: 1,86kg

É, portanto, um notebook denso. Ele passa a sensação de robustez, o que é muito bom, mas não é o mais fácil de transportar. Ao lado esquerdo, o Samsung Book NP550XDA-KF2BR possui as seguintes conexões:

  • Entrada para o conector de energia
  • RJ-45 para conexão de rede cabeada
  • HDMI
  • USB-A 3.0
  • USB-C
  • Entrada P3 para fone de ouvido
Este é o lado onde a maioria das conexões está concentrada (Imagem: Mosaico)

E do lado direito temos as seguintes conexões:

  • Trava de segurança para notebook
  • USB-A
  • Entrada Micro SD
Por aqui temos o diferencial do Micro SD (Imagem: Mosaico)

A quantidade de conexões para o uso cotidiano é bastante razoável. É possível inserir um conector de teclado e mouse em uma das entradas USB e ainda assim ter mais uma livre, além da conexão USB-C. Para fotógrafos e demais profissionais que utilizam SD Card, o fato da entrada ser Micro-SD, sem precisar do adaptador, já será um bom avanço perante a grande maioria dos demais notebooks.

Mas vale ressaltar que a conexão USB-C presente não é Thunderbolt, sendo assim não é possível carregar o notebook através dela.

Desempenho

O Samsung Book NP550XDA-KF2BR conta com processador i5 de 11ª geração que, combinado à velocidade do SSD, oferece usabilidade fluida, sem travamentos e sem telas de carregamento demoradas.

Porém, o notebook é voltado para quem não pretende fazer uso de programas gráficos, afinal sua placa integrada Intel Iris não oferece bom desempenho gráfico. E alinhado a isso está também o baixo desempenho para jogos.

Em meus testes, tentei jogar Smite, porém o desempenho foi sofrível. Em uma partida, era impossível acompanhar os movimentos de câmera. Em um jogo online como este que necessita atenção e agilidade, o notebook não permite uma boa jogabilidade.

Captura de tela em uma partida de Smite, na qual o notebook travava muito (Imagem: Reprodução/Smite)

Então embora este modelo possua um processador de ponta, minha indicação é que o público que busca um notebook para lazer opte por uma versão superior.

Ficha técnica do Samsung Book X30

Custo-benefício

O Samsung Book NP550XDA-KF2BR é definitivamente um bom notebook para estudos, trabalho e consumo de mídia. Ele conta com boa configuração, seu processador é eficiente, memória RAM  suficiente e seu SSD garante boa velocidade. Embora possua apenas 256GB de armazenamento, sendo indicado o upgrade posterior.

Pelo atual preço, em torno de R$ 4.599, ele é uma boa escolha no segmento. Diversos notebooks com configurações similares ou até mesmo inferiores estão mais caros. Porém, para quem deseja um modelo com maior desempenho gráfico, fica a nossa indicação por investir um pouco mais em um modelo superior, seja um modelo propriamente gamer ou pelo menos um com placa de vídeo dedicada.

Caso esteja interessado em um notebook gamer, Recomendo que confira essa lista contendo os melhores notebooks gamer com GTX 1650. E caso prefira conferir outro Samsung, você pode se interessar pelo novo Galaxy Book S.

Produtos similares

O Samsung Book X30 encontra-se em uma categoria repleta de novos modelos, pois é voltado para o grande público que busca desempenho intermediário para navegação na internet e tarefas do dia a dia. Então caso queira ficar de olho em mais alguns para uma melhor comparação de preços, esses são os que eu sugiro:

Dell Inspiron 15 3000 15-3511

Este modelo da Dell conta com configurações semelhantes, como o processador Intel Core i5 de 11ª geração, placa de vídeo integrada, 8GB de memória RAM e SSD de 256GB.

Como diferencial está seu design, que utiliza a tampa do monitor como suporte, levantando o notebook e deixando o teclado com maior ergonomia além de respiração. Mas vale destacar que este modelo não traz entrada USB 3.0.

Acer Aspire 5 A514-54-52TY

Contando com as mesmas configurações do anterior, assim como do Samsung Book X30, este modelo da Acer é bem equilibrado, ideal para estudo, trabalho e uso da internet.

Seu diferencial está na tela de 14”, menor do que os outros modelos apresentados e com isso, seu corpo também é mais compacto e leve, pesando apenas 1,9kg. E sua traseira na cor Safari Gold torna o notebook com aspecto premium, muito elegante.

Asus VivoBook X513EA-BQ2782W

A terceira opção é este notebook Asus, que assim como os demais, possui processador i5 de 11ª geração, 8GB de RAM, SSD de 512GB e placa integrada.

Seu design possui o tipo de abertura convencional, para quem não curte este outro tipo de tampa que levanta e conta com acabamento na cor azul na traseira, trazendo um aspecto mais único e moderno.

Um diferencial dele está no painel IPS, que possui maior ângulo de visão e definição clara. Ele possui entrada USB 3.0, sendo assim uma excelente opção.

O Samsung Book X30 vale a pena?

Localizado na categoria que mais cresce no Brasil, a de notebooks intermediários, o Samsung Book i5 possui pontos de destaque e pontos negativos. Como já mencionado, sua tela, suas portas de fácil acesso para upgrade são diferenciais positivos. Já a qualidade de sua webcam, do alto-falante e a construção, principalmente na área do teclado, tornam o modelo pouco indicado. Ainda mais se você trabalha com muitas reuniões virtuais e precisa de boa qualidade de vídeo e som.

Ainda mais considerando que, no momento, ele está em uma faixa de preço superior às outras alternativas que mostrei aqui, então ele pode então valer a pena agora. Porém, é importante mencionar que preços de eletrônicos costumam flutuar.

O que está mais caro hoje pode estar mais barato amanhã e é por isso que oferecemos as ferramentas de Alerta de Preços e Histórico de Preços do Buscapé. Assim, você pode definir qual faixa de preço pode pagar, assim como acompanha a flutuação de preços em um aparelho que você queira.

Fechando nosso review, o desempenho do Samsung Galaxy Book X30 NP550XDA-KF2BR é bom, com processador e memória RAM que dão conta de funcionar para o dia a dia sem travamentos e os problemas apresentados podem ser resolvidos com a compra de periféricos, como uma webcam e caixa de som dedicada. Com isso, minha nota para o Samsung Book é 7.