O notebook Samsung Book X30 vale a pena? Bom, para começar a responder essa pergunta, sabemos que a marca dispensa apresentações aqui no Brasil nas suas linhas de televisão, eletrodomésticos e, é claro, notebooks. Então, para começar, é uma marca bem confiável.

Para entender melhor o Samsung Book X30 é importante saber que ele tem processador Intel Core i5, HD de 1TB e 8GB de memória RAM.

Trata-se de um modelo intermediário que garante um dia a dia tranquilo para o usuário, respondendo bem a programas do cotidiano, mas não é o mais adequado para jogos e programas mais pesados.

Nós aqui do Buscapé fizemos uma análise cuidadosa da ficha técnica e dos recursos deste notebook Samsung. Quer saber se o Samsung Book X30 é bom? Veio ao lugar certo!

Leia Também: Notebooks mais vendidos em novembro de 2020: MacBook Air faz sucesso

Ficha Técnica

  • Tamanho da tela: 15.6" LED antirreflexiva
  • Resolução da tela: HD (1366 x 768 pixels)
  • Processador: Intel Core i5-10210U (6MB L3 Cache)
  • Velocidade do processador: 1.6GHz até 4.2GHz
  • Memória RAM: 8GB DDR4 (8GB x1) 2 slots (1 livre)
  • Armazenamento: 1TB HDD (5400RPM) 1 slot m.2 (livre) / 1 baia 2.5" (ocupada)
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics
  • Bateria: especificação não informada
  • Portas USB: 2x USB-A/ 1x USB-C
  • Portas de vídeo: 1x HDMI
  • Portas de rede: RJ45 (LAN)1
  • Portas de áudio: 1 conector combinado de fone de ouvido/microfone
  • Entrada para cartão SD: MicroSD / Multi-media / Card Reader
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth
  • Teclado retroiluminado: não
  • Tela sensível ao toque: não
  • Dimensões (LxPxA): 35.9 x 24.2 x 1.89cm
  • Peso: 1,94kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design e construção

É claro que quando falamos em um bom notebook devemos esperar grande portabilidade, uma qualidade que o Samsung Book X30 entrega muito bem. Suas medidas são de 35.9 x 24.2 x 1.89cm, com um peso de pouco menos de 2kg. Isso significa que ele é fácil de levar para a escola ou para o trabalho.

Samsung Book tem um desempenho para agradar pela velocidade no dia a dia (Divulgação/Samsung)

O acabamento em prata ou em branco é bem bonito e moderno. A construção tem ainda tampas inferiores que facilitam o acesso à parte interna, tornando a expansão da memória ou a troca do HD tarefas muito mais simples.

Tela

A tela de LED de 15,6 polegadas tem resolução HD (1366 x 768 pixels), com tratamento antirreflexo. Consumidores mais exigentes certamente preferem uma tela full HD (1920 x 1080 pixels), mas para quem busca um computador para os estudos ou o trabalho esse não é um detalhe que faça do Samsung Book X30 uma má escolha.

As bordas da tela são bem finas, apenas 6,7mm, o que ajuda a experiência de imersão nos conteúdos de quem curte assistir a um bom filme ou maratonar as séries preferidas no notebook.

Bordas finas da tela do Samsung Book X30 favorecem a sensação de imersão nos conteúdos (divulgação Samsung)

Desempenho

O processador do Samsung Book X30 é o Intel Core i5 i5-10210U, de 10ª geração. Ele possui 4 núcleos físicos e 4 threads, clock de 2,6GHz, mas que pode chegar até 4,2GHz.

O que isso significa? Que a máquina tem desempenho muito bom para as tarefas do dia a dia e que dá até para encarar alguns jogos e programas mais pesados.

O armazenamento é feito por um HD de 1TB, mas vale ressaltar que instalar um SSD, uma forma de armazenar arquivos mais rápida que o tradicional HD, pode deixar o desempenho ainda melhor. Nada que atrapalhe uma boa experiência com o Samsung Book X30, no entanto. A memória RAM é de 8GB.

Outro detalhe a ser levado em conta é a placa de vídeo integrada, a UHD Graphics, também da Intel. Ela apresenta um rendimento muito bom para o dia a dia, mas tem limitações. Afinal, ela não tem memória dedicada, e sim compartilhada.

Samsung Flow é um dos recursos do notebook que facilita a conexão com smartphone (Divulgação/Samsung)

Ah, não podemos esquecer também dos recursos Samsung Dex e Samsung Flow, que facilitam a conexão entre o notebook e o smartphone. Você pode, por exemplo, espelhar o seu celular no notebook, visualizar fotos e responder mensagens na tela grande. Legal, né?

Bateria

A quantidade de células de bateria não é informada pela Samsung. Em média, um notebook nesta categoria tem autonomia de cerca de três horas longe das tomadas em funcionamento normal.

O Samsung Book X30 é um modelo intermediário com processador Intel Core i5, HD de 1TB e 8 GB de RAM (Divulgação/Samsung)

O preço praticado pelo mercado brasileiro para o Samsung Book X30 está dentro de uma faixa comum para a categoria intermediária por volta de R$ 3.300. Ou seja, você vai aproveitar a internet, serviços de streaming, programas como os do pacote Office e muito mais por um preço justo.

Alerta de flutuação de preço: Esses preços estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade. Compare as ofertas no Buscapé e use nosso histórico de preços ou ative o alerta de preços para saber qual é o melhor momento de comprar o seu notebook

Considerações finais

O Samsung Book X30 é uma excelente máquina para o seu dia a dia e para curtir filmes, séries e até jogos que não exijam tanto da máquina. As facilidades de espelhamento do celular (que hoje guarda boa parte dos nossos dados) também tem potencial para agradar.

Se esse é o uso que você espera do notebook, ele é uma excelente opção de compra. No entanto, se você espera rodar programas mais pesados ou jogos de última geração, procure uma máquina com uma configuração um pouco mais robusta.

Quer saber mais sobre notebooks? Veja outros artigos aqui no Buscapé!

Ofertas do Samsung Book X30:

Conheça o canal do Buscapé no YouTube:

Leia Também:

Leia mais sobre