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Quem tem notebook sabe o quão chato é não conseguir se conectar à Internet. Os problemas para que isso esteja acontecendo podem ser vários, mas em grande parte das vezes são simples de se resolver. Por isso, o Buscapé preparou um artigo com algumas dicas com possíveis causas e soluções que você pode fazer quando passar por essa situação.

Reunimos os problemas mais comuns que causam os problemas de conexão em um notebook, desde você estar com o seu Wi-Fi desligado até mesmo possíveis bugs na configuração do roteador. Veja, a seguir, as nossas dicas.

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Wi-Fi do notebook está desligado

Pode parecer simples, mas em grande parte das vezes o problema é que simplesmente o Wi-Fi está desligado. Às vezes nos acostumamos tanto a ligar o notebook e a conexão sem fio sempre estar ativada que, quando acontece de ela desligar sozinho por algum motivo, não percebemos.

Ligar o Wi-Fi do notebook é fácil. Você pode fazer isso por uma combinação de teclas, essa que varia dependendo do aparelho. Geralmente, a combinação é “FN” e algum dos botões entre F1 e F12, basta você olhar qual possui o símbolo de uma pequena conexão ou antena.

No entanto, se isso não funcionar, você pode ir direto nas configurações e ligar. Basta digitar “Wi-Fi” no campo de busca do Windows e entrar na opção que aparecer. Lá você pode clicar no botão de ativar a sua rede sem fio e, depois, escolher quais das conexões deseja acessar.

O Wi-Fi pode ser ligado direto nas configurações do Windows 10. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

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Sinal fraco do Wi-Fi

Quando você está conectado ao Wi-Fi, é possível ver o nível do sinal no próprio símbolo da conexão, que fica ali perto do relógio do Windows. Se você está com problemas de velocidade e esse símbolo está dando como “fraco”, então talvez seja necessário você começar a usar seu computador mais perto do roteador, pois provavelmente está em uma distância maior do que a suporta por ele.

Sinal do Wi-Fi fraco pode ser um indicador de roteador pouco potente. (Foto: Shutterstock/Cristian Gutu)

Além disso, também é possível que isso seja causado pela quantidade de paredes entre você e a conexão. Lembre-se que, quanto mais paredes tiver, mais o sinal será “barrado” até chegar em você. O ideal é que o roteador seja colocado em um ponto central da casa, assim consegue enviar sinal para todos os cômodos de forma igual.

Se você já fez isso e o sinal continua fraco, talvez esteja na hora de você investir em um novo roteador. A dica que damos é comprar um roteador mais potente com mais de uma antena, focado em oferecer uma cobertura de sinal maior. Dê uma olhada em algumas sugestões de roteadores que preparamos.

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Interferência no sinal

Em casas que usam muitos equipamentos sem fio, pode acontecer de ter algumas interferências de sinal quando os dispositivos usarem a mesma frequência de transmissão de ondas. Neste caso, existem duas saídas, a primeira delas é você começar a usar o notebook conectado a um cabo de rede.

Problemas de interferência? Tente usar o cabo de rede. (Foto: Shutterstock/Artem Oliinyk)

Além de resolver a interferência de sinal, você também terá uma conexão mais rápida, tendo em vista que irá eliminar qualquer problema relacionado a distância da sua máquina até o roteador. O próprio aparelho também consegue receber mais dados pela entrada RJ-45 (Ethernet) do que por transmissão sem fio.

Se você não pode ou não quer usar uma conexão cabeada, então a solução será investir em um novo roteador que seja dual-band. Esses modelos trabalham com conexões em duas frequências diferentes: 2,4 GHz e 5 GHz. Assim, você pode evitar qualquer problema com interferência causado por outros aparelhos.

Bug na configuração do roteador

Se você já tentou de tudo e mesmo assim a sua conexão continua com problemas, então pode ser que o seu roteador esteja com algum bug de configuração. É justamente por isso que, ao ligar no suporte da sua operadora de Internet, a primeira coisa que eles pedem para você fazer é para você desligar ele, esperar 15 segundos e ligar novamente. Normalmente essa reinicialização conserta grande parte dos problemas.

Reiniciar o modem ou roteador pode resolver a maioria dos bugs. (Foto: Shutterstock/boyhey)

Pode ser que o causador disso tudo seja alguma configuração que não esteja certa no seu roteador. Se você tiver um pouco de conhecimento com a configuração básica desses equipamentos, pode apertar o botão "Reset" que existe neles para voltar suas configurações como vieram de fábrica, e assim configurar novamente.

Caso você não tenha conhecimento nesta área, será necessário ligar na sua operadora e pedir para que eles façam esse tipo de configuração. Lembre-se, tentar fazer isso sem saber pode piorar ainda mais a situação.

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