Logo Buscapé
Logo Buscapé

As GeForce MX230 e MX150 são duas placas de vídeo dedicadas (GPU) de entrada fabricadas pela NVIDIA para notebooks. Assim como nos computadores de mesa, a GPU tem um processador dedicado para a renderização de gráficos em tempo real. Ou seja, a peça é essencial em um notebook para jogos ou trabalhos com edição de vídeo.

Para saber qual é a melhor placa de vídeo, o Buscapé comparou as duas GPUs. Na análise da ficha técnica de cada uma, verificamos a data de lançamento, o desempenho em jogos e em programas para designers, como Adobe Photoshop e Adobe Premiere. Confira, a seguir, qual placa é a melhor.

Leia também: Melhor notebook custo-benefício em 2020: veja 7 modelos para comprar

A NVIDIA GeForce MX150 é uma placa de vídeo básica, mas poderosa

A NVIDIA GeForce MX150 é uma placa de vídeo que foi lançada em 2017 como uma espécie de versão móvel da GeForce GT 1030 para desktops, que usa a arquitetura Pascal, uma tecnologia que proporciona maiores eficiência energética e um desempenho.

Entre as especificações estão 384 núcleos e barramento de memória de 64 bits fabricados em 14 nm. As taxas de clock e desempenho, no entanto, são um pouco maiores que a GT 1030 para desktop.

O que significa tudo isso? Que a MX150 tem a configuração suficiente para elevar o nível de processamento gráfico do notebook, melhorando bastante a experiência gamer. Ela também é uma boa pedida para designers e profissionais que trabalham com vídeos.

Um bom exemplo de notebook com essa placa de vídeo dedicada é o Dell Inspirion 15 7000. Confira as ofertas aqui no Buscapé:

A NVIDIA GeForce MX230 é uma placa de vídeo mais nova e moderna

Em 2019 a NVIDIA anunciou novas placas de vídeo, entre elas a GeForce MX230, que também utiliza a arquitetura Pascal e tem os mesmos 384 núcleos que a MX150, mas recebeu atualizações de GPU Boost, OpenGL e OpenCL, o que, em teoria, pode ser traduzido como ganho de performance.

Outro ponto em comum entre as duas placas é o fato de serem modelos de entrada, ou seja, têm boa performance e preço reduzido. Contudo, quem busca uma performance realmente alta precisa investir em um modelo mais poderoso.

Se você quiser exemplos, veja a nossa lista com algumas das melhores placas de vídeo do mercado, mas se preferir um notebook com a MX230, Dá um Busca no Asus VivoBook X512FJ:

Qual placa de vídeo é melhor para designers e para jogos?

Apesar de ser uma placa mais recente, a MX230 perde para a MX150 nos testes de Benchmark realizados por sites especializados, como é o caso do GPU User Benchmark. Este tipo de teste mensura o desempenho das placas de vídeo.

Com mais velocidade de processamento e menor consumo de energia, a MX150 é uma melhor opção de compra para designers ou para quem necessita de um rendimento mais alto da performance gráfica. Então, se você é editor de vídeos ou fotos, vale mais a pena escolher a MX150.

Há ainda testes específicos para jogos, que medem a quantidade de frames por segundo que as placas conseguem processar. Nestes testes, o jogos são rodados em baixa, média e alta qualidades.

O rendimento da MX150 é melhor na maioria dos games, mas a MX230 fica perto e até leva vantagem em alguns jogos. Veja os quadros:

GTA 5

Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)

Overwatch

The Witcher 3

Fortnite

Fontes: GPU User Benchmark, Laptop Media, Noteboock Check, Noteboock Check MX150, Noteboock Check MX230

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!