Comprar um notebook com o melhor custo-benefício pode ser uma tarefa complicada, já que os preços estão bem altos até em modelos mais básicos. As melhores marcas de notebook do mercado, como Samsung, Acer, Dell e Lenovo, estão sempre lançando laptops com novas e boas configurações. Mas como saber qual melhor notebook custo-benefício?

Aqui, escolhemos os modelos de notebook custo-benefício com configurações que compensam o preço. Na lista a seguir, você confere 10 modelos de notebooks que não vão deixar você na mão e valem muito a pena!

Samsung Book X30

Esse notebook custo-benefício de entrada da Samsung tem uma configuração bem razoável pelo seu preço baixo. Para começar, ele usa o processador intermediário Intel Core i5 de 11ª geração, a mais recente da marca.

Seus 8GB de memória RAM são perfeitamente adequados para uso básico, o que significa que dificilmente sua máquina vai travar mesmo usando mais de um programa ao mesmo tempo ou trabalhando com muitas abas. Claro, se você tentar rodar algo muito pesado ou que exija processamento gráfico, ele pode travar.

Sua tela tem resolução Full HD, o que garante qualidade para ver filmes e séries. O armazenamento fica por conta de um SSD de 256GB, que pode não ter muito espaço, mas garante que o sistema vai voar e o note ligará em segundos.

Por que o Samsung Book X30 foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD tem ótimo tamanho e qualidade de imagem para assistir a aulas, vídeos, filmes ou séries
  • Armazenamento em SSD de 256GB garante a velocidade do sistema
  • 8GB de memória RAM dá mais liberdade para usar várias abas ou programas simultaneamente

Lenovo IdeaPad S145 (82DJ0003BR)

Outra linha de dispositivos que conta com diversos modelos é a IdeaPad S145, da Lenovo. Entre os melhores notebooks custo-benefício, o que se destaca atualmente como é a versão equipada com processador Intel Core i5 - com velocidade de até 3,6GHz -, 8GB de memória RAM e armazenamento em SSD de 256GB.

Isso significa que ele vai te permitir uma ótima performance em trabalhos leves, podendo até mesmo rodar alguns programas pesados, contanto que não exija muito deles. Por outro lado, sua tela é apenas em resolução HD, não tão indicado para filmes e séries.

Quer saber mais sobre o notebook custo-benefício? Analisamos o modelo aqui no Buscapé e te convidamos a conferir o review completo desse Lenovo Ideapad S145!

Por que o Lenovo Ideapad S145 (82DJ0003BR) é um dos melhores notebooks custo-benefício em 2021:

  • Tela de 15,6 polegadas é um bom tamanho de tela
  • Memória RAM de 8GB permite abrir muitas abas no navegador
  • Armazenamento em SSD garante melhor performance

Lenovo IdeaPad 3i 82BS0001BR

Que tal um notebook custo-benefício intermediário para quem quer trabalhar, estudar e que ainda rode alguns jogos que não são tão pesados? Se esse é o modelo que você procura, conheça um pouco mais do Lenovo IdeaPad 3i 82BS0001BR.

Seu processador é um Intel Core i5 de 10ª geração com memória RAM de 8GB, armazenamento SSD de 256GB e placa de vídeo dedicada GeForce MX330. Essa placa que roda jogos leves, ainda que não seja a melhor opção para games muito pesados.

Além disso, o design é ultrafino (excelente para levar para o trabalho ou para a sala de aula) e o preço é bem bacana para quem não tem um orçamento suficiente para comprar um top de linha, mas não abre mão de uma máquina versátil e com excelente capacidade de processamento.

Por que o Lenovo Ideapad 3i (82BS0001BR) foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Boa configuração para trabalhos do dia a dia
  • Placa de vídeo dedicada para rodar jogos e programas de edição não tão pesados
  • É leve e ultrafino, excelente para quem leva o notebook na mochila com frequência
  • Bom preço pelo conjunto de componentes

Asus VivoBook 15 X513EA-EJ1314T

Um notebook custo-benefício de configuração avançada que mais do que compensa o seu preço um pouco mais alto do que a maioria desta lista. O Asus VivoBook 15 tem um processador i7 da 11ª geração, a última da Intel, um chip avançado que dará conta de tarefas pesadas.

São 16GB de memória RAM, tamanho excelente e que significa que é muito difícil esse notebook travar. Seu SSD de 512GB, além de ter um bom espaço, também ajuda nesse aspecto e garante que seu sistema operacional Windows abrirá em segundos. A tela é Full HD, boa resolução para notebooks.

Só um detalhe importante: esse notebook custo-benefício tem placa de vídeo integrada ao processador, não dedicada. Isso significa que ele não é indicado para rodar games pesados ou programas de edição de vídeo e renderização.

Por que o Asus VivoBook 15 é um bom notebook custo-benefício?

  • SSD de 512GB tem bom espaço e torna o computador mais rápido
  • Vem equipado com processador potente de geração atual, oferecendo melhor performance
  • O 16GB de memória RAM estão acima da maior parte dos notebooks

Asus X509

O quarto notebook que compõe nossa lista de notebooks com melhor custo-benefício em 2021 é o Asus X509. Trazendo design bem tradicional da categoria e especificações intermediárias, o modelo é recomendado para usuários que desejam um dispositivo um pouco mais poderoso do que os considerados de entrada.

A razão disso é pela presença de um processador Intel Core i5 de 10ª geração e dos 8GB de memória RAM. Ele também pode estar em qualquer lista de melhor notebook custo-benefício 2020 por conta de sua performance.

Se quiser entender melhor o papel desse componente na sua máquina, temos um guia de como escolher a memória RAM ideal para o seu notebook.

Assim com outros modelos dessa lista de melhor notebook custo-benefício, o Asus X509 conta ainda com uma tela simples que pode decepcionar usuários mais exigentes. Porém, ela ainda é capaz de reproduzir filmes e séries com boa qualidade, já que são 15,6 polegadas em resolução HD, podendo ser uma boa opção para fãs da marca.

Por que o Asus X509 é um dos melhores notebooks custo-benefício 2021?

  • Tela de 15,6 polegadas com bom tamanho de tela
  • Memória RAM de 8GB permite ter muitas abas abertas no Google Chrome
  • Armazenamento em HD de 1TB tem bom tamanho para guardar arquivos

Acer Aspire 5 (A514-54-568A)

Entrando na lista de notebooks Acer com o melhor custo-benefício, o Aspire 5 também é uma boa opção. Esse modelo da marca tem tela em resolução Full HD de 14 polegadas, e as especificações técnicas podem agradar.

Ele tem um processador Intel Core i5 de 11ª geração em conjunto com 8GB de memória RAM e SSD de 512GB garantem alto desempenho em tarefas mais pesadas. Assim sendo, não podíamos deixá-lo de fora da lista de melhores notebooks custo-benefício 2021.

Por que o Acer Aspire 5 (A514-54-568A) é um dos melhores notebooks custo-benefício 2021?

  • Tela de 14 polegadas tem boa resolução Full HD
  • Memória RAM de 8GB permite abrir muitas abas no navegador e trabalhar com alguns programas pesados
  • Armazenamento em SSD oferece melhor performance para ligar o PC e abrir arquivos

Dell Inspiron 5000 (i1415-5502-M20S)

Com diversas opções no catálogo da fabricante, essa versão equipada com processador Intel Core i5 de 11ª geração pode ser interessante para quem busca um aparelho para atividades simples, como estudar ou trabalhar.

Voltando a esse modelo de notebook custo-benefício o diferencial desse aparelho em relação ao anterior é o SSD instalado de fábrica. A tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD é suficiente para ter um bom espaço para trabalhar sem abrir mão da portabilidade.

Além disso, você pode usar o notebook para jogar já que ele possui a placa gráfica dedicada GeForce MX250. Mas vale lembrar que essa placa permite aproveitar jogos mais simples ou antigos, já que se trata de uma placa de menor performance.

Com 8GB de memória RAM, a ficha técnica não é muito poderosa e pode não ser ideal para usuários mais exigentes. Contudo, o notebook ganha bastante velocidade por conta do SSD de 256GB já instalado na máquina.

Dica: se o que você quer é um notebook para estudar, temos uma lista totalmente dedicada a modelos bons e baratos. Também fizemos um ranking das melhores opções de notebook para trabalhar.

Por que o Dell Inspiron 5000 (i15-5502-M20S) foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Placa de vídeo dedicada permite aproveitar jogos e usar alguns programas de edição mais pesados
  • Processador Intel Core i5 de 11ª geração oferece boa performance
  • Armazenamento em SSD oferece maior velocidade na hora de ligar o computador

Acer Aspire Nitro 5 (AN-515-54-528V)

O sexto item da lista de melhores notebooks custo-benefício é mais um notebook da Acer, só que agora voltado para o público gamer. Ele traz um Intel Core i5-9300H como chip, 8GB de RAM e armazenamento híbrido: HD de 1TB e SSD de 128GB.

Por se tratar de um notebook gamer, o Acer Aspire Nitro 5 conta com uma GeForce GTX 1650 como placa de vídeo dedicada e uma tela de 15,6 polegadas em Full HD. O conjunto garante desempenho em jogos mais pesados e qualidade de imagem.

Você também pode conferir nossa lista de notebooks gamer Acer se quiser ver mais opções da marca para jogar. Ou, se gostou desse modelo e quer se aprofundar nele, recomendamos que dê uma olhada em nosso review completo desse modelo de Acer Aspire Nitro 5.

Por que esse modelo do Acer Aspire Nitro 5 é um dos melhores notebooks custo-benefício do ano?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD garante boa qualidade de imagem, além de bom tamanho para jogos e filmes
  • Memória RAM de 8GB permite jogar a maioria dos games de PC atualmente
  • Armazenamento híbrido permite ligar o PC e abrir seus jogos favoritos rapidamente, mas sem perder capacidade de armazenamento para o restante dos arquivos
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1650 permite rodar a maioria dos jogos atuais em média ou boa qualidade

Samsung Galaxy Book S

Talvez o notebook perfeito para trabalhar, a nova linha da Samsung apostou na portabilidade com esse modelo. Como dissemos em nossa review do Samsung Galaxy Book S, o notebook comete alguns sacrifícios, como a remoção das portas USB-A e HDMI. Do mesmo modo que os MacBooks da Apple.

Em relação às configurações, esse modelo porta processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM, com opções de SSD com 256GB ou 512GB de espaço para armazenar arquivos. Isso é o suficiente para usar programas simples e executar trabalhos rotineiros sem que o notebook trave.

Além disso, seu tamanho e design finos possibilitam que o leve para trabalhar em qualquer lugar, sendo uma das melhores opções para levar em viagens. Vale lembrar que sua conectividade com outros aparelhos da Samsung por meio dos apps Flow e DeX o tornam uma das melhores alternativas para quem já é cliente da marca.

Por que o Samsung Galaxy Book S é um bom notebook custo-benefício:

  • Portabilidade permite o levar consigo para trabalhar em qualquer lugar
  • Combinação de SSD e memória RAM fazem com que ele seja muito difícil de travar
  • Alta conectividade com outros aparelhos da Samsung

Acer Aspire 3 A315-23-R215

Pra finalizar a nossa lista temos um dos melhores notebooks gamer custo-benefício. O Acer Aspire 3 A315-23-R215, agrada tanto quem quer ótimo investimento quanto quem busca alto desempenho.

O dispositivo vem equipado com um poderoso processador: o AMD Ryzen 7 3700U. Aliando um chip de boa qualidade a um SSD de 512GB, uma memória RAM de 12GB e uma placa de vídeo de boa qualidade como a GeForce GTX 1660 Ti, você terá uma configuração suficiente para garantir alta performance em atividades de edição de vídeo, softwares de engenharia e também para rodar os jogos mais atuais.

Um ponto negativo é que apesar das configurações poderosas, o monitor é apenas HD, o que pode incomodar quem espera as melhores experiências visuais. No entanto, isso ajuda a “segurar” um pouco o preço, que tende a ser bem alto por causa das demais configurações.

Vale lembrar que ser um notebook com melhor custo-benefício não significa apenas ser barato, mas sim ser um bom investimento em relação à qualidade do produto.

Por que o Acer Aspire 3 (A315-23-R215) foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Processador AMD Ryzen 7 3700U oferece excelente performance para jogar e usar programas mais pesados
  • Memória RAM de 12GB permite rodar qualquer jogo ou programa pesado
  • Armazenamento SSD alia boa capacidade de armazenamento (512GB) e um melhor desempenho do que um HD
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1660Ti possibilita rodar a maioria dos jogos em excelente qualidade
Leia mais sobreNotebook