Logo Buscapé
Logo Buscapé

Sem dúvidas, o MacBook Pro M1 é um modelo que une potência e resistência, somado a uma bateria com muita autonomia. Após mais de 10 anos, pela primeira vez a Apple lançou um MacBook Pro sem um processador da Intel e trouxe os modelos com o chip M1, os mesmos utilizados na arquitetura dos outros produtos da empresa, os iPhones e os iPads.

Definitivamente, o modelo afasta preocupações com possíveis travamentos. Ideal para quem busca por um notebook com design moderno e precisa de velocidade para tarefas variadas. É possível considerar este modelo um dos melhores para arquitetos que irão utilizar o notebook para AutoCad ou rodar outros tipos de programas mais pesados.

  • Pensando em comprar um MacBook usado? Veja se o investimento vale a pena
  • Precisa tirar print no MacBook e não sabe como? Confira esse tutorial e saiba como fazer uma captura de tela nos notebooks Apple
MacBook Pro M1 apresenta performance de ótima qualidade e promete mais velocidade para as tarefas (Foto: Shutterstock)

Mas, como tudo tem seu preço. O valor do MacBook é elevado e pode assustar alguns consumidores. Abaixo, analisamos a ficha técnica do produto para você descobrir se realmente compensa o preço. Vamos conferir?

Antes disso, veja os diferentes modelos de MacBook Pro M1 existentes no mercado. Você pode encontrar modelos com diferentes combinações de SSD e memória RAM, do mais básico ao mais avançado:

  • MacBook Pro M1 com tela de 13,3 polegadas, 8GB de RAM e 256GB de SSD
  • MacBook Pro M1 com tela de 13,3 polegadas, 8GB de RAM e 512GB de SSD
  • MacBook Pro M1 com tela de 13,3 polegadas, 16GB de RAM e 512GB de SSD
  • MacBook Pro M1 com tela de 14,2 polegadas, 16GB de RAM e 1TB de SSD
  • MacBook Pro M1 com tela de 16,2 polegadas, 16GB de RAM e 512GB de SSD

Tela

O MacBook Pro M1 possui modelos com a tela de 13,3, 14,2 ou 16,2 polegadas, mas todos são telas Retina. É considerada uma das melhores do mercado em nitidez e alta qualidade. O nível de brilho e contraste proporciona facilidade para visualização independente do ambiente. Perfeito para assistir filmes e séries e editar imagens e vídeos, com uma resolução acima do Full HD.

Design e construção

O MacBook Pro é um pouco mais robusto que seu irmão MacBook Air, mas ainda é um notebook muito leve (Foto: Shutterstock)

É fato de que não há o que falar sobre o design dos produtos da Apple, são ricos em beleza e sua estética é premium. O MacBook Pro M1, em especial, é discreto e construído inteiramente em alumínio. Possui um touchpad revestido em vidro.

Tanto o MacBook Pro M1 quanto o MacBook Air M1 são muito parecidos esteticamente, a grande diferença entre eles está na espessura. Os modelos Air entram na lista de notebooks ultrafinos e compactos. Mas vale lembrar que, mesmo um pouco mais robusto que o Air, o MacBook Pro também é interessante para quem viaja bastante e precisa de um notebook pequeno, leve e confiável para levar consigo.

Mas o modelo Air te interessou mais? Então dá uma olhada no review do MacBook Air M1, que também traz todas as especificações completas do produto.

Desempenho

Chegamos ao ponto mais importante do MacBook Pro M1. O desempenho do processador M1 pode ser considerado sinônimo de potência. A velocidade também é o que não falta. Com o chip M1 é impossível reclamar sobre travamentos e lentidão ao iniciar programas, trabalhar com várias abas abertas no navegador e lidar com tarefas mais exigentes.

Além disso, todos os modelos do MacBook Pro M1 contam com uma boa memória e SSD, trazendo ainda mais desempenho para um notebook que já é excelente. O M1 é um chip octa-core, com quatro núcleos focado em performance e quatro em autonomia da bateria. O sistema operacional é o macOs Big Sur na versão 11.

Se você está em dúvidas se a atuação desse MacBook vale a pena para as tarefas que precisa, a resposta é sim! O modelo é capaz de atender desde as tarefas mais básicas até as mais complexas sem nenhum ponto negativo. Por outro lado, não é tão indicado para jogos, já que não possui placa gráfica dedicada a essa tarefa.

Conectividade

O MacBook Pro M1 possui poucas opções de conexão para periféricos (Foto: Shutterstock)

Com relação a conectividade, o MacBook Pro M1 pode deixar a desejar. Conta com apenas duas portas USB (Thunderbolt 3 e DisplayPort), visto que uma será utilizada para carregamento. Além desta, o notebook da Apple também tem entrada de fone de ouvido, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0. Os modelos anteriores apresentam quatro portas USB.

Bateria

Um dos grandes destaques do chip M1: a excelente autonomia da bateria. Conforme a fabricante, o MacBook Pro com o processador M1 pode ter até 20 horas de duração. É claro que pode ocorrer certas variações dependendo do uso e das configurações.

Alternativas ao MacBook Pro M1

Além do MacBook Pro M1, há outras alternativas de notebooks que tenham a ficha técnica parecida. É o caso do Dell XPS 13, que conta com um processador i7 da 11ª geração, com quatro núcleos e oito threads, um ótimo armazenamento com SSD de 1TB e uma tela com resolução UHD 4k de 13,4 polegadas, touchscreen e painel antirreflexivo tipo WVA, que exibe imagens com mais qualidade e fidelidade.

Seguindo com uma outra alternativa da mesma fabricante que o modelo acima, há o notebook gamer Dell G15, uma opção com excelente desempenho e é capaz de rodar jogos mais pesados, somados a uma tela grande, nítida e de boa qualidade.

O Acer Predator Helios 300 tem ótimas configurações e pode ser considerado bem potente. Com processador i7 da 11ª geração, placa de vídeo GeForce RTX 3060, 16GB de memória RAM expansível, SSD de 512GB e uma tela surpreendente Full HD de 15,6 polegadas com painel IPS e frequência de 144Hz. Uma boa pedida para quem precisa de qualidade de imagem para trabalhar ou aproveitar os principais lançamentos de games.

De olho nas variações de preço com as ferramentas do Buscapé

A faixa de preço dos produtos costumam oscilar diariamente devido a inúmeros fatores. Com o Histórico de Preços você pode conferir os valores do MacBook Pro M1 nos últimos 40 dias ou  seis meses, além de configurar um Alerta de Preços para ser notificado quando o produto atingir um valor que cabe no seu bolso. O Buscapé é o seu maior aliado na busca pela melhor oferta!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!