Quem está procurando um notebook novo precisa saber logo de cara que o Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 é um dos mais buscados aqui no Buscapé.

O volume de buscas é tão grande que decidimos analisar mais de perto o modelo e todas as suas principais características.

Afinal, esse é o nosso trabalho como assistente de compras: garantir que a galera está escolhendo bem seus produtos, com informação!

Esse dispositivo é muito indicado para tarefas cotidianas como, por exemplo, trabalho, estudos, navegação na internet e até mesmo para rodar alguns jogos leves.

E, o que mais vale a pena descobrir sobre esse dispositivo? Para sanar de vez suas principais dúvidas, confira os próximos tópicos!

Tela do Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5

O Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 tem abertura 180º, mas peca pela resolução HD e painel TN (Foto: Reprodução / Lenovo)

Vamos começar a falar da tela do Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5. É possível aproveitar a facilidade de uma abertura em até 180°, algo que sempre favorece bastante o ângulo de visão do usuário independente da sua posição. Vale ainda destacar o fato de ela possuir 15,6 polegadas e ser antirreflexiva.

Entretanto, nem tudo são rosas! Até porque aqui temos resolução HD e painel do tipo TN. Portanto, as cores podem propor um aspecto mais “lavado”. Além disso, levando em conta os modelos concorrentes e valor do produto, a resolução é um ponto que deixa a desejar.

Construção e Design

O notebook Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 favorece a mobilidade e é leve (Foto: Reprodução / Lenovo)

No quesito design, o visual do notebook Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 é bem discreto e sóbrio, que na verdade é uma característica presente na linha IdeaPad como um todo.

Sua parte externa é prateada, compondo com a tela e parte interna na cor preta. As teclas também mantêm a tonalidade cinza, e ele conta com um teclado dedicado numérico.

Suas medidas também confirmam que esse é um notebook que favorece a portabilidade, ou seja, pode ser facilmente transportado em sua bolsa ou mochila, por exemplo. Ele tem 1,99 cm de altura, 36,2 cm de largura e 25,1 cm de profundidade.

Além disso, é um notebook relativamente leve, com apenas 1,85kg.

Desempenho

O Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 possui ótima memória RAM e vem com sistema operacional Linux (Foto: Reprodução / Lenovo)

E, claro que esse é um dos pontos mais importante para confirmar se esse é um notebook ideal para seu perfil de uso. Para começar, aqui temos um Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 12GB (RAM) – o que é um bom padrão para um dispositivo intermediário.

Seu processador Ryzen 5 é equivalente ao Intel Core i5, ou seja, dá conta do recado para multitarefas, principalmente para quem costuma usar planilhas em sua rotina, usar várias abas do navegador e ainda quer relaxar com alguns jogos leves – mas, nada de exageros!

Vale lembrar que ele dispõe de uma placa integrada, a Radeon Vega 8, ou seja, ela não foi projetada para jogos com gráficos complexos. Mesmo assim, ela é considerada superior às placas da Intel. Se a sua ideia é trabalhar com edição de vídeos ou imagens, bem como programas 3D, pode ser mais interessante optar por um dispositivo com processador e GPU mais robustos.

Seu armazenamento tem um bom tamanho, ou seja, 1TB em HD. Se você decidir comprar esse notebook, recomendamos que considere instalar posteriormente um SSD, uma vez que irá elevar a memória do seu dispositivo e deixá-lo mais ágil, combinado?

Por fim, aqui vale destacar que o modelo em questão (81V7S00000) dispõe de sistema operacional Linux. Esse é um ponto que também impacta no valor final do produto, deixando-o mais barato. No entanto, é algo que exige atenção, uma vez que boa parte dos consumidores têm preferência pelo Windows de fábrica.

Conectividade

A conectividade do notebook Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 aposta em um conjunto satisfatório de entradas (Foto: Reprodução / Lenovo)

A conectividade do Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 apresenta um conjunto competitivo. Aqui, você poderá contar com uma porta USB 2.0, duas USB 3.1, uma entrada HDMI, entrada para fone de ouvido e microfone e leitor de cartão – portanto, sem grandes inovações. Vale destacar ainda seu suporte para Bluetooth e Wi-Fi.

Bateria

A marca não confirma a autonomia da bateria do notebook Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 (Foto: Reprodução / Lenovo)

O último item que merece ser avaliado na ficha técnica do Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 12GB é a bateria. O fabricante não confirma qual a autonomia total dela, mas indica uma estimativa: cerca de três horas em uso intermediário.

Pelas suas especificações, não é um ótimo desempenho. Por se tratar de uma estimativa apenas, é sempre importante que o consumidor se prepare para lidar com uma autonomia diferente do que indicada.

Afinal, o Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 vale a pena?

Tudo vai depender do seu perfil de uso, mas é bom mencionar que todos os produtos do nicho de tecnologia têm sofrido forte oscilação (para mais) de seus valores finais aqui no Brasil. Isso é fruto da alta do dólar e demais questões críticas, incluindo até mesmo a guerra entre a Rússia e Ucrânia, que impacta diretamente no valor do barril do petróleo. E, pode não parecer, mas isso afeta outros aspectos do mercado, como transporte, insumos e muitos outros. Ou seja, quem sofre é o nosso bolso!

Além disso, o Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 não está em seu melhor momento de compra. Em 6 meses, é possível acompanhar uma curva ascendente de seu valor – de R$ 2.568 para R$ 3.289 (durante a produção desse conteúdo). Por esse valor, é possível encontrar modelos com uma tela de melhor resolução, por exemplo. Entretanto, ainda assim, esse é um bom dispositivo para quem quer melhorar a sua produtividade do dia a dia, principalmente pela sua memória RAM de 12 GB, que é um grande diferencial.

Lembre-se de que você também pode consultar o Histórico de Preços do Buscapé para garantir que vai comprar "na baixa"! E, claro, o Alerta de Preços é o companheiro ideal para facilitar a procura por um preço mais camarada. Saiba mais no vídeo!

Algumas alternativas ao Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5

Caso você ainda não tenha se convencido de que o Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 é o melhor modelo para sua rotina, vale se atentar outros produtos com valores similares na mesma faixa de preço.

O modelo 82MFS00000 tem praticamente as mesmas especificações, mas conta com o diferencial de já vir com SSD de 256GB. No mais, ele vem exatamente com a mesma ficha técnica, ou seja, Linux, tela HD de 15,6 polegadas, Ryzen 5 e placa de vídeo integrada.

Com um valor um pouco mais em conta, o modelo 82MFS00100 se diferencia pela sua RAM de 8GB. É uma opção para quem quer economizar um pouco mais e não faz questão de uma memória maior. Além, claro, de não possuir restrição em relação ao uso do Linux.

Aqui, o cenário é diferente, uma vez que você poderá dar um aporte um pouco maior para obter um armazenamento interno com um SSD de 512GB. Por outro lado, sua RAM é menor, com 8GB. Ele também vem com Windows 11 de fábrica.

Esse dispositivo da Samsung também tem um bom volume de buscas, já que é um intermediário com boas especificações, incluindo seu processador Intel Core i5 de 11ª geração e ainda Tela Full HD, superior às telas dos outros notebooks citados neste artigo.

Ele ainda vem com conexão USB-C e teclado numérico. Como ressalva, existem muitas críticas em relação à sua webcam no padrão VGA, que é bem inferior e entrega pouca qualidade.

Ainda tá com a pulga atrás da orelha? Então você precisa de mais dicas e conteúdos!