Lenovo IdeaPad 3 é bom? Testei o modelo 82MFS00100 com Linux e Ryzen 5
Quer custo-benefício e acha ok usar Linux? Esse Lenovo IdeaPad 3 pode ser para você

Eu uso computadores há décadas e já fiz review de alguns notebooks, mas o teste do Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 foi minha primeira vez usando o sistema operacional Linux. E meus sentimentos são mistos em relação a ele, como você verá no decorrer deste texto.
No mais, conheço bem as configurações desse tipo de dispositivo, um intermediário quase básico com foco em preço baixo e custo-benefício.
Notebooks como o Lenovo IdeaPad 3 têm se tornado mais comuns para oferecer as vantagens de algumas configurações avançadas lado a lado com detalhes mais básicos que tornam o preço mais acessível do que era antigamente.

O processador e a memória RAM são de notebook intermediário - o AMD Ryzen 5 5500U é um chip razoável, e a RAM de 8GB significa que você precisa fazer muito esforço para travar o dispositivo. Isso, claro, se você usá-lo para o que ele foi projetado: editores de texto, planilhas, navegação na internet.
Resumindo, não vai tentar rodar um jogo pesado como Cyberpunk 2077 na qualidade Ultra dos gráficos. Ou mesmo o AutoCAD, comum para arquitetos e engenheiros. O Lenovo IdeaPad 3 não vai dar conta.
Abaixo, você vai vir comigo em uma cuidadosa análise de cada ponto do Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 para decidir se vale a pena comprar. Não tem resposta certa; depende do que você está procurando. Vambora?
Prós e contras
Prós
- Notebook é leve
- Bom processador
- Boa memória RAM
- Tem privacidade de câmera
- Bom touchpad
Primeiramente, as boas configurações de processador e memória RAM. O desempenho do notebook Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 é ótimo. Ele também é fino e leve e tem aquele recurso de privacidade de vídeo, que bloqueia a câmera quando você não está usando usando com um simples clique.
Contras
- Bateria morre rápido
- Sistema operacional é Linux
- Painel da tela é TN
O maior contra é a bateria, que acabou muito rápido com uso comum quando o notebook estava longe da tomada. O sistema operacional Linux, que citei no começo desse texto, é outro ponto relevante. Não é muuuuito difícil de mexer, mas quem está acostumado com Windows desde sempre vai sentir uma diferença. Para finalizar, o painel da tela é TN, que mostra cores mais lavadas. Como uso no dia a dia um notebook com tela IPS e 144Hz de frequência, senti uma queda considerável de qualidade.
- Se você é fã da marca, veja os melhores notebooks Lenovo para comprar!
O que vem na caixa?

- Notebook Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100
- Cabo de energia
- Folheto com guia rápido e informações de garantia
O xis da questão: é difícil mexer no Linux?
Bem, isso é relativo. Confesso que não me tornei um fã. Não é que é complexo. A interface é amigável, em muitos aspectos semelhante ao Windows.
Só que são as pequenas coisas. Eu tive dificuldade para fazer a instalação de alguns programas, entre eles o Google Chrome. Precisei buscar tutorial na internet.
Quando consegui instalar, o navegador simplesmente não funcionava. Tive que usar o Mozilla Firefox que veio com o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100.
Depois, instalei o Slack, aplicativo de mensagens que usamos aqui na empresa, e foi tudo 100%. Funcionou muitíssimo bem. Então, a experiência teve pequenas vitórias também.
A organização de janelas é diferente do Windows, mas o fiel Alt+Tab me salvou para passar de um programa para outro. Do navegador para o Slack, por exemplo.
Entendi que o menu de atividades, sempre presente no canto superior esquerdo, trazia os programas favoritos em uma barra na lateral esquerda da tela enquanto tinha todas as aplicações instaladas ao lado direito, como uma lista de apps. Achei bem fácil de usar.
Dito tudo isso, o Linux que vem no IdeaPad 3 82MFS00100 não é difícil de mexer, mas quem usa o Windows há muito tempo certamente vai sentir a diferença de pequenos detalhes que já se tornaram intuitivos e orgânicos na navegação depois de anos.
- Se esse sistema é um que te agrada, você pode conferir outras opções de notebook Linux sugeridas por nossos especialistas!
O Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 é leve e portátil

Esse é um ponto bem positivo do IdeaPad 3. De cara, percebe-se que o acabamento do notebook é bem simples, seu design não traz grandes destaques.
Porém, o mais importante está lá: é fino e leve, fácil de levar em uma mochila ou case, por exemplo.
- Veja nossas opções de melhor mochila para notebook
Breve parênteses: outro ponto que me agradou no design é a privacidade da câmera. Você consegue fechar com um clique, se for algo com que você se preocupa. Ah, e o touchpad é ótimo e sensível, um dos melhores que já usei.

Voltando ao tamanho, é importante notar que ele não é exatamente pequeno, até porque tem uma tela de 15,6 polegadas. Dispositivos com telas de 13 ou 14 polegadas obviamente ocupam menos espaço.
E, já que toquei no assunto, vamos ao próximo tópico.
Bem, vamos falar sobre a tela
Olha, pode ser uma análise um pouco "injusta" por causa da qualidade à qual estou acostumado. Como falei no início deste review do Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100, o notebook que uso no dia a dia tem tela Full HD com painel IPS e 144Hz de frequência.
Ela é beeeeem melhor do que a tela do IdeaPad 3.
E vou te explicar os motivos, calma. A resolução é a mesma nas duas: Full HD. Atualmente, esse é o padrão da indústria de notebooks. É inferior à resolução 4K encontrada em muitas TVs, mas muito superior ao HD que costumava ser o mais comum nos notes.
- Entenda os nomes e saiba o que é resolução!
Só que não é só a resolução que influencia na qualidade da imagem. E é aí que a tela do notebook que uso todos os dias se diferencia consideravelmente da tela do IdeaPad 3.

Vamos começar pelo painel da tela. É a tecnologia que a tela usa para "montar" a imagem. A do meu notebook Avell é IPS, o que garante cores mais vibrantes e vivas. O do Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 é TN, um padrão mais barato, mas que expõe imagens com cores lavadas e menos detalhes. Como se a gente jogasse água sanitária em cima da imagem, sabe?
- Saiba tudo sobre os tipos de painel TN, VA e IPS!
O segundo ponto que faz diferença é a frequência da tela, também chamada de taxa de atualização. A do Lenovo IdeaPad 3 é 60Hz, padrão da indústria e opção mais barata. A do meu note do dia a dia é 144Hz, uma diferença considerável.
A frequência determina quantos quadros por segundo podem ser exibidos e, quanto maior ela for, mais nítida e fluida será a imagem, especialmente a imagem em movimento como em vídeos e games.
Resumindo: a tela do Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 é o que se espera de um notebook na sua faixa de preço, mas me incomodou bastante, talvez por eu estar acostumado a um modelo bem superior.
Conexões e bateria

As conexões do IdeaPad 3 82MFS00100 são bem ok em termos de USB, HDMI e combo fone/microfone. Todas funcionaram muito bem comigo.
Porém, uma conexão especificamente me decepcionou. Apesar da promessa da Lenovo de que o Wi-Fi 2x2 AC do IdeaPad 3 seria uma internet superveloz, a minha experiência foi contrária. A conexão ficou instável, muitas vezes mais lenta do que em outros dispositivos como o outro notebook, meu telefone celular ou meu videogame.
Não me leve a mal - o Wi-Fi funcionou, e consegui navegar na internet. Mas o sinal parecia mais fraco, a internet mas lenta. Eu acharia que foi problema da minha operadora, se os demais dispositivos não estivessem tendo um comportamento normal em relação a essa conexão.
O Lenovo IdeaPad 3 tem Bluetooth?
Sim. Ele funciona com Bluetooth 5.0.
Tá, mas e a bateria?
Mais um ponto que me decepcionou, especialmente quando levo em conta que o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 não é um notebook particularmente potente, que exige tanto da bateria. O Linux é um sistema operacional mais leve do que o Windows também.
É verdade que existe um comando em que você pode optar por mais potência ou mais economia de bateria. Eu usei o padrão, que é um equilíbrio entre ambos.
Confesso que aumentei o brilho da tela, já que prefiro mais luminosidade para trabalhar, mas ainda assim a bateria acabou em apenas 3 horas, 7 minutos e 12 segundos quando tirei o notebook da tomada.
Achei pouco para um notebook com boas configurações e um sistema operacional leve.
O IdeaPad 3 é rápido e dificilmente trava

Esse notebook é um Lenovo IdeaPad 3 com Ryzen 5 5500U e 8GB, configurações excelentes para um aparelho custo-benefício. Se você não conhece os processadores da AMD, a linha Ryzen 5 é equivalente à Core i5 da Intel, que oferece mais do que chips básicos a um bom preço.
Quando somamos isso à leveza do Linux, bem menos pesado que o Windows, e ao armazenamento em SSD, muito mais rápido do que o HD, temos um dispositivo veloz e que dificilmente trava.
Abri muitas abas no navegador ao mesmo tempo em que usava outros programas, e o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 não chegou nem perto de travar. Nesse aspecto, o produto merece aplausos.
Porém, ressalto que não tentei abrir programas muito pesados como editores de vídeo ou games de última geração. Esse notebook não foi feito para ser usado com esse tipo de aplicação. Se isso é importante para você, procure outro modelo.
Outras opções para comprar
Vou te trazer alguns modelos como alternativa ao notebook Lenovo deste review. O primeiro é o Asus X515JA-EJ1792W. Seu processador é de linha semelhante ao do IdeaPad 3, porém é um Intel Core i5 1035G1, ou seja, da 10ª geração. Atualmente, a Intel já está 12ª. Isso significa que o processador é ligeiramente inferior ao Ryzen 5 5500U do IdeaPad.
Ele tem os mesmos 256GB de SSD e 8GB de memória RAM, mas o sistema operacional é o Windows, mais conhecido pela maioria dos usuários. A tela também é semelhante, com painel TN e resolução Full HD.
A segunda alternativa é o notebook Lenovo com basicamente as mesmas configurações do IdeaPad 3 82MFS00100, mas uma diferença fundamental: seu sistema operacional de fábrica é o Windows 11, o que encarece um pouco o produto, mas evita os perrengues que passei com o modelo analisado.
Para finalizar, uma terceira opção da Acer. Em termos de configurações, é semelhante também, com seu processador Intel Core i5 da 11ª geração, 8GB de memória RAM, 256GB de SSD. O sistema operacional nesse caso é o Windows 11.
O primeiro diferencial é que o Acer Aspire 5 A514-54-52TY tem tela de 14 polegadas. Ou seja, ele é menor, se mobilidade for importante para você. O segundo é que a tela Full HD usa um painel IPS, que vai te trazer cores mais vibrantes e vivas. Por causa disso, ele é um pouco mais caro.
O Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 leva uma nota...
Chegamos, afinal, ao fim do review. O Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 é um notebook com custo-benefício razoável, embora haja opções melhores se você tiver uns 300 ou 400 reais a mais para gastar no seu orçamento.
O sistema operacional Linux entra para mim como ponto negativo, assim como a tela TN e a bateria que morre rapidamente. Como pontos positivos, seu conjunto de hardware processador/memória RAM, o excelente touchpad e o fato de ser fino e leve.

Levando tudo em conta, e comparando com outras opções no mercado, o Lenovo IdeaPad 82MFS00100 fica com uma nota 7,5 neste review. Minha experiência não foi particularmente ruim, mas também não foi extraordinariamente boa.
Ele entrega o que o preço promete, e isso é o que significa, no fim das contas, ter bom custo-benefício.

Seja para comprar o Lenovo IdeaPad 3 ou qualquer outro produto, o cashback Buscapé te ajuda a ter uma experiência de compra mais econômica.
Os valores variam dia a dia, mas o benefício é o mesmo: dinheiro de volta na sua conta. Não é crédito no site nem desconto em compra futura, viu?

Se você quiser saber mais sobre o serviço, pode ir na nossa página que explica tudo sobre o Cashback Buscapé.
Ou você pode navegar pela página de cada tipo de produto, se preferir, e ver qual está com um cashback bacana. Já te adianto três que são bem populares:
- Descubra quais os notebooks com cashback no Buscapé
- Encontre celulares com cashback no nosso site
- As TVs com cashback podem ser uma boa oportunidade também

