A linha Acer Aspire 5 é um sucesso comercial da marca. Contando com modelos de alta tecnologia até opções mais básicas e baratas, a empresa asiática consegue proporcionar a seus clientes as mais variadas opções na hora de escolherem qual tipo de produto irão comprar.

Neste review, abordaremos todos os detalhes sobre o modelo Acer Aspire 5 A514-54-56HA, que, na minha humilde opinião, talvez seja o exemplar da linha mais equilibrado, unindo um ótimo custo-benefício a um bom processamento, quando levado em consideração seu atual valor de mercado não tão elevado. Agora sem mais delongas, vamos a como foi a minha experiência com esse notebook.

Prós e Contras

Prós

Talvez seu principal pró seja seu excelente custo-benefício. Quando levamos em consideração o quanto este modelo pode entregar pelo preço que ele custa, é inegável constatar que se trata de um grande achado no mercado.

Outro excelente ponto é seu desempenho. Mesmo se tratando de um modelo intermedíario, o Acer Aspire 5 lhe permite ir um pouco além das atividades básicas, muito por conta de seu ótimo SSD de 512GB.

Contras

Como todo notebook, o Aspire 5 apresenta contras. Sua tela deixa um pouco a desejar quando comparada a nitidez de outros modelos e seu teclado não promove a experíencia mais confortável ao usuário após um certo tempo de uso.

O que vem na caixa?

O Notebook Acer Aspire 5 A514-54-56HA vem apenas com o necessário (Foto: Mosaico)
  • Notebook Acer Aspire 5 A514-54-56HA
  • Carregador
  • Folhetos e manual

Design

Design do Acer Aspire 5 A514-54-56HA tem aspecto premium (Foto: Mosaico)

O modelo conta com a cor champagne metálica em sua tampa, que faz com que o notebook ganhe um aspecto premium, ainda que na realidade esse não seja o caso, enquanto sua parte interior é na cor prata metálica. Além disso, na parte traseira é capaz de se ler a palavra "Aspire".

Sobre seu teclado, esse talvez seja um dos pontos mais fracos do modelo da Acer. Ele não é retroilimuninado, sendo ABNT2 sem numérico dedicado. Suas teclas são firmes e transmitem segurança de que não vão se quebrar de forma fácil, mas ao mesmo tempo são compostas por um material levemente antiaderente, o que para mim foi um ponto negativo após um certo tempo de uso.

Quanto ao trackpad, a experiência é, digamos, mediana. Ele consegue suprir as necessidades básicas do dia a dia, mas está longe de estar entre as melhores opções do mercado, o movimento não é fluído e muitas vezes não acompanha seu dedo. Assim como o próprio notebook, o trackpad é intermediário.

Tela

Tela não é das melhores (Foto: Mosaico)

A tela de 14 polegadas cumpre bem seu papel uma vez que esse modelo não é destinado para games ou design gráfico. Sua tela Full HD (1920x1080), antirreflexiva e de 60Hz é um diferencial para um notebook intermediário como esse, porém seus 250 nits fazem com que o modelo perca pontos nesse quesito, uma vez que esse baixo número afeta sua qualidade de imagem.

Volto a dizer, se você só tem necessidades básicas como trabalho ou estudo quando usando a tela de um notebook, o modelo é capaz de cumpri-las sem muita dificuldade.

Conectividade

Aspire 5 A514-54-56HA conta com HDMI, USB 3.2 e USB-C (Foto: Mosaico)

Contando com entradas Ethernet (RJ-45), HDMI, USB 2.0, USB 3.2, USB-C e áudio o modelo consegue satisfazer todas as necessidades de seu comprador, mesmo que não apresente um grande diferencial nesse aspecto.

Eu digo isso pois o público-alvo desse modelo não são aqueles que querem montar um grande setup, ou precisam de mais conectividade durante suas jogatinas, e sim para aqueles que buscam entradas apenas para mouses e carregadores.

Desempenho

Falando agora sobre o desempenho, o Acer Aspire não decepciona, e diria até que impressiona. Para por o modelo em teste, eu o utilizei de duas formas: durante o trabalho, exercendo funções como navegador, planilhas e para escrever textos. Mesmo que não seja um notebook gamer, também me aventurei ao testar rodar alguns jogos no computador.

No primeiro teste, o modelo se saiu excepcionalmente bem. O SSD de 512GB e o processador Intel Core i5 1135G7 permitem uma resposta rápida, trazendo rapidez ao ligar e ao desempenhar as funções requisitadas. Além disso, a memória RAM de 8GB cumpre sem grandes problemas as funções requisitadas como navegador, planilhas e arquivos.

O segundo teste é que realmente me surpreendeu. Como dito antes, o Aspire 5 não é um notebook focado em games e suas características deixam isso claro.  Mesmo assim, eu quis botar o modelo à prova. Para isso, utilizei os games Grand Theft Auto V (um jogo que exigiria mais do notebook) e Counter Strike (um jogo que já exigiria um pouco menos).

Durante a gameplay de GTA, decidi jogar com os gráficos no máximo, pelo menos no começo, para analisar como o Aspire responderia. O modelo, ainda que tenha conseguido rodar o game, engasgava diversas vezes, tornando a gameplay bem menos fluida, algo que mesmo assim me surpreendeu positivamente.

Aspire 5 A514-54-56HA surpreende positivamente no desempenho (Foto: Mosaico)

Antes do teste, acreditava ser impossível o modelo da Acer conseguir rodar no máximo o game em questão, e o fato disso ser possível me surpreendeu bastante. Após isso, diminuas taxas gráficas e o jogo rodou bem melhor, ainda que apresentasse sim alguns problemas em momentos específico como ao pilotar algum veículo.

Já durante a gameplay de Counter Strike as coisas foram um pouco diferentes. De novo, optei por deixar os gráficos no máximo, e o notebook novamente não respondeu tão bem. Era possível sim manter uma gameplay, porém extremamente travada, o que me traria desvantagens durante o combate online.

No entanto, em gráficos mais baixos, o Aspire 5 se saiu excepcionalmente bem. Diferentemente do exemplo do GTA, quando mesmo após abaixar o gráficos eu ainda sentia alguns problemas durante a gameplay, no caso do Counter Strike a jogatina seguiu extremamente leve, parecendo realmente que se tratava de um notebook gamer.

Ficha Técnica

Acessórios para usar com o Acer Aspire 5 A514-54-56HA

Posto alguns pontos sobre o Acer Aspire 5, que tal descobrir agora alguns acessórios para atingir uma experiência ainda mais completa com o notebook?

Um bom mouse é excencial quando trabalhando ou estudando no computador, certo? Por isso, uma ótima opção disponível no mercado é o mouse Logitech M280. O modelo é sem fio porém conta com receptor USB caso seja necessário.

Outro acessório de extrema importância durante estas atividades é a impressora. A Impressora Multifuncional Sem Fio Epson Ecotank L4260 traz jato de tinta, Wi-Fi intregado, entrada USB, além de ser BIvolt.

O último acessório que vamos abordar é a webcam. A WebCam Logitech HD Pro 15 MP filma em Full HD, tem sensor de movimento e funções que a diferencia das demais como controle de foco, botão de obturador e microfone embutido

Bateria

A bateria é um ponto que passa despercebido, e eu acredito que isso seja um excelente fato. Durante o uso do modelo, não se sente rapidez na perda da bateria ao assistir vídeos, trablhar ou estudra e nem em possíveis jogatinas que demandem um pouco mais do notebook.

O tempo de carregamento também é bastante honesto, levando uma hora e 36 minutos para carregar totalmente a bateria e quatro horas e 15 minutos para descarregar.

Custo-Benefício

Esse talvez seja um dos grandes pontos desse Acer Aspire 5 i5. Botando na balança tudo que o modelo pode oferecer e seu atual preço de mercado, ele tem sim um alto custo-benefício, ainda mais quando comparado com outros modelos rivais disponíveis para compra atualmente.

Produtos Similares

Se depois desse review você ainda não tem certeza da compra do Acer Aspire 5, sem problemas, aqui estão alguns modelos semelhantes ao Aspire 5 que você pode se interessar:

Notebook Samsung Book NP550XDA-KH2BR

Sendo também um modelo intermediário, o NP550XDA-KH2BR conta com processador Intel Core i5 1135G7 e sua velocidade é de 4,2 GHz. Além disso, o modelo da Samsung traz um SSD de 256GB e uma memória RAM de 8GB.

Notebook Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR

O Lenovo conta com processador AMD Ryzen 7 5700U e sua velocidade é de 4.3GHz, tendo como o sistema operacional o Windows 11. Sua tela é Full HD e seu tamanho é 15.6 polegadas.

Notebook Dell Inspiron i15-3501-U20

O notebook básico da Dell tem processador i3 de 10ª geração, 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento em SSD. Seus preços parecidos fazem com que o Acer testado seja uma melhor opção. Para saber mais detalhes entre os dois modelos, dê uma conferida no vídeo abaixo!

O Acer Aspire 5 A514-54-56HA vale a pena?

Após meu teste, posso apontar com segurança que o modelo da Acer vale extremamente a pena. Para você que busca funções mais básicas em seu notebook sem gastar tanto, podendo até se aventurar na superfície do mundo do games de vez em quando, essa talvez seja a melhor escolha disponível, porém é necesário apontar seus pontos fracos como a tela e teclado! Com isso, minha nota para o modelo da Acer é 9.