Os diferentes modelos de micro-ondas Electrolux costumam fazer sucesso no mercado de eletrodomésticos e o MI41S é um dos principais deles. Com 31 litros de capacidade, ele é recomendado tanto para famílias médias e grandes e até para quem costuma preparar receitas em travessas maiores no aparelho. Entre os diferenciais, ele se destaca pelo acabamento em inox com painel integrado e a porta espelhada, que dá uma cara sofisticada e moderna ao ambiente.

No nosso site, ele é um dos mais buscados e, para descobrir se o sucesso desse micro-ondas inox é justificado, eu testei a versão de 127V do aparelho em casa. Aqui embaixo, conto as minhas impressões e te ajudo a decidir se realmente vale a pena investir no micro-ondas Electrolux MI41S. Dá uma olhada!

Quer conhecer outro modelo da mesma marca? Veja o review do micro-ondas Electrolux MEO44.

Prós e contras do Electrolux MI41S

  • Prós: entre os pontos positivos do Electrolux MI41S, podemos destacar as receitas predefinidas, o menu descongelar com ajuste por porção, os dez níveis de potência e as funções Limpa Fácil, Tira Odor e Manter Aquecido.
  • Contras: durante os testes, o painel integrado diminuiu um pouco a praticidade de uso do micro-ondas, já que você precisa apertar alguns botões enquanto ele está aberto e outros, com ele fechado. Além disso, o QR code de receitas que fica no aparelho não funcionou no meu celular.

Preço do micro-ondas Electrolux MI41S

Ficha técnica do micro-ondas Electrolux inox

  • Tipo: de bancada
  • Capacidade: 31 litros
  • Display: digital
  • Receitas Predefinidas: seis | arroz, macarrão, batata, brigadeiro, bolo de caneca e pipoca
  • Recursos e Funções: Manter Aquecido, Tira Odor, Limpa Fácil, controle de potência, Descongelar por tamanho da porção
  • Potência: 1500W
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Dimensões (AxLxP): 32,5 x 52 x 42,2cm
  • Peso: 15kg

O que vem na caixa

  • um micro-ondas;
  • um prato giratório;
  • um suporte para o prato;
  • um manual de instruções.

Acabamento e design

Um dos principais destaques do Electrolux MI41S é a beleza. Ele chama a atenção pela porta espelhada grande e pelo design mais clean, que é resultado do painel que fica, em grande parte, escondido quando ele está fechado. Ele é um micro-ondas Electrolux inox e combina com outros eletros que têm o mesmo acabamento. Na minha cozinha, por exemplo, o match foi perfeito com a geladeira, que também é uma Electrolux e tem painel Blue Touch na porta, ou seja: as luzes do display digital dos dois tem a mesma cor.

O micro-ondas Electrolux MI41S chama a atenção pela porta espelhada e o painel integrado (Foto: Mosaico)

O painel desse micro-ondas é touch, como o de outros modelos do mercado e eu não tive dificuldade para acionar nenhum dos botões. Eles são protegidos e não parecem que vão descascar com mais tempo de uso do que o do nosso teste. Por dentro, ele é branco, tem lâmpada e ventilação. Além disso, esse micro-ondas 31 litros tem tamanho médio: são 32,5 cm de altura, 52 cm de largura e 42,2 cm de profundidade.

Leia também: Micro-ondas espelhado: as melhores opções para comprar

Usabilidade

Se você já teve um micro-ondas em casa, não vai encontrar uma grande dificuldade em entender o menu do MI41S. O único ponto de atenção é que, até você se acostumar a apertar alguns botões com a porta aberta e outros com ela fechada, vai acabar colocando o prato dentro do micro-ondas e fechando a porta antes de usar o teclado numérico, por exemplo. Como já citei aí em cima, eu não consegui usar o QR code de receitas que vem na parte de cima dele porque a câmera do meu celular não o reconheceu. Ainda assim, isso não é um problema que atrapalha o uso desse micro-ondas Electrolux de forma geral, já que as instruções de uso das receitas predefinidas ficam muito claras no manual.

O manual, inclusive, é um ponto positivo da Electrolux. Ele é muito bem detalhado e explicativo, fala como usar todas as funções e ajuda bastante quem nunca teve um micro-ondas e não sabe por onde começar. Além disso, as teclas dele têm indicações bem claras - até as que têm dupla função (a de número 5, que controla o relógio, e a do número 0, que ativa a função Mudo).

Aqui, também vale destacar que ele é eficiente e esquentou diferentes tamanhos de pratos com rapidez durante os meus testes. Como o MI41S chegou na minha casa depois que o meu micro-ondas parou de funcionar, ele foi usado na rotina do dia a dia da minha família além dos dias específicos de teste para a produção desse texto e não decepcionou em nenhum momento. Ou seja: a partir daqui, você pode ter certeza que esse vai ser um review positivo.

Uma das características que garantem a funcionalidade desse micro-ondas Electrolux inox é a quantidade de menus de receitas pré-programadas que ele disponibiliza em sem painel. Eles podem tornar mais prático o dia a dia de quem já costuma apostar em receitas de micro-ondas e, também, quebram um galho em momentos em que o fogão não pode ser usado. Na minha casa, essas não são as funcionalidades mais usadas num micro-ondas, mas ainda assim, elas não decepcionam. Além das receitas, esse micro-ondas também tem o menu Descongelar e a tecla Meu Prato - e eu explico sobre cada uma delas aqui embaixo:

Os menus predefinidos do MI41S são acionados no painel lateral integrado (Mosaico)

Para facilitar o preparo de alimentos que estão congelados, o MI41S oferece opções de programação que podem ser adaptadas de acordo com o tamanho da porção que você pretende descongelar. O acionamento dessa função é simples, mas diferente de como acontece em outros tipos de aparelhos, no MI41S você deve tocar na tecla "Descongelar" uma, duas ou três vezes para escolher, respectivamente, entre carne, frango e feijão. Depois disso, é só definir a quantidade usando a tecla "Porção" e pressionar a tecla "Início/30 seg". A variação de tempo disponível em cada uma delas é a seguinte:

  • Carne: 0,5kg - 14:50min | 1,0kg - 31:40min | 1,5kg  - 47:50min | 2kg - 64:20min
  • Frango: 0,5kg - 13:55min | 1,0kg - 33:10min | 1,5kg - 51:00min | 2kg - 65:00min
  • Feijão: 200g - 6min | 300g - 9min | 400g - 10min | 500g - 12min

No menu Dia a Dia, você encontra programações para o preparo de arroz, macarrão e lasanha. Assim como no menu Descongelar, você consegue editar as predefinições de arroz e macarrão de acordo com as porções a serem preparadas. A de lasanha, por sua vez, é específica para uma orção individual e todas as receitas detalhadas estão disponíveis no manual. Também vale destacar que, no preparo de macarrão, o aparelho considera o tempo necessário para miojo, ok?

  • Arroz: uma xícara - 15min | duas xícaras - 18min
  • Macarrão: um pacote - 5min | dois pacotes - 8min
  • Lasanha: uma porção | 8min

O menu Kids, por sua vez, tem receitas ideais para sobremesas e lanches. As três opções são bolo de caneca, pipoca e brigadeiro. Assim como acontece no menu Dia a Dia, as receitas específicas e indicações de preparo estão no manual. Aqui, a única possibilidade de controle de porção aparece no preparo de pipoca, e a predefinição considera a pipoca de micro-ondas  para isso.

  • Bolo de Caneca: 3min
  • Brigadeiro: 4min + 4min (a receita tem um intervalo para misturar)
  • Pipoca: 50g - 1:20min | 100g - 2:00min

Tecla Meu Prato

Um diferencial entre as predefinições desse modelo de micro-ondas é a tecla Meu Prato. Com ela, você consegue personalizar uma receita escolhendo o intervalo de tempo e a potência necessários para o preparo de forma simples e prática. É uma opção funcional para quem costuma repetir o mesmo processo com frequência, como, por exemplo, quem trabalha com chocolate e costuma derreter barras no aparelho.

O passo a passo de gravação é simples: basta selecionar a potência e o tempo desejados e, depois, apertar a tecla Meu Prato. A partir daí, sempre que você apertar essa tecla e o botão de início, o micro-ondas vai funcionar da maneira programada. Para mudar essa predefinição você só precisa repetir o processo inicial, já que o micro-ondas considera a receita mais recente a ser gravada.

Funções do micro-ondas MI41S

Além das receitas predefinidas, a partir do painel do micro-ondas MI41S você também pode controlar diferentes funções que são muito úteis no dia a dia. Algumas delas são mais simples, como é o caso das teclas de Trava de Segurança, Display e Mudo (função ativada na tecla 0). A primeira trava o painel, a segunda, apaga suas luzes e a última, faz o aparelho funcionar sem som nas teclas e sem o aviso de fim de preparo.

Ainda assim, o destaque maior é das funções que interferem no funcionamento do micro-ondas e não apenas em seu painel. Aqui embaixo, falo um pouco mais de cada uma delas.

Os botões que aparecem com a porta fechada são de funções que podem funcionar sem nenhum ajuste interno (Foto: Mosaico)

Manter Aquecido

A função Manter Aquecido, como o nome deixa claro, é recomendada para quando um prato fica pronto antes do tempo e você não quer que ele esfrie até a hora da refeição. Para ativar, você só vai precisar apertar a tecla "Manter Aquecido", determinar o tempo necessário no teclado numérico e, depois de fechar a porta do aparelho, pressionar o botão de Início.

Tira Odor

Aqui, eu preciso fazer uma confissão: nunca acreditei muito nas funções desodorizadoras de diferentes tipos de eletrodomésticos... até que comecei fazer reviews e vi que, nos aparelhos que testei, elas realmente funcionam. Para tirar a prova dos nove e descobrir se, no MI41S, seria possível diminuir a intensidade de um cheio muito forte, eu ativei a Tira Odor depois de esquentar um prato com peixe - e se você já aqueceu qualquer fruto do mar no micro-ondas certamente SABE que o cheiro fica impregnado no aparelho e na cozinha. Pois bem: depois da Tira Odor, o odor sumiu do micro-ondas e diminuiu consideravelmente no ambiente. A ativação é simples: basta apertar a tecla respectiva a ela com o aparelho vazio e fechado.

Limpa Fácil

Outra função que também ajuda n higienização do aparelho é a Limpa Fácil. Ela deve ser usada quando o micro-ondas fica sujo por dentro, com respingos de alimentos e, até mesmo, gordura em sua estrutura. Ela deve ser ativada com o eletro fechado e com um copo de 200ml de água e uma colher de chá de detergente líquido em seu interior. Depois que o ciclo de 10 minutos acaba, basta passar um paninho para retirar a sujeira grudada que amoleceu.

Custo-benefício: vale a pena comprar o Electrolux MI41S?

Entre os modelos de micro-ondas de 31 litros de capacidade, o MI41S é um dos mais caros e o responsável por esse preço, em grande parte, é o design do aparelho. Ele é bem robusto, resistente e o combo de acabamento em inox e porta espelhada com painel integrado ajudam a aumentar seu preço. Por outro lado, se você quer investir em um aparelho que, além de muito eficiente, também é bonito e elegante, a compra vale muito a pena.

Produtos similares ao micro-ondas Electrolux MI41S

Chegou até aqui e, ainda assim, quer conhecer outras opções de micro-ondas antes de tomar a decisão final? A gente te ajuda! Um modelo parecido com o MI41S, mas no catálogo de outra marca, é o Brastemp BMS45CR. Ele também tem porta espelhada, painel integrado, receitas predefinidas e controle de potência. A capacidade, aqui, é um pouquinho maior: o modelo da Brastemp tem 32 litros.

Outra opção com bom custo-benefício entre os modelos da Electrolux é o MEO44. Ele tem 34 litros de capacidade e é um micro-ondas branco, mais tradicional. O ME)44 tem todas as funções do MI41S com o adicional de mais um menu com três receitas predefinidas. Mesmo sendo maior, ele costuma ser mais barato do que o modelo prateado justamente por não ser inox e não ter a porta espelhada.

Quer conhecer outras opções de micro-ondas branco? Confira a nossa lista!

Conclusão

Depois de testar todas as funcionalidades do micro-ondas Electrolux MI41S, a única coisa que me incomodou um pouco foi a praticidade prejudicada na hora de acionar algumas funções. Como essa é uma questão pessoal e de costume com o aparelho, não é algo que pesa na avaliação da eficiência do MI41S e, por isso, ele ganha nota 10. Além de muito bonito, ele tem funções que otimizam o uso e torna o dia a dia na cozinha muito mais prático, o que é exatamente o que você procura num micro-ondas.

Notícias relacionadas