Melhor mesa digitalizadora: 7 boas opções para comprar
Ganhe produtividade nos trabalhos gráficos com a melhor mesa digitalizadora para comprar em 2022

Uma mesa digitalizadora pode ser o hardware que você precisa para “dar um up” na sua produtividade em 2022. Com um aparelho desses, o trabalho de ilustradores se torna muito mais rápido e natural, mas a mesa digitalizadora tem vantagens que vai muito além da facilidade para transpor imagens em 2D para a tela do computador.
Se você pensa que este é um periférico apenas para quem trabalha com desenhos, está na hora de rever os seus conceitos. Muitos profissionais das mais diversas áreas já descobriram que a mesa digitalizadora pode ser um grande diferencial no dia a dia.
Por que comprar uma mesa digitalizadora?
Quem já tentou escrever uma frase em um programa gráfico usando um mouse sabe o quanto isso é difícil. Mas se você tiver uma mesa digitalizadora, essa missão pode ser concluída rapidamente, tornando o trabalho de fazer anotações com a própria letra muito mais tranquilo.

E ainda tem mais. Algumas mesas têm a função touch. Ou seja, elas funcionam como um grande touchpad que tem sensibilidade à pressão. Um toque leve acessa uma determinada função, enquanto um toque mais firme acessa outra tarefa. Isso eleva e muito, as possibilidades de interação como que está sendo exibido na tela.
Pode até parecer pouco, mas essa interação pode transformar a forma como o usuário se comunica com a máquina e, no fim das contas, se traduz em uma maior produtividade.
Curtiu a ideia? Então é hora de conhecer a melhor mesa digitalizadora para comprar em 2022. Vem com a gente!
A melhor mesa digitalizadora não precisa necessariamente ser um produto caro. Por menos de 200 reais (em junho de 2022) é possível comprar um modelo. Embora mais básica, a Wacom One tem vantagens para quem está conhecendo este tipo de hardware.
A caneta é ergonômica, sensível à pressão e oferece uma forma natural de esboçar, desenhar, pintar ou editar fotos. Além disso, ela não precisa de bateria. As dimensões do aparelho agradam a quem tem pouco espaço na mesa, com apenas 0,87cm de altura, 14,6cm de largura e 21cm de profundidade.
- Nós já testamos e gostamos bastante desse modelo. Quer saber mais? Confira a nossa análise completa da Wacom One CTL472.
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Caneta não precisa de bateria
- Mesa digitalizadora compacta
- Ideal para quem busca recursos mais básicos
Huion Inspiroy HS64
Mais um modelo voltado para quem busca os recursos mais básicos, mas que merece estar na nossa lista com as melhores mesas digitalizadoras, a Huion Inspiroy HS64 é ainda mais compacta que o modelo anterior. Com dimensões de 0,8cm de altura, 16,6cm de largura e 20cm de profundidade, o tamanho não é problema mesmo para quem tem pouco espaço.
A interface micro USB funciona para qualquer computador ou notebook. Aliás, há suporte para Windows 7 ou posterior e MacOS 10.12 ou posterior. Ou seja, você não deve ter problemas de conectividade com a Huion Inspiroy HS64.
- Conheça mais modelos na nossa lista com a melhor mesa digitalizadora Wacom.
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Interface micro USB e suporte para Windows e MacOS
- Mesa digitalizadora compacta
- Ideal para quem busca recursos mais básicos
Huion Inspiroy H950P
Se você se pergunta qual é a melhor mesa digitalizadora, precisa entender o quanto quer gastar e quais são os recursos que não podem faltar no modelo. A Huion Inspiroy H950P, por exemplo, vai um pouco além do básico, sem que o preço seja muito alto. Excelente opção no quesito custo-benefício.
O corpo do aparelho é bem compacto, a caneta não usa bateria, é o possível programar atalhos e há 8.192 níveis de pressão sobre a mesa. Isso significa que ela “lê” de forma bem eficaz a sensibilidade que o usuário impõe. Isso significa uma maior precisão para os desenhos quando queremos linhas mais finas ou grossas.
- Veja também outros modelos da marca na nossa lista com a melhor mesa digitalizadora Huion
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Oferece 8.192 níveis de pressão
- Mesa compacta, caneta sem bateria e programação de atalhos
- Excelente relação custo-benefício
Gaomon M10K Pro
Outra mesa digitalizadora boa e barata, a Gaomon M10K Pro é compatível com Android, Windows ou macOs. Ou seja, você pode conectá-la ao smartphone, computador ou notebook. A caneta é a AP32, um modelo com sensibilidades de pressão de 8.192 níveis.
Outro ponto interessante é a sensibilidade à inclinação. Isso significa que a mesa “entende” quando a caneta está mais ou menos inclinada, o que faz bastante diferença na hora de desenhar.
A mesa oferece ainda dez teclas de atalho e um controlador radial, uma espécie de anel com o qual é possível controlar zoom, ajuste do pincel e rolagem da página de maneira bem simples. Uma excelente mesa digitalizadora para professores e outros profissionais de ensino.
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Oferece 8192 níveis de pressão e sensibilidade a inclinação da caneta
- Teclas de atalho e controlador radial
- Excelente relação custo-benefício
Wacom Intuos CTL6100WLK0
Essa é uma mesa digitalizadora de nível superior, como você pode notar pela diferença de preço em relação aos modelos anteriores. Em primeiro lugar porque ela oferece a opção de conectividade via Bluetooth, o que facilita bastante o uso.
O design é bem bacana, com 75% de área ativa. Ou seja, três quartos da área total da parte superior é usada no mapeamento do monitor. A caneta é a Wacom 4K, que usa bateria de lítio não substituível e tem 4.096 níveis de sensibilidade à pressão. Garantia de uma experiência de desenho bem natural.
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Conectividade Bluetoothou USB
- 75% de área ativa para mapeamento da tela
- Caneta com 4.096 níveis de sensibilidade à pressão
- Mesa digitalizador para quem quer ir além do básico
Huion Kamvas GS1331
A Kamvas 13 da Huion é uma mesa digitalizadora com uma proposta diferente, já que ela conta com uma tela. O equipamento é como um tablet, de ótima qualidade voltado para ilustrações, que funciona com o auxílio de um computador.
A tela IPS tem 13,3 polegadas, resolução Full HD, contraste de 1000:1 e tempo de resposta de 25ms. A área de trabalho é de 293.76 x 165.24mm. A caneta não possui bateria e tem uma sensibilidade à pressão incrível, de 8.192 níveis.
O equipamento vem ainda com um suporte para tablet que pode ser movido entre 20 e 60 graus. Ou seja, o usuário escolhe a melhor posição para trabalhar com mais conforto.
- Veja também outras opções de mesa digitalizadora com tela e escolha o modelo perfeito.
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Mesa digitalizadora com tela IPS Full HD
- Caneta sem bateria, com sensibilidade de 8.192 níveis
- Suporte para tablet que pode ser movido entre 20 e 60 graus
- Ideal para profissionais da área gráfica
Wacom Intuos Pro L - PTH860
A Intuos Pro L da Wacom é projetada para oferecer o máximo de controle criativo para o usuário. O modelo conta, por exemplo, com o Paper Edition, um recurso que permite converter automaticamente esboços de papel em arquivos digitais, em tempo real enquanto o usuário desenha.
A caneta é a Wacom Pro 2, com 8.192 níveis de pressão. A área de trabalho também é uma atração à parte, com 43cm de largura, 28,7cm de altura e apenas 8mm de espessura. Essas são as dimensões do Intuos Pro L, o modelo grande, mas a Wacom também oferece o mesmo produto nos tamanhos médio (M) e pequeno (S).
Por que essa é uma mesa digitalizadora boa?
- Caneta Wacom Pro 2, com 8.192 níveis de pressão
- Área de com 43cmx28,7cm e apenas 8mm de espessura
- Recurso Paper Edition converte esboços em arquivos digitais em tempo real
- Projetado para profissionais em ilustração
