A máquina de costura doméstica é aquele equipamento versátil que, dependendo do modelo, vai atender desde iniciantes àqueles que já tem uma noção mais avançada de costura. Esse eletrônico tem várias funcionalidades, além das bainhas e pequenos consertos: com uma máquina de costura é possível bordar e até criar peças do zero!

Para te ajudar a achar o modelo mais indicado, separamos essa lista com nove opções de máquina de costura. A seguir, você vai encontrar modelos básicos e mais robustos da Singer, Elgin, Janome e  Lenoxx. Confira essa seleção com detalhes de potências, funções, materiais e tamanhos, e descubra qual a melhor máquina de costura doméstica para você. Vem ver!

Qual a melhor máquina de costura do ano? Fique de olho nessas 10 opções e conheça os principais modelos!

Com uma máquina de costura doméstica é possível fazer de pequenos reparos a peças de roupas do zero! (Imagem: Shutterstock)

1. Máquina de costura Doméstica Portátil Elgin Premium JX-10000

A Premium JX-10000 da Elgin está entre os modelos de melhor máquina de costura doméstica portátil. Ela dispõe de 93 pontos, incluindo pontos exclusivos para patchwork e pontos flexíveis, oito casas de botão e tem potência suficiente para realizar 750 pontos por minuto. Ela ainda conta com ajuste da largura e comprimentos dos pontos e botão da posição de parada da agulha, que permite girar o tecido sem perder o último ponto.

Com estrutura interna de alumínio que aumenta a estabilidade, esse modelo de máquina de costura Elgin tem braço livre que facilita a costura em mangas, punhos e barras. É possível fazer costuras paralelas e aplicações com sua agulha dupla e pontos variados ao ajustar o comprimento do ponto.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Elgin Premium JX-10000:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Portátil doméstico
  • Tipo de tecido: Elástico, leve, médio e pesado
  • Número de pontos: 93 pontos
  • Costura: Reta, pontos decorativos, pontos flexíveis, ziguezague, patchwork

Veja essa seleção e descubra qual a melhor máquina de costura Elgin na nossa lista com seis dos melhores modelos da marca!

2. Máquina de Costura Elgin Genius Plus JX-4035

Uma das mais completas na categoria de portáteis, a Elgin Genius Plus JX-4035 está na lista de melhor máquina de costura doméstica principalmente por sua praticidade. Pesando em média 7 quilos, ela tem alça para transporte e mobilidade essencial para fazer costuras tubulares, como barras e punhos de camisas.

O modelo tem 31 tipos de pontos e caseado em quatro passos. Seu braço removível vem com um porta-acessórios, ótimo para que as pequenas peças como sapatas, bobinas, abridor de casa e jogo de agulhas estejam à mão e não se percam. Portanto, se a pergunta é: qual a melhor máquina de costura doméstica para iniciantes? A Elgin Genius Plus JX-4035 é uma boa opção!

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Elgin Genius Plus JX-4035:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Portátil doméstico
  • Tipo de tecido: Elástico, leve, médio e pesado
  • Número de pontos: 31 pontos
  • Costura: Reta, pontos decorativos, pontos flexíveis, ziguezague, 3 pontinhos para lingerie

Dos básicos aos mais robustos! Veja essa lista e descubra qual a melhor máquina de costura portátil.

3. Máquina de Costura Doméstica Portátil Janome 3022

Se a máquina de costura Portátil Reta 3022 da Janome não tem tantos tipos de pontos – são 22 -, ela compensa pela robustez, pois tem corpo e estrutura interna de metal, possibilitando mais estabilidade, menos vibrações e maior controle em sua costura. Essas características também facilitam bastante na hora de manusear tecidos grossos como jeans e brim.

A máquina de costura Janome tem um prático passador de linha para a agulha que oferece mais rapidez e facilidade. Também possui uma alavanca que permite abaixar os dentes de transporte para fazer costuras especiais, como cerzido e quilting livre.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Janome 3022:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Portátil doméstico
  • Tipo de tecido: Leve, médio e pesado
  • Número de pontos: 22 pontos
  • Costura: Reta, pontos decorativos, ziguezague, invisível

4. Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4423

Entre os variados modelos que a Singer, marca que é quase sinônimo de máquina de costura, traz está a Facilita Pro 4423, opção indicada para iniciantes. Essa opção tem estrutura robusta de metal,  que dá estabilidade o suficiente para trabalhar com até oito camadas de tecido. A máquina de costura Singer possui 23 tipos de pontos, entre eles overloque, flexíveis e decorativos. Uma das características que a coloca na lista de melhor máquina de costura doméstica é sua velocidade: são 1.100 pontos por minuto, o que dá um gás significativo na produtividade diária.

O modelo tem casa de botão em um passo e sistema de bobina na horizontal, possibilitando uma costura mais suave e menos barulhenta. Falando em bobina, ela tem um recurso que aponta quando é preciso trocá-la, evitando que a linha acabe no meio da costura. A máquina tem ainda um rebaixador de dentes para pregar botões, quilt livre e passador de linha na agulha.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Singer Facilita Pro 4423:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstico
  • Tipo de tecido: Leve e médio
  • Número de pontos: 22 pontos
  • Costura: Flexíveis, 3 pontinhos para lingerie, reta, pontos decorativos, overloque, ziguezague, invisível

Fique de olho nessa lista e conheça os melhores modelos de máquina e costura Singer. São opções variadas e ideais para diferentes necessidades.

5. Máquina de Costura Doméstica Singer M3405

A máquina de costura Singer M3405 oferece 23 pontos básicos, decorativos e flexíveis - que podem desenvolver até 97 aplicações diferentes -, incluindo uma casa de botão em um passo, o que dá maior agilidade à costura. Ela também é equipada com agulha dupla, que faz costuras paralelas e diferentes aplicações, e placa isoladora dos dentes para bordados livres e pregar botões.

Com comprimento e largura do ponto ajustáveis, ligado ao passador de linha na agulha, essa máquina de costura Singer se destaca na lista de melhor máquina de costura doméstica por proporcionar maior facilidade e praticidade nas costuras.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Singer M3405:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstico
  • Tipo de tecido: Leve, médio, pesado
  • Número de pontos: 23 pontos
  • Costura: Flexíveis, pontos decorativos

Mini máquina de costura vale a pena? Veja essa lista e entenda se essa opção é indicada para você!

6. Máquina de Costura Doméstica Singer Facilita Pro 4411

Resistente e com um bonito design, a Singer Facilita Pro 4411 promete rapidez e precisão nas costuras. Esse é um modelo reto que entra na seleção de melhor máquina de costura doméstica por seu custo-benefício: é ideal para quem não pode investir, mas quer uma boa eficiência e não precisa de recursos avançados.

O modelo tem ajuste de pressão da sapatilha e estrutura de metal que garante maior estabilidade durante e costura. Ele faz a casa de botão em quatro movimentos e oferece 11 tipos de pontos para costura, dispensando pontos de overloque ou elásticos. Se você precisar fazer costura em peças tubulares, ela tem braço livre para facilitar a costura em áreas de difícil acesso, como mangas de camisetas, pernas de calças e barras.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Singer Pro 4411:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstico
  • Tipo de tecido: Leve, médio, pesado
  • Número de pontos: 11 pontos
  • Costura: Flexíveis, 3 pontinhos para lingerie, reta, pontos decorativos, ziguezague

Conheça modelos de máquina de costura reta da Singer, Elgin e Janome e descubra a melhor opção para comprar em 2022!

7. Máquina de Costura Singer Doméstica Bordado Patchwork 7285

A sétima opção de máquina de costura dessa lista é a máquina de costura Bordado Patchwork 7285, da Singer. Esse modelo é indicado para quem faz roupas profissionalmente, sendo uma opção ideal para empreender. Além de criação, é possível fazer pequenas reformas, e patchwork. A máquina de costura Singer conta com grande variedade de pontos, são 91 opções, sendo eles: ziguezague, decorativos, reto, bordado, reverso, ponto invisível, pontos flexíveis e três pontinhos para lingerie.

A máquina de costura doméstica Singer 7285 é uma opção robusta, com estrutura interna de metal, que dá mais estabilidade na costura e garante mais durabilidade ao aparelho. Além disso, o modelo conta iluminação LED, botão iniciar/parar, seis casas de botão e velocidade de até 750 pontos por minuto.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Singer 7285:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstico
  • Tipo de tecido: Leve, médio, pesado
  • Número de pontos: 91 pontos
  • Costura: Reta, pontos decorativos, bordado, pontos flexíveis, ziguezague, ponto invisível

Qual a melhor máquina de costura Janome em 2022? Descubra opções portáteis, retas e overlock da marca e encontre a ideal para você!

8. Máquina de Costura Doméstica Lenoxx Multi Points PSM 101

Sendo a única representante da marca nessa lista, a Multi Points PSM 101 é o modelo básico e funcional da Lenoxx. Essa opção tem ótimo custo-benefício para quem procura uma máquina de costura com preço baixo e boa para fazer ajustes rápidos, como consertos e barras. Além disso, ela é compacta e possui porta acessórios, cortador de linha na tampa frontal e vem com alça de transporte.

Essa máquina de costura Lenoxx tem duas velocidades, portanto, é indicada para costurar peças com tecidos intermediários e leves. Como é um modelo mais básico, ela conta com 12 tipos de pontos. Vale também ressaltar a função retrocesso de pontos, que permite reforçar costuras já existentes nas peças. Por isso, se surgir a questão: qual a melhor máquina de costura doméstica para iniciantes? A Multi Points PSM 101, com certeza, é uma forte candidata.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Lenoxx Multi Points PSM 101:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Leve e médio
  • Número de pontos: 12 pontos
  • Costura: reversa

Descubra nesse top 5 os melhores modelos de máquina de costura Brother do ano!

9. Máquina de Costura Doméstica Singer 3223

Para fechar essa seleção e te ajudar a escolher a melhor máquina de costura doméstica, separamos a Singer 3223. Esse modelo conta com 22 tipos de pontos diferentes e casa de botão em quatro passos. Dentre esses pontos, vale destacar as costuras reta e flexível com ponto ajustável, ziguezague, ponto tipo três pontinhos para tecidos elásticos, ponto invisível, decorativos, flexíveis decorativos e overlock.

A máquina de costura overlock também possui seletor de comprimento e largura de ponto, além do braço livre, que facilita o trabalho em partes tubulares como barras, punhos e mangas de blusas. Ela também costura com velocidade de até 750 pontos por minuto. A máquina de costura Singer é um modelo mais simples e enxuto, com recursos pontuais para realizar trabalhos cotidianos, como reparos, consertos e até criar algumas peças.

Ficha técnica da máquina de costura doméstica Singer 3223:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstico
  • Tipo de tecido: Leve, médio, pesado
  • Número de pontos: 22 pontos
  • Costura: Pontos Flexíveis, Pontos Decorativos, Ziguezague, Reta, 3 Pontinhos para lingerie, Ponto Invisível e Overloque.

Conheça as melhores opções de máquina de costura da Janome. Confira as modelos portáteis, robustos, retos e overlock da marca!