As primeiras perguntas que você deve fazer antes de comprar uma máquina de costura é com que  frequência vai usar e que tipo de costura vai realizar. Dependendo das respostas, vale pensar numa mini máquina de costura. Se a ideia é ter apenas uma máquina para fazer bainhas e pequenos reparos ou se você é iniciante e quer criar peças simples em tecidos leves, uma mini máquina de costura ou uma portátil é a melhor opção.

Uma das principais variações de modelos de máquina de costura portátil é a mini máquina de costura. Parecida com um grampeador grande, ela é levíssima, funciona a pilha e normalmente tem apenas um tipo de ponto. A sua principal vantagem é que faz costuras mais bem acabadas do que as manuais, além de ser prática o suficiente para ser usada em locais menos acessíveis ou sem precisar retirar o tecido do lugar, como cortinas penduradas, por exemplo.

Fizemos uma lista com alguns bons modelos de mini máquina de costura e máquina portátil de costura para ajudar você na escolha. Também selecionamos algumas opções de máquinas tradicionais caso decida investir em um equipamento mais completo. Dá um Busca e confira!

Veja a lista das melhores máquinas de costura de 2021

Mini máquina de costura e máquina portátil

1. Mini Máquina de Costura SM-505-SteamMax

A mini máquina de costura SteamMax pode ser levada para qualquer lugar (Imagem: Divulgação/SteamMax)

A mini máquina SteamMax custa menos de R$ 50,00, tem apenas 300 gramas e pode ser levada para qualquer lugar. O manuseio é bem fácil e, apesar de ter apenas a opção do ponto reto, ela aguenta costurar tecidos mais pesados, como jeans. Funciona com 4 pilhas AA e vem acompanhada de bobina, agulha, passador de linha e eixo de extensão.

2. Máquina de Costura Doméstica Portátil Reta 5503 - Titanium

A máquina portátil Titanium oferece uma costura firme e durável para que pessoas mesmo sem experiência consigam fazer pequenos reparos e até criar peças simples. Ela funciona com pilhas ou fonte de energia e o acionamento pode ser manual ou com pedal. Ela costura em ponto reto com 2 velocidades de avanço e trabalha com sistema de carretilhas como as máquinas tradicionais.

3. Máquina de costura Lenoxx Multi Points

A máquina de costura Lenoxx Multi Points é um modelo de máquina portátil que já oferece mais recursos, com 12 tipos de pontos, lâmpada auxiliar, pés antiderrapantes, retrocesso de pontos para reforço da costura e braço livre para costuras tubulares. Com 1,98 kg, é fácil de manusear e não faz muito barulho. Com apenas duas velocidades, não é indicada para a costura de tecidos mais grossos.

4. Máquina de costura portátil Elgin Bella BL-1200

A máquina de costura portátil Elgin Bella BL-1200 é ideal para fazer bainhas por ter braço livre para costura tubular. Pequena e funcional, tem peças de plástico, o que não a torna forte o suficiente para costurar tecidos pesados. Mas para ajustes em roupas de algodão, seda e malha ela se sai muito bem. O equipamento tem caseador de botão manual, luz de LED, alça de transporte e seis diferentes tipos de pontos.

Máquina doméstica

1. Máquina de costura Singer M3405

A Máquina de costura Singer M3405 é simples, eficiente e tem um ótimo custo-benefício. Ela possui 23 pontos pontos básicos, decorativos e flexíveis com 97 aplicações diferentes. Entre as funções extras, tem caseamento automático e braço livre, que facilita costura em mangas e punhos, e vem com diversos acessórios, entre eles 4 tipos de sapatilhas e um guia para costura.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer M3405:

  • Tipo: Mecânica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 23 pontos
  • Caseador: 1 casa de botão em um passo
  • Costura: Costura Reta, Ponto Decorativo e outros

2. Máquina de Costura Doméstica Start 1306 Singer

Para quem é iniciante mas acha que uma mini máquina de costura não é suficiente para seu dia a dia, um bom modelo é a Start da Singer. Ela faz desde pequenos ajustes até customização de peças e tem, por exemplo, capacidade de fazer costuras paralelas e aplicações como nervuras com uso de agulha dupla. Ela alcança a velocidade de 750 pontos por minuto e faz cinco tipos de pontos, entre básicos, decorativos e essenciais. Com seletor mecânico, emite pouco ruído e tem o braço livre, que facilita costuras em mangas de camisa, por exemplo.

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Start 1306:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: X pontos (3 a 120)
  • Caseador: Não informado
  • Costura: Costura Reta, Ziguezague, 3 Pontinhos, Ponto Invisível, Ponto Decorativo

3. Máquina de Costura Doméstica Reta Facilita Pro 4432 Singer

A máquina de costura Singer Facilita Pro é ótima para quem quer uma máquina resistente e capaz de trabalhar com vários tipos e espessuras de tecidos. Sua estrutura interna é de metal e a máquina é capaz de produzir pontos em altíssima potência - velocidade de 1.100 pontos por minuto. Ela oferece 32 pontos flexíveis e decorativos, como ziguezague, ponto invisível, costura reta e pontos flexíveis decorativos.

Ficha técnica da Máquina de Costura Doméstica reta Singer Facilita Pro 4432:

  • Tipo: Manual
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 32 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Reta, Ziguezague, 3 Pontinhos, Ponto Invisível, Pontos Decorativos, Pontos Flexíveis, Decorativos, Reta Flexível, Overloque

4. Máquina de Costura Portátil Premium JX-10000 - Elgin

A máquina de costura da linha Premium da Elgin faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, prega zíperes e botões e tem 8 modelos de caseado. Todos esses recursos vêm pré-programados, bastando selecionar a opção por meio do painel de controle com visor LCD. Depois de escolher um ponto, a largura e o comprimento são ajustados automaticamente. Sua estrutura interna é de alumínio, o que aumenta a estabilidade na hora do trabalho - ela tem capacidade para atingir até 750 pontos por minuto.

Ficha técnica da Máquina de Costura Portátil Premium JX-10000 - Elgin:

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, Leve, Médio
  • Número de pontos: 100 pontos
  • Caseador: automático com oito modelos
  • Costura: 3 pontinhos para lingerie, ponto patchwork, overloque, ponto triplo para tecidos com elastano na composição e outros

Leia também: Saiba como usar sua máquina de costura