Sabe quando você recebe a fatídica mensagem que informa que o Windows não pode se conectar à impressora? Sim, você faz parte de um amplo grupo de pessoas que pode enfrentar essa situação chata. Mas, não é preciso nutrir dúvidas ou preocupação, nem mesmo acreditar que esse problema envolve uma complexa solução, viu!

Com um passo a passo bem simples, dá para resolver esse ‘perrengue’ e dar um belo adeus a essa bendita mensagem! Até porque, embora o site oficial da Microsoft possua uma FAQ sobre o tema, nem sempre ela é muito clara - não tanto como a gente gostaria, pelo menos. Por isso, a gente pesquisou e simplificou ao máximo como realizar o processo! Olha só!

O Windows não pode se conectar à impressora: qual o motivo?

A mensagem o Windows não pode se conectar à impressora pode ter relação com alguns cenários comuns indicados pela Microsoft (Foto: Shutterstock)

A melhor maneira de saber por que o Windows não pode se conectar à impressora é entender a fonte do problema. Segundo o site oficial da Microsoft isso pode ocorrer por um motivo bem comum: ausência de conexão com a internet. Além disso, a versão do sistema operacional pode estar atrelada a essa condição, sabia?

De acordo com o site, esse problema pode acontecer quando o cliente de impressão (via internet) está com status desativado. Outro cenário é se essa ativação foi feita recentemente, mas o serviço ‘Spooler’ não foi devidamente reiniciado.

Entretanto, a gente sabe que a tecnologia guarda seus mais profundos mistérios e, por vezes, pode ser suficiente desligar e ligar sua impressora e ver se o problema desaparece.

Outra sugestão é se certificar de que a conta de usuário está com a devida permissão para realizar impressões ou gerenciar a impressora. Nesse caso, alguns passos podem ajudar:

  • Vá até o painel de controle do dispositivo onde a impressora está instalada;
  • Na opção “hardware e som”, clique em “dispositivos e impressora”;
Com a mensagem o Windows não pode se conectar à impressora, vá até o painel de controle do seu dispositivo na aba “Hardware e Som” (Foto: Reprodução / Paula Barboni)
  • Encontre a sua impressora e clique usando o botão direito;
Para resolver a mensagem o Windows não pode se conectar à impressora, encontre o seu periférico (Foto: Reprodução / Paula Barboni)
  • Siga agora nas propriedades da impressora que ficam destacadas no menu e opte por “guia e segurança”;
Quando o Windows não pode se conectar à impressora, vá até guia e segurança (Foto: Reprodução / Paula Barboni)
  • Por fim, selecione o nome referente à conta de usuário na lista.

Ao realizar tais passos, você deverá checar se todas as caixas de seleção estão marcadas como “allow’. Caso isso já esteja feito, uma outra possibilidade para o problema pode ter relação com as configurações da rede.

Use o solucionador de problemas da sua impressora

Sua impressora também pode orientar quando aparece a mensagem o Windows não pode se conectar à impressora. Para isso, o caminho e executar a solução de problemas do próprio periférico:

  • No menu iniciar digite o seguinte: “configurações de solução de problemas” e pressione a tecla enter;
  • Agora, clique na impressora e opte por executar a solução de problemas. Isso permitirá verificar e tentar corrigir o problema que possa estar barrando suas impressões.

Tente reiniciar o problema de Spooler de impressão

  • Para começar, pressione as teclas Windows + R. Você irá notar uma caixa suspensa chamada “executar”. No campo de busca dessa caixa, digite services.msc e, em seguida, aperte enter;
Quando o Windows não pode se conectar à impressora, tende reuniciar o Spooler (Foto: Reprodução / Paula Barboni)
  • Identifique a opção “Print Spooler” na lista e dê um duplo clique;
Se o Windows não pode se conectar à impressora, identifique a opção Print Spooler e clique duas vezes (Foto: Reprodução / Paula Barboni)
  • Agora, certifique se o tipo de inicialização está indicado como “automático” e também se o serviço está sendo executado. Se sim, clique em “parar” e, depois, “iniciar o serviço”;
  • Em guia de dependências veja se os serviços listados também estão em execução;
  • Clique em “aplicar” e, logo em seguida em “ok”;

Agora é a hora da verdade! Você precisará tentar incluir novamente a sua impressora. Ao fazer isso, faça o teste e confirme se será possível corrigir o problema “o Windows não pode se conectar à impressora”.

Caso o problema persista e a mensagem continue aparecendo, pode ser interessante avaliar o manual da sua impressora e seus drivers de instalação!