Escolher entre uma impressora jato de tinta ou laser não é uma tarefa tão simples. Os modelos jato de tinta contam com preços mais baratos, já as impressoras laser não usam tinta e imprimem em uma velocidade maior, além de contarem com toners mais caros.

Cada uma conta com características que são mais indicadas para um tipo de uso específico. Para te ajudar a escolher entre estes dois modelos, o Buscapé reuniu algumas informações que devem ser consideradas na hora da compra. Confira nas linhas a seguir.

Leia também: A melhor combinação para trabalhar online em qualquer lugar

Impressora laser ou jato de tinta? Confira as vantagens e desvantagens de cada uma a seguir (Fonte: Shutterstock)

Impressora jato de tinta

A impressão em uma máquina jato de tinta é feita por meio de gotículas de tinta que formam a imagem ou texto no papel. Nesse sistema estão inclusos equipamentos que utilizam cartuchos de tinta, cera térmica, entre outras formas.

Geralmente, esse modelo de impressora é recomendado para uso doméstico ou para pequenos escritórios, já que o custo final é mais alto e a velocidade é mais lenta. Existem impressoras jato de tinta para uso profissional, mas os preços são bem mais altos. Em caso de trabalhos específicos, com uso de cartuchos especiais, a impressão será ainda mais cara.

A impressora jato de tinta é alimentada por cartuchos (Fonte: Shutterstock)

A vantagem é que o preço de um cartucho de tinta é menor que o de um toner, o que acarreta uma economia imediata para impressões de pouca quantidade e até mesmo pelo tempo que esse recipiente de tinta dura. Outro fator a ser pensado é o caso de pessoas que necessitam de uma impressora colorida: o investimento em um cartucho para impressão colorida é bem menor do que em toners.

Outro ponto a ser destacado é que existem várias impressoras jato de tinta que conseguem excelente resultado na impressão de fotografias, superando a laser. Confira nossa lista com as melhores impressoras jato de tinta e veja algumas ofertas abaixo.

Impressora laser

A impressora laser costuma ter um custo mais alto (Fonte: Shutterstock)

A impressora laser dispensa o uso de tinta. Ela usa eletricidade estática e um pigmento em pó feito de carbono e polímero para criar a imagem no papel, que vem em um cartucho chamado toner. As máquinas dessa categoria costumam ser muito rápidas na impressão e têm maior qualidade no resultado do que a jato de tinta.

Pela agilidade e velocidade de impressão, essa é uma máquina desenvolvida para dar conta de um grande volume de trabalho. É óbvio que nada impede você de ter uma impressora laser em casa, mas o investimento só será bem utilizado caso haja a necessidade de impressão em grande quantidade.

O valor do toner é mais elevado que dos cartuchos de tinta, mas duram mais tempo e, consequentemente, imprimem mais. Dessa forma, o cálculo do valor por folha impressa tem melhor custo-benefício do que a impressão por jato de tinta.

O ponto fraco desta impressora é quando o assunto é impressão colorida. Além da impressora laser colorida ser bem mais cara do que a comum, o custo da impressão acaba sendo bem elevado. Isso porque, para uma impressora laser efetuar impressões coloridas, é preciso comprar três toners, um investimento que compensa somente se for para realizar trabalhos em larga escala.

Veja nossa lista com as melhores impressoras laser algumas das nossas ofertas!

Qual impressora tem o melhor custo-benefício?

Quem realiza uma quantidade pequena de impressões por semana, como estudantes, pode optar por uma impressora jato de tinta. Ela costuma ter um preço mais acessível, sem contar que a substituição dos cartuchos também é mais barata e prática.

A facilidade de poder utilizar cartuchos coloridos também é uma vantagem dessa impressora. Então, se você gosta de imprimir fotos e até trabalhos coloridos, a impressora jato de tinta vai ser a melhor opção.

Agora, pensando em quem trabalha com grande volume de impressões como no caso de advogados, escritórios de médio e grande porte, profissionais liberais e professores, a impressora laser é um bom investimento. Uma característica dela é a qualidade de impressão: seja em preto ou colorido, as imagens são sempre bem detalhadas.

Vale destacar que é muito importante o uso massivo da impressora laser para que o investimento valha a pena. Assim, a escolha deve ser baseada nas suas necessidades, para que o investimento seja recuperado em forma de economia de dinheiro, tempo e/ou praticidade na execução das tarefas.

Leia também com a gente!

  • Melhor impressora tanque de tinta em 2020: 6 modelos para comprar
  • Melhor impressora e multifuncional para comprar em 2021: 12 modelos
  • Tipos de cartucho para impressora