Logo Buscapé
Logo Buscapé

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a touca de cetim ou touca de seda para os cabelos. E essa fama toda não é à toa, sabia? O uso desse acessório vem se tornando cada vez mais popular para manter os fios sempre bonitos e alinhados - especialmente no ritual de cuidado do cabelo ondulado, cacheado ou crespo. O objetivo principal é dar adeus ao frizz que insiste em aparecer, principalmente no day after.

Tem interesse em conseguir esse efeito no seu visual? Então, aproveite o conteúdo a seguir feito com ajuda da cabeleireira Anna Dorneles (@hair.adorneles). Preparamos uma matéria completa sobre a touca de cetim, com todos os pontos fundamentais sobre esse item! Veja o que é, para que serve, quais os tipos, além de como e quando usar a touca de cetim no dia a dia.

Está à procura do melhor creme de pentear para cabelo cacheado? Veja aqui 10 opções para comprar!

O que é e para que serve a touca de cetim?

A touca de cetim contribui para diminuir o atrito dos fios com o travesseiro (Foto: Shutterstock)

A principal função da touca de cetim, segundo a cabeleireira, é minimizar o atrito que ocorre entre os fios e o travesseiro durante a noite. Dessa forma, conseguimos diminuir o efeito do frizz nos cabelos por meio da touca de cabelo. Ah, e outro ponto que merece o devido destaque é o fato da touca de cetim ajudar a manter a definição nos fios de diferentes curvaturas. Não à toa, é conhecida também como touca para cabelo cacheado.

"O cetim por ser um tecido liso e macio, não desgasta a fibra capilar - ou seja, o cabelo se mantém forte, saudável, e o melhor, sem frizz. Já para as cacheadas, a touca de cetim é uma excelente aliada, pois também ajuda na definição dos cachos e na retenção da umidade e hidratação dos cabelos.

Alguns especialistas também alertam que o uso frequente da touca para cabelo pode até diminuir a queda na hora de pentear, uma vez que o cabelo deverá estar menos embaraçado.

Benefícios da touca de cetim:

  • Evitar o atrito dos fios com a fronha de algodão
  • Fios ficam menos embaraçados e sem tanto frizz no day after
  • Mantém os fios mais hidratados e menos ressecados

Conheça os tipos de touca de cetim

A touca de cetim vem se tornando cada vez mais um acessório indispensável na rotina de cuidados com as madeixas. Por isso, é possível encontrar duas propostas diferentes e eficientes: a touca para dormir e também a famosa touca difusora.

Touca de cetim para dormir

É uma aliada no day after, contribuindo para deixar os fios com uma aparência mais definida e por mais tempo. É sempre bom lembrar que embora exista a opção de touca para dormir confeccionada em seda, o cetim continua sendo o mais recomendado. Isso porque seu tecido é muito mais delicado e, por isso, mais eficiente.

Por sinal, para manter a rotina de cuidados, esse kit de touca de cetim Santa Clara é bem interessante. Por possuir duas toucas, dá para revezar ou até mesmo usar uma para dormir e a outra para realizar seus tratamentos prediletos, como hidratação, revitalização e outros!

Touca de cetim difusora

Já para auxiliar na secagem os fios, existe a touca de cetim difusora. O diferencial desse modelo é justamente a ponteira que tem a finalidade de prender o bico do secador. Isso permite que seja criado um calor controlado, o que evita o ressecamento. Além disso, há o fator facilidade - e a gente explica como funciona.

Quando usamos o difusor, por exemplo, é necessário secar mecha por mecha, certo? Mas, com a touca difusora o ar quente é capaz de chegar igualmente na raiz e das pontas. Isso sem contar que é só ligar o secador e deixar ele agir – você fica com as mãos livres, diminui o contato dos fios com o calor - o que é excelente para a saúde deles - e ainda economiza energia, uma vez que o processo de secagem é mais rápido.

Quem deve usar a touca de cetim?

Não há regra para usar a touca de cetim e ela pode proporcionar benefícios para todos os tipos de curvatura (Foto: Shutterstock)

Na verdade, não há regra! Todo mundo pode e deve apostar no uso da touca de cetim. Portanto, lisas, onduladas, cacheadas e crespas podem experimentar os benefícios. Logicamente, cabelos ondulados, cacheados e crespos tendem a sofrer bem mais com o ressecamento e, consequentemente, os efeitos do frizz. Por isso, acabam sendo os tipos de fio que mais aproveitam os benefícios da touca de cetim.

"Ela é indicada para todas as mulheres, mas o público das cacheadas são as que mais usam. Esse tecido pode mudar completamente o seu day after, o cabelo fica com uma aparência definida por mais tempo e sem aspecto eletrizado", destaca Anna.

Essa vantagem específica para cacheadas e crespas acontece porque os fios com essas curvaturas têm mais dificuldade em levar a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo até às pontas. Ou seja, a parte final das mechas tendem a ficar com um aspecto ressecado mais rapidamente - e precisa de cuidados extras para evitar o atrito provocado entre o cabelo e o travesseiro.

Quando usar a touca de cetim?

Algumas dicas na hora de usar a touca de cetim podem fazer toda a diferença (Foto: Shutterstock)

Se a touca de cetim é uma novidade para você, certamente há ainda muitas dúvidas! E, uma delas consiste em como usar esse acessório na rotina de cuidados com os fios. Para responder a pergunta, veja abaixo quando usar a touca de cetim pode te ajudar no dia a dia:

Para diminuir o frizz ao dormir

Como já dito anteriormente, a touca de cetim contribui para minimizar os frizz ao acordar. Basta acomodar os fios na touca para dormir, de forma que eles fiquem todos realmente dentro do acessório, e descansar. Sim, é bem fácil – e, essa facilidade é o maior benefício do acessório!

Para tratar os cabelos enquanto dorme

Sabia que a touca de cetim também pode ser uma poderosa aliada para quem gosta de fazer tratamentos durante o sono? Você pode usar um óleo de sua preferência ou um creme focado na sua linha de tratamento e deixar agir durante toda a noite nos cabelos, guardados dentro da touca. O bom é que você protege a sua fronha e os seus fios de uma só vez!

Como usar a touca de cetim? Veja o passo a passo

Quem tem cabelos volumosos ou bem longos pode ter um pouco de dúvida sobre como usar a touca de cetim. Para não dar erro, a dica é bem simples: o recomendado é que o coque seja o “abacaxi”, que deixa não amassa as pontas e, consequentemente, não amassa os cachos e ondas.

"Faça um coque soltinho, bem frouxo nos cabelos. Em seguida, coloque a touca de cetim na cabeça. É importante que os fios fiquem presos para não correr o risco deles se soltarem durante a noite", explica a cabeleireira.

Qual o lado certo da touca de cetim?

Esse pode ser considerado o grande pulo do gato para que a sua touca de cetim realmente contribua com um cabelo mais bonito e sem o temido frizz. Sempre use o lado brilhante para dentro! Caso a parte fosca seja usada para dentro, o cabelo sofrerá atrito.

Por isso, vale sempre ficar atenta ou apostar em tipos de touca de cabelo que tenham tecido duplo, ou seja, uma camada de cetim por dentro (com a parte lisa aparente) e outra por fora. Se a touca de dormir não for em tecido duplo, é importante que a parte interna esteja correta.

Posso usar um produto e deixá-lo agindo no cabelo dentro da touca de cetim durante a noite?

Quer deixar um produto agindo nos fios durante o seu sono? A touca de cetim pode ser uma aliada para potencializar o resultado - tudo sem sujar sua fronha! Mas vale tomar alguns cuidados, viu?

"Não há problema em usar leave-in, séruns, óleos ou outras linhas sem enxágue durante a noite junto com a touca de cetim. Aqui, o que não se deve fazer é dormir com os cabelos molhados e abafados com a touca. Além de ser prejudicial à força e estrutura dos fios, também pode levar a uma série de problemas ao couro cabeludo, incluindo caspa, dermatite e proliferação de fungos", aconselha a especialista.

Qual tamanho da touca de cetim escolher?

Para evitar qualquer transtorno na hora de escolher o tamanho da touca de cetim, uma dica é medir o tamanho da circunferência da sua cabeça, além de levar em consideração não apenas o tamanho como também o peso dos seus cabelos. Ainda assim, vale destacar que alguns modelos possuem o elástico regulável, o que facilita bastante.

Dica extra: capa ou fronha de cetim também pode ajudar os cabelos

Além da touca de cetim, vale lembrar que você também pode investir em uma capa de almofada ou fronha de cetim, sabia? Ela vai servir como uma aliada extra na rotina, especialmente quando a sua touca de dormir estiver sendo lavada, por exemplo. Aqui no site você pode encontrar alguns modelos diferentes ou aqueles mais clássicos, como o destacado aqui embaixo.

Lembrando que a fronha não necessariamente substitui a toca de cetim. Na prática, ela pode ser apenas uma aliada extra para manter seus cabelos livres de frizz e sempre saudáveis.

Veja mais sobre esse universo:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!