Quer comprar geladeira Frost Free para sua casa e não sabe qual escolher? Na hora de decidir qual é o modelo ideal para a sua necessidade, você precisa ficar de olho em alguns critérios. Além da qualidade e durabilidade dos produtos da marca analisada, tamanho e capacidade, tipo de porta, consumo, acabamento e os recursos extra que o aparelho tem também devem ser levados em consideração.

Para te ajudar, nós montamos um guia de compras explicando o que deve chamar a sua atenção em cada um desses pontos para garantir que o eletro vai ser o melhor possível para as suas necessidades. Antes disso, porém, vale destacar que as geladeiras Frost Free são aquelas que não acumulam gelo no freezer e são mais práticas de manter e limpar no dia a dia. Aprenda a escolher a sua!

Leia também: Veja alimentos que você não deve guardar na sua geladeira

Confira nosso guia de compras para escolher a geladeira frost free ideal! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Comprar geladeira Frost Free: tamanho e capacidade

Os tamanhos das geladeiras Frost Free estão diretamente relacionados à sua capacidade. Para escolher a opção ideal, é importante verificar o espaço disponível na cozinha, já que, além do tamanho do eletro, você também precisa calcular a distância necessária entre ele, as paredes, armários e eletros ao redor. Esse cuidado é recomendado pelas fabricantes e existe para evitar superaquecimento da geladeira. Geralmente, 10cm em cada lateral, na parte de trás e acima da geladeira costumam ser suficientes.

Geladeira Frost Free pequena

Se você mora sozinho ou com apenas mais uma pessoa, uma geladeira Frost Free pequena é exatamente o que você precisa. Busque modelos que tenham, em média, de 300 a 340 litros de capacidade. Elas não precisam de muito espaço para a instalação e, por isso, também são boas opções para quem tem cozinha pequena.

Uma boa opção para quem precisa de uma geladeira pequena é a Electrolux TF39. Ela é uma das mais baratas do mercado entre as opções Frost Free e tem 310 litros de capacidade. Um pouco mais tecnológica do que os modelos básicos, essa geladeira tem painel blue touch, funções que otimizam o funcionamento e uma versão em inox: a TF39S.

Quer conhecer outros modelos de geladeira Frost Free pequena? Veja a nossa lista!

Geladeira Frost Free média

Os modelos de geladeiras Frost Free média são aqueles com capacidade que varia, em média, de 350 até 470 litros. Nesse caso, elas suprem as necessidades de famílias com até quatro pessoas ou casais que usam o eletro com frequência. Elas costumam ser mais profundas e, por isso, armazenam uma quantidade maior de comida de uma vez só.

Uma geladeira Consul 450 litros que se encaixa nessa categoria é a CRM56HK. Assim como o modelo anterior, essa geladeira inox também tem uma versão branca - a CRM56HB - e faz sucesso pelo bom custo-benefício aliado ao bom espaço de armazenamento.

Quer saber mais sobre esse aparelho? Confira a análise de ficha técnica dessa geladeira Consul 450 litros!

Geladeira Frost Free grande

Se você precisa de um eletro que atenda às necessidades de grupos com mais de seis pessoas, uma geladeira Frost Free grande é essencial. Para isso, busque os aparelhos que tenham mais de 500 litros de capacidade. Aqui vale estar atento ao fato de que sua cozinha precisa ter um bom espaço disponível para comportar as geladeiras grandes de forma segura.

Um dos modelos mais buscados nessa categoria é a Electrolux DM84X, uma geladeira Frost Free que tem 579 litros de capacidade. Além disso, ela conta com diversas funções que otimizam o uso, como Turbo Freezer, Ice Express e Drink Express.

Tipos de porta de geladeira Frost Free

Depois de decidir o tamanho ideal de refrigerador para a sua casa, vale a pena conhecer as opções de porta. No mercado, você vai encontrar os modelos tradicionais de geladeira Duplex Frost Free e os mais modernos, como Inverse, French Door Inverse e Side by Side.

Geladeira Frost Free Duplex

As geladeiras Frost Free Duplex são os modelos mais comuns de encontrar (Foto: Shutterstock)

As opções de geladeira Duplex Frost Free são as mais fáceis de encontrar nas cozinhas brasileiras, já que são as mais tradicionais. Por isso, estão disponíveis em diferentes tamanhos, capacidades, estios e funcionalidades. O que define uma geladeira desse tipo é o freezer localizado acima do refrigerador.

Descubra opções de geladeira Frost Free pequena na nossa lista!

Geladeira Frost Free Inverse

As geladeiras Frost Free Inverse têm o freezer na parte de baixo do aparelho (Foto: Shutterstock)

As geladeiras Frost Free Inverse são as que têm o freezer disposto de forma invertida, ou seja: ele fica na parte de baixo enquanto o refrigerador fica em cima. Isso melhora o uso no dia a dia, já que deixa as prateleiras de acesso mais frequente ao alcance das mãos com mais facilidade.

Geladeira Frost Free Side by Side

A geladeira Side by Side tem duas portas verticais (Foto: Shutterstock)

As geladeiras Frost Free com portas Side by Side são aquelas que têm duas portas verticais uma ao lado da outra, sendo uma para o freezer e outra par ao refrigerador. As geladeiras Side by Side costumam ter a capacidade mais alta e, por isso, são opções para famílias grandes e casas movimentadas. Consequentemente, também costumam ser mais caras.

Geladeira Frost Free French Door Inverse

A geladeira French Door Inverse, geralmente, tem três portas (Foto: Shutterstock)

Assim como os modelos Side by Side, as geladeiras com portas French Door Inverse têm a capacidade alta. Aqui, elas costumam ter três portas: duas na parte de cima, para o refrigerador e uma inferior, para o freezer. Em alguns casos, o freezer também pode ter duas portas, mas continua sendo na parte de baixo do aparelho.

Consumo das geladeiras

De forma geral, os eletrodomésticos são aparelhos que consomem bastante energia e não é diferente com as geladeiras, que precisam ficar constantemente ligadas. Por isso, na hora de escolher, é bom dar preferência para os modelos que têm  tamanho adequado para a sua casa - e não vão gastar mais do que o necessário. Além disso, também vale a pena ficar de olho em outros critérios.

Geladeira com Selo Procel A

Na geladeira, o Selo Procel é indicado nessa etiqueta (Foto: Divulgação/Electrolux)

O Selo Procel é uma classificação do Inmetro que aponta o nível de eficiência energética de um aparelho elétrico. Na hora da compra, o ideal é considerar apenas as geladeiras Frost Free que têm Selo Procel A, ou seja: as opções que consomem o mínimo de energia possível para seu tamanho e funcionalidades.

Geladeira Frost Free Inverter

A tecnologia Inverter tem se tornado cada vez mais popular nos aparelhos que consomem mais energia. No caso das geladeiras, ela modifica o funcionamento do compressor. Ao invés de ligar e desligar, como nos modelos tradicionais, ele se mantém funcionando constantemente. Isso evita os picos de energia e, consequentemente, consome menos.

Além disso, as geladeiras inverter também são mais silenciosas e duradouras.

Acabamento das geladeiras Frost Free

Além de influenciar a parte estética da sua cozinha, o tipo de acabamento dos modelos também interfere na durabilidade do produto e na facilidade da limpeza. Entre as opções de design, a categoria tem geladeiras frost free brancas, inox ou pretas.

Geladeira Frost Free branca

As geladeiras Frost Free brancas, são as mais tradicionais - assim como as Duplex. Por isso, são práticas de combinar com qualquer decoração de cozinha e também têm a vantagem de ser mais baratas do que os outros tipos de acabamento. Porém, vale destacar que, com o tempo, elas podem amarelar e até enferrujar ou descascar.

Geladeira Frost Free inox

As geladeiras frost free com acabamento inox têm o visual mais moderno e são mais duráveis e resistentes. O aço escovado nesses modelos não descasca, enferruja ou amarela com o tempo de uso, e, por isso, costumam ser mais caros. Ainda assim, o investimento maior sempre compensa pela durabilidade do produto.

Geladeira Frost Free preta

As geladeiras Frost Free pretas, por sua vez, dão um ar de sofisticação e elegância às cozinhas. O acabamento pode ser espelhado ou fosco e, em alguns casos, é aplicado por cima do aço inox, ou seja: pode ser tão durável quanto os modelos prateados. Mais raras, as geladeiras pretas também costumam ser as mais caras da categoria.

Recursos extra das geladeiras Frost Free

Depois de considerar todos os fatores acima, também é necessário conhecer os recursos extra que as geladeiras Frost Free podem oferecer. As opções mais tecnológicas, geralmente, são mais caras, mas também podem tornar o seu dia a dia mais prático. Conheça alguns dos principais aqui embaixo:

  • Iluminação LED: economiza energia e melhora a visibilidade interna do refrigerador. Em alguns casos, também está disponível no freezer;
  • Controle de Temperatura: garante a temperatura correta para a boa preservação dos alimentos tanto no refrigerador, quanto no freezer;
  • Compartimento Extra-Frio: são compartimentos fechados e indicados par ao armazenamento de alimentos que estragam com mais facilidade. Por não serem afetados pelo abre e fecha da porta da geladeira, eles são mais eficientes na conservação desses itens;
  • Resfriamento Rápido: são compartimentos ou prateleiras que ficam no freezer ou no refrigerador e podem ser usados para gelar alimentos ou bebidas rapidamente
  • Fluxo Múltiplo de Ar (Multiflow): uma das principais vantagens da geladeira Frost Free em relação aos outros modelos, o fluxo múltiplo de ar garante que todas as prateleiras do aparelho vão estar na mesma temperatura;
  • Modos Férias, Festa e Compras: comuns nos modelos mais tecnológicos, essas programações controlam a potência do aparelho, aumentando ou diminuindo o nível de refrigeração de acordo com a necessidade;
  • Fábrica de Gelo: compartimentos que otimizam a produção de gelo - em alguns casos, até mais rápido do que o normal;
  • Dispenser de Água e Gelo: compartimentos, na porta, que fornecem água e gelo sem a necessidade de abrir a porta do aparelho.

Saiba mais sobre o universo de geladeiras e cozinhas: