O que é Frost Free quando o assunto é degelo de geladeira? Neste artigo vamos explicar as vantagens de uma geladeira Frost Free e como funciona essa tecnologia, conhecida por tornar o dia a dia e a manutenção da cozinha mais prática. Além disso, nós também selecionamos algumas das melhores geladeiras Frost Free para comprar esse ano, com diferentes tamanhos e excelente custo-benefício. Confira!

Leia também: Veja alimentos que você não deve guardar na sua geladeira

O que é geladeira Frost Free: aparelhos com essa tecnologia são mais fáceis de organizar no dia a dia (Foto: Shutterstock)

O que é Frost Free e como funciona a tecnologia

Afinal, o que é geladeira Frost Free? O termo em português para Frost Free é "livre de congelamento". Esse sistema de refrigeração é controlado eletronicamente e impede a formação de camadas de gelo nas paredes internas do congelador ou freezer. Dessa forma, ela dispensa o trabalho de desligar o aparelho, esperar o gelo derreter, escoar a água e fazer a limpeza, comum aos aparelhos com degelo manual ou Cycle Defrost.

A tecnologia inverter também otimiza o uso e diminui o impacto dos eletros na conta e luz. Conheça as principais geladeiras inverter do momento!

Vantagens de uma geladeira Frost Free

Como mencionamos, a praticidade é a maior vantagem da tecnologia Frost Free, já que, com ela, não existe a necesssidade de desligar a geladeira ou apertar um botão para o gelo derreter na hora de limpar o congelador. Além disso, as geladeiras Frost Free também não fazem escorrer água para a parte interna do aparelho ou para o chão nesse processo.

Outra vantagem está relacionada à circulação interna de ar frio mais eficiente, comum aos modelos Frost Free. Dessa maneira, o ar é renovado constantemente e distribui a temperatura de maneira mais uniforme em todas as prateleiras do eletro, aumentando a conservação dos alimentoes e evitando odores e contaminação no interior do aparelho.

Leia também: As melhores geladeiras inverse para comprar no ano

Geladeira Frost Free gasta muita energia?

Quando comparamos o consumo de energia de uma geladeira Frost Free ao das que têm  degelo manual ou Cycle Defrost, é comum que as mais tecnológicas gastem mais energia. Ainda assim, na hora de fazer essa análise, também é necessário levar em consideração outros recursos presentes no aparelho além do tipo de degelo, como funções de resfriamento e congelamento mais rápido, paineis eletrônicos e outros.

Na hora de escolher a melhor geladeira Frost Free para a sua casa, vale a pena ficar de olho nos modelos com funções que ajudam a diminuir o consumo de energia. O mais comum deles é o selo Procel, classificação do Inmetro que aponta quais aparelhos têm boa eficiência energética. Ou seja: quais deles funcionam consumindo o mínimo de energia possível para seu tamanho e funções.

Quer conhecer opções de geladeira econômica? Veja essa lista com modelos que têm essa característica.

Melhor geladeira Frost Free: conheça modelos

Agora que você já sabe o que é geladeira Frost Free, selecionamos alguns das principais opções do eletro com a tecnologia no momento. Conheça e descubra se uma delas é a geladeira Frost Free barata que você está procurando!

Saiba mais sobre geladeiras aqui: