10 motivos para comprar um fogão de indução para sua cozinha
Descubra por que o fogão de indução é a escolha ideal para sua cozinha

Quer saber o que é fogão de indução e se realmente vale a pena investir um pouco mais nesse tipo de eletrodoméstico? Se você é fã de tecnologia e busca eficiência, segurança e um visual moderno na cozinha, o fogão de indução pode ser a escolha certa.
A gente sabe que, por ainda não ser tão popular no Brasil, comprar esse tipo de produto no escuro não rola. Por isso, preparamos um artigo com 10 bons motivos para comprar um fogão de indução — tudo pra te ajudar a entender melhor como ele funciona e decidir com confiança.
Você sabe como funciona o fogão de indução? Explicamos todos os detalhes sobre eletrodoméstico super tecnológico.
O que é fogão de indução?
É um tipo de fogão que usa campos eletromagnéticos para aquecer diretamente a panela, sem gerar chamas ou aquecer a superfície do aparelho. Isso torna o preparo dos alimentos mais rápido, seguro e eficiente.
Além disso, como só aquece se houver uma panela compatível sobre a base, ele reduz riscos de acidentes e desperdício de energia. Se você busca praticidade, design moderno e mais controle na cozinha, o fogão por indução vale a pena — especialmente para quem valoriza tecnologia e conforto no dia a dia.
Fogão de indução é bom?
Fogão de indução é bom ou ruim? A resposta é: muito bom! Esse tipo de fogão se destaca pela eficiência energética, segurança no uso e design moderno. Ele aquece apenas quando há uma panela compatível sobre a superfície, o que reduz o risco de acidentes e evita desperdício de energia.
Vale destacar também que seu controle de temperatura é mais preciso, ideal para receitas que exigem cuidado no preparo. Para quem busca praticidade e desempenho na cozinha, o fogão de indução é uma excelente escolha.

Confira os 10 motivos para comprar um fogão de indução
1. Cozinhe mais rápido no fogão de indução
Se você não gosta de perder tempo na cozinha, e quer entender se fogão de indução é bom ou ruim. É bom saber que os fogões por indução são mais eficientes e cozinham os alimentos mais rápido que o normal, pois a perda de calor da panela para o ambiente externo é mínima.
Resumindo de forma bem simples, o fogão de indução gera calor por ondas eletromagnéticas que aquecem direta e instantaneamente o fundo da panela, quando em contato com a mesa vitrocerâmica.
Por ter um aproveitamento melhor da energia gerada, este tipo de fogão atinge a potência máxima em poucos minutos, aquecendo a comida em menos tempo que os fogões convencionais.
2. O fogão de indução é bem mais seguro - e não queima a mão!
Para quem tem crianças em casa, o fogão de indução é o número um no quesito segurança. O aparelho possui uma mesa vitrocerâmica cujas bocas esquentam muito pouco e transmitem calor apenas quando em contato com panelas de ferro fundido ou aço inox com fundo triplo, como as da linha Tramontina Solar. E assim que as panelas são retiradas do fogão, ele desliga automaticamente e começa a esfriar.
Além de não produzir chama, evitando queimaduras e acidentes graves, por ser um fogão de indução, o risco de vazamentos de gás é nulo. Mais um ponto para este modelo de fogão.
3. Cooktops de indução são mais econômicos por serem mais eficientes
Observando e comparando os preços, o investimento inicial no fogão de indução pode até ser maior, mas, no longo prazo, o aparelho compensa bastante. Por ter uma potência maior que os fogões convencionais, este eletrodoméstico tem um maior gasto energético — entretanto a comida fica pronta em menos tempo, e o que é melhor: sem gastar gás de cozinha. Vale a pena colocar na ponta do lápis!
4. A temperatura do fogão de indução é precisa e ideal para preparos elaborados
Se você gosta de preparar pratos elaborados e que requerem uma temperatura constante, o fogão de indução é a melhor opção. Como neste modelo de fogão a perda de calor é menor, a temperatura é mais precisa e se mantém estável, dando a você mais controle sobre os preparos dos seus alimentos.
5. O design do fogão de indução deixa a cozinha super moderna
Que o fogão de indução é eficiente e seguro você já sabe. Agora que tal falar da beleza? Os cooktops em geral já proporcionam um visual elegante para qualquer cozinha, mas os fogões de indução possuem um charme único, pois não têm trempes e nem botões removíveis, como o fogão de indução 2 bocas l Philco PCT11P. Suas duas bocas, timer digital e até mesmo os níveis de intensidade são de touch screen.
Ou o fogão de indução 4 bocas Fischer Indução 4Q 25943-56251 com quatro bocas para lares com até quatro pessoas.
Por esse motivo, eles se misturam facilmente com a marcenaria planejada, trazendo um ar muito mais clean para o ambiente. Para quem sonha em ter uma cozinha moderna e discreta, o aparelho é a escolha ideal sem dúvida alguma.
6. Cooktops de indução são muitos mais fáceis de limpar
Se você acha trabalhoso limpar as grelhas, trempes e botões dos fogões convencionais, é aqui que o fogão de indução vai ganhar seu coração. Como não há fogo, os fogões de indução possuem uma mesa de vidro, bem lisinha. Basta passar um paninho úmido com detergente neutro e pronto!
Os alimentos não grudam, não queimam e o melhor, não entram em cantinhos de difícil acesso, como nos aparelhos mais comuns do mercado. É ou não é um sonho?
7. Possui modelos portáteis ou com instalação
Caso tenha pouco espaço na sua cozinha para instalar um fogão de indução, você pode optar por um modelo menor como o fogão de indução 2 bocas Mueller MCI162BG1. Mesmo pequeno, o eletrodoméstico dá conta do recado e é super prático!
Agora, se seu problema é a instalação do eletrodoméstico na marcenaria, dá para investir em um fogão de indução 1 boca portátil como o Mono Slim EI 30 94714101, da Tramontina. Com apenas uma boca, ele salva na hora de cozinhar e pode ser guardado até mesmo nas gavetas da cozinha. E se você é do tipo que gosta de cozinhar em suas viagens, este modelo também pode ser transportado de um canto a outro com facilidade.
8. Menos calor no ambiente
Sabe aquele calorão que toma conta da cozinha quando você está preparando o almoço? Com um fogão de indução com forno, isso quase não acontece. Como o calor é gerado diretamente na panela, o ambiente ao redor esquenta bem menos do que com os modelos a gás ou elétricos. Isso garante mais conforto, principalmente nos dias quentes — e ainda pode ajudar a economizar no uso do ar-condicionado ou ventilador.
Um bom exemplo é o fogão de indução 4 bocas 4 bocas MCG4BK com forno elétrico Decorato GO, que une a tecnologia da indução ao desempenho de um forno moderno para embutir. Ideal para quem busca eficiência sem abrir mão do visual elegante e do bem-estar na cozinha.
9. Silêncio na cozinha
Se você gosta de um ambiente tranquilo enquanto prepara suas receitas, o fogão de indução é seu aliado. Sem chamas, sem estalos e sem aquele barulho constante do gás aceso. Ele funciona de forma quase silenciosa, criando um clima mais calmo e agradável, ideal para quem curte ouvir música, conversar ou simplesmente curtir o momento na cozinha sem distrações sonoras.
10. Tecnologia que combina com seu estilo de vida
Por último, mas não menos importante: os modelos de indução vão muito além do básico. Muitos já vêm equipados com timer digital, trava de segurança (ótimo para quem tem crianças em casa), desligamento automático e painel touch intuitivo. É o caso do fogão de indução 4 bocas Electrolux Unicook IE60P, ideal para quem busca praticidade no dia a dia, e do fogão de indução 5 bocas Philco PCT05IFP, que entrega potência e controle avançado. Ou seja, além de cozinhar com mais precisão, você ainda tem mais conforto e segurança. É tecnologia que facilita sua rotina e combina com uma cozinha moderna e funcional.
Como funciona o fogão de indução?
Um fogão de indução utiliza campos eletromagnéticos para gerar calor diretamente na panela, sendo mais rápido, eficiente e seguro, pois apenas a área em contato com a panela que aquece.
Procurando mais modelos de fogão portátil? Confira 12 modelos de cooktop 2 bocas que valem o investimento.
O que é preciso para instalar um fogão de indução?
Para instalar um fogão de indução, é necessário ter acesso a uma fonte de energia elétrica adequada, geralmente uma tomada específica com a voltagem correta, e garantir que o espaço seja seguro e esteja de acordo com as especificações do fabricante.
Não sabe o que fazer com o aparelho depois da compra? Descubra como instalar cooktop a gás, elétrico e de indução!
O que gasta mais fogão de indução ou a gás?
Um fogão de indução costuma ser mais eficiente em termos de energia do que um fogão a gás, pois converte mais diretamente a energia elétrica em calor, reduzindo as perdas de energia associadas à combustão do gás.
Procurando um cooktop para chamar de seu? Conheça 6 opções de fogão de indução da Philco que merecem sua atenção.
Qual a diferença do fogão elétrico para o fogão de indução?
A principal diferença entre um fogão elétrico e um fogão de indução é que o fogão elétrico aquece através de resistências elétricas, enquanto o fogão de indução utiliza campos eletromagnéticos para aquecer diretamente a panela, proporcionando um aquecimento mais rápido e eficiente.
Confira os 5 cuidados essenciais para aumentar a vida útil do seu fogão.

