Pokémon Scarlet e Violet: entenda tudo sobre o novo lançamento da franquia
Saiba mais sobre Pokémon Scarlet e Violet, novos games da clássica franquia

Pokémon Scarlet e Violet são os novos games da conhecida série de RPG dos monstrinhos de bolso produzida pela The Pokémon Company, Game Freak e Nintendo. O mais recente capítulo da saga traz grandes novidades, como um mundo aberto para explorar pela primeira vez na série, sozinho ou com amigos, além de transformações cristalizadas em batalha e mais.
Pokémon Scarlet e Pokémon Violet serão lançados em 18 de novembro de 2022 para Nintendo Switch. Saiba mais sobre o console da Nintendo em nossa análise.

Capturar, treinar e batalhar
A jogabilidade básica dos games da série Pokémon oferece um RPG no qual jogadores podem explorar um mundo fantástico habitado por criaturinhas capazes de feitos incríveis. Ao encontrar um Pokémon, é possível capturá-lo para que ele se torne parte de seu time, composto por até seis monstrinhos. Uma vez capturados, eles podem ser treinados para serem usados em batalhas contra outros treinadores ou inimigos.
Normalmente, o objetivo do jogo é treinar um time forte para enfrentar oito líderes de ginásios, alguns dos treinadores mais fortes do game. Porém, em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet há um pouco mais do que isso. A jornada clássica de enfrentar os ginásios ainda está presente sob o nome "Victory Road", na qual será preciso participar de desafios nos ginásios antes de enfrentar o seu líder, porém há outras duas grandes aventuras.


Em Starfall Street, os treinadores viajarão pelo mundo enquanto enfrentam um grupo de rebeldes chamados Team Star que tentarão impedir seu progresso. Ao invadir bases do grupo, será preciso enfrentar várias hordas de monstrinhos e derrotar um forte treinador. Já em Path of Legends, usuários se unirão a um personagem chamado Arven para caçar ervas raras chamadas Herba Mystica, as quais precisarão ser obtidas ao derrotar pokémon gigantes.
O mundo de Pokémon Scarlet e Violet
A produtora Game Freak descreveu a região de Paldea em Pokémon Scarlet e Violet como o primeiro verdadeiro mundo aberto da série Pokémon. Apesar de haver áreas mais abertas em outros games da franquia, sempre houve uma progressão linear na história, mas esta é a primeira vez que o jogador pode decidir ir em qualquer direção e fazer qualquer coisa. A proposta é semelhante a outro game de sucesso do sistema, The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
O jogo começa na academia Naranja ou Uva, de acordo com a versão do jogo escolhida, onde o usuário é um estudante pronto para participar de um evento de Caça ao Tesouro anual. Esta caçada se refere a encontrar seu próprio tesouro pelo mundo.

Paldea apresenta tanto áreas urbanas quanto campos selvagens para explorar. Assim como em games anteriores da série, usuários terão também uma rival chamada Nemona que irá competir com eles.
Para atravessar esse grande mundo, os treinadores contarão com a ajuda de dois pokémon lendários: Koraidon em Pokémon Scarlet e Miraidon em Pokémon Violet. Ambos os monstros poderão ser usados como montaria para cruzar grandes distâncias e serão capazes de se transformar em formas como moto e planador para facilitar o transporte.
Como é de costume na franquia Pokémon, o jogo começa com a escolha entre três monstrinhos iniciais para ser o primeiro membro de seu time. As opções são Sprigatito, um gato de grama, Quaxly, um pato do tipo água, e Fuecoco, uma espécie de crocodilo de fogo. Outra tradição é que os monstrinhos possuem evoluções, sempre em um total de três formas.

O game conta com uma grande opção de pokémon em uma mistura de monstros de games anteriores e novas criaturinhas. Alguns monstros antigos recebem novas formas através das variantes regionais Paldean, como Wooper, as quais mudam seu visual e às vezes seu tipo.
Uma novidade desde capítulo são os pokémon da mesma família, como Wiglett, que assemelha-se muito ao Diglett, mas trata-se de um monstro diferente. Em alguns casos, pokémon ganham também novas evoluções, como Farigiraf.
Cristalização Terastal
A principal novidade nas batalhas em Pokémon Scarlet e Violet é o fenômeno de Terastalização, algo exclusivo dos monstros da região de Paldea devido a uma estranha energia no local. Através deste fenômeno, os pokémon podem se transformar em uma forma cristalizada de si mesmos com uma joia como adorno em suas cabeças.

A grande diferença é que a transformação Terastal pode alterar o tipo de um pokémon. Normalmente, na série há vantagens e desvantagens por tipo, como golpes de água serem fortes contra fogo, o qual por usa vez é forte contra gelo. Caso um pokémon seja do mesmo tipo durante a Terastalização, seus golpes ficarão mais poderosos. No entanto, se for de um tipo diferente, isso pode surpreender seu adversário e desmontar estratégias.
Treinadores pokémon terão uma nova forma de batalhar em Pokémon Scarlet e Violet, chamada "Let's Go", a qual vale a pena esclarecer que não tem relação com os games da série Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee. Neste modo o jogador pode enviar seu pokémon pra ir batalhar sozinho, simplesmente apontando uma direção e deixando que ele siga à frente.

Caso o pokémon encontre um adversário no caminho, ele poderá enfrentá-lo sozinho, sem precisar receber comandos. O Let's Go pode ser usado também para enviar seu pokémon em uma direção para pegar itens. Durante as batalhas contra o Team Star, será preciso enfrentar monstrinhos de todos os membros do grupo através da função Let's Go.
Multiplayer para jogar com amigos
Jogadores poderão dividir esse novo mundo de aventuras com seus amigos através de multiplayer cooperativo online. Para jogar com outras pessoas em seu console, no entanto, é preciso assinar o serviço Nintendo Switch Online da empresa. Até quatro amigos podem se unir em uma mesma aventura e explorar o mundo juntos com seus pokémon.

O usuário começa sua jornada com o uniforme de sua escola, porém posteriormente poderá personalizar totalmente seu visual, de roupas a penteados para se expressar de maneira única com seus amigos. Uma vez juntos, é possível batalhar entre si, trocar pokémon e mais. O grupo poderá participar também de uma batalha chamada Tera Raid Battle, na qual poderá enfrentar um pokémon poderoso em forma Terastal e capturá-lo.

Uma grande tradição para a série Pokémon é o lançamento sempre de duas versões do mesmo jogo, que acontece desde a época do Game Boy original, com pequenas diferenças entre elas. As principais diferenças começam na escola do jogo, Academia Naraja para Scarlet e Academia Uva para Violet, a qual conta também com professores próprios, Sada e Turo, em cada versão respectivamente.
Alguns pokémon apenas poderão ser encontrados em certas versões do jogo, para incentivar que jogadores interajam entre si através de trocas. Em Pokémon Scarlet, já estão confirmados exclusivos como Armarouge, Larvitar e Stonjourner, enquanto em Pokémon Violet serão Ceruledge, Bagon e Eiscue. A lista completa deverá incluir ainda mais monstrinhos exclusivos.
Enquanto isso, confira abaixo mais um trailer revelando uma das líderes de ginásio do game, especialista em monstrinhos elétricos. Além dela, o Pokémon Bellibolt, que nunca havia sido mostrado antes.

Nintendo Switch e acessórios
O lançamento de Pokémon Scarlet e Violet nos Estados Unidos será acompanhado por um novo modelo de Nintendo Switch OLED temático do jogo, porém esta versão não foi anunciada para o Brasil por enquanto. Apenas recentemente o novo modelo Nintendo Switch OLED, que possui uma tela com cores mais vivas, chegou ao território nacional, a um preço sugerido de R$ 2.699.
Usuários podem optar também pelo modelo padrão do Nintendo Switch, que é mais barato que o OLED, ou pelo modelo Lite, apesar de suas limitações. Enquanto o modelo padrão e OLED possuem todas as capacidades do console, o Nintendo Switch Lite é um modelo mais barato, porém sem Joy-Cons destacáveis e sem a possibilidade de se conectar à TV.
A versão Lite ainda é recomendada para usuários que pretendem usar o console apenas em seu modo portátil e não se incomodam em ter funções a menos. Neste caso, vale a pena investir também em uma cadeira gamer para ficar confortável enquanto joga durante longos períodos. Confira também outros acessórios para o Nintendo Switch que podem melhorar sua experiência.
Para jogadores que não desejem gastar tanto dinheiro em games lançamento como Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, há algumas opções de games anteriores da série de acordo com suas preferências. Os capítulos anteriores da franquia, Pokémon Sword e Pokémon Shield, oferecem uma estrutura de RPG mais clássica, com áreas abertas para explorar, mas em uma campanha mais linear.
Usuários que não queiram abrir mão de explorar um grande mundo aberto podem optar pelo spin-off Pokémon Legends: Arceus, que conta uma história de época no universo de pokémon, muito antes dos jogos atuais. Se o usuário quiser uma experiência de jogabilidade totalmente diferente, mas ainda com os monstrinhos de bolso, há New Pokémon Snap, um jogo sobre tirar fotos dos pokémon na natureza.
Para fãs de gerações anteriores existem dois conjuntos de remakes disponíveis no Nintendo Switch. Pokémon Let's Go Pikachu e Pokémon Let's Go Eevee são versões refeitas dos clássicos do Game Boy, mas com visuais atualizados e novas mecânicas que usam o controle de movimento Joy-Con do Nintendo Switch inspiradas por Pokémon Go.
Já Pokémon Brilliant Diamond e Pokemon Shinning Pearl traz dois games clássicos do Nintendo DS com visuais atualizados, porém próximos dos originais.
Compre com Cashback Buscapé
Uma ótima forma de economizar ao comprar seus jogos é através do Cashback Buscapé, que oferece dinheiro de volta em certas compras. Ao pesquisar por games em nosso site, fique atento ao símbolo da moeda amarela com os dizeres "Receba dinheiro de volta pelo Buscapé". Caso tenha alguma dúvida sobre como usar o Cashback Buscapé, confira nossa página sobre o assunto!
Também pode ser vantajoso usar nossos cupons de desconto para garantir um abatimento no valor total da compra. O Nintendo Switch é um dos consoles mais desejados entre jogadores no momento e deverá ser um destaque durante a Black Friday.

