Um dos passatempos mais comuns hoje em dia é jogar videogames, seja em computadores ou consoles. De maneira geral, os jogos de ação e aventura são a s categorias mais populares. Isso vem da possibilidade de exploração de mapas enormes, combate ágil, e até mesmo a ampla variedade oferecida pelo gênero.

Nesta lista, você vai encontrar alguns dos principais jogos dessa categoria que estão disponíveis em várias plataformas, para que possa se divertir. Confira abaixo as opções e comece a jogatina!

Para jogar no computador, venha conferir quais são os melhores notebooks gamer!

Melhores acessórios para curtir esses jogos de ação e aventura!

Mas antes, vamos falar sobre alguns acessórios que você pode usar para extrair desses jogos tudo que eles tem a oferecer!

DualShock 4

O primeiro não poderia ser outro se não o famoso controle DualShock 4, o original para PS4. Ele é muito conhecido por sua ergonomia e excelente resposta tátil, além de contar com um controle touch no meio.

Tem todos os botões tradicionais, esperados de um controle do tipo. Entretanto, tem também o botão Share para compartilhamento, e o botão PS, que oferece muito mais capacidades.

Controle com fio para Xbox da Power A

Em seguida, temos o controle para Xbox da Power A, marca muito conhecida por seus controles e acessórios de alta qualidade. Sua ergonomia também é bastante boa, com pessoas preferindo um ou o outro.

Conta com botão de compartilhamento, mas como um benefício único, trazendo botões extras em sua parte traseira. Ele também tem um botão específico para controlar o volume e silenciar o seu microfone.

Headset gamer Multilaser PH219

Por fim, temos um headset gamer com um excelente custo-benefício. Ele tem dois cabos: o tradicional 3.5mm para entrada de áudio e microfone, e também um USB para ativar as luzes.

Tem um driver de 40mm, o que vai g arantir um bom volume e bons graves. Claro, devido a seu preço reduzido, não tem como esperar uma experiência excelente. Ainda assim, vale bastante a pena.

Assassin's Creed: Valhalla

Assassin's Creeed: Valhalla é um dos melhores e mais belos jogos de ação e aventura (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Sem mais delongas, vamos aos jogos! O primeiro da lista é o Assassin's Creed: Valhalla. Ele é o lançamento mais recente da franquia, e é o primeiro a ter sido lançado tanto para PS5 quanto para Xbox Series X/S.

Tem um excelente sistema de RPG no qual você tem acesso a árvores de habilidades, equipamentos com atributos, e muito mais. Dependendo de como jogar, pode ter mais de 100 horas de aventuras!

O jogo se passa primariamente dentre os anos 872 e 878 D.C., explorando as expansões viking nas Ilhas Inglesas. Nele, você controla Eivor Varinsdottir, personagem cujo gênero você decide. Eivor se vê preso no conflito secular entre a Irmandade dos Assassinos e a Ordem dos Templários. Vale mencionar que a trama também lida com certos elementos da mitologia nórdica.

Disponível para: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Stadia.

Se você quer jogar em um PlayStation 5, venha descobrir tudo sobre o console em nosso guia do PS5!

Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice é um dos melhores jogos de ação, com movimentação fluída e interessante (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Um dos jogos de ação e aventura que foi lançado dem 2019, Sekiro: Shadows Die Twice foi desenvolvido pela FromSoftware e lançado pela Activision. Extremamente aclamado pelas críticas devido a sua gameplay e ambientação, foi inclusive comparado à saga Souls, algo inevitável quando falamos na From Software. O jogo vendeu mais de 5 milhões de cópias em pouco mais de um ano após seu lançamento.

Sekiro tem bastante foco em furtividade, exploração e combate, com ênfase nas batalhas contra chefes. A trama segue um shinobi conhecido como Wolf, que está tentando se vingar de um clã samurai que o atacou e raptou seu lorde. Se passa num Japão fictício durante o período Sengoku, com fortes referências à filosofia e mitologia budista.

Disponível para: PS4, Xbox One, PC e Stadia.

Não tem muito dinheiro para melhorar o seu computador? Confira o guia de como montar um PC gamer barato!

The Last of Us Parte 2

The Last Of Us 2, um dos jogos de aventura com uma excelente história, conta com altos níveis de furtividade (Foto: Divulgação/Sony)

The Last of Us Parte 2 é outro dos jogos de ação e aventura lançados em 2020, ele é exclusivo para PlayStation 4. Ele é o jogo mais premiado da história dos jogos, com 259 premiações. Quase todos os seus aspectos foram bem recebidos, incluindo a gameplay, áudio, trilha sonora, performance, personagens e fidelidade visual.

O jogo se passa cinco anos após o o primeiro da franquia, lançado em 2013. Focando em duas personagens jogáveis cujas vidas se entrelaçam, a história se passa em um EUA pós-apocalíptico. São elas Ellie, que está em busca de vingança após uma tragédia, e Abby, uma soldada que se envolve num conflito entre uma milícia e um culto religioso.

O jogo é na terceira pessoa. Nele, você irá batalhar tanto inimigos humanos quanto criaturas canibais que usam todos os tipos de armas e furtividade.

Disponível para: PS4.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima tem uma das melhores direções de arte dentre os jogos de aventura (Foto: Divulgação/Sony)

Ghost of Tsushima é mais um dos melhores jogos de ação e aventura, concorrendo ao melhor jogo do gênero em 2020, ano de seu lançamento. Desenvolvido por Sucker Punch Productions, ele foi lançado pela Sony e é exclusivo para PlayStation 4 e Playstation 5. Recebeu vários prêmios e nominações e seus visuais, direção de arte, narrativa, e combate foram adorados pela crítica.

Se passa em um mundo aberto durante a primeira invasao Mongol ao Japão. O jogador controla Jin Sakai, um samurai cujo objetivo é o de proteger a Ilha Tsushima. Em seu confronto, é forçado a fazer escolhas que podem salvar o povo, mas arruinar sua honra e seu legado.

Disponível para: PS4 e PS5.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um dos jogos de aventura com a exploração muito interativa e divertida (Foto: Divulgação/Nintendo)

Mesmo lançado em 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode facilmente ser considerado um dos melhores jogos de aventura de todos os tempos. Foi desenvolvido e lançado pela Nintendo, e é exclusivo para seus consoles Nintendo Switch e Wii U.

É muito similar ao original de 1986, de maneira que os jogadores recebem poucas instruções do que fazer e podem explorar o mundo aberto conforme desejarem. Dentre as muitas tarefas, estão inclusas coletar itens e equipamentos para conseguir completar outros objetivos. Os mais famosos, claro, são os excelentes puzzles.

Disponível para: Nintendo Switch e Wii U.

God of War

God of War de 2018 se foca em mitologia nórdica, ao contrário dos jogos anteriores (Foto: Divulgação/Sony)

Lançado em 2018, God of War é um dos melhores jogos de ação e é o oitavo de sua franquia. Esse jogo, ao contrário dos anteriores que tinham inspiração na mitologia grega, tem foco na mitologia nórdica. De maneira geral, sua história, design de mundo, direção de arte, música, gráficos, sistema de combate e personagens foram amplamente adorados.

O jogo se passa numa Escandinávia antiga no reino de Midgard e pela primeira vez na franquia ela traz dois protagonistas: Kratos e seu filho, Atreus. Após a morte de sua segunda esposa e mãe de Atreus, Kratos deve levar seu filho e espalhar as cinzas de sua esposa no ponto mais alto de cada um dos nove reinos.

Disponível para: PC e PlayStation 4. Venha descobrir se um PS4 usado vale a pena antes de fazer a compra!

Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey é um dos melhores jogos de ação e aventura para Nintendo Switch, adicionando elementos de plataforma (Foto: Divulgação/Nintendo)

Exclusivo para Nintendo Switch, Super Mario Odyssey é um dos melhores jogos de ação e de plataforma. Ele é considerado de longe um dos melhores jogos de Mario, particularmente por causa de sua originalidade e criatividade. Com muitos prêmios recebidos, vendeu quase 22 milhões de cópias até setembro de 2021, e é um dos jogos mais vendidos para Switch.

O jogo segue Mario e seu novo aliado Cappy, um chapéu senciente que permite que Mario controle outros personagens e objetos. Isso tudo, claro, durante a sua jornada por vários reinos para salvar a princesa Peach de seu rival Bowser e seus planos de casar com ela.

Disponível para: Nintendo Switch

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 mostra um faroeste fictício em 1899 (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

Seria estranho fazer uma lista dos melhores jogos de ação e aventura para PC e outras plataformas sem incluir Red Dead Redemption 2. Afinal, ele foi muito esperado, e, quando lançado, recebeu muitas críticas positivas.

Principalmente sobre a história, personangens, mundo e gráficos. O principal ponto negativo está no fato de que ele tende a priorizar realismo acima de jogabilidade.

Mesmo tendo o número 2 no título, é o terceiro da franquia, e se passa antes do jogo anterior. A história acontece em 1899 e segue as aventuras do fora da lei Arthur Morgan numa representação fictícia de regiões dos EUA da época. Ele deve lidar com a queda do faroeste enquanto batalha com forças governamentais, gangues rivais, e outros inimigos.

Disponível para: PS4, Xbox One, PC e Stadia.

Gears 5

Gears 5 oferece uma história muito interessante em um jogo de tiro em primeira pessoa (Foto: Divulgação/Xbox Game Studios)

Em seguida, temos Gears 5, um dos melhores jogos de ação de FPS. Foi desenvolvido por The Coalition e publicado por Xbox Game Studios, sendo exclusivo dos ecossistemas da Microsoft. É o quinto da franquia, e se passa logo após os eventos do anterior.

Passado alguns meses depois dos acontecimentos de Gears of War 4, a história foca em Kait Diaz, uma Outsider que descente de Myrrah, a rainha da Locust Horde. O jogador deve descobrir as origens dos Locust, assim como a verdade por trás da história de sua família.

Disponível para: Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

Venha conferir os modelos e aprenda a comprar um Xbox One barato!

Devil May Cry 5

Devil May Cry 5 oferece uma jogabilidade muito divertida, com habilidades diferentes a cada personagem (Foto: Divulgação/Capcom)

Por fim, temos Devil May Cry 5, um dos melhores jogos de ação e aventura de todos os tempos. Ele é o quinto da franquia Devil May Cry, e foi lançado para todas as maiores plataformas. Seus pontos mais fortes estão na jogabilidade e na sua trilha sonora.

O jogo segue três protagonistas: dois já clássicos, Dante e Nero, e o recém-chegado V, enquanto tentam impedir o Rei Demônio Urizem de destruir todo o mundo humano. Durante sua jornada em Red Grave City, o jogador pode usar os personagens em diferentes missões. Como cada um tem poderes e habilidades diferentes, isso se torna muito interessante.

Ao longo das missões, você vai desvendando o mistério por trás de V e sua conexão com Urizen.

Disponível para: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Amazon Luna.