Com a ascensão do eSports, a popularidade dos jogos competitivos só fez aumentar nos últimos anos. Além disso, são jogos de acesso fácil, com muitos jogos gratuitos, alguns funcionando em celulares e outros rodando bem até mesmo em notebooks gamers mais baratos.

Isso não quer dizer que ter o melhor notebook ou PC gamer não é uma vantagem nesses casos, obviamente quanto melhor a máquina melhor será a performance do jogo e do jogador. Assim, confira nosso tutorial de como montar um PC gamer barato e nossa lista de melhores notebooks gamer. Também temos indicações de teclados gamer mecânicos.

Confira também algumas vitrines de produtos gamer para melhorar sua experiência nos jogos da nossa lista:

  • Mouse profissional Cobra Redragon
  • Mouse gamer óptico G203 Lightsync Logitech
  • Cadeira gamer MX7 Mymax
  • Headset gamer Redragon Ares H120

O que são jogos competitivos?

Jogos competitivos são aqueles feitos para dois ou mais jogadores, com um cenário de intensa competição, incluindo torneios online e presenciais frequentes e a presença de jogadores profisisonais.

Inicialmente, a criação de jogos competitivos não era intencional por parte das produtoras, com alguns dos jogos mais famosos do gênero tendo surgido de modificações de outros games (um exemplo disso é Counter Strike, modificação do jogo Half-Life).

Atualmente, muitos desses jogos competitivos são criados já com a intenção de formar uma comunidade, anunciando torneios desde o seu lançamento. Tendo eles sido lançados para competição ou adquirindo esse status acidentalmente, selecionamos os melhores games competitivos para você jogar em 2022!

1. FIFA 22

Para quem gosta de futebol, mas não tem a habilidade necessária para jogar na vida real, o FIFA 22 é uma ótima opção. Oferecendo gráficos e jogabilidade extremamente realistas graças à tecnologia HyperMotion, nele você pode tanto jogar de forma competitiva com jogadores online ou com seus amigos, ou escolher uma forma de jogo mais descontraída e individual.

Além de ser um entretenimento de ótima qualidade, o FIFA também permite uma carreira nos jogos competitivos. Para quem prefere jogar sozinho, o Modo Carreira permite tanto que você jogue com amigos ou construa uma trajetória como técnico.

O FIFA 22 encontra-se disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

2. Mortal Kombat 11 Ultimate

Com o sucesso de Mortal Kombat 11, que através da viagem no tempo trouxe de volta personagens queridos sem perder a qualidade no modo história, foi lançada a expansão Aftermath. Disponível por meio do Mortal Kombat 11 Ultimate, Aftermath se passa pouco depois do jogo base.

Esse já é um ótimo jogo de luta para jogar sozinho, com gráficos e personagens cativantes, além de história envolvente, mas além disso Aftermath também oferece um cenário competitivo vibrante. Torneios são realizados com competidores ao redor do mundo e transmitidos ao vivo por plataformas como o Twitch.

Recentemente o jogo ganhou o Pacote de Kombate 2, com 3 novos personagens. Lembrando que quem tem as versões para Xbox One e PS4 recebe a atualização gratuita caso compre o PS5 ou o Xbox Series. Esse jogo competitivo também está disponível para Nintendo Switch e PC.

3. Street Fighter V: Arcade Edition

A Arcade Edition é a edição definitiva do aclamado Street Fighter V. Essa franquia, uma das pioneiras dos jogos competitivos, segue sendo uma das mais populares entre os jogos de luta. A edição Arcade também pode ser adquirida através da Champion Edition, que inclui junto com ela o Street Fighter V original.

A Arcade Edition traz o conteúdo completo do game, com personagens, cenários e modo história, ao mesmo tempo em que possui uma comunidade competitiva muito ativa, com torneios online frequentes.

Street Fighter V: Arcade Edition está disponível para PC e PS4.

4. Super Smash Bros. Ultimate

Um jogo da Nintendo com modos voltados para o cenário competitivo, o Super Smash Bros. Ultimate é uma evolução em relação ao Super Smash Bros. for Wii U. Ele traz 80 personagens jogáveis, trazendo, além dos clássicos, personagens icônicos de séries criadas fora da casa, como Simon Belmont de Castlevania, Cloud de Final Fantasy VII e o Ryu de Street Fighter.

Assim, além de um ótimo jogo competitivo, Super Smash Bros. Ultimate também é uma homenagem nostálgica ao mundo dos videogames. Ele está disponível para Nintendo Switch.

5. PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG)

O PlayerUnknown's Battlegrounds, ou apenas PUBG, transformou o gênero battle royale num fenômeno, a partir do seu sucesso, jogos como Fortnite ganharam seu modo battle royale grátis. Justamente por isso, PUBG acaba não contando com algumas mecânicas mais recentes, como a construção de fortes, sendo um jogo mais "raiz".

Seu foco é competir pela supremacia e dominar o mapa como único sobrevivente. O game está disponível no PC e nas plataformas Xbox.

6. Halo Infinite

Esse jogo de tiro em primeira pessoa é o sexto título prinipal da franquia Halo e continua a saga de Master Chief. Um dos principais diferenciais desse título em relação aos anteriores é que sua parte multiplayer é gratuita. Porém, é possível comprar a versão premium do Passe de Batalha, ativa até 2 de maio de 2022. Nela, o jogador pode desbloquear mais de 100 itens, como armaduras, incrementos para armas, emblemas, etc.

Com diversas opções de modo de jogo multiplayer, que vão desde o tradicional mata-mata até estruturas mais complexas, esse jogo competitivo está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X|S.

7. Hearthstone

Diferente de outros jogos competitivos de carta, Hearthstone foi desenvolvido para ser um game digital (Foto: Shutterstock)

Hearthstone é um dos jogos competitivos mais acessíveis dessa lista. Estando disponível gratuitamente para celulares, tables e computadores, esse card game da Blizzard é um dos maiores sucessos dos jogos online na categoria.

Ele se baseia no universo do MMO World of Warcraft, trazendo criaturas mágicas, poderes e heróis de WoW, mas com uma pegada mais voltada para o humor. É possível completar missões no jogo e receber dinheiro virtual para liberar expansões e aventuras, tudo gratuitamente.

Também é possível usar dinheiro real para comprar o conteúdo completo. Por ser um jogo online e gratuito, há muitos guias, sites e canais do YouTube com orientações sobre como começar no modo competitivo. É possível até receber sugestões de baralhos para iniciantes que ajudem a subir nas partidas ranqueadas.

8. Valorant

Raze é brasileira e uma das personagens disponíveis em Valorant (Foto: Shutterstock)

Valorant é um jogo de tiro online grátis para PC, misturando o realismo das armas de Counter-Strike com os personagens carismáticos e com poderes especiais de Overwatch. Vindo da Riot Games, que já tinha grande experiência em jogos competitivos devido ao League of Legends, Valorant já chegou focando bem nessa parte de torneios online.

Nesse jogo, o jogador forma equipes com os personagens oferecidos, disputando com outra equipe em mapas e variados modos de jogo, como o formato mata-mata e a diputa por territórios específicos. O usuário tem apenas uma vida por rodada, tendo que esperar até a próxima caso derrotado.

9. Fortnite

Sua disponibilidade gratuita em várias plataformas faz com que Fortnite seja um dos jogos competitivos mais populares (Foto: Shutterstock)

Um dos jogos mais populares dos últimos tempos, Fortnite não podia ter ficado de fora dessa lista de melhores jogos competitivos. Apesar de não ser inovador na área do battle royale, o jogo foi pioneiro em eventos como shows de artistas ao vivo e virtualmente e em sua segunda temporada teve a presença de personagens de franquias como Marvel e Star Wars.

O cenário competitivo de Fortnite é muito forte, tendo comunidades e times ao redor do mundo se enfrentando em torneios. Isso se deve em parte ao fato do jogo estar disponível gratuitamente para PC, consoles e até para o celular.

10. Dota 2

Um dos jogos competitivos mais populares do mundo, Dota 2 ganhou até série na Netflix (Foto: Divulgação/Valve)

Dota 2 está ligado diretamente à origem dos MOBAs, afinal, foi uma modificação de Warcraft III chamada Defense of the Ancients, que passou a ser conhecida como Dota, que deu origem a esse gênero de jogos. Com a falta de interesse da Activision-Blizzard em uma sequência, a Valve, que opera a famosa loja digital Steam, contratou a equipe e lançou Dota 2 há alguns anos.

Rival direto de League of Legends, nesse jogo competitivo temos duas equipes de cinco jogadores, com cada usuário escolhendo um personagem entre os disponíveis. Esses personagens têm habilidades variadas e funções a desempenhar dentro do time.

Os dois objetivos principais dos grupos são destruir a base inimiga e proteger a sua própria base. Assim, Dota 2 acaba sendo um jogo que exige muito entrosamento e comunicação, algo que costuma funcionar muito em jogos competitivos.

O fato desse ser um jogo disponível gratuitamente para PC também contribui para sua popularidade. Em 2021, a Netflix lançou a série de animação Dota: Dragon's Blood, que expande o universo do jogo. A série já tem duas temporadas disponíveis.

11. League of Legends

League of Legends foi essencial para a explosão dos jogos competitivos (Foto: Divulgação/Riot Games)

Rival direto do Dota, o League of Legends, ou 'LoL', não podia ficar de fora dessa lista de jogos competitivos. Ele foi o principal responsável por fazer o gênero explodir a ponto de ter campeonatos televisionados.

O LoL tem a mesma estrutura de Dota, porém com personagens e mapas diferentes. Ele também está disponível para PC gratuitamente, só sendo preciso gastar dinheiro se você quiser comprar "skins", modificações cosméticas para os personagens.

É interessante destacar que esse jogo foi criado com a intenção de rodar em todo tipo de computador, com até notebooks menos potentes, que não foram feitos para jogos, sendo capazes de rodar League of Legends.

Em 2021, foi lançado o League of Legends: Wild Rift, uma versão mobile do jogo. Assim como Dota 2, League of Legends também ganhou uma animação na Netflix!

12. CS:GO

Depois de muitos anos no mercado, Counter-Strike continua sendo uma das franquias mais queridas nos jogos competitivos (Foto: Divulgação/Valve)

O CS:GO, ou Counter-Strike: Global Offensive, é a edição de Counter-Strike que vem sido jogada nos últimos tempos. No jogo, dois times se enfrentam, um no papel de heróis e outro no de vilões. Seus objetivos variam de acordo com cada mapa. O jogo também permite que você receba visuais alternativos para as armas, personalizando os personagens.

Com uma comunidade grande de jogadores brasileiros, amadores e profissionais, CS: GO é mais um jogo online gratuito exclusivo para PC.

13. Magic the Gathering: Arena

Esse jogo de cartas online ainda oferece um tutorial para jogadores iniciantes (Foto: Divulgação/Wizards of the Coast)

Versão online do jogo de cartas Magic, o Magic the Gathering: Arena tem um formato similar ao de Hearthstone, mencionado anteriormente. Logo de entrada, você já desbloqueia decks de cartas e ganha recompensas só por jogar. A temática de Magic também cai no estilo com criaturas mágicas e habilidades diferenciadas, com a possibilidade de incrementar seus itens.

Para jogadores competitivos, esse já é um dos jogos clássicos de carta, mas, caso você seja um iniciante, eles oferecem um tutotial como treino, onde é possível jogar contra o computador e conhecer melhor as regras do jogo. Esse jogo está disponível gratuitamente para mobile e computadores.

14. Yu-Gi-Oh! Master Duel

Esse jogo para os fãs da franquia traz diversas opções de cartas e habilidades (Foto: Divulgação/Konami)

Yu-Gi-Oh! Master Duel foi feito para ser a edição digital definitiva do jogo de cartas. Ele segue o formato tradicional dos jogos de carta, com jogadores se enfrentando ao invocar montros, magias e armadilhas para o campo de batalha. Com mais de 10 mil cartas disponíveis, os jogadores podem usar de poderes especiais, armadilhas e outros efeitos para vencer seu adversário.

Disponível gratuitamente para consoles, mobile e PC, Yu-Gi-Oh! Master Duel também possui uma loja para comprar itens extras, tanto para o duelo quanto para incrementar o visual.

15. Age of Empires IV

Um prato cheio para os fãs de história e de estratégia, Age of Empires IV traz vários eventos históricos e civilizações (Foto: Divulgação/Xbox Game Studios)

Um jogo de estratégia em tempo real, Age of Empires IV se passa na Idade Média até o Renascimento, com eventos históricos como a Guerra dos Cem Anos. No jogo, você tem 8 diferentes civilizações, dentre elas ingleses, chineses e o Sultanato de Déli, que devem expandir seu território e se desenvolver.

O jogador deve construir cidades, gerenciar seus recursos e liderar tropas, tanto pelo mar quanto pela terra. No modo online, é possível competir, cooperar ou assistir com até 7 amigos em modos multijogador. Para ajudar os iniciantes, o jogo oferece um tutorial e um modo de Campanha com História que permite que os novatos entendam melhor o sistema do jogo.

Age of Empires IV está disponível para computadores.