Os jogos Batle Royale são alguns dos mais populares na indústria de games atualmente, com exemplares como Fortnite, Call of Duty: Warzone, Apex Legends, PUBG e mais. Tratam-se de jogos extremamente competitivos no qual dezenas de jogadores lutam para serem os únicos sobreviventes no final da partida. Confira alguns dos melhores jogos Battle Royale e saiba mais sobre o aclamado gênero.

O que são jogos Battle Royale?

Popularizados por games como PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) e Fortnite, os jogos do gênero Battle Royale ficaram conhecidos por certas características, como um grande número de jogadores (normalmente 100). No início de cada partida, um jogador, ou grupo de participantes, é lançado de paraquedas em um mapa e pode escolher onde deseja cair.

Jogos do genero Battle Royale foram popularizados por PUBG e Fortnite como competições com dezenas de jogadores em busca de serem os últimos sobreviventes (Reprodução: Venture Beat)

Na maioria dos games todos começam sem equipamentos, ou com armas básicas, e precisam se equipar para ter uma maior chance de vitória nos confrontos. O grande mapa no começo do jogo vai sendo encolhido por algum tipo de força, como um gás venenoso ou tempestade, até que todos os competidores se enfrentem e só sobre um vencedor.

Acessórios para jogos Battle Royale

Devdo a sua natureza jogo de sobrevivência, é recomendado ter alguns acessórios em jogos Battle Royale. Um mouse e teclado gamer ajudam a ter uma rápida resposta caso o jogador seja pego de surpresa por um adversário, algo que acontece bastante nas partidas.

Se o jogador estiver disposto a investir um pouco mais, confira alguns modelos de teclados gamer mecânicos para melhor resposta!

Um bom fone de ouvido é essencial, não só para ouvir seus companheiros de time em jogos multiplayer, mas para ouvir a locomoção de seus adversários. Em jogos Battle Royale o som tem um grande papel em denunciar a posição de outros jogadores pelos sons de seus passos ou pelos disparos de suas armas.

Alguns jogos Battle Royale para PC fraco podem rodar em um PC gamer mais barato, o qual usuarios podem aprender a montar aqui. No entanto, a maioria deles exigirá pelo menos um notebook gamer de boa qualidade, como estes da lista que separamos. Para jogadores que queiram gastar um pouco menos, um videogame mais barato como estes da lista pode ser a melhor opção para ter acesso aos melhores jogos Battle Royale.

Melhores jogos Battle Royale 2022

1. Apex Legends

Apex Legends traz confrontos intensos entre diversos campeões chamados "Lendas", cada qual com suas próprias habilidades (Foto: Divulgação/EA)

Dos desenvolvedores da série Titanfall, Apex Legends coloca até 60 competidores para se enfrentarem, principalmente em trios. Jogadores podem escolher entre diferentes personagens, cada qual com habilidades próprias e seu próprio estilo de jogar.

Além de se sobressair nos tiroteios é importante também aprender a usar cada um dos personagens "Lendas". Novos heróis são também adicionados regularmente a cada nova temporada do jogo e podem mudar a dinâmica do campo de batalha.

Apex Legends foi o primeiro Battle Royale a introduzir a compra de companheiros abatidos para retornarem ao campo de batalha, algo que a maioria dos concorrentes hoje também possui.

  • Disponível para: PC (Steam e Origin), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

2. PUBG: Battlegrounds

PUBG foi um dos precursores do gênero Battle Royale e tem até hoje uma das experiências mais sólidas do gênero (Foto: Divulgação/PUBG Corporation)

Um dos primeiros Battle Royale lançados, PUBG traz a versão mais básica da fórmula, porém uma das mais sólidas. O jogo foca-se bastante no realismo e no planejamento, com partidas mais longas e maior foco em prestar atenção nos sons, para antecipar o movimento de seus adversários.

As armas utilizadas no game são baseadas em modelos reais e há também muitos complementos para acoplar nelas e torná-las mais eficientes, como miras para atirar à distância. É possível enfrentar as dispustas sozinho, em dupla ou com um esquadrão de 4 pessoas.

A partir de 12 janeiro de 2022, o jogo tornou-se gratuito, o que aumentou bastante sua base de jogadores. Para acessar o modo competitivo do game, no entanto, é preciso pagar uma taxa única para ganhar o status de "Battlegrounds Plus". Usuários que haviam comprado o jogo anteriormente, ganharam esse status automaticamente.

  • Disponível para: PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, Android e iOS.

3. Fortnite: Battle Royale

Fortnite é um dos Battle Royales mais populares e conta com uma grande quantidade de participações especiais (Foto: Divulgação/Epic Games)

A versão da Epic Games se tornou um dos mais famosos jogos Battle Royale e talvez um dos mais famosos jogos da indústria de games em geral. Fortnite combina os elementos sérios do gênero, como 100 jogadores em uma ilha, com uma abordagem mais leve e colorida, o que o torna mais acessível para jogadores mais jovens. Também há menos foco em ouvir passos ou tiros de adversários.

Um dos maiores diferenciais do jogo é sua grande quantidade de crossovers, participações especiais de outros jogos, animações, filmes e mais. No lançamento de seu terceiro ano, o jogo trouxe um novo mapa e participações do Homem-Aranha e do ator Dwayne "The Rock" Johnson como um de seus personagens principais.

Mais um detalhe é que além dos tiroteios o jogo conta com uma mecânica de construção, na qual usuários podem coletar recursos do mapa e depois construir paredes, rampas e mais. Então não é incomum encontrar construções perto do final do jogo ou mesmo usuários que conseguem construir e atirar ao mesmo tempo.

Caso pretenda adquirir um notebook para jogar, confira aqui bons modelos nos quais rodar Fortnite. Veja também nossa página de requisitos mínimos de Fortnite para saber o que é preciso para jogar tanto em seu PC quanto no seu smartphone.

  • Disponível para: PC (Epic Games), PlayStation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e Android.

4. Vampire The Masquerade: Bloodhunt

Em Vampire The Masquerade: Bloodhunt jogadores se enfrentam tanto com armas comuns quanto com poderes sobrenaturais (Foto: Divulgação/Sharkmob AB)

Baseado no universo de RPG de mesa de Vampiro: A Máscara, Bloodhunt é um Battle Royale diferente, no qual todos os personagens são vampiros com diferentes poderes sobrenaturais. Após uma traição em meio a um encontro de clãs uma guerra se inicia na noite com até 45 participantes em um Battle Royale.

Jogadores podem escolher entre diferentes vampiros de diferentes clãs, cada qual com poderes específicos, enquanto lutam entre si e contra uma terceira ameaça chamada Entidade, um grupo que deseja exterminar os vampiros. Durante as partidas sera possível também usar armas comuns, além de sugar sangue de humanos para se fortalecer.

O jogo ainda está em acesso antecipado no Steam, onde jogadores podem participar do game ainda em desenvolvimento. Ele tem lançamento estimado para 2022, também no PlayStation 5. Se quiser saber mais sobre RPG de mesa, confira nossa matéria sobre o assunto.

  • Disponível para: PC (Steam)

5. Spellbreak

As batalhas de Spellbreak utilizam poderes mágicos que podem ser combinados para criar magias ainda mais poderosas (Foto: Divulgação/Proletariat Inc.)

Em um mundo de magia e fantasia, Spellbreak oferece um dos jogos Battle Royale mais leves, com disparos mágicos que saem de luvas ao invés de armas. No início de cada partida jogadores escolhem entre um de seis elementos: Fogo, Gelo, Vento, Pedra, Raio e Tóxico, o qual se tornará sua arma primária.

Durante as partidas é possível encontrar outros elementos como uma forma de ataque secundário e combiná-los com o seu elemento primário para criar magias ainda mais poderosas. Há também runas espalhadas pelo mundo que podem garantir poderes especiais como voo, invisibilidade e mais.

As partidas têm suporte para até 42 jogadores de cada vez com até três pessoas em seu grupo. O jogo recebe também novos modos sempre que é atualizado em um novo "capítulo".

  • Disponível para: PC (Epic Games e Steam), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

6. Call of Duty: Warzone

Call of Duty: Warzone traz um dos melhores Battle Royale do gênero, com integração aos games da série Call of Duty (Foto: Divulgação/Activision-Blizzard)

Um dos mais populares Battle Royale, Call of Duty: Warzone é um dos games mais sérios do gênero, com maior foco nos elementos de estratégia e no áudio para ouvir passos e tiros. O game tem também a maior contagem de participantes entre os Battle Royale, com até 150 pessoas em modos solo, duplas, trio ou esquadrão com 4 integrantes.

Há dois grandes diferenciais no game em relação a outros Battle Royale. O primeiro é dinheiro, que pode ser obtido durante as partidas para comprar equipamentos. É possível conseguir dinheiro em baús espalhados pelo jogo, ao eliminar adversários ou por completar missões como dominar pontos de interesse ou caçar um jogador específico.

O segundo é a forte integração do game com o modo multiplayer da série Call of Duty. A cada novo lançamento de um jogo da série, novas armas são inseridas em Warzone e usuários que adquirirem o game têm maior facilidade em subir as armas de nível para torná-las melhores.

Confira aqui como baixar Call of Duty: Warzone e veja também nossa página de requisitos mínimos para jogar o game em seu PC.

  • Disponível para: PC (Battle.net), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

7. Naraka: Bladepoint

Naraka: Bladepoint é um dos poucos Battle Royale com foco no confronto direto ao invés de tiroteios (Foto: Divulgação/NetEase)

Diferente da maioria dos jogos Battle Royale que são mais focados em tiros, em Naraka: Bladepoint boa parte dos confrontos se dá por golpes físicos, inspirados pela cultura oriental com o uso de artes marciais. O jogo tem um sistema básico com três tipos de golpe no qual cada um é eficiente contra o outro tipo para criar uma experiência justa nas lutas.

Jogadores podem escolher entre diferentes campeões com habilidades próprias e se enfrentarem sozinhos ou em trios em um total de até 60 jogadores por partida. O game oferece também muitas opções de mobilidade, com parkour e uma corda com gancho que permite se locomover com facilidade pelo cenário.

Naraka: Bladepoint é um dos poucos jogos Battle Royale que são pagos e pode ser adquirido no Steam por R$ 80.

  • Disponível para: PC (Steam/Epic)

8. Fall Guys: Ultimate Knockout

Fall Guys: Ultimate Knockout desafia jogadores a completarem pistas de obstáculos intensas(Foto: Divulgação/Mediatonic)

Fora dos jogos Battle Royale de tiro, Fall Guys apresenta um estilo diferente de competição, um estilo de pista de obstáculos que lembra as clássicas "Olimpíadas do Faustão". Até 60 jogadores são colocados em disputas nas quais normalmente precisam chegar ao final da fase, enquanto contam apenas com sua própria habilidade e um pouco de sorte.

A cada rodada, o número de jogadores vai sendo reduzido até chegar a jogos de eliminação mais intensos, até que só reste um sobrevivente. O vencedor recebe coroas, as quais pode utilizar para comprar skins especiais no jogo.

O jogo tem versões anunciadas para Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch que estão planejadas para 2022, sem uma data específica. Agosto seria um bom palpite, pois seria um ano após o lançamento do jogo no PS4. A versão do PlayStation 4 pode ser jogada também no PlayStation 5 pela retrocompatibilidade.

  • Disponível para: PC (Steam) e PlayStation 4

9. Tetris 99

Tetris 99 testa os melhores jogadores do clássico quebra-cabeça para ver quem consegue sobreviver sob pressão (Foto: Divulgação/Nintendo)

O clássico jogo de quebra-cabeça Tetris também entrou na moda dos jogos Battle Royale com um game no qual 99 jogadores se enfrentam para ver quem é o mais habilidoso com as peças. No game, o objetivo do usuário é empilhar peças para eliminá-las sempre que linhas se formam e é possível "atacar" seu adversário ao enviar peças extras para ele. Vence quem sobreviver ao final da competição.

O game está disponível gratuitamente no Nintendo Switch, porém apenas como um brinde para os assinantes do serviço Nintendo Switch Online.

  • Disponível para: Nintendo Switch

10. Super Bomberman R Online

Super Bomberman R Online traz a clássica experiência multiplayer de Bomberman como um dos mais desafiadores jogos Battle Royale (Foto: Divulgação/Konami)

Mais um game clássico que ganhou uma versão Battle Royale foi o icônico Bomberman, game no qual usuários tentam explodir uns aos outros com bombas que explodem em alguns segundos. O multiplayer do game era uma febre na época do Super Nintendo e a versão Battle Royale não deixa a desejar em caos.

Além de tentar eliminar os outros jogadores, em Super Bomberman R Online, destruir blocos do cenário também pode garantir itens extras para aumentar a potência e o número de suas bombas. No entanto, quanto menos blocos houver disponíveis no cenário, mais difícil é encurralar seus adversários.

Vale ressaltar que Super Bomberman R Online é um jogo puramente Battle Royale gratuito, que não deve ser confundido com o jogo Super Bomberman R, o qual é pago e possui uma campanha single player no estilo do clássico game. Caso queira adquirir Super Bomberman R confira nossas ofertas aqui!

  • Disponível para: PC (Steam), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch