Os videogames não precisam ficar presos a consoles enormes ou a um computador. Com um console de videogame portátil ou mesmo um celular para jogos você pode jogar em qualquer lugar e ainda ter uma ótima experiência.

A tela pode até ser menor, mas poder jogar em qualquer lugar, como no transporte ou em uma viagem, é levar a diversão para onde quiser. Para aproveitar ainda mais essa jogatina portátil, nós separamos o melhor match de dispositivo com periférico para ficar imerso no seu videogame favorito sem precisar de um setup completo.

Se você quer um videogame e fone para quando não tiver uma TV por perto

Nintendo Switch Lite

O Nintendo Switch Lite é a versão mais “leve” e portátil do console da geração atual da Nintendo. Ele foi lançado em 2019 como opção mais simples e barata justamente para quem quer usá-lo apenas como videogame portátil. Diferente do padrão, o Nintendo Switch Lite não vem com a base e não pode ser conectado à TV e o controle também não se separa da tela.

Para otimizar seu uso como console de videogame portátil, ele é mais leve e os controles são menores. Tudo para ficar mais confortável na mão. A bateria dele é um pouco menor, mas ainda se aproxima da primeira versão do Switch e promete durar cerca de 3 a 7 horas. Veja a comparação completa entre o Switch e o Switch Lite no nosso artigo.

Apesar de não poder ser ligado a uma televisão, você pode usar a própria tela do Switch apoiada na mesa e usar controles à parte. O Nintendo Switch Lite é compatível com todos os controles do Switch. Ou seja, você ainda pode jogar com os amigos em um mesmo console.

As cores chamam atenção desse console, que além do cinza é vendido em amarelo, turquesa, coral, azul e nas versões temáticas de Pokémon Zacian & Zamazenta e Dialga & Palkia. Vale mencionar que o portátil foi recém-lançado no Brasil, sendo coberto pela garantia oficial da Nintendo.

Headphone Bluetooth com Microfone Edifier W830BT

Os jogos da Nintendo são reconhecidos por ter trilhas sonoras icônicas e emotivas. Mas não é em todo lugar que você vai poder jogar ouvindo som dos próprios alto-falantes do seu Nintendo Switch Lite. Como jogar sem som também perderia parte da diversão e da imersão, recomendamos o Headphone Bluetooth com Microfone Edifier W830BT para solucionar o problema.

O fone Edifier W830BT tem formato de concha que cobre a orelha que isola bem o som com uma espuma resistente e confortável. É um headphone que pode ser dobrado, ideal para carregar junto com seu videogame portátil. Ele pode ser usado com cabo P2 ou sem fio com Bluetooth ou NFC. Segundo a fabricante, a autonomia é de 95 horas de uso contínuo, ou seja, dá para jogar bastante antes de precisar recarregar.

Até recentemente, o Nintendo Switch Lite não permitia conectar um fone Bluetooth diretamente com o console. Felizmente isso mudou com uma atualização de setembro de 2021, o que significa que é mais um motivo para usar um headphone como o Edifier W830BT com ele. Para saber mais você pode conferir a nossa análise de ficha técnica do Edifier W830BT.

Se você quer aproveitar os jogos em nuvem da xCloud

Asus ROG Phone 3

Assim como computadores ganharam versões gamers, hoje você também encontra celulares gamers. Um celular para jogos é feito com todo o poder para rodar seus videogames favoritos. O Asus ROG Phone 3 faz parte da linha gamer da marca e tem um hardware potente.

Com uma tela AMOLED Full HD+ com 144Hz de taxa de atualização (e 240Hz para o touch), você não perde nenhum detalhe da ação de jogos competitivos como Garena Free Fire ou Fortnite. Com um armazenamento de 128GB, você tem espaço de sobra para vários jogos, incluindo os mais pesados como o jogo de aventura em mundo aberto Genshin Impact.

O processador Snapdragon 865 Plus octa-core 3,1 GHz e a memória RAM de 8GB são ótimos para melhorar o desempenho dos jogos e abrir os aplicativos com facilidade. O celular para jogos Asus ROG Phone 3 tem bateria de 6000 mAh e carregamento rápido para não precisar ficar preso em fios. Veja a ficha completa do Asus ROG Phone 3 no site.

Controle Xbox Series sem Fio

O celular para jogos Asus ROG Phone 3 tem uma boa taxa de atualização até para as respostas do touchscreen. Mas nem sempre nós queremos jogar segurando o próprio celular. Felizmente, você pode optar por usar esse celular para jogos como a tela do jogo e usar um controle Xbox Series sem fio para os comandos do jogo.

Usar um controle pode dar mais conforto e precisão para os seus movimentos, além de ser mais fácil para quem está acostumado com os consoles. O controle Xbox Series sem fio foi feito para os consoles da Microsoft Xbox Series X/S, mas é compatível com computadores com Windows 10 e smartphones com Android ou iOS. Ou seja, funciona bem com o Asus ROG Phone 3.

A conexão sem fio é feita com Bluetooth e ele também tem um cabo USB para conectar ao console ou ao PC. O controle tem textura para evitar que a mão escorregue e os botões são resistentes. Se quiser saber mais você pode conferir a nossa análise do controle Xbox Series sem fio.

Se você quer aproveitar o catálogo da Apple Arcade

iPhone 11

Se você é fã dos dispositivos da Apple, o iPhone 11 é a nossa recomendação para jogar. Ele não é versão mais recente e já temos no mercado até o iPhone 13. Mas justamente por isso que o iPhone 11 passou por uma queda de preço e agora tem um custo-benefício mais atrativo para quem gosta da marca.

A tela do iPhone 11 é o que chama mais atenção para jogos. Ela usa painel IPS LCD de retina com resolução HD+, 120Hz de atualização de touchscreen. Por causa disso ela tem imagens bem definidas e cores fiéis com a tecnologia True Tone. A taxa de atualização do toque dá resposta rápida para suas ações nos videogames.

A memória RAM do iPhone 11 é de 4GB, o bastante para apps, e o armazenamento interno pode ser de 64GB, 128GB ou 256GB. Ele não é um celular para jogos especificamente, então seu preço é até mais baixo do que os modelos do tipo. Mas o iPhone 11 ainda assim pesa no bolso, então depende da sua preferência de marca de smartphone. Se quiser descobrir se vale a pena para você, veja a nossa análise do iPhone 11.

Headphone Bluetooth com Microfone JBL Tune 500BT

Para aproveitar os jogos no iPhone 11 nada melhor do que juntar a boa imagem da sua tela com o som impecável de um headphone JBL. A JBL é uma marca especializada em áudio, então seus fones são conhecidos por terem alta qualidade.

O Headphone JBL Tune 500BT tem autonomia de 16 horas, ou seja, vai demorar para você precisar carregá-lo novamente, o que é um ponto positivo. Quanto a qualidade de som, esse fone conta com a tecnologia PureBass, que garante graves aprimorados. O Tune 500BT tem frequência que varia de 20Hz a 20KHz.

Outro destaque fica para o peso. Com apenas 155 gramas, o JBL Tune 500BT é ideal para quem quer ouvir música ou jogar em qualquer lugar.

Se você quer jogar em qualquer lugar...inclusive na TV!

Nintendo Switch

Se o Nintendo Switch Lite é bom para quem quer usar apenas o modo de videogame portátil do console, a versão padrão do Nintendo Switch tem mais recursos. Com um Nintendo Switch você pode conectar o console a uma TV e jogar em tela grande ou tirá-lo da base para levá-lo para onde quiser como um videogame portátil.

Ao usar como um videogame portátil, você tem a vantagem de poder jogar tanto com os joy-cons conectados com o Nintendo Switch quanto soltá-los e deixar o console na mesa como uma tela. Assim você tira a necessidade de ter um par de joy-con a parte para jogar videogames que usam o sensor de movimento, como 1-2-Switch ou Just Dance.

O armazenamento interno padrão deste videogame portátil 2 em 1 é 32GB, mas tem entrada de cartão de memória para expandir. Além disso, as versões mais novas do console tem mais autonomia de bateria, chegando até 9 horas dependendo do uso. O modelo mais recente é o Nintendo Switch OLED, com uma tela maior e OLED, o que torna o modo portátil ainda melhor. Você pode saber mais sobre o Nintendo Switch OLED no nosso artigo.

TV Samsung TU8000

Como vimos acima, a principal vantagm do modelo principal do Nintendo Switch é poder jogar em qualquer lugar, mas sem deixar de lado as entradas para TV, certo? Se você quer um console para jogar onde e quando quiser, ele é a melhor escolha.

Para acompanhar o console, a TV Samsung TU8000 é uma escolha bem razoável, já que ela está um patamar acima do que o próprio Switch pode reproduzir. Por exemplo, ela é uma TV 4k, enquanto o Switch só reproduz em resolução Full HD. Além disso, a televisão tem Modo Jogo, que estabiliza o número de quadros e evita lentidões que podem acontecer ao longo do game.

Fora isso, a Samsung TU8000 também possui a assistente Alexa embutida no sistema operacional, permitindo que envie comandos de voz.

Celular gamer e headset gamer

Lenovo Legion Phone Duel

Para quem tem orçamento generoso e quer esbanjar com celular para jogos potente, veja o Lenovo Legion Phone Duel. Esse celular gamer é tão focado em jogos que até seu design é feito para ser usado na horizontal, em vez do padrão vertical. Por isso as suas câmeras ficam mais no centro do aparelho, com uma câmera frontal pop-up que é pensada para as transmissões de jogos.

O processador é um Qualcomm Snapdragon 865 Plus e a memória RAMtem incríveis 12GB LPDDR5. Com isso, ele supera até alguns computadores gamers. A tela não fica para trás, já que é um AMOLED Full HD+ com 144 Hz de taxa de atualização. Você ainda tem 256 GB de armazenamento para seus jogos, vídeos e muito mais.

Outro detalhe interessante é que o Lenovo Legion Phone Duel tem quatro Microfones com Qualcomm Noise Reduction Technology. Eles foram feitos justamente para quem gosta de transmitir seus jogos. Para dar conta dessa potência de jogo e de transmissão sem precisar manter o celular no carregador, o Lenovo Legion Phone Duel tem uma bateria de 5000 mAh

Headset Razer RZ04-02950100-R381

Para combinar com o celular gamer Lenovo Legion Phone Duel que parece já ter tudo, escolhemos um headset gamer da Razer. O Headset Razer RZ04-02950100-R381, chamado de Razer Kraken X Lite, é um dos modelos mais baratos da marca. Mas ele ainda tem qualidade para acompanhar este celular para jogos potente e foi um dos selecionados da nossa lista de melhor headset Razer.

O som do headset Razer Kraken X Lite é surround 7.1 imersivo para ajudar você a ouvir a direção de cada passo dos inimigos no jogo. Não apenas isso, como ele tem drivers de 40mm que podem ser personalizados para ficar do seu jeito.

O maior destaque deste headset Razer é a praticidade, que não pode faltar em um fone para levar na mochila. Ele pesa menos de 250g então não pesa nem ao carregar e nem ao usar. O seu microfone é flexível, então você pode colocá-lo na melhor posição para caber na mochila. Ele é compatível com smartphones como o Lenovo Legion Phone Duel, mas a sua conexão é feita com fio.

Leia mais sobreGames