Joel The Last of Us: tudo sobre o protagonista do primeiro game
Joel recebe uma missão importante enquanto sobrevive no mundo pós-apocalíptico

Joel em The Last of Us, tanto no jogo quanto na série da HBO Max, tem a importante missão de proteger a jovem Ellie durante sua jornada.
Joel Miller é o protagonista do primeiro jogo e da primeira temporada de The Last of Us.
Nascido em 1981, o personagem é um dos sobreviventes que vive nos Estados Unidos, após o apocalipse causado pela doença de Infecção Cerebral do Cordyceps (ICC).
Nas linhas a seguir, você confere tudo sobre Joel de The Last of Us, desde seu passado até seu papel no enredo da franquia.
Vale mencionar que este artigo contém spoilers tanto dos jogos quanto da série. Por isso, prossiga com cuidado!

A origem de Joel
Nascido em 26 de setembro de 1981 na cidade de Arlington, no Texas, Joel cresceu ao lado de seu irmão mais novo Tommy.
Quando criança, Joel amava música e aprendeu a tocar violão. Seu sonho era se tornar um cantor, mas precisou abandonar a carreira para cuidar da filha Sarah.
Pouco se sabe sobre a mãe de Sarah. Depois que a menina nasceu, a então esposa de Joel o deixou cuidando sozinho da filha como pai solo. Sarah e Joel viveram juntos em uma casa localizada na cidade de Austin, no Texas.
Para sustentar ele e a filha, Joel trabalhava como carpinteiro com seu irmão Tommy. Apesar de passar muitas horas no trabalho, Joel sempre tentava encontrar tempo para se divertir com Sarah.
No aniversário de 32 anos de seu pai — poucas horas antes de começar o surto de infecção pelo fungo Cordyceps —, Sarah presenteou Joel ao consertar um relógio antigo.
Desde então, Joel utiliza esse relógio no pulso para se lembrar da filha, que morreu assassinada por um soldado do exército dos EUA.
Após perder a filha, Joel se viu perdido em meio ao surto de ICC. Inclusive, o protagonista pensou em suicídio. Essa informação surge quando Ellie vê um casal que cometeu suicídio e comenta que é uma forma de “alívio fácil”.
Joel em seguinte comenta: “Acredite em mim, não é fácil. Eu lutei muito tempo para sobreviver. E não importa o que aconteça, você continua encontrando algo pelo que lutar”.
O começo da vida como contrabandista
Para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, Joel e Tommy passaram a enganar, torturar e até matar pessoas — inocentes ou não.
Ambos os irmãos se tornaram caçadores e aprenderam táticas de sobrevivência que os mantiveram vivos por mais de 20 anos.
Em um certo momento, os irmãos chegaram à cidade de Boston, nos EUA, e Tommy abandonou Joel para se juntar aos Vagalumes, o grupo paramilitar liderado por Marlene que busca desenvolver uma cura para o ICC enquanto luta contra as forças do exército.
Sozinho, Joel encontrou uma mulher chamada Tess. Os dois se aproximaram e começaram a viver como contrabandistas em uma zona de quarentena próxima a Boston.
Após terem suas armas roubadas por membros dos Vagalumes, Joel e Tess confrontam Marlene para conseguir seus equipamentos de volta, além de mais recursos.
Ao tentar conversar com Marlene, a líder dos Vagalumes propõe um trato ao casal: eles teriam as armas e os suprimentos que quisessem, se ajudassem a contrabandear uma garota chamada Ellie Williams até outro esconderijo dos Vagalumes.

Após receber as instruções de Marlene, Joel ganha a missão de levar Ellie até uma das bases dos Vagalumes, mas sem saber o motivo.
O protagonista só descobre mais tarde o motivo pelo qual Ellie é tão valiosa para o grupo: a menina é imune à ICC. A menina, inclusive, já foi mordida por um infectado, mas não desenvolveu a doença causada pelo fungo.
Durante a jornada, Joel e Ellie vivem diversos eventos perturbadores e cheios de tensão.
Eles encontram aliados importantes, como Bill e o próprio Tommy, mas também perdem pessoas queridas no caminho, como é o caso de Tess.
Esse conjunto de experiências faz com que Joel e Ellie se aproximem cada vez mais. A partir de um momento, Joel começa a desenvolver um carinho por Ellie parecido com o que sentia por sua falecida filha, Sarah.
Ao chegar à base dos Vagalumes, Joel entrega Ellie aos cientistas, mesmo desconfiado.
Momentos depois, o protagonista descobre que a organização está buscando uma cura para a ICC, e que um dos experimentos envolve tirar a vida de Ellie para estudar o cérebro da menina.
Joel invade o laboratório dos Vagalumes para resgatar Ellie, matando diversos cientistas e médicos no caminho.
Ele consegue pegar a menina enquanto ela estava desacordada, decidido de que mais valia salvar Ellie do que a humanidade, já que não havia certeza que o experimento para desenvolver a vacina seria um sucesso.
Para poupar Ellie de uma possível culpa, já que Joel havia tomada a decisão de fugir dos Vagalumes no lugar dela, o protagonista mentiu para a menina, dizendo que a imunidade dela não servia para desenvolver uma vacina.
Joel em The Last of Us 2

No segundo capítulo da franquia, Joel está mais velho, assim como Ellie. Os dois encontram abrigo na cidade de Jackson, em Wyoming, e vivem uma vida pacata realizando patrulhas de vez em quando.
As coisas mudam quando Ellie descobre a verdade sobre a fuga da base dos Vagalumes e fica brigada com Joel por alguns anos.
Durante uma das patrulhas ao redor de Jackson, Joel e Tommy enfrentam uma tempestade de neve e buscam abrigo em um dos prédios abandonados no local.
Lá, eles encontram e salvam uma mulher chamada Abby Anderson de ser atacada por infectados.
Para agradecer pelo gesto, Abby convida Joel e Tommy para conhecerem o resto do grupo dela em um esconderijo próximo.
Entretanto, o clima muda quando Joel fala seu nome, e o protagonista descobre que as pessoas ali presentes já o conheciam de algum lugar.
Em seguida, é revelado que Abby é filha do cirurgião-chefe dos Vagalumes que foi morto por Joel durante a fuga com Ellie. Desde então, Abby buscava por Joel para se vingar — e finalmente conseguiu.
Antes de ser assassinado por Abby, Joel é torturado cruelmente. No processo, Ellie chega ao esconderijo em busca de Joel, que não voltava da patrulha há muito tempo. Lá, a menina encontra o protagonista já sem uma das pernas e à beira da morte.
Mesmo com os apelos de Ellie para que a vida de Joel fosse poupada, Abby dá o golpe final, matando Joel ao bater com um taco de golfe em sua cabeça. Ellie assiste a morte do homem que a acompanhou por anos.
Dublador do Joel em The Last of Us
Nos jogos, o ator que dá voz a Joel é Troy Baker.
Ele também empresta a voz a Booker DeWitt em BioShock Infinite, Delsin Rowe em Infamous Second Son, Coringa em Batman: Arkham Origins, Pagan Min em Far Cry 4, Jake Muller em Resident Evil 6, Higgs em Death Stranding, entre outros personagens.
Já no Brasil, o dublador responsável por dar voz a Joel é Luiz Carlos Persy tanto nos jogos quanto na série do HBO Max.
O ator também está em League of Legends nos papéis de Gangplank e Warwick, em God of War: Ascencion como Zeus e em Overwatch como Doomfist.
Apesar de ser o protagonista apenas no primeiro The Last of Us, Joel também tem um papel importante em The Last of Us Parte 2.
Ambos os títulos são alguns dos melhores jogos de PlayStation e receberam diversos prêmios desde que foram lançados.
Os dois jogos estão disponíveis para PlayStation 4 e PlayStation 5, e você confere os melhores preços de cada um deles logo abaixo:
Além de saber mais sobre The Last of Us, aqui na seção de conteúdo sobre videogames você também confere artigos como um comparativo entre o PS5 e o Xbox Series X, uma análise exclusiva do PS5 digital e até como comprar um PS5 barato.
Leia também nossa review completa do PlayStation 5, assim como a análise do controle Dualsense, que acompanha o console da Sony.
Logo abaixo, você confere os melhores preços para o PS5 na versão com leitor de disco e na edição digital:
Buscapé oferece Histórico e Alerta de Preços
O Buscapé tem duas ferramentas que ajudam você a economizar ao comprar consoles e jogos: o Histórico e o Alerta de Preços. Esses recursos mostram menores preços para The Last of Us, além dos consoles PS5. Veja como eles funcionam no vídeo a seguir:

