Logo Buscapé
Logo Buscapé

Que tal fazer uma viagem no tempo para relembrar os consoles da Nintendo? Essa é uma linha do tempo carregada de muita história e até mesmo tradição no universo gamer. Aliás, como curiosidade, você sabia que a marca foi fundada ainda em 1889? Logicamente, não existiam consoles nessa época, mas uma vasta produção de brinquedos e baralhos.

Após quase um século de sua existência os fãs da companhia japonesa foram presenteados com muitos consoles. E, cada geração é realmente única e inesquecível. Aqui vamos passear por um catálogo bem legal, até chegar ao Nintendo Switch – o mais recente deles.

E, só pegando um gancho rapidinho: a gente está sempre em busca de informações e novidades. Por isso, se você gosta de artigos na pegada desse aqui que está prestes a ler, vale a pena mergulhar em todos os conteúdos do Buscapé! Assim você ainda encontra uma série de informações e dicas sobre consoles – e, claro, um bocado de pesquisa e história (porque é sempre legal, né?).

Gosta de saber a linha do tempo de consoles de sucesso. Então, você também vai gostar da cronologia dos consoles da Microsoft: do Xbox aos Series X/S

Primeiro console Nintendo: o Color TV-Game

O primeiro console lançado pela Nintendo foi o Color TV-Game (Foto: Reprodução / Nintendo Fandom)

O pai de todos, podemos assim dizer, né? O Color TV-Game é o primeiro de uma vasta série de consoles lançados pela Nintendo.

Seus jogos não eram lá muito rebuscados – na verdade, era tudo bem simples e sem rodeios. Em resumo, era praticamente um clone do já aclamado Pong (jogo que utilizava barras para rebater uma “bolinha quadrada”.

O Nintendo Entertainment System e o marco na indústria dos games

O famoso NES foi importante para a Nintendo e para a indústria como um todo (Foto: Shutterstock)

O Nintendo Entertainment System não é apenas extremamente importante para a marca, como também para toda a indústria de jogos.

Conhecido por NES, esse console foi o guardião de títulos de muita relevância, como Final Fantasy, Dragon Quest, Castlevania, Metroid e muitos outros.

Só para contextualizar melhor o sucesso envolvido aqui, foram mais de 60 milhões de unidades vendidas em todo o mundo!

A renovação chega com o aclamado Super Nintendo

O Super Nintendo foi um marco da geração de consoles, com franquias inesquecíveis (Foto: Shutterstock)

Eu preciso deixar bem claro que eu tenho uma ligação emocional com esse console do Nintendo! O SNES teve uma tarefa difícil, principalmente pela responsabilidade de ser o sucessor do NES. Mas, como a gente sabe, a missão foi dada e plenamente cumprida.

Novas franquias ganharam espaço com esse console, com destaque para Donkey Kong (chega a rolar uma lágrima por aqui) e Mega Man. E, claro, os títulos arcades como Mortal Kombat e Street Fighter, grandes campeões de bilheterias nas locadoras de bairro – sim! A gente alugava jogos na locadora, lembra?

Virtual Boy: o maior fracasso da Nintendo

O Virtual Boy foi considerado um dos maiores fracassos da Nintendo de todos os tempos (Foto: Reprodução / Museum of Play)

Pois é! Nem tudo é marco, sucesso e fama. E, aparentemente, a Nintendo sentiu isso de maneira bem intensa ao lançar um console baseado na então novidade do momento: ideia de realidade virtual.

O problema aqui era um design bem estranho, lista de jogos bem limitada e o preço. Foram apenas 8 meses amargando péssimos resultados, mas, ainda assim, faz parte da história.

O rebelde Nintendo 64

O Nintendo 64 foi contra as tendências da época e manteve o uso de cartuchos (Foto: Shutterstock)

A gente pode sim falar que o Nintendo 64 era um rebelde para a época. Seguindo o caminho oposto de todos os concorrentes, que já investiam pesado nos CDs, a Nintendo bateu o pé e manteve os cartuchos. Isso foi positivo para o tempo de carregamento dos jogos, mas refletia perdas significativas para animações CG e também no quesito de armazenamento local.

No final das contas, o Nintendo 64 nos presentou com grandes pérolas que arrastam fãs até hoje, como he Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Mario 64, Banjo Kazooie e outros.

Nintendo GameCube e sua jornada de apenas 5 anos

O Nintendo GameCube tinha um design minimalista e bem diferenciado (Foto: Shutterstock)

Popularidade não era lá muito o forte do Nintendo GameCube. Aqui, a Nintendo investiu no mini-DVD (foi realidade ou um sonho essa mídia?) e um design bem diferente e minimalista. Mas, curiosamente, o console não permitia assistir DVDs – e, na verdade, isso não fazia tanto sentido no ano de 2001.

Mesmo com uma passagem discreta pela história dos games, o Nintendo GameCube permitiu o lançamento de sucessos de grande potencial: Mario Kart: Double Dash, Metroid Prime e o aclamado Resident Evil 4.

Um grande fenômeno chamado Nintendo Wii

O Nintendo Wii foi um dos principais fenômenos entre os consoles da fabricante (Foto: Shutterstock)

Depois de boas temporadas não conseguindo emplacar consoles de sucesso e capazes de competir de igual para igual com a concorrência, a Nintendo vestiu o cropped! Eis que temos, finalmente, um fenômeno: o Nintendo Wii (que quase se chamou Revolution).

O mais legal dele eram os controles, com poucos botões, uso intuitivo e versatilidade. Isso permitiu que o console fosse capaz de conquistar diferentes perfis de consumidores: tinha até campeonato dos jogos de dança e esportes!

Muitos sucessos marcaram o período, como o Mario Kart Wii, Wii Sports, e Wii Fit. Já os fãs de longa data foram presenteados com títulos como Super Mario Galaxy, No More Heroes e Xenoblade Chronicles.

Seria o Nintendo Wi U um chute errado?

Embora com grande potencial, o Nintendo Wii U amargou números ruins para a fabricante (Foto: Shutterstock)

O console Nintendo Wii U é mais lembrado pelo enorme fracasso do que os seus recursos ou jogos. Havia sim um grande potencial aqui – mas parece que não atraiu muito os jogadores. Aqui, tivemos a primeira saída HD, um gamepad intuitivo, retrocompatibildade com o Wii e títulos considerados ok, como Super Mario 3D World e Splatoon.

O Nintendo Swiitch, o primeiro totalmente híbrido

O Nintendo Switch recuperou a fabricante de fracassos anteriores e se consolidou no mercado (Foto: Shutterstock)

Depois de tantas desconfianças e lançamentos amargos, a Nintendo precisou vestir, novamente, o cropped para reverter a má impressão. Mas, ficou claro que o Switch teria um rumo diferente – tanto que se tornou parte dos grandes sucessos da empresa. Inclusive, ainda nos perguntamos até onde irá esse console e o que mais ele poderá oferecer!

Os bons resultados ocorreram justamente pelas escolhas acertadas, principalmente por ser um console totalmente hibrido. Isso proporcionou versatilidade para o jogador, que poderia jogar tanto no formato portátil como de sua TV. Além disso, a biblioteca de jogos expansiva permitiu atrair diferentes perfis de pessoas.

E os portáteis?

Na onda dos portáteis, a Nintendo consagrou grandes sucessos e marcou uma era (Foto: Shutterstock)

Estava achando que a gente ia pular essa página da história da Nintendo, né? Isso nem seria possível, já que um dos maiores sucessos da companhia é justamente um modelo portátil: quem não se lembra do aclamadíssimo Game Boy e suas variações posteriores?

O pequeno e grande Game & Watch

Toda uma geração se levanta batendo palmas nesse momento, porque vamos falar do saudoso Game & Watch. Uma grande virada de chave para a época e que resultou em um sucesso estrondoso. O console era pequeno e unia algumas utilidades inusitadas: tinha função de relógio, muita bateria e podia ser encontrado até em versões temáticas!

O pequeno Game Boy e seus números robustos

O Nintendo Game Boy chegou como um sucessos do Game & Whatch e certamente foi um dos mais se manteve presentes nas lojas. Considerando que ele foi lançado por volta de 1989, sua descontinuidade ocorreu oficialmente em 2003, portanto, bastante tempo! Foram quase 120 milhões de unidades vendidas (considerando todas as variações do modelo).

Aqui, não podemos deixar de comentar sobre o enorme catálogo de jogos, com destaque para as franquias Tetris (uma saudade), Super Mario, Contra e Pokémon!

Outros modelos portáteis

Além dos dois citados, que foram os maiores responsáveis pelas gerações posteriores de portáteis da Nintendo, tivemos:

  • O Game Boy Advance: uma evolução do modelo anterior com um sistema mais poderoso;
  • O Nintendo DS: com tela touch e que mudou a jogabilidade no ano de 2004;
  • Nintendo 3DS: Tudo que o jogador tinha era um óculos 3D, um console Nintendo e um sonho – é aqui que a Nintendo se lança no mercado de jogos 3D e a gente sabe que isso foi apenas uma energia caótica que não vingou para nenhum lado, né?

Histórias como essas têm tudo a ver com as nossas ferramentas. Entenda!

Linha do tempo da Nintendo, história, altos e baixos e muito mais! Sabe com o que isso pode ser relacionado? Com o Histórico de Preços do Buscapé! Assim como esse conteúdo ele permite que você, de certa forma, acompanhe uma breve “história” daquele produto especial. Em outras palavras, você consegue conferir o histórico de preços por até seis meses para saber qual o melhor momento de compra!

Tem também o Alerta de Preços! Com ele você indica o orçamento que mais se aproxima do seu e é notificado quando o valor chegar perto do desejado! Aprenda usar e abusar desses recursos agora mesmo!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!