Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Galaxy A50 é um celular com ficha técnica intermediária e design moderno, com bordas finas, tela grande e notch em forma de gota. O modelo foi lançado pela Samsung em 2019 como parte da reformulação da linha Galaxy A, que substituiu a família Galaxy J.

Com armazenamento de 64 GB, TV digital, câmera tripla e bateria de 4.000 mAh, o smartphone fez sucesso na época e aparecia com frequência entre os mais buscados do Buscapé. Mas será que ainda vale a pena comprar o A50 em 2021? Para te ajudar a decidir, fizemos uma análise das especificações do modelo.

Antes de começar, vale ressaltar que o aparelho já tem dois sucessores: o Galaxy A51 e o Galaxy A52, lançados em 2020 e 2021, respectivamente. Além disso, é mais difícil de encontrar o Samsung A50 atualmente. Por isso, a gente recomenda que você dê uma olhada na lista de melhores celulares para comprar este ano. Se você gosta dos aparelhos da Samsung, vale conferir as seleções com os melhores modelos da marca e os mais baratos da fabricante sul-coreana.

Prós e contras do A50

Samsung A50 é um bom intermediário, mas existem opções melhores em 2021

Prós:

  • Tela de alta qualidade
  • Bom desempenho
  • Bateria para o dia todo

Contras:

  • Câmera tripla sem grandes destaques
  • Custo-benefício em 2021

Ficha técnica do Galaxy A50

Samsung A51 tem câmera tripla e tela de qualidade

  • Tela: 6,4 polegadas, com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels) e painel Super AMOLED
  • Processador: Exynos 9610 octa-core de até 2,3 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB (expansível via microSD de até 512 GB)
  • Câmera traseira: 25 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2) + 8 MP (f/2.2)
  • Câmera frontal: 25 MP (f/2.0)
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Sistema operacional: Android 9 Pie
  • TV Digital
  • Leitor de impressão digital sob a tela
A50 é um celular intermediário da Samsung lançado em 2019 (Foto: Divulgação/Samsung)

Design do A50

Samsung Galaxy A50 chega em três opções de cores

Ao contrário dos celulares mais caros da Samsung, o Galaxy A50 tem traseira em plástico. O material, no entanto, tem efeito reflexivo, que simula vidro. O usuário poderá escolher entre as cores azul, preto e branco.

Esse não é um smartphone à prova d’água, mas há a proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões acidentais na tela. Em todo caso, vale a pena investir em uma capa para evitar maiores problemas em caso de queda.

O Galaxy A50 tem uma porta USB-C, padrão que já vem sendo adotado pela maioria das fabricantes, e uma entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido. Um ponto negativo é o mau posicionamento da saída de áudio na parte inferior, que é facilmente bloqueada com os dedos ao segurar o aparelho na horizontal.

Samsung A50 tem tela de 6,4 polegadas com boa qualidade (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela do Galaxy A50

Samsung A50 tem tela grande com resolução Full HD+

A tela do Galaxy A50 é Full HD+ (2340 x 1080 pixels) e mede 6,4 polegadas. A tecnologia utilizada é a Super AMOLED que, além de ser mais econômica do que a IPS de modelos da Motorola e Xiaomi, entrega cores mais vivas e contrastes intensos. Por isso, é ideal para quem curte imagens com um aspecto mais de fantasia.

Para aumentar o display, proporcionando maior imersão sem impactar tanto no tamanho final do aparelho, a Samsung investiu em bordas finas. Além disso, o A50 tem um notch centralizado em formato de gota, que abriga a câmera frontal. Desse modo, a tela ocupa 84,9% da área frontal do smartphone.

Um trunfo do Samsung A50 é a presença do leitor de digitais sob a tela, como é visto em celulares avançados. Vale ressaltar que o sensor do Galaxy A50 não é ultrassônico 3D, portanto é menos preciso e veloz do que o presente nos tops de linha da marca. De qualquer modo, o recurso é uma solução para manter a praticidade e segurança no desbloqueio de tela e apps.

Samsung Galaxy A50 tem câmera tripla de 25 MP (Foto: Shutterstock)

Câmera do Samsung Galaxy A50

Câmera tripla do A50 nenhum grande diferencial

O Galaxy A50 segue a tendência de câmeras múltiplas e um conjunto triplo da traseira. A lente que acompanha o sensor principal, de 25 MP, é grande-angular e tem abertura f/1.7, para fotografar com nitidez em condições favoráveis de iluminação e conseguir entregar imagens feitas em locais mais escuros, ainda que com maior nível de ruído.

Há ainda uma lente ultra-wide com sensor de 8 MP (f/2.2), para enquadrar paisagens e grupos grandes de pessoas sem muito esforço; e uma lente para profundidade com 8 MP (f/2.2), que torna o Modo Retrato mais preciso. Vale ressaltar que esse celular não traz recursos específicos para fotos à noite. Portanto, os resultados do A50 nessas condições não são os melhores do segmento.

Na câmera frontal, esse celular tem sensor de 25 MP com abertura f/2.0, que deve fazer um bom trabalho ao entregar selfies com alto nível de detalhes.

Em vídeo, as câmeras terão um resultado satisfatório para usuários comuns, já que conseguem gravar em Full HD (1080p). No entanto, o A50 tem estabilização somente via software, gravações em movimento podem apresentar trepidações. Por isso, não é um celular recomendado para gravações profissionais.

Samsung A50 já foi um ótimo intermediário, mas atualmente existem melhores opções (Foto: Divulgação/Samsung)

Procurando um celular com boa câmera? Confira os melhores modelos para comprar atualmente.

Desempenho do Samsung A50

Processador do A50 garante bom desempenho em jogos leves

Um dos grandes destaques do Galaxy A50 é, sem dúvidas, o seu processador. O Exynos 9610 é um chip intermediário premium que garante um bom poder de fogo para as tarefas do dia a dia, aguentando até apps pesados e jogos populares, como PUBG Mobile.

Completando o seu conjunto de hardware, estão 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM, quantidade que garantirá fluidez na execução de apps em segundo plano e em multitarefa. Obviamente, em 2021, já existem opções melhores. Ainda assim, o A50 garante um bom desempenho.

Bateria do Samsung Galaxy A50

Bateria de 4.000 mAh do A50 aguenta um dia inteiro de uso

Bateria não é um problema no Galaxy A50. Com capacidade de 4.000 mAh, o smartphone deve aguentar um dia inteiro de uso sem problemas. Outro ponto positivo é o carregador rápido com 15 W de potência.

Galaxy A50 já não é encontrado com facilidade em 2021 (Foto: Divulgação/Samsung)

Em busca de um celular com bateria de longa duração? Veja os modelos com maior autonomia e os intermediários que se destacam pela boa bateria.

Preço e custo-benefício do A50

Descubra se vale a pena comprar o Galaxy A50 em 2021

Na época de seu lançamento, em 2019, o Galaxy A50 era uma das melhores opções do mercado intermediário. Suas configurações entregam boa velocidade para as tarefas do dia a dia, além de bateria com duração para o dia todo. Além disso, o aparelho oferecia um bom custo-benefício.

No entanto, em 2021, já é mais difícil achar o Samsung A50 para comprar. Além disso, é possível encontrar melhores opções. O próprio Galaxy A51, seu sucessor, trouxe boas melhorias em desempenho e em câmera. Outro ponto positivo é que o modelo ficou ainda mais barato depois do lançamento do Galaxy A52 e permanece uma boa opção de compra. Veja em detalhes sua ficha técnica.

Agora, se você busca o que há de melhor no mercado de intermediários, vale conferir esta lista com os melhores modelos de 2021. A linha Galaxy A, da Samsung, também tem ótimas opções nessa faixa de preço, incluindo os novos Galaxy A52 e Galaxy A52 5G. Aproveite para conhecer outros modelos da família.

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Buscapé te avisa quando ele estiver mais barato!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!