Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Redmi Note 10 é um celular intermediário da Xiaomi que chegou ao Brasil em abril de 2021. O modelo veio com a missão de manter o sucesso dos seus antecessores, que ficaram conhecidos pelo bom custo-benefício. Apesar de não trazer grandes mudanças, o smartphone teve algumas melhorias. Além disso, oferece um conjunto bem completo, com boas câmeras, desempenho satisfatório e tela de ótima qualidade.

Mas será que o Xiaomi Redmi Note 10 vale a pena? Para te ajudar a tirar todas as dúvidas, eu testei o celular por uma semana e conto as minhas impressões no review a seguir. Veja a ficha técnica do smartphone, quais são os melhores preços e descubra se ele realmente é a melhor opção para você.

Confira outros detalhes no nosso review em 1 minuto:

Antes de começar, vale ressaltar que a linha Redmi Note 10 é composta por diversos outros smartphones, como Redmi Note 10 5G, 10S, 10 Pro e 10 Pro Max. Este review, no entanto, é somente sobre o modelo convencional, conhecido apenas como Redmi Note 10.

Redmi Note 10: preço e melhores ofertas

Prós e contras

Prós

Um dos pontos positivos do Redmi Note 10 está na tela. Apesar de ser "comum" encontrarmos o painel AMOLED em celulares intermediários de outras fabricantes e até mesmo da Xiaomi, essa característica não deixa de ser um ponto positivo, pois se trata de um painel econômico, de qualidade, com boas cores e mais sensível ao toque. Além disso, trata-se de uma evolução em relação ao seu antecessor, o Redmi Note 9, que tinha painel no estilo IPS LCD.

Um ponto de destaque está na bateria. Apesar dos 5.000mAh serem inferiores aos 5.020 do Redmi Note 9, este aparelho conta com carregamento rápido de 33W, que faz com que o celular não só seja bastante resistente aos mais diversos usos, como atinja 100% do carregamento em até 1 hora.

Outro ponto positivo do celular está no som estéreo. O aparelho conta com duas saídas de som, uma na parte superior e outra na parte inferior, que fazem com que a experiência para jogos, filmes e séries seja bastante imersiva. A qualidade dos alto-falantes é boa e o som é alto, com a única ressalva de leves distorções com o volume no máximo.

Contras

O primeiro ponto negativo que selecionamos do Redmi Note 10 é a ausência da forma de pagamento em NFC. Muitos celulares da faixa de preço, inclusive da própria Xiaomi, possuem esse recurso. Como é o caso de seu antecessor, o Redmi Note 9.

Em falar em recursos que o antecessor possuía e o sucessor retirou, outro ponto negativo do Note 10 é a proteção de tela menor em relação modelo anterior. O Note 9 contava com uma versão melhor desse tipo de proteção, a Gorilla Glass 5, e o Redmi Note 10 conta com a Gorilla Glass 3, que também é uma boa proteção, mas poderia ser melhor, especialmente para a faixa de preço.

O último dos "contras" do Redmi Note 10 vai para a taxa de atualização, que é de 60Hz. É comum que aparelhos intermediários dessa faixa de preço contem com uma taxa de atualização melhor, como a de 12oHz, que torna as transições mais fluidas e melhoram a experiência multimídia e de jogos. E é esperado que aparelhos dessa categoria, e dessa faixa de preço, contem com a melhoria.

O que vem na caixa

A Xiaomi não enviou os fones de ouvido do Redmi Note 10. Apesar disso, o aparelho vem com uma capinha transpartente e com a caixa do carregador.

A caixa do Redmi Note 10 vem apenas com:

  • Cabo USB-C
  • Caixa do carregador
  • Chave para abrir a gaveta do chip
  • Manual do usuário
  • Capinha transparente
Redmi Note 10 vem com carregador de 33 W, que atinge 100% de carga em 1 hora (Foto: Mosaico)

Ficha técnica

Tela AMOLED e Full HD+

A tela costuma ser um ponto de destaque da linha Redmi Note. Isso porque os smartphones da Xiaomi utilizam painel AMOLED, que não é tão comum nessa faixa de preço. Aliás, muitos concorrentes ainda usam telas IPS LCD.

No caso do Redmi Note 10, temos um display AMOLED de 6,43 polegadas, que oferece cores vivas e com alto contraste. Outro ponto positivo da tela é a resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels), que garante imagens com alta qualidade. A taxa de atualização, porém, mantém o padrão de 60 Hz.

Na prática, a experiência com o aparelho é muito boa e confortável, principalmente por conta do tamanho grande. O brilho é alto e as cores são vivas, com pretos profundos. Até mesmo em locais abertos ou sob a luz do sol, é fácil de enxergar o conteúdo exibido no Redmi Note 10. Além disso, o smartphone ainda conta com sensor de luz 360°, que ajusta o nível do brilho da tela de acordo com a iluminação do ambiente.

Outro ponto que vale destacar é o bom aproveitamento de tela, com bordas finas e painel na proporção 20:9. A câmera frontal fica alocada em um pequeno furo no topo superior do display. O celular da Xiaomi ainda oferece proteção Gorila Glass 3, contra arranhões na tela, e certificação IP53, contra respingos d'água.

Redmi Note 10 tem tela AMOLED com resolução Full HD+ (Foto: Mosaico)

Design elegante e fino

Design costuma ser um item bastante pessoal, que varia conforme o gosto de cada um. No entanto, não dá para negar que o Redmi Note 10 é bem bonito. A Xiaomi manteve a estrutura de plástico do Redmi Note 9, mas caprichou no acabamento, dando um aspecto mais premium.

A traseira tem um efeito acetinado e formato curvo, que melhora pegada. Além disso, o Redmi Note 10 está mais fino e leve, em relação ao antecessor. São 0,82 cm de espessura e 178 gramas. É um aparelho confortável de manusear, mas tem facilidade para ficar com marcas de dedos. A parte boa é que ele já vem com uma capinha protetora de silicone na caixa, bem como uma película aplicada na tela.

Nós testamos o celular na cor verde, mas ele também pode ser encontrado em branco ou cinza. Vale ressaltar que o Redmi Note 10 traz um leitor de impressões digitais embutido no botão power, na lateral direita. Em nossos testes, o recurso funcionou com bastante eficiência.

Redmi Note 10 tem design elegante e pode ser encontrado em três cores diferentes (Foto: Mosaico)

Desempenho fluido para o dia a dia

Quando avaliamos o desempenho de celulares intermediários, costumo dizer que é preciso alinhar as expectativas. Isso porque não dá para esperar uma performance digna de top de linha em um aparelho na faixa de R$ 1.500. Dito isso, podemos dizer que o Redmi Note 10 tem bom desempenho dentro da sua categoria.

O smartphone da Xiaomi vem com processador Snapdragon 678. Esse é um chip intermediário da Qualcomm voltado para celulares com bom custo-benefício. O processador tem oito núcleos, com velocidade máxima de 2,2 GHz, e consegue até rodar alguns jogos com eficiência (lembrando que estamos falando de um intermediário).

O celular Xiaomi Redmi Note 10 pode ser encontrado em versões com diferentes quantidades de memória, o que também interfere na performance. O modelo está disponível nas seguintes opções: 4 GB de memória RAM + 64 GB de armazenamento (versão utilizada em nossos testes); 4 GB de RAM + 128 GB de memória interna; ou 6 GB de RAM + 128 GB de armazenamento.

Para quem exige mais do smartphone e tem costume de rodar aplicativos mais pesados ou trabalhar com multitarefas, a opção com 6 GB de memória RAM tende a ser a melhor. Isso porque ela vai apresentar desempenho mais fluido ao executar diferentes tarefas. Já para quem faz um uso mais básico, o Redmi Note 10 com 4 GB de memória RAM dá conta do recado, além de ser mais barato.

Aliás, esse foi o modelo usado em nossos testes. O aparelho apresentou bom desempenho na maioria das tarefas, como acesso a redes sociais, navegação na internet e aplicativos de streaming de música e vídeo. Em jogos mais pesados, porém, foi possível perceber uma queda na performance, algo já esperado, considerando o hardware mais simples. Por exemplo, em Asphalt 9, a qualidade dos gráficos foi prejudicada e o celular esquentou bastante.

Em relação ao armazenamento, o Redmi Note 10 a versão de 128 GB tende a ser mais interessante, porque permite guardar mais arquivos. Entretanto, se a diferença de preços for grande, você pode investir no modelo de 64 GB e utilizar um cartão de memória, caso precise aumentar o espaço. O smartphone aceita microSD de até 512 GB.

Por fim, falando de sistema operacional, o Xiaomi Redmi Note 10 roda Android 11, que é a versão mais recente da plataforma do Google. Assim como outros aparelhos da marca, o smartphone utiliza a interface MIUI, que oferece diversas possibilidades de personalização e alguns recursos extras, além de ser bastante fluida.

Redmi Note 10 está disponível em versões com 4 GB ou 6 GB de memória RAM (Foto: Mosaico)

Bateria que carrega em 1 hora

O Redmi Note 10 vem com uma bateria de 5.000 mAh, quantidade que já se tornou comum em intermediários. Dependendo do seu tipo de uso, dá para garantir uma autonomia de mais de um dia, principalmente, porque a tela AMOLED é mais econômica.

Eu costumo fazer um uso mais moderado do smartphone, principalmente, para acessar redes sociais e streaming de músicas. Durante os testes, consegui ficar com o smartphone da Xiaomi por dois dias.

O grande destaque da bateria, porém, é o carregamento rápido. O Xiaomi Redmi Note 10 vem com um carregador de 33 W, que atinge 100% de carga em cerca de 1 hora. É um tempo bem rápido e muito bom para os padrões atuais. Assim, você não precisa esperar muito tempo para o celular carregar.

Bateria do Redmi Note 10 é um dos grandes destaques do aparelho (Foto: Shutterstock)

Áudio estéreo

Outro ponto positivo do Redmi Note 10 é o conjunto de áudio estéreo. O smartphone traz dois alto-falantes, um na parte superior e outro na parte inferior. Esse posicionamento é ótimo, principalmente, para quem usa o celular na horizontal para jogar. Assim, não prejudica a experiência.

A qualidade do som é boa e está acima da média para a faixa de preço. Além disso, o volume é alto, sendo uma opção interessante para ouvir músicas. Para quem preferir usar o fone de ouvido, o Redmi Note 10 ainda tem entrada P2, padrão para fones com fio. Entretanto, o acessório não acompanha o aparelho.

Redmi Note 10 tem áudio estéreo com volume alto (Foto: Mosaico)

Câmeras versáteis

Para falar de câmeras, vale fazer a mesma observação que fiz no tópico sobre desempenho. Estamos tratando de um celular intermediário e, obviamente, não podemos esperar fotos com resultados incríveis. Ainda assim, o Redmi Note 10 faz um bom trabalho com seu conjunto de câmeras, que é bem versátil.

Na traseira, o smartphone tem câmera quádrupla. O sensor principal vem com 48 MP, a mesma quantidade da geração passada. Entretanto, o novo processador garante uma melhoria nas imagens. Além disso, o Redmi Note 10 tem uma lente ultra-wide com sensor de 8 MP, que é ideal para tirar fotos de paisagem ou com ângulos mais abertos. O smartphone também conta com uma câmera macro de 2 MP, usada para fotografar detalhes próximos, e uma teleobjetiva de 2 MP, para desfocar o fundo no modo retrato.

Na prática, as lentes principal e ultra-wide são as que oferecem melhor experiência. Elas permitem fazer bons registros durante o dia, com cores fiéis à realidade e nível de detalhes aceitável.

Já a câmera macro poderia ter uma resolução maior para capturar melhor os detalhes das cenas. Além disso, como o foco é fixo, você pode acabar tendo certa dificuldade para acertar a distância ideal antes de fotografar. Por outro lado, mesmo com 2 MP, a lente telebjetiva é suficiente para o desfoque do fundo no modo retrato.

À noite, já é esperado que as fotos fiquem menos nítidas. Nesse sentido, o Modo Noturno até ajuda a diminuir os ruídos e melhorar a qualidade das imagens. Contudo, às vezes, as fotos podem ficar com um aspecto mais artificial. Por isso, vale usar com moderação.

As mesmas observações são válidas para a câmera de selfies. O celular Xiaomi Redmi Note 10 tem um sensor frontal de 13 MP, com lente de abertura f/2.45. Em lugares bem iluminados, você consegue ótimas selfies, apesar de o pós-processamento ser bem demorado. Já em locais mais escuros, a qualidade das imagens cai consideravelmente.

O aparelho ainda oferece vários modos de fotografia, como Pro, HDR e câmera com inteligência artificial, além de filtros e efeitos de embelezamento. Como disse antes, é um celular versátil, com variedade de recursos e que apresenta bons resultados para a faixa de preço.

Na gravação de vídeos, tivemos um ganho em relação à geração anterior. O Redmi Note 10 é capaz de filmar em 4K a 30fps com a câmera traseira. Já na frontal, o aparelho alcança 1080p a 30 fps. Na prática, os resultados são bons, principalmente, durante o dia, mas não espere vídeos muito estáveis.

Redmi Note 10 tem câmera traseira quádrupla de 48 MP (Foto: Mosaico)

Produtos similares

O Redmi Note 10 concorre com alguns aparelhos intermediários em relação à ficha técnica e ao preço. Por isso, separamos uma lista com os principais produtos similares ao aparelho da Xiaomi.

O primeiro concorrente que separamos é o Galaxy M52. O intermediário da Samsung possui especificações parecidas com as do Redmi Note 10 e encontra-se mais ou menos na mesma faixa de preço. Para saber um pouco mais sobre o intermediário da Samsung, confira a nossa análise de ficha técnica do M52.

Outro concorrente que separamos também é da Samsung. Trata-se do Galaxy A32, um dos aparelhos mais vendidos de 2021. Sua ficha técnica compete bastante com a do Redmi Note 10, e os preços costumam estar bem próximos. Caso queira saber um pouco mais sobre este aparelho, confira a nossa análise de ficha técnica do A32.

Por último, mas não menos importante, separamos o Moto G31. O intermediário da Motorola possui um preço aproximado e chama a atenção pela resolução da tela. Para saber um pouco mais sobre o aparelho, sugerimos a nossa análise de ficha técnica do Moto G31.

Conclusão: Redmi Note 10 vale a pena?

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo celular, sem pontos negativos), nossa nota final para o Redmi Note 10 é 9. Nessa gradação, encontram-se os melhores modelos da categoria, com bom desempenho e poucos problemas.

Custo-benefício sempre foi o ponto forte da linha Redmi Note, mas será que o Redmi Note 10 mantém essa tradição? O smartphone é vendido no site da Xiaomi por a partir de R$ 2.207,99, para pagamentos à vista (versão de 4 GB + 128 GB). Considerando que se trata de um intermediário focado em custo-benefício, esse valor não é tão atraente. Porém, como acontece com a maioria dos smartphones, é possível encontrá-lo mais barato em lojas varejistas.

Na data de publicação deste review (14/12/2021), o Redmi Note 10 aparecia no e-commerce com os seguintes valores:

  • 4 GB + 64 GB: R$ 1.550
  • 4 GB + 128 GB: R$ 1.735
  • 6 GB + 128 GB: R$ 1.700

Com os preços acima, a situação já melhora bastante. Como vimos, o celular da Xiaomi tem boa ficha técnica e é bem completo. O smartphone entrega tela de qualidade, desempenho satisfatório, bateria com carregamento rápido e boas câmeras.

Entretanto, antes de comprar o aparelho, é preciso ficar atento a outra questão: os demais modelos da linha Redmi Note 10. Isso porque algumas mudanças nas especificações podem tornar outros aparelhos opções mais interessantes.

Por exemplo, o Redmi Note 10S tem ficha técnica levemente superior, com câmera principal de 64 MP e até 8 GB de memória RAM. Em algumas ocasiões, ele pode ser encontrado em uma faixa de preço semelhante à do Redmi Note 10. Nesse caso, o Redmi Note 10S acaba se tornando uma opção com melhor custo-benefício.

Já o Redmi Note 10 Pro costuma aparecer por um pouco mais de R$ 2.000. Em compensação, tem processador superior, taxa de atualização de 120 Hz e câmera principal de 108 MP. Ou seja, dependendo do seu tipo de uso, vale a pena investir um pouco mais e levar um aparelho melhor.

Enfim, não estou dizendo que o Redmi Note 10 não vale a pena. Ao contrário, esse é um ótimo celular intermediário. Contudo, é importante avaliar os outros modelos da linha antes de optar por ele. Dependendo das condições de compra, pode haver um aparelho mais interessante para você.

A dica é acompanhar o Histórico de Preços dos produtos e criar Alertas de Preços para garantir que você estará fazendo uma boa compra, independente se resolver levar o Redmi Note 10 ou outro modelo da linha. Por fim, se quiser conhecer outras opções de intermediários com bom custo-benefício, veja também a nossa lista de celular bom e barato.

Confira as melhores ofertas para cada versão do Redmi Note 10:

Veja ofertas para outros modelos da linha Redmi Note 10:

Leia mais sobreCelular+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!