Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Poco X3 Pro é uma evolução do Poco X3 NFC, um celular gamer da Xiaomi com preço mais acessível. O modelo chegou ao Brasil em maio de 2021 e logo conquistou o público, aparecendo com frequência entre os mais vendidos aqui do site por conta do bom custo-benefício. Apesar de manter algumas características do seu antecessor, como o mesmo visual, o smartphone trouxe melhorias importantes. É o caso do processador Snapdragon 860, que garante ótimo desempenho para rodar diferentes jogos.

Além disso, ele ainda conta com tecnologias para melhorar a experiência em games, como tela de 120 Hz, resfriamento líquido e áudio estéreo. Mas será que o Poco X3 Pro é tudo isso mesmo? Para te ajudar a decidir, nós testamos o smartphone da Xiaomi e contamos nossas impressões no review a seguir.

Poco X3 Pro: Preço e melhores ofertas

Prós e contras

Prós

Um dos grandes destaques do Poco X3 Pro está na bateria e no carregamento. A bateria possui 5160mAh, uma autonomia que se encontra acima da média para a categoria. Além disso, o aparelho conta com 33W de carregamento rápido, que faz com que o celular atinja 100% em apenas uma hora.

Por se tratar de um modelo feito para jogos, o smartphone possui uma ficha técnica poderososíssima. O seu processador é o Snapdragon 860, um dos melhores processadores da Qualcomm, capaz de rodar os jogos e aplicativos mais pesados da Play Store sem muitos problemas.

Outro destaque deste celular está na tela. Apesar de algumas características negativas, que tem relação direta com o painel de LCD, o Poco X3 Pro possui uma taxa de atualização de 120Hz. Essa especificação garante um bom desemepenho para quem usa o celular para apicativos que demandem transições mais rápidas, como jogos, vídeos e filmes.

Contras

Como citado anteriormente, um dos principais pontos negativos do Poco X3 Pro é o painel. Seu painel é de LCD, uma tecnologia consideravelmente ultrapassada, especialmente para a categoria e para a faixa de preço que o aparelho se encontra. Esta especificação faz com que as cores e os contrastes do dispositivo não sejam tão bons quando comparados aos aparelhos de tela OLED, AMOLED e Super AMOLED.

Outro ponto negativo está no conjunto fotográfico. Por ser um celular focado no desempenho, o Poco X3 Pro deixa um pouco a desejar em relação às câmeras. A câmera principal possui 48MP, quantidade razoavelmente boa para a categoria, mas que representa uma queda na qualidade, já que o Poco X3, versão anterior, possuía 64MP. A câmera macro também decepciona, principalmente porque não possui autofoco, o que dificulta no momento de tirar foto de objetos próximos, e apresenta fotos pouco detalhadas. De forma geral, as câmeras deste aparelho são recomendadas apenas para uso cotidiano.

O que vem na caixa

Como a maioria dos aparelhos intermediários da atualidade, o Poco X3 Pro não vem com fone de ouvido na caixa. O celular acompanha, apenas:

  • Caixa para carregador
  • Cabo USB-C
  • Capinha transparente
  • Manual do usuário
  • Chave para abrir a gaveta do chip
Xiaomi Poco X3 Pro acompanha carregador rápido e capa de silicone (Foto: Mosaico)

Ficha técnica

Design sem inovações

O design é um dos pontos negativos do Poco X3 Pro, mas não é porque o celular é feio ou algo do tipo. O que acontece é que a Xiaomi aproveitou o mesmo visual do Poco X3 NFC, ou seja, não houve nenhuma inovação nesse sentido por parte da fabricante.

O aparelho mantém a estrutura em plástico, com acabamento que lembra metal. Na traseira, o módulo de câmeras fica centralizado no topo, seguido de uma faixa holográfica com a inscrição "Poco". A parte lateral tem um efeito em textura metálica, com leitor de impressões digitais do lado direito, embutido no botão power. O smartphone ainda conta com saída de áudio dupla, porta USB-C para carregador e entrada P2 padrão para fone de ouvido.

Assim como já é característico na linha Poco, o smartphone não é exatamente discreto. Ao contrário, seu visual é bem chamativo, mas é bonito, ao meu ver.

Outro ponto relevante sobre o Poco X3 Pro é que se trata de um celular grande e pesado. O smartphone tem uma tela grande, de 6,67 polegadas, que colabora para as dimensões maiores (as mesmas do Poco X3 NFC). São 16,53 cm de altura, 7,68 cm de largura e 0,94 cm de espessura. O peso também é um pouco maior do que boa parte dos celulares atuais: 215 gramas. Inicialmente, você pode sentir certo estranhamento durante o uso, mas isso acaba passando com o tempo.

Vale ressaltar que o smartphone vem acompanhado de uma capinha de silicone, carregador rápido e película já aplicada na tela, além de alguns adesivos da linha Poco. Além disso, ele oferece proteção Gorilla Glass 6 na parte frontal, o que ajuda a preservar a tela de riscos e arranhões. Outro ponto positivo é a certificação IP53, que garante proteção contra respingos d'água.

Em relação às cores, o aparelho está disponível em preto, azul e bronze. Essa última cor foi a única novidade em relação ao Poco X3 NFC, que é encontrado apenas em preto e azul. Aliás, o Poco X3 Pro bronze foi o modelo usado em nossos testes e que, pessoalmente falando, acho mais bonito.

Poco X3 Pro mantém o mesmo design do Poco X3 NFC (Foto: Mosaico)

Tela grande e de alta qualidade

A tela é outro ponto de semelhança entre o Poco X3 Pro e o Poco X3 NFC. Ainda assim, é um dos destaques do aparelho e vai agradar à maioria dos usuários. O smartphone tem um display de 6,67 polegadas, que é bem grande e confortável para mexer. O painel é do tipo IPS LCD, que fica atrás do AMOLED ou OLED, usados em modelos premium. Mesmo assim, apresenta cores e contrastes bem definidos.

Além disso, o Poco X3 Pro tem resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, que é um diferencial importante para essa faixa de preço. Graças a essa característica, o display consegue atualizar as imagens com uma frequência maior, deixando as transições mais fluidas e suaves. Na prática, isso melhora a experiência de assistir a filmes ou jogar.

Em nossos testes, a experiência com o Poco X3 Pro foi bastante positiva. A tela tem um nível bom de brilho e permite enxergar bem até mesmo em locais mais claros. Além disso, a qualidade do display é muito boa.

Poco X3 Pro tem tela grande, Full HD+ e com taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Mosaico)

Câmeras eficientes para registros do dia a dia

Como vimos, a Xiaomi manteve algumas características do Poco X3 NFC no Poco X3 Pro. Entretanto, no quesito câmera pode haver uma pequena decepção: houve um downgrade no sensores principal e ultra-wide. No X3 NFC, a câmera principal tem 64 MP e a ultra-wide, 48 MP. Já no X3 Pro são apenas 48 MP e 8 MP, respectivamente.

Obviamente, não dá para levar em consideração somente o sensor na hora de avaliar uma câmera. Nem sempre maior quantidade de megapixels vai significar fotos de melhor qualidade. Isso porque outros fatores também acabam influenciando, como a quantidade de luz capturada e o pós-processamento.

Como também testei o Poco X3 NFC, posso dizer que não percebi uma queda na qualidade das fotos. Ao contrário, as imagens feitas durante o dia pelo Poco X3 Pro são muito boas. O smartphone consegue capturar um bom nível de detalhes, com cores vivas e fiéis à realidade. A lente principal costuma gerar fotos melhores, mas a lente ultra-wide também faz boas capturas com ângulos mais abertos.

Poco X3 Pro tem um conjunto de câmera quádrupla com sensor principal de 48 MP (Foto: Mosaico)

Além da câmera principal de 64 MP e da ultra-wide de 8 MP, o conjunto traseiro do Poco X3 ainda traz uma lente macro de 2 MP e um sensor de profundidade, também de 2 MP. A câmera macro, usada para fotografar detalhes próximos, decepciona. Primeiro, porque ela não tem autofoco, então, o celular tem uma dificuldade maior para focar. Outro ponto é que a qualidade das imagens é bem baixa, com poucos detalhes.

Por outro lado, o sensor de profundidade, usado para desfocar o fundo das fotos no modo retrato, é bastante eficiente. O celular consegue fazer recortes precisos, principalmente, em boas condições de iluminação. Já na câmera frontal, temos um sensor de 20 MP, que rende boas selfies.

À noite, ambas as câmeras apresentam uma queda na qualidade, algo comum em modelos nessa faixa de preço. O Xiaomi Poco X3 Pro tem mais dificuldade para equilibrar as cores, e as imagens têm alguns ruídos. A parte boa é que o aparelho oferece um modo noturno, que utiliza inteligência artificial para melhorar as fotos.

Em relação à gravação de vídeos, o aparelho captura em 4k a 30 frames por segundo na câmera traseira e em 1080p a 30 fps na frontal. A qualidade é satisfatória para registros do dia a dia, mas não é a melhor opção para quem trabalha com produção de conteúdo.

Aliás, de maneira geral, a linha Poco oferece uma experiência fotográfica mediana. Esse é um aparelho mais voltado para gamers, como veremos a seguir. Se você procura um celular voltado para fotografia ou gravação de vídeos, pode encontrar outras opções mais interessantes no mercado de intermediários.

Poco X3 Pro tem câmera frontal de 20 MP para selfies (Foto: Mosaico)

Bateria para mais de um dia de uso

O Poco X3 Pro tem bateria de 5.160 mAh, a mesma quantidade do Poco X3 NFC. Essa é uma capacidade boa e que está de acordo com os smartphones intermediários atuais. A Xiaomi promete autonomia para jogar por até 11 horas ou assistir a vídeos por 18 horas. Em meus testes, o aparelho aguentou dois dias seguidos de uso moderado, alternando acesso a redes sociais e aplicativos de streaming com momentos de inatividade.

O grande destaque, porém, fica para o carregamento rápido. O smartphone vem acompanhado de um carregador com potência de 33 W que atinge 100% da carga em apenas uma hora na tomada. Assim, você não precisa esperar muito tempo para voltar a usar o celular quando ele descarregar.

Bateria do Poco X3 Pro é um dos principais destaques do dispositivo (Foto: Shutterstock)

Desempenho para rodar qualquer jogo

Esse é um dos grandes destaques do Poco X3 Pro. Afinal, um aparelho cuja proposta é ser um celular gamer tem que oferecer um desempenho de ponta. Para garantir alta performance, o smartphone da Xiaomi vem com processador Snapdragon 860, que faz parte da melhor série de processadores móveis da Qualcomm. O chipset tem oito núcleos e atinge velocidade máxima de 2,9 GHz.

O Poco X3 Pro pode ser encontrado em versões com quantidades de memórias diferentes: 6 GB de memória RAM + 128 GB de armazenamento ou 8 GB de RAM + 256 GB de memória interna. Obviamente, o modelo com 8 GB de RAM tende a oferecer desempenho mais veloz, visto que permite executar mais tarefas simultaneamente, sem travamentos.

De qualquer forma, a opção de 6 GB também garante uma performance fluida. Aliás, esse foi o modelo usado nos testes e eu não tive nenhum problema relacionado a lentidão ou engasgos. O aparelho rodou com eficiência todos os aplicativos do dia a dia, como redes sociais, e também funcionou bem em multitarefas. Além disso, embora eu não seja gamer, também me arrisquei em alguns jogos, como Asphalt 9 e Candy Crush, e tive uma ótima experiência.

A nível de comparação, no teste de benchmark AnTuTu, que é um dos mais tradicionais no mercado de smartphones, o Poco X3 Pro alcançou a pontuação de 594.435. O modelo fica à frente do Poco X3 NFC, mas atrás do Poco F3, que vem com o processador Snapdragon 870.

Poco X3 Pro vem com processador mais avançado, que proporciona um salto no desempenho (Foto: Mosaico)

Uma característica que costuma render críticas de usuários ao Poco X3 Pro é o sistema operacional. O smartphone roda Android 11 com a interface personalizada da MIUI 12  e o Poco launcher, mas há quem diga que a otimização feita pela Xiaomi não é das melhores. Durante o período de testes, não tive problemas relacionados a isso, mas vale deixar o aviso, principalmente, para quem faz um uso mais intenso, como os gamers.

Por falar em jogos, o Xiaomi apresenta o Poco X3 Pro como um celular gamer. Por isso, ele traz diversos recursos que melhoram a experiência durante a jogatina. Além do processador poderoso, o smartphone tem a tecnologia LiquidCool 1.0 Plus de resfriamento líquido, que ajuda a dissipar o calor e evita que o aparelho esquente durante a jogatina. O celular também conta com um motor linear do eixo Z que oferece uma resposta de vibração a cada interação com a tela. Outros destaques incluem NFC e infravermelho.

Anteriormente, falamos que o Poco X3 Pro está disponível em versões com quantidades diferentes de armazenamento: 128 GB ou 256 GB. Ambas oferecem um bom espaço para guardar diferentes arquivos e aplicativos e ainda aceitam cartão de memória de até 256 GB. Além disso, o celular conta com a tecnologia UFS 3.1 para armazenamento de alta velocidade. Assim, o aparelho consegue carregar jogos e aplicativos mais rápido.

Por fim, vale ressaltar também o conjunto de áudio estéreo, que é essencial para uma boa experiência em jogos, mas também para ouvir músicas ou assistir a filmes. De forma geral, o Xiaomi Poco X3 Pro tem som potente, com bom volume e qualidade.

Parte inferior do Poco X3 Pro, com uma das saídas de áudio, porta para carregador e entrada P2 (Foto: Mosaico)

Poco X3 Pro: preço e custo-benefício

Custo-benefício costuma ser um dos pontos fortes dos celulares da Xiaomi e isso não é diferente com o Poco X3 Pro. O preço do smartphone na loja oficial da fabricante ainda é alto, beirando os R$ 2 mil. Entretanto, no e-commerce, os valores são bem mais amigáveis e fazem a compra valer a pena. Na data de publicação deste review (07/01), o smartphone era encontrado com os seguintes preços:

  • Poco X3 Pro 256GB + 8GB RAM: R$ 1.797
  • Poco X3 Pro 126GB + 6GB RAM: R$ 1.989

Esses valores estão de acordo com a ficha técnica do smartphone e com os recursos que ele oferece. Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo celular, sem pontos negativos), nossa nota final para o Poco X3 Pro é 9. O aparelho é uma ótima opção de celular para quem faz questão de ter alto desempenho, bateria de longa duração e tela de qualidade, mas não deseja gastar tanto em um top de linha.

De forma geral, ele entrega um conjunto bem completo e ainda traz diversos recursos que vão agradar aos gamers. Por tudo isso, consideramos que a compra do Poco X3 Pro vale, sim, a pena.

Se você estiver em busca de um preço um pouco mais baixo e puder esperar um pouco, a dia é criar um Alerta de Preço. Isso porque o smartphone já esteve mais barato há algumas semanas, mas, assim como diversos outros eletrônicos, ficou um pouco mais caro neste início de ano.

Para quem quiser conhecer outros modelos, vale conferir a lista de celular bom e barato para jogos e também a seleção com os melhores smartphones por até R$ 1.200. Se você procura uma opção mais voltada para fotografia, aproveite para conhecer nossas indicações de celulares baratos com boa câmera.

A seguir, veja as melhores ofertas para as diferentes versões do Poco X3 Pro:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!