Se você quiser um smartphone que não trave, recomendamos os celulares com 4GB de RAM, que já são o suficiente para uso no dia a dia. Agora, se você pretende rodar apps e jogos mais pesados, talvez seja interessante investir em um celular com 6GB de RAM.

Em meio às dezenas de opções disponíveis no Brasil, é fácil que você fique em dúvida sobre qual aparelho comprar. Por isso, preparamos uma lista que reúne os melhores celulares com 4GB e 6GB vendidos aqui no país. Os modelos vão desde os melhores até os principais , que trazem uma ficha técnica mais robusta.

Como chegamos à lista de celulares com 4GB e 6GB de RAM?

O Mi 11 Lite é um dos melhores celulares com 4GB de RAM, mas também é vendido em versões com 6GB e até 8GB de RAM (Foto: Shutterstock)

Para escolher os melhores celulares com 4GB e 6GB de RAM, montamos uma seleção com aparelhos muito buscados e vendidos aqui no Brasil. Além disso, consideramos o fator preço e custo-benefício. Com o avanço da indústria, não é necessário gastar muito para ter um celular de 4GB de RAM. Também já existem vários modelos com 6GB com um preço acessível.

Se você quer comprar um celular novo com o melhor valor, fique de olho no histórico de preço do modelo desejado. Assim, você saberá se ele está com preço em alta ou se é um bom momento para comprar. Em caso de alta, crie um alerta de preço e seja notificado quando o celular chegar ao valor escolhido por você.

Veja abaixo quais os melhores celulares com 4GB e 6GB de RAM para comprar no Brasil.

Galaxy A12

O Galaxy A12 é uma opção baratinha entre os celulares com 4GB de memória RAM. Ele está equipado com o processador Helio P35, que não é tão potente, mas tem bom desempenho no uso do dia a dia e consegue rodar jogos leves. Ao todo, são 64GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória.

Esse celular com 4 de RAM tem conjunto quádruplo de câmeras. O destaque fica para a lente principal, que possui 48 MP e foco automático. Além dela, o A12 possui dois sensores de 5 MP (macro e ultra-wide) e um de 2 MP, que é usado como sensor de profundidade. Na parte frontal, a câmera de selfies tem 8 MP.

A tela tem 6,5 polegadas, resolução HD+ e proporção 20:9, que a deixa mais esticada e confortável de segurar o aparelho. Sobre a bateria, a autonomia é de 5.000 mAh com suporte para carregamento turbo de até 15W. O Galaxy A12 é vendido nas seguintes cores: preto, branco, azul e vermelho.

Por que o Galaxy A12 é um dos melhores celulares com 4GB de RAM?

  • Conjunto quádruplo de câmeras com sensor principal de 48 MP
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia
  • Desempenho satisfatório para tarefas no dia a dia
  • Suporte para carragamento rápido de até 15W

Galaxy M22

O Galaxy M22 é uma boa opção na linha M para quem busca um celular de 4GB de RAM com preço acessível e conjunto equilibrado. O processador Helio G80 entrega ótimo desempenho no dia a dia, mas também aguenta alguns jogos como o Free Fire, Among Us e outros apps leves.

Ao todo são 128 GB de armazenamento interno, mas se esse espaço for pouco para você, ainda é possível aumentá-lo com um cartão de memória. As quatro câmeras traseiras também dão conta do trabalho, sendo a principal de 48 MP. Este sensor conta com estabilização óptica, o que garante fotos com um bom nível de detalhes e sem tremidos.

O grande destaque do Galaxy M22 é a tela AMOLED com 90 Hz de taxa de atualização. Vale lembrar que esse recurso busca oferecer uma experiência de uso mais fluida e natural, seja no dia a dia ou nos próprios jogos.

Por que o Galaxy M22 é um dos melhores celulares com 4GB de RAM?

  • Tela super AMOLED com 90 Hz entrega uma ótima qualidade
  • Processador tem bom desempenho até mesmo para jogos como Free Fire
  • Armazenamento interno de 128 GB
  • Câmera principal de 48 MP e estabilização óptica
  • Bateria de 5.000 mAh entrega boa autonomia

Moto G31

Lançado em 2021, esse celular com 4GB de RAM é excelente para quem busca um aparelho intermediário. Ele se destaca principalmente pela tela, que tem tecnologia AMOLED e resolução Full HD. Esse display é o ideal para quem busca imagens em alta resolução e mais qualidade nas cores, brilho e contraste.

O Moto G31 conta com processador Helio G85, que mostra uma ótima performance no uso do dia a dia e até em alguns jogos mais leves. O smartphone Motorola é vendido em versão única com 128 GB de armazenamento interno e espaço para cartão de memória.

Esse celular de 4GB de RAM ainda possui três sensores traseiros de câmera, sendo o principal de 50 MP, mas que consegue fotos tão boas quanto a opção anterior. Além disso, também conta com uma câmera ultra-wide de 8 MP e uma macro de 2 MP.

Por que o Moo G31 é um ótimo celular de 4GB de RAM?

  • Possui tela Full HD com tecnologia AMOLED
  • Processador suficiente para o dia a dia
  • Conjunto triplo de câmeras com sensor principal de 50 MP
  • Armazenamento interno de 128 GB

Galaxy A32

O Galaxy A32 é o celular Samsung de 4GB de RAM com melhor custo-benefício para quem busca uma ficha técnica equilibrada. Sua tela possui 6,4 polegadas, resolução Full HD, tecnologia AMOLED e 90 Hz de taxa de atualização. Esse conjunto de recursos deixa a navegação mais fluida e natural.

Esse celular com 4GB de RAM usa o processador MediaTek Helio G80, um chip com bom desempenho, seja para redes sociais, navegação na internet ou mesmo jogos leves. Ao todo são 128 GB de armazenamento interno e Android 11 já instalado de fábrica. A bateria não fica para trás, com 5.000 mAh e duração para mais de um dia em uso moderado.

Um dos grandes destaques do Galaxy A32 é o seu conjunto quádruplo de câmeras, cujo sensor principal tem 64 MP. Além deste, o celular também conta com câmeras auxiliares de 8 MP (ultra-wide), e duas de 5 MP (macro e sensor de profundidade). A câmera de selfies tem 20 MP e HDR integrado.

Por que o Galaxy A32 é um bom celular Samsung com 4GB de RAM?

  • Tela AMOLED com resolução Full HD e 90 Hz oferece ótima qualidade
  • Processador Helio G80 tem bom desempenho
  • 128 GB de armazenamento interno é suficiente
  • Quatro câmeras traseiras com a principal de 64 MP
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia

Realme C15

Não poderíamos deixar de citar a Realme na nossa lista de celulares com 4GB de RAM. O Realme C15 é um modelo baratinho para aqueles que procuram um celular básico para o dia a dia. O processador Helio G35 dá conta do recado em apps mais leves, e os 128 GB de armazenamento interno são o suficiente para guardar vários arquivos pessoais.

O destaque deste celular de 4GB de RAM é a bateria, com 6.000 mAh de capacidade e autonomia para até dois dias de uso. O aparelho também traz um conjunto triplo de câmeras para maior versatilidade, além de entrada para dois chips, cartão de memória e suporte às redes 4G.

Por que o Realme C15 é um ótimo celular de 4GB de RAM?

  • Armazenamento interno de 128 GB
  • Processador bom para uso no dia a dia
  • Tem a maior bateria da lista (6.000 mAh)

Redmi Note 10

Outro celular de 4GB de RAM que tem um ótimo custo-benefício é o Redmi Note 10, da Xiaomi. Aqui temos o processador Snapdragon 678 e 64GB de armazenamento interno. É válido destacar que também tem uma versão com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

Além de um ótimo processador, o celular com 4GB de RAM da Xiaomi conta com uma tela de ótima qualidade. O display de 6,4 polegadas com tecnologia AMOLED entrega cores vívidas, brilho alto e mais economia de bateria. Por falar em bateria, aqui temos um módulo de 5.000 mAh, que entrega autonomia para mais de um dia de uso (moderado). O carregador turbo é de 33W e carrega 50% em apenas 25 minutos.

Para completar o conjunto, o Redmi Note 10 possui quatro câmeras traseiras: 48 MP (principal), 8 MP (ultra-wide) e duas de 2 MP (macro e sensor de profundidade. O aparelho mostra versatilidade na hora de tirar fotos e consegue fazer vídeos em 4K!

Por que o Redmi Note 10 está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Possui tela AMOLED de ótima qualidade
  • Processador bom para o uso no dia a dia
  • Pode ser encontrado em outra versão com mais memória RAM e armazenamento interno
  • Bateria de 5.000 mAh com carregamento turbo
  • Câmeras filmam em 4K

Moto G50

O Moto G50 5G é um dos celulares com 4GB de RAM que já estão preparados para a tecnologia 5G aqui no Brasil. É válido destacar que ele pode ser encontrado em versões com 64GB e 128 GB de armazenamento interno. Ambas as versões têm slot para cartão de memória, caso você queira aumentar esse espaço.

Esse celular de 4GB de RAM usa o processador Snapdragon 480, um chip mais modesto, mas que tem o desempenho suficiente para tarefas do dia a dia sem travamentos. A bateria tem 5.000 mAh de capacidade e promete mais de um dia de autonomia em uso moderado.

Ao todo são três câmeras traseiras: 48 MP (principal), 5 MP (macro) e 2 MP (sensor de profundidade). Tal conjunto promete versatilidade e qualidade na hora de tirar fotos, mas não deve entregar bons resultados durante a noite.

Por que o Moto G50 5G é um bom celular de 4GB de RAM?

  • Pode ser encontrado em versões com 64GB e 128 GB
  • Câmera principal tem 48 MP e tira fotos com bom nível de detalhes
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia
  • Possui compatibilidade com 5G

Poco M4 Pro

O Poco M4 Pro é um celular com 4GB de RAM lançado pela Xiaomi em 2022 e promete ser um dos melhores intermediários do ano. Aqui temos o processador Dimensity 810, um chip potente para uso no dia a dia e em jogos, além de ter suporte às redes 5G. O M4 é vendido em versões com 4GB ou 6GB de RAM, cujo armazenamento interno também varia entre 64GB e 128 GB.

Além de potente, o Galaxy M4 Pro também se destaca na câmera. Ele possui um conjunto duplo, cujo sensor principal tem 50 MP e faz ótimas fotos. A tela também é um destaque neste celular de 4GB de RAM, pois tem resolução Full HD e 90 Hz de taxa de atualização, para imagens mais fluidas e naturais.

Por que o Poco M4 Pro 5G é um dos melhores celulares com 4GB de RAM?

  • Tela com resolução Full HD é de boa qualidade
  • Processador potente e suporte ao 5G
  • É vendido em versão com 6GB de RAM
  • Bateria tem autonomia suficiente
  • Possui câmera principal de 50 MP para fotos com mais detalhes.

Moto G60

Apesar de estar na nossa lista de celulares com 4GB de RAM, o Moto G60 vai além e entrega 6GB de RAM ao usuário. Com essa configuração junto ao processador Snapdragon 732G, é o suficiente para um uso sem travamentos mesmo em apps mais pesados. Além disso, conta com 128 GB de armazenamento interno.

O celular de 6GB de RAM da Motorola tem uma tela grande, com 6,8 polegadas e resolução Full HD+. Este painel também traz taxa de atualização de 120 Hz e HDR 10 para melhorar a cor e brilho das imagens.

A bateria também ganhou um upgrade e tem 6.000 mAh de capacidade, com carregamento turbo de 20W. O grande destaque é o conjunto triplo de câmeras, cuja principal tem incríveis 108 MP. O smartphone ainda faz filmagens em 4K. A câmera frontal, que conta com 32 MP, também faz gravações na mesma resolução.

Por que o Moto G60 está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Display de alta resolução e qualidade de cores
  • Processador tem um ótimo desempenho
  • 6GB de RAM evita travamentos
  • Câmeras filmam em 4K
  • Tem carregamento turbo e 6.000 mAh de autonomia

Realme X50

Outra excelente opção da Realme aqui na lista de celulares com 4GB de RAM é o Realme X50, aparelho que tem como diferencial o suporte ao 5G. Ele traz 6GB de RAM, e junto ao seu processador octa-core, promete rodar qualquer app da Play Store com bom desempenho. Ao todo, são 128 GB de armazenamento interno com espaço para cartão de memória.

Esse celular da Realme também se destaca pelo seu bom conjunto de câmeras, cujo sensor principal tem 48 MP. Além de boas fotos, o aparelho também entrega versatilidade, já que também conta com câmeras adicionais. Na parte de selfies são duas câmeras, a principal de 16 MP e uma secundária de 2 MP para o efeito de profundidade no modo retrato.

O Realme X50 tem uma tela de 6,5 polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização, que deixa a transição de imagens mais fluida e natural. Além disso, ele conta com carregamento turbo de 30W, que recarrega 70% da bateria em apenas 30 minutos!

Por que o Realme X50 está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Tela Full HD com 120 Hz tem boa qualidade de imagem
  • Processador é potente para uso no dia a dia e em jogos
  • Possui suporte ao 5G
  • Câmera traseira tem 48 MP e filma em 4K
  • 6GB de RAM evita travamentos no uso do dia a dia

Galaxy A52

Mesmo sendo de 2021, o Galaxy A52 continua sendo um dos melhores celulares com 6GB de RAM da Samsung. O seu primeiro destaque é a tela, de 6,5 polegadas com tecnologia Super AMOLED, resolução Full HD e 90 Hz de taxa de atualização. Esse recurso deixa a navegação ainda mais fluida e natural.

O Galaxy A52 usa o processador Snapdragon 720G. É um modelo octa-core que, além de entregar boa performance no dia a dia, é otimizado para jogos. No conjunto de câmeras, as lentes são: 64 MP (principal), 12 MP (ultra-wide) e outras duas de 5 MP cada (macro e sensor de profundidade). A câmera frontal tem 32 MP e faz vídeos em 4K, a mesma resolução gravada com as câmeras citadas anteriormente.

O celular Samsung ainda conta com proteção contra água, bateria de 4.500 mAh e suporte ao carregamento turbo de até 25W. Se quiser conhecer outros smartphones com configuração semelhante, confira aqui outras opções de celular com 6GB RAM ou mais.

Por que o Galaxy A52 está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Tela AMOLED com 120 Hz é de ótima qualidade
  • Processador roda apps e jogos pesados
  • Tem 6GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno
  • Conjunto quádruplo de câmeras filma em 4K

Poco X3 Pro

O Poco X4 Pro é uma ótima opção custo-benefício para quem gosta de jogar, pois usa o processador Snapdragon 860, chip que está entre os mais potentes do mundo. O celular da Xiaomi tem modo próprio para jogos e promete uma experiência incrível aos gamers

O aparelho é vendido em versões com 128 GB e 256GB de armazenamento interno, com 6 GB ou 8 GB de memória RAM. A tela do Poco X3 não decepciona, pois tem 6,6 polegadas, resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização. O recurso é ótimo para jogar, já que com a atualização mais rápida de imagens, o tempo de resposta do jogador fica mais rápido.

Ao todo são quatro câmeras: 48 MP com recurso quad-pixel; 8 MP com lente ultra-wide; 2 MP com lente macro; 2 MP sensor de profundidade. O destaque final é a bateria do Poco X3 Pro, que tem 5.160 mAh e suporte a carregadores turbo de até 33W. Com esse modo, a bateria consegue carregar completamente em 1 hora.

Por que o Poco X3 Pro está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Possui tela Full HD com 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador é um dos mais potentes do mercado
  • Versão com 8 GB de RAM evita travamento mesmo em apps pesados
  • Pode ser encontrado em versões com 128 GB ou 256GB de memória interna
  • Tem câmeras que filmam em 4K
  • Bateria tem boa duração e carregamento turbo

Galaxy M52 5G

O Galaxy M552 é uma ótima opção para quem busca alternativas melhores que os celulares com 4GB de RAM e já com suporte ao 5G. Aqui temos o processador Snapdragon 778, que consegue rodar qualquer app ou jogo do momento. Graças aos 6GB de memória RAM, não deve oferecer travamentos mesmo nos apps mais exigentes.

O smartphone da Samsung usa uma tela Super AMOLED Plus com incríveis 120 Hz de taxa de atualização. A combinação do AMOLED, 120 Hz e resolução Full HD proporciona imagens ricas em detalhes, com ótimas cores e movimentos mais naturais.

Para fechar com chave de ouro, o Galaxy M52 5G tem três câmeras traseiras: 64 MP, 12 MP (ultra-wide) e 5 MP (macro). Ele tira excelentes fotos mesmo em ambientes com baixa iluminação, além de realizar gravações em 4K.

Por que o Galaxy M52 5G está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Tem uma tela AMOLED com 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador é potente e tem suporte ao 5G
  • 6GB de RAM evita travamentos
  • Conjunto triplo de câmeras filma em 4K
  • Bateria tem boa autonomia e suporte ao carregamento turbo

Mi 11 Lite

Aparelho mais básico da linha Mi 11, o Xiaomi Mi 11 Lite traz algumas das características do modelo top de linha, como o design premium com acabamento em vidro. Sua tela é uma AMOLED, com resolução Full HD+, HDR10 e 90 Hz de taxa de atualização. Com essa configuração e mais o sistema de cores, o smartphone deve entregar imagens em alta definição.

Esse é um dos melhores celulares com 4GB de RAM para quem busca um intermediário premium, mas você  também o encontra com 6GB de RAM e em uma versão com 8 GB de RAM. Esta última tem 5G e usa um processador mais potente que os demais. Em relação a bateria, ele traz 4.250 mAh e carregamento rápido de 33W.

O conjunto de câmeras do Mi 11 Lite tem três sensores, com destaque para o principal de 64 MP. Entre os recursos, destaca-se o modo noturno aprimorado. O smartphone filma em 4K e em TimeLapse. Já a sua câmera de selfies tem 16 MP na versão convencional e 20 MP na versão 5G, com efeito desfoque e modo embelezamento.

Por que o Mi 11 Lite é um bom celular com 4GB de RAM?

  • Design premium com acabamento em vidro
  • Tela de ótima qualidade, com tecnologia AMOLED e resolução Full HD
  • Tem versões com 6GB e 8 GB de RAM
  • Câmeras excelentes que filmam em 4K

Galaxy S21 FE

O Galaxy S21 FE não é um celular com 4GB de RAM, mas também entra na nossa lista por ir além com 6GB de RAM. O lançamento foi em 2022 como a versão mais acessível e com características parecidas da linha S21. Aqui temos o processador Snapdragon 2100, o mesmo dos celulares citados anteriormente. Os 6GB de RAM tem desempenho o suficiente para os apps e jogos mais pesados do momento.

O celular da Samsung também tem uma tela com tecnologia Dynamic AMOLED 2X, além de 120 Hz e HDR 10. Esse conjunto de especificações entrega imagens com cores vívidas, alta resolução e bastante fluidez.

O Galaxy S21 FE tem proteção contra água e carregamento sem fio, bem como os modelos mais “parrudos” da linha. Ao todo, são três câmeras traseiras: 12 MP (principal), 8 MP (teleobjetiva) e 12 MP (ultra-wide). O S21 FE não faz filmagens em 8K como os outros modelos da linha, mas grava em 4K, o que já é suficiente para boa parte dos usuários.

Por que o Galaxy S21 FE está na nossa lista de celulares com 4GB de RAM ou mais?

  • Tela Dynamic AMOLED é a mesma de outros modelos da linha Galaxy S21
  • Processador é um dos melhores do mercado
  • Câmeras topo de linha tiram ótimas fotos e filmam em 4K
  • Tem carregamento turbo e carregamento sem fio

Se depois da nossa lista você preferir priorizar o armazenamento interno, dê uma olhada na nossa lista de celulares com 64GB de memória. Também temos uma seleção com os melhores aparelhos intermediários do mercado, além de escolhas voltadas para quem busca smartphones com as melhores câmeras.