Logo Buscapé
Logo Buscapé

O seu objetivo é encontrar um celular bom e que não te deixe na mão ao longo do dia? Então, o Galaxy M22 vai te conquistar! Além de recarregar relativamente rápido, a bateria desse aparelho ainda dura muito mais do que a de modelos tecnicamente bem parecidos (como a do A22), chegando a até dois dias de uso! Mas, será que isso é tudo que o Galaxy M22 tem para oferecer? Foi o que decidimos descobrir na prática, testando o celular por quase uma semana.

De cara, já podemos dizer que esse modelo intermediário da Samsung é cheio de qualidades, com boa câmera e uma tela com ótima resolução. Mas é aquilo: as comparações com o A22 não são exagero, viu? De fato, os dois smartphones têm fichas técnicas bem similares. Ainda assim, no dia a dia, dá para ver diferenças importantes e decisivas que fazem o M22 se destacar.

Quer saber mais? Te conto a minha experiência completa como Galaxy M22 aqui embaixo. Tudo enquanto explico detalhes técnicos importantes que você deve ficar de olho antes da compra.

Prós e contras do Galaxy M22

Prós

A tela do Galaxy M22 tem painel Super AMOLED e entrega imagens nítidas, com cores vibrantes mesmo, sabe? O nível de brilho é bem alto e deixa o do meu iPhone 11 no chinelo. Ah, e destaque para a taxa de atualização de 90Hz, que não é a altura daqueles gamers mais exigentes, mas mantém a visualização bem estável durante a navegação e uso de jogos.

Junto a isso, outro ponto super positivo do M22 (e que merece o maior destaque entre os prós) é a autonomia da bateria. Ela dura, viu? Pode chegar a dois dias com uso leve, mas rende um dia inteiro com facilidade - mesmo usando o smartphone pra valer.

Fique sabendo também que esse celular tem entrada para dois cartões SIM e, embora venha com 128GB de armazenamento, ainda permite expansão para até 1TB com um microSD. Dá para guardar tudo e mais um pouco em termos de vídeo, foto e documentos nesse telefone!

Contras

E como nem tudo são flores, a gente precisa destacar que o áudio do Galaxy M22 não se saiu tão bem durante os nossos testes. Na prática, como ele é mono (ou seja, só há uma saída de som no aparelho), é mais baixo e, quando colocado no máximo, acaba distorcendo bastante.

Outro detalhe que vale dizer é que a câmera não oferece a possibilidade de filmar em 4K, o que prejudica a qualidade final dos vídeos. Se você trabalha com conteúdo na internet, é importante ter isso em mente, ok?

O que vem na caixa do Samsung Galaxy M22?

O Samsung Galaxy M22 não vem com fone de ouvido na caixa
  • Smartphone Samsung Galaxy M22
  • Carregador
  • Extrator de chip
  • Cabo USB
  • Manual do usuário

O Galaxy M22 vem com fone de ouvido?

Infelizmente, o Galaxy M22 não vem com fone de ouvido na caixa - uma triste surpresa que a gente já está quase se acostumando a ter quando compramos um celular novo, né? Mas, não se preocupe: na parte inferior do aparelho existe uma entrada P2 tradicional para fones de ouvido. Ou seja, aquele fone que você já tem em casa pode servir sem problemas!

Mas, pera aí, ainda não tem fone de ouvido ou precisa de um novo? Deixo aqui duas sugestões com bom custo-benefício que são da marca Samsung e nossos especialistas recomendam. Primeiro, o modelo clássico com fio para quem é mais tradicional:

E, claro, o modelo sem fio mais moderninho e prático para quem gosta de liberdade nos movimentos e boa qualidade de som:

Design do smartphone Samsung Galaxy M22

Você provavelmente vai notar (ou ler por aí) que o Galaxy M22 e o A22 são visualmente idênticos. E eles são muito parecidos mesmo! Por exemplo, ambos são confeccionados em plástico e têm as câmeras posicionadas do lado esquerdo com quatros furos - num formato que lembra um dado ou cooktop. O flash fica logo embaixo, na mesma direção das câmeras da esquerda.

No entanto, a parte traseira do Galaxy M22 tem um design fosco e conta com texturas perceptíveis ao toque. Elas, por sinal, ajudam a deixar o smartphone menos escorregadio do que o A22 que é totalmente liso (e aí já entra uma vantagem do modelo avaliado neste review!).

O Galaxy M22 se parece bastante com o Galaxy A22, especialmente nos detalhes traseiros

Ah, outra diferença interessante entre o M22 e o A22 está no tamanho do aparelho: o Galaxy M22 é um pouco maior tanto em altura quanto em largura, algo em torno de 0,4mm (ou seja, praticamente imperceptível). Mas, não se preocupe: o M22 cabe no bolso da calça tranquilamente!

Seguindo, na parte de baixo do M22 a gente encontra a saída de som, uma entrada para carregamento do aparelho e outra para o fone de ouvido - lembrando que ele, infelizmente, não acompanha o aparelho na caixinha.

Aqui dá para ver a saída de som e entradas para carregamento e fone do Galaxy M22

Na frente, o M22 apresenta uma tela longa, com pouco espaço para bordas, e a câmera frontal em formato de gota logo na parte de cima. Na lateral direita temos os botões para aumentar e diminuir o som e o botão de energia - que é também onde fica o leitor de biometria.

Biometria e reconhecimento facial

No Samsung Galaxy M22 é possível desbloquear o smartphone por três vias: senha padrão, reconhecimento facial ou leitor biométrico incorporado ao botão de liga/desliga. E o mais legal é que todas elas podem ser habilitadas simultaneamente. Assim, você tem a possibilidade de desbloquear o M22 usando qualquer uma das três. Prático, né?

O sensor de biometria fica bem aqui, no botão de liga/desliga, no lado direito do Galaxy M22

E na hora de cadastrá-las, é super simples. O passo a passo é tão intuitivo e rápido que me tomou apenas 3 minutos para configurar os três métodos. E não estou exagerando, viu?

Aí, para completar a alegria, no dia a dia deu para ter certeza que tanto a biometria quanto o reconhecimento facial funcionam super bem! Vale só pontuar que ambientes não muito iluminados prejudicam a leitura do rosto, mas aí a biometria não deixa na mão e fica tudo certo.

Dual-chip e expansão do armazenamento

Se você precisa de espaço para dois chips no seu celular, a boa notícia é que o Galaxy M22 é dual-chip (ou seja, permite dois chips de operadora funcionarem ao mesmo tempo). No meu caso, esse não é uma característica decisiva ou atraente na hora da compra - mas, vale o destaque.

A entrada para os chips fica bem no lado esquerdo superior do aparelho

Agora, o que eu considero super importante é a capacidade de armazenamento, afinal, tenho bastante fotos e vídeos no celular. Caso seja o seu caso também, vai gostar de saber que o M22 vem com 128GB de armazenamento, mas ainda permite expansão de espaço para até 1TB com a ajuda de um cartão microSD. Resumindo: problema de memória no aparelho não é uma realidade com esse smartphone.

O Galaxy M22 vem em que cores?

A Samsung disponibiliza o Galaxy M22 em três cores: azul, branco e preto. E são tons bem bonitos, por sinal!

As três cores do Galaxy M22 são bem bonitas e discretas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Só fica a dica para quem usa maquiagem: o celular branco pode acabar ficando levemente manchado no dia a dia - afinal, sempre fica um resquício de base e pó na ponta dos dedos, né? Vale a pena ter um lencinho com álcool isopropílico para limpar o aparelho de vez em quando ou optar pelas outras cores mais escuras.

Tela do Samsung Galaxy M22

A tela do Samsung Galaxy M22 é a melhor do mercado? Não, mas ela conquistou o meu coração por entregar imagens melhores que muitos modelos de celulares intermediários. Veja bem: na ficha técnica, você vai ver que ela tem 6,4 polegadas, resolução em HD Plus e painel Super AMOLED com 90Hz de taxa de atualização.

O nível de brilho e qualidade das imagens do Galaxy M22 chama atenção no uso

Mas aí, tirando os termos técnicos e indo para termos práticos, o que você precisa saber é que a tela do Galaxy M22 tem um tamanho confortável para assistir séries e jogar jogos. Junto a isso, por ser Super AMOLED, tem maior presença de cores diferentes e maior intensidade de luz na tela. E dá para notar essas características na prática!

Mesmo em dias de sol, com ambientes bem iluminados, o brilho consegue chegar a um nível alto o bastante para enxergar tudo direitinho na tela. O contraste e as cores vivas me chamaram bastante atenção, especialmente vendo fotos e vídeos.

Por fim, vale lembrar também dos 90Hz de taxa de atualização do M22. Na prática, isso significa que ele consegue exibir 90 quadros por segundo, com animações rápidas e fluidas. Excelente para o dia a dia, mas pode não ser o ideal para gamers mais exigentes. Tudo vai depender do seu uso, ok?

A câmera do Galaxy M22 é boa?

Sempre que se fala da câmera de um aparelho intermediário, é importante alinhar as expectativas e lembrar que celulares mais baratos são limitados. A câmera do Galaxy M22, por exemplo, pode te entregar fotos bem bonitas e com uma nitidez superior a de outros modelos básicos, mas desde que você esteja na iluminação certa.

O Galaxy M22 tem conjunto quádruplo de câmeras com boas possibilidades de imagem

Não é o melhor do mundos, né? Mas a realidade é essa: câmeras de smartphones intermediários não performam tão bem em ambientes pouco iluminados. E isso não é um problemão se você não for um produtor de conteúdo ou um usuário exigente nesse aspecto.

Se você reparar, a câmera do Galaxy M22, por exemplo, tem uma boa ficha técnica. São quatro câmeras traseiras, sendo a principal com 48MP e a secundária (ultrawide) com 8MP. Já as outras oferecem 2MP cada, sendo destinadas às fotos macro e ao desfoque de fundo do modo retrato. Por fim, a câmera frontal (de selfie) tem 13 MP. Tanto ela quanto a traseira podem gravar vídeos em Full HD, com até 30 FPS.

Nessa foto fica mais fácil entender as câmeras do Galaxy M22 (Foto: Divulgação/Samsung)

A gente não pode negar que a qualidade dos vídeos é inferior à qualidade das fotos do Galaxy M22. Mas até que dá para filmar vídeos à noite de forma razoável, viu? Fotos noturnas também são possíveis, com menos ruído do que eu esperava. Essa do pôr do sol que fiz na janela ficou bem legal, por exemplo - mas, preciso confessar: toquei na tela para focar a iluminação para onde eu queria e garantir cores mais próximas ao real. Fica a dica!

A foto do pôr do sol ficou super bonita com o ajuste certo na tela do Galaxy M22

Já na luz do dia, consegui fazer cliques bem legais usando o Galaxy M22. E, aqui, eu simplesmente apontei a câmera, sem mexer em qualquer configuração.

Na luz natural, o Galaxy M22 surpreende com cores bonitas, mas definição média

Não posso deixar de falar do zoom out de 0.5x, que eu gosto bastante, particularmente. Ele expande a câmera para pegar uma imagem ampla e isso deixa o enquadramento mais interessante, assim como as cores bem mais vivas.

O zoom out de 0.5x tem cores ainda mais vibrantes

Agora, o zoom in... um caso à parte. Como acontece na maior parte dos modelos dessa faixa de preço, a gente vê que a qualidade da imagem cai bastante a partir da aproximação 4.0x. Ou seja, não conte com esse recurso para captar objetos/pessoas distantes num show ou jogo de futebol, por exemplo, porque o resultado vai acabar deixando a desejar

O zoom 10x promete tudo e, infelizmente, não entrega quase nada

E como já é de praxe em celulares da Samsung, é possível usar filtros diretamente na imagem da câmera do M22 enquanto fotografa - e eu até testei alguns. Fica bem legal, né?

Aqui dá para ver alguns dos filtros do Galaxy M22 usados direto na câmera

Recursos da câmera do Galaxy M22

Aproveitando que já falamos dos filtros, vale a pena destacar alguns dos recursos da câmera do Galaxy M22 que eu conheci durante o teste do aparelho.

Close na câmera frontal para falar sobre as funcionalidades de foto e vídeo desse smartphone
  • Varinha mágica: com ela você coloca os filtros que já falamos, pode criar e usar filtros personalizados e também fazer um tipo de 'photoshop ao vivo' com o 'modo rosto'. Nele dá para mexer na suavidade da imagem, no tom da pele, na linha do maxilar (deixando o rosto mais fino) e no tamanho dos olhos;
  • Proporção de tela, flash e temporizador: as fotos ou vídeos do Galaxy M22 podem ser feitos no tamanho 3:4 (padrão), 9:16, 1:1 ou full (aquela que ocupa toda a tela do aparelho). Além disso, você pode setar timers de dois, cinco ou dez segundos, além de escolher ativar, desativar ou deixar o flash no automático;
  • Modo retrato: sabe aquele efeito legal de desfoque no fundo das imagens? Ele funciona super bem no Galaxy M22, como você pode perceber nessa foto fofa do meu cachorrinho;
O modo retratou ajudou a deixar um registro fofo do Guga com ar de foto profissional
  • Modo noturno: esse recurso existe para garantir que a pouca iluminação não influencie negativamente nas fotos. Na prática, ele clareia um pouco para mostrar melhor os detalhes da imagem fotografada - mas isso pode causar um resultado granulado. Dá para comparar melhor aqui embaixo nas imagens com e som modo noturo. Sendo sincera? Dependendo da paisagem/objeto, prefiro sem!
O modo noturno acaba granulando as fotos para conseguir captar mais claridade
  • Macro: esse daqui é um recurso interessante para capturar detalhes bem de pertinho (como fiz com uma flor aqui em casa). Mas, honestamente? Não vejo tantas oportunidades para usá-lo - e acho que o balanço das cores fica estranho na imagem final com o modo macro se comparada a uma imagem com a câmera frontal - veja só:
O modo macro capta bem os detalhes, mas peca no balanço de cores em comparação à câmera normal
  • Panorâmica: eu amo esse recurso e acho muito legal para fotografar um dia bonito (como fiz para testá-lo). Só é preciso ter coordenação motora para ir construindo a imagem arrastando o celular para o lado enquanto ele une os takes em uma foto só:
A imagem panorâmica é super fácil de fazer e pode ser ainda maior do que esta
  • Food: esse recurso supostamente ajuda a deixar as imagens de comida mais interessantes, com desfoque de fundo e cores bonitas - mas não vi lá tanta diferença para a câmera normal não, viu?
  • Pro: se você souber mexer nas configurações de imagem, como ISO, contraste e balanço de branco, aproveite para deixar tudo do jeitinho que você prefere usando esse recurso (eu estou longe de ser expert nisso, preciso admitir, então preferi nem arriscar);
  • Câmera lenta e timelapse: por fim, esses dois efeitos são bem interessantes para criar vídeos dramáticos e vale a pena usar (de dia, preferencialmente, para que a qualidade fique melhor!).

Bateria do Galaxy M22

Chegou a vez dela: a bateria (também conhecida como grande qualidade) do Galaxy M22! Dá para dizer, sem medo de errar, que a autonomia desse celular é uma das melhores dentro do universo de smartphones intermediários mais acessíveis.

O carregador que vem na caixa do Galaxy M22 é de 15W

E por quê? Primeiro, porque a bateria tem 5.000mAh, ou seja, ele vai durar por mais de um dia se usado de forma moderada, e até dois dias se usado de forma leve. Nos meus testes, coloquei o brilho da tela no nível máximo e fiquei por cerca de uma hora mexendo no aparelho - alternando entre YouTube, TikTok e jogos como Asphalt 9. Durante o período, a bateria foi de 99% a 93%. Achei excelente!

Já sobre a recarga, também achei o Galaxy M22 vantajoso. Isso porque o carregador de 15W que vem junto com o aparelho consegue entregar uma bateria totalmente recarregada em cerca de 2h. No meu caso, colocando o aparelho com 10% de bateria na tomada, levei apenas 1h54 até a carga total. Um tempo aceitável e dentro da média se considerarmos outros bons modelos da categoria.

Ah, e importante: a Samsung vende separadamente um carregador super rápido de 25W que pode ser adquirido para agilizar ainda mais o processo, viu? Vale ficar de olho:

Resumindo tudo, esse aparelho não vai te deixar na mão descarregando ao longo do dia - e nem vai te prender na tomada por tanto tempo ao recarregar. Bom, né? Mas se quiser mais opções de celular com bateria robusta, confira o artigo com boas opções que separamos aqui!

Desempenho do Samsung Galaxy M22

Agora, falando sobre detalhes de desempenho e configuração do Galaxy M22, entramos em mais uma comparação com o A22. Ambos trazem o processador Helio G80 - e aí você vai logo supor que, por isso, eles têm desempenhos semelhantes, né? Não caia neste erro, caro leitor.

Na verdade, há por aí opiniões controversas sobre qual dos aparelhos apresenta um desempenho multitarefas melhor. Eu, pessoalmente, fico no time M22, viu? Graças ao seu gerenciamento de memória, achei o aparelho bem eficiente e capaz de rodar jogos sem qualquer travamento.

No máximo, o que notei foi uma pequena demora ao abrir o app do Asphalt 9 pela primeira vez. No entanto, o jogo rodou perfeitamente e sem engasgos depois disso. O mesmo valendo para outros jogos como Subway Surfers e Free Fire (este último, no entanto, joguei pouco por não ser lá tão familiarizada com o game).

Um print do Asphalt 9 para mostrar que ele tem gráficos um pouco pesados - e mesmo assim roda bem no Galaxy M22

Ou seja, deu para notar que o Galaxy M22 é capaz de rodar jogos e apps, e não apresenta dificuldade em rodar vários programas e apps em conjunto. Ponto para o modelo da Samsung!

O Galaxy M22 tem conexão 5G?

Infelizmente, não. O Galaxy M22 funciona apenas com conexão 2G, 3G ou 4G.

O Galaxy M22 tem NFC?

Sim, o Galaxy M22 tem NFC e, por isso, pode ser usado para realizar pagamentos por aproximação. Na prática, isso significa que o telefone pode substituir o cartão de crédito e débito na hora de fazer compras físicas, por exemplo. Bem legal, né?

Mas ainda dá para fazer outros usos como programar o seu smartphone para trancar e destrancar fechaduras inteligentes e transferir arquivos entre aparelhos. Quer saber mais? A gente te explica tudo sobre a tecnologia NFC aqui!

Preço e custo-benefício do Galaxy M22

Levando em conta todos os benefícios que falamos ali em cima, tanto no quesito desempenho, bateria, câmera e tela, considero que o Galaxy M22 seja uma opção de ótimo custo-benefício. Isso porque ele tem uma faixa de preço bem interessante, viu? É possível garantir o aparelho por um valor médio de R$1.350,00 segundo a análise do nosso Histórico de Preço aqui no Buscapé (no dia 01/08/2022).

Mas, melhora: nossas ferramentas mostram que dá para esse smartphone ficar até mais barato! Nos últimos seis meses, o M22 já chegou a R$1.034,00 - e nos últimos 40 dias, o menor preço foi R$1.219,76. Ou seja, se preferir esperar para pagar um preço ainda mais baixo, é válido. De todo jeito, o valor atual é super justo e você não deve se arrepender se pagá-lo!

E a boa notícia é que, optando por economizar, você não precisa ficar de vigília na internet monitorando os preços. Por meio do nosso Histórico e Alerta de Preços, o Buscapé faz esse monitoramento no seu lugar - e ainda te avisa quando o celular chegar no valor desejado.

Coisas que só um assistente de compras inteligentes pode fazer, né? Para saber os detalhes de como funciona, é só ver esse vídeo aqui:

Acessórios para usar com o Galaxy M22

A gente até citou que o design com textura traseira no Galaxy M22 ajuda a deixá-lo menos escorregadio, né? Mas, não se engane: pessoas desastradas sempre arranjam um jeitinho de se envolverem em novos desastres.

E, se você faz parte desse time (como eu), a dica é investir numa capinha de celular para o seu M22. Para esse propósito, fica aqui a sugestão de uma antiarranhões e à prova de choque para usar sem medo:

E aí fica também uma dica de fones de ouvido. Lembra que já sugerimos dois modelos lá em cima? Aqui, deixamos mais uma recomendação dos nossos especialistas: agora no modelo headset. Esse é clássico da JBL, com bons recursos e num precinho bacana:

Ficha técnica do Samsung Galaxy M22

Produtos similares

Agora, prefere dar uma última olhada em smartphones com características similares ao Galaxy M22? A gente separou aparelhos com fichas técnicas bem próximas e que valem a pena.

Primeiro, já que falamos tanto nele, impossível deixar de citar o Galaxy A22, né? Embora o (quase) irmão gêmeo ofereça menos duração de bateria e câmera levemente inferior que o M22, eles têm características bem similares - e o A22 costuma sair por um valor mais em conta.

Fique de olho na flutuação de preços para comprar o A22 por um preço justo (recomendamos entre 800 e 1.000 reais).

Outro que costuma ser comparado ao Galaxy M22 é o Moto G20, justamente por sua ficha técnica bem similar. Ele tem um processador mais atualizado, tela um pouco maior e vem com fones de ouvido na caixa.

Conclusão e nota

É chegada a hora de dar o veredito final ao Galaxy M22! E por aqui, considerando uma escala de 0 a 10, minha nota para o Samsung Galaxy M12 é 9,5.

Não dá para negar que um aparelho de pouco mais de mil reais tenha suas limitações (já esperadas). No entanto, a bateria excelente, o bom conjunto de câmeras e o bom desempenho em atividades do dia a dia subiram a nota e me fizeram gostar bastante desse smartphone da Samsung.

Como já falamos, esse não será o melhor celular para gamers exigentes ou para quem trabalha produzindo conteúdo audiovisual - mas é ótimo para quem precisa de um celular que não deixe na mão ao longo de um dia inteiro e rode bem os aplicativos mais comuns. Dentro do que ele se propõe, é uma ótima pedida!

Vai comprar? O Buscapé te ajuda a pagar o menor preço no Galaxy M22

Agora, se este singelo review te ajudou a ter certeza da compra do Galaxy M22, aproveite que já está no nosso site para garantir economia de verdade! Sabia que o Buscapé tem várias ferramentas para te ajudar a pagar o menor preço e ainda conseguir cashback?

Caso não conheça o termo, cashback nada mais é do que dinheiro de volta para você. Ou seja, ao fazer a compra, uma parte do valor retorna para a sua carteira e, depois, é só usá-la como quiser! Legal, né? Para entender melhor, é só ver esse vídeo:

Ah, e falando em economizar, aqui no Buscapé também dá para aproveitar Cupons de Desconto especiais. Quem não gosta de uma vantagem dessas, né? Aproveite e já faça uma visita à nossa Cuponeria do Buscapé depois de assistir ao vídeo abaixo explicando como usar esse benefício:

Gostou? Pois fique sabendo que essas são só algumas das nossas ferramentas. Clique aqui para saber como o Buscapé pode te ajudar desde a escolha do produto até finalizar a compra!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!